Issuu on Google+

Síntese

Informativo Mensal do Movimento Pólen

“Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38)

Janeiro de 2012 / Ano MMXII 1


EDITORIAL Queridos Amigos, Jesus nasceu, um ano novo começou! É verão, a maioria está de férias, ou do trabalho, ou da escola ou faculdade. Mas não há razão para tirarmos férias de Deus ou da Igreja! Mesmo porque Deus não tira férias.Por esse motivo, devemos continuar a ir às missas e eventos do Pólen, sempre que possível. Em fevereiro temos nosso EAP, um encontro onde planejamos o que será feito durante o ano. A participação dos Representantes de Comunidades, Chefes de Equipe e Coordenação do movimento é obrigatória! Caso não possa estar presente,

mande um representante no lugar.

Lembrando a todos que não são apenas os escolhidos desse ano, mas todos os que participaram ano passado também. Como chefe de Síntese, meu mandato acabou. Novo ano, novas idéias. Porque não começar aceitando outro chamado, outra chefia de equipe? Você jovem, que foi convidado a participar de uma Equipe, nunca diga não. Ao participar de uma equipe, trabalhando com pessoas, você só tem a ganhar! Equipes são experiências enriquecedoras. Antes de responder, pense nas possibilidades! E se não foi convidado, convide-se! Chefes sempre precisam de novas idéias e sugestões, além disso, quanto mais mãos temos para ajudar, melhor! Este ano, estarei participando da Equipe de Formação, ajudando um pouquinho a aprofundar a nossa fé. Junte-se a mim ou escolha outra equipe, só não fique de fora dessa! Um abraço e feliz 2012 para todos!

Sem mais para o momento,

Theodor Konrad Wojcikiewicz theodorkw@hotmail.com

2


Palavra de Vida “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38)

1Esta palavra é uma das jóias mais preciosas das palavras humanas de todos os tempos. Nós a encontramos no contexto dos acontecimentos que o Evangelista São Lucas escreveu no primeiro capítulo do Evangelho, com seus 80 versículos. A este somam-se outros 22 capítulos e o objetivo era relatar os fatos, depois de ter ouvido muitas testemunhas oculares, “para que conheças a solidez dos ensinamentos que recebeste”: Dirige-se a um Teófilo (que quer dizer: amigo de Deus) caríssimo (isto é: muito querido). Este caríssimo Teófilo é você, sou eu, é qualquer pessoa que tem o desejo de se inteirar a respeito do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, filho de Maria e José e filho de Deus. “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38) 2No contexto dos fatos, vem em relevo o anúncio do nascimento de Jesus, pelo anjo Gabriel “à Virgem de Nazaré, prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A Virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça” O Senhor está contigo” (Lc 1,28). “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai! Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim” (Lc 1, 26-33) “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38) Diante da missão à qual estava sendo chamada, Maria sentiu-se incapaz para cumpri-la. Era grande demais a responsabilidade. Além do mais, era um plano muito diferente do seu. Quando porém, percebeu, ajudada pelas palavras do anjo, que “para Deus nada é impossível”, deu a sua resposta:

“Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38)

3


Quando nos dias 6 e 9 de dezembro de 2011, através do Conselho Geral e do Divino Espírito Santo, muitos de nós foram escolhidos para as diversas missões no Movimento Pólen em 2012, vieram também à mente o temor, as interrogações, as ponderações... mas todos buscamos no exemplo de Nossa Senhora a motivação para a decisão livre, consciente e por amor a Deus que chama, para dizer o nosso “sim” como a Virgem Maria. “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38)

Diz a nossa mística: “Amar Nossa Senhora é procurar ser cristão do jeito de Maria: - disponível ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo; - fiel, alegre, prestativo (a); - apressado (a) em amar concretamente; - atento (a) aos apelos de Deus; - livre para dar Jesus sem perdê-lo, de pé ao pé da Cruz; - em oração com a comunidade dos irmãos... (Mística Pólen, Amar Nossa Senhora, pág. 27)

“Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38)

Procuremos viver nesta disposição de alma: prontos para acolhermos todos os chamados de Deus, desde a nossa vocação à santidade, à vocação ao estado de vida (leigo (a)) no celibato ou no casamento; vocação à vida consagrada a Deus; vocação sacerdotal ou diaconal, vocação à vida missionária... até os chamados que Deus nos faz ao longo do dia para amar e servir, evangelizando. Vamos “ser o pólen do lírio que floresceu de Maria” (Mística Pólen, pág. 26)

“Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38) Pe. Pedro Adolino Martendal Diretor Espiritual

4


Palavras do Papa João Paulo II

“Segundo

São

Paulo,

a

consciência, em certo sentido, faz o homem defrontar-se com a lei e, por

isso,

torna-se

sua

“testemunha” : uma testemunha de sua fidelidade ou infidelidade em relação à lei, de sua retidão moral

essencial

ou

de

sua

iniquidade. A consciência é a única testemunha, uma vez que o que acontece no coração de cada um está oculto aos olhos de todos. A consciência só torna conhecido seu testemunho para a própria pessoa. Esta, por sua vez, é a única que sabe qual é sua reação à voz da consciência ” Veritatis Splendor, 57

Fonte: A Sabedoria do Papa : Palavras de Esperança e Inspiração de João Paulo II; página 88; 1997; Bunson, Matthew.

5


AGENDA PÓLEN – 2012

Fevereiro

2 a 5 – Encontro de Avaliação e Planejamento

6


Sintese Janeiro 2012