Issuu on Google+

Síntese

AGENDA PÓLEN – 2010

Informativo

Julho 06/07 08/07 09/07 17/07 17/07 29/07 31/07

- Reunião Comunidade Central - Reunião Comunidade dos Espirituais - Festa Junina - Eazinho - Missa Jovem - Adoração ao Santíssimo - Missa Jovem

Agosto 03/08 - Reunião Comunidade Central 07/08 - Missa Mensal 21/08 - Missa Jovem 27, 28 e 29/08 - Retiro Básico

Catedral Metropolitana de Florianópolis

Mensal do Movimento Pólen

“Ao ver as multidões, Jesus encheu-se de compaixão por elas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não tem pastor”. (Mt 9,36) Julho Ano XXXIX

EDITORIAL

2010


TESTEMUNHO Testemunho do Retiro de Aprofundamento (Poema)

Caros polens, Este mês teremos importantes eventos, então pedimos a todos os polens que fiquem sempre atentos ao site onde serão colocadas importantes notícias.

O Retiro Viemos todos juntos, garotos e meninas querendo aprender sobre Deus em nossa vida.

Julho é muito importante para o Movimento Pólen por ser um mês de preparação para o Retiro Básico. Também é muito importante começarmos a busca por candidatos a este retiro. Esta edição da síntese possui mais informações dadas pela Equipe de Acolhida. Confira!

Com o aprofundamento na vida de Jesus

Lembro que quem ainda não tem cadastro no site, não deixe de fazêlo. Na área restrita para membros vocês podem ter acesso à agenda Pólen, ver fotos e ter informações sobre outros polens.

nos conhecemos melhor e fizemos

Não se esqueçam! Acessem www.movimentopolen.com.br

Sem muito para falar e mais para ouvir

Nossa equipe agradece todas as comunidades que estão contribuindo com a partilha da Equipe de Síntese. Este dinheiro está sendo entregue todo mês nas reuniões da Central. Todas essas doações são muito importantes para a coordenação do Movimento, pois estão contribuindo para a manutenção do site e ajudando com as despesas de retiros. Continuem partilhando!

ficamos em silêncio e deixamos Jesus agir.

A equipe de síntese novamente agradece por todo tipo de ajuda. Todas as sugestões serão bem-vindas. Elas poderão ser feitas através do e-mail da síntese.

a todos que nos proporcionaram esse lindo momento.

Grato, João Germano Scabeni

José Ricardo

sintesepolen2010@gmail.com

conhecemos, aprendemos e fizemos dele nossa luz. As palestras foram ótimas e a comida nem se fala, deste lugar a nossa casa.

Seja aqui ou em qualquer outro lugar, Jesus está conosco! E tudo vamos superar! Desde já fica aqui nosso agradecimento, Obrigado.

Comunidade Cristo Crucificado - Etapa de Aprofundamento

AVISOSIMPORTANTES


PALAVRADEVIDA Palavra de Vida – Julho de 2010 Foram feitos muitos folders para a divulgação do Retiro Básico. Eles estão com a Coordenação do Movimento e serão entregues para cada pólen. Atenção: O folder é um instrumento para ajudar na conquista de candidatos ao Retiro Básico, mas o mais importante é o convite pessoal!!! Será colocado no site passo a passo de como fazer o convite.

Não deixem de participar do “ARRAIÁ PÓLEN”!

“Ao ver as multidões, Jesus encheu-se de compaixão por elas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não tem pastor”. (Mt 9,36)

Um dos sentimentos mais comoventes do coração humano é o sentimento de compaixão pelo outro. É o sentimento de compaixão, que tem gerado muitos santos e um grande número de heróis. A compaixão desperta um dinamismo imprevisível. Não é este sentimento que leva pais e mães a passarem noites inteiras em vigília com filhos doentes em estado grave, em casa ou nos hospitais? Não é este sentimento que constrói grandes correntes de solidariedade, em momentos históricos difíceis de um povo, ou até de toda a humanidade? A compaixão é um sentimento que desinstala os acomodados e exige decisões dos indiferentes.

Ocê e sua família não podem perder o Arraiá Pólen! Será no dia 09/07, às 20h, no Clube dos Volantes – Trindade. Terá quadrilha, comida boa, diversão e muito mais! Vai sê uma festa danada de boa, sô! Contamos com a sua presença!

O Sagrado Coração de Jesus tem este sentimento muito vivo e, conseqüente. “Ao ver as multidões, Jesus encheu-se de compaixão por elas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não tem pastor”. (Mt 9,36)

Jesus passou a demonstrar sua compaixão “quando começou a percorrer todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, proclamando a Boa Nova do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade” (Mt 9,35). É também para nós, este, o caminho do exercício da nossa compaixão, que tanto nos dignifica e nos leva à santidade. Sentir a dor alheia como própria. Ver as carências sociais e perceber que elas tem a ver comigo. Sofrer com os que sofrem. “Chorar com os que choram”. Ver os sofrimentos do outro e, sem julgálo, dizer: “são meus” e, como Jesus, procurar uma solução. Quantos heróis da humanidade, homens e mulheres, reconhecidos pela sua compaixão, tais como: Gandhi, Martim Luther King, Papa João Paulo II. Quantos santos e santas, a Igreja tem oferecido como exemplos vivos da compaixão vivida a exemplo de Cristo nosso Senhor! São Maximiliano Maria Kolbe; Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce da Bahia...


PALAVRADEVIDA

EQUIPEDEACOLHIDA

Somos frutos da compaixão ou vitimas do descaso, da indiferença ou hostilidade, que deixaram marcas profundas na alma? Quantas vezes fomos socorridos, ajudados, aconselhados, animados! Fomos então tratados com compaixão!

Pólen !

Sem medo de nos comprometermos vamos cultivar o olhar de Jesus. Pelo olhar, Jesus entrava nas multidões, que não eram certamente tão numerosas como as que encontramos hoje, nas grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belém do Pará, Brasília, Florianópolis...

Sabe aquele seu amigo, colega de classe, vizinho, sobrinho, neto, cunhado, concunhado... enfim, aquele jovem que você conhece e que tenha idade entre 15 e 21 anos? Chegou a hora de você dar a ele a mesma oportunidade que um dia você recebeu. Convide-o para o Retiro Básico! Ele está quase chegando, não perca a chance de convidá-lo!

As multidões de jovens que encontramos nas universidades, nos ambientes de trabalho e lazer. As multidões de adolescentes de nossos colégios. As multidões de crianças que chegam, todos os dias, sozinhas, trazidas pela mão ou em ônibus escolares, às escolas. Sem medo de nos comprometermos, olhemos de frente os moradores de rua, de favelas, de periferias sempre mais distantes de nossa casa. Cultivando o olhar de Jesus, vamos encher-nos de sua compaixão; porque percebemos os problemas, as frustrações, o cansaço, a falta de fé, os vícios, as violências, os antros de perdição, que deixam muitos, “como ovelhas que não tem pastor”. Persistindo neste olhar, desde o próximo mais próximo, até as multidões mais distantes, que conhecemos através da televisão e no anonimato das estatísticas, nosso coração vai encher-se da compaixão de Cristo e esvaziar-se dos sentimentos estranhos ao amor cristão, como o egoísmo, o individualismo, a indiferença, o desprezo, o descomprometimento, o medo do sacrifício, a esterilidade vocacional, a insensibilidade diante da missão de evangelizar. O sentimento de compaixão vai nos transformando em pessoas com atitudes de compaixão. “Ao ver as multidões, Jesus encheu-se de compaixão por elas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não tem pastor”. (Mt 9,36)

Pe. Pedro Adolino Martendal Diretor Espiritual

"A CAMINHADA PARA O RETIRO BÁSICO JÁ COMEÇOU! CONVIDEM SEUS AMIGOSPARAPARTICIPAR" Você gosta de participar do pólen? Você já convidou alguém pro Retiro Básico? Se você respondeu “SIM”, o que está esperando? Convide já! Faltam só 8 semanas para o retiro básico! Equipe de Acolhida Pólen 2010 equipedeacolhida2010@gmail.com


sintese_de_julho_2010