Page 1

WELCOME TO AIESEC Guia para Voluntário de Férias


WELCOME Você faz parte da maior organização não governamental do mundo gerida totalmente por jovens que buscam explorar seu potencial de liderança e viver a diversidade global. Aqui trazemos algumas informações básicas sobre a AIESEC, além de princípios e noções iniciais do funcionamento de nosso escritório local. No final desse guia se encontra um dicionário de siglas e termos, não deixe de recorrer à ele caso tenha dificuldade em entender alguma expressão!


What is AIESEC? A AIESEC é uma organização global, não política, independente e sem fins lucrativos, gerida por estudantes universitários e recém-graduados. Seus membros se interessam por questões mundiais, liderança, gestão e seu desenvolvimento pessoal e profissional em um ambiente de aprendizado global. A AIESEC não discrimina por raça, cor, gênero, orientação sexual, crença, religião, nacionalidade, etnia ou origem social.


AIESEC History A AIESEC surgiu após a Segunda Guerra Mundial, mais precisamente em 1948, fundada por estudantes de sete países europeus com o propósito de promover o intercâmbio de técnicas administrativas e de recursos humanos.

No entanto, o intercâmbio era apenas a ferramenta para se alcançar o objetivo maior de contribuir para a integração entre diferentes culturas, promovendo o entendimento e a cooperação entre seus países membros, fortalecendo, desta forma as relações de amizade entre as várias nações.


Our Values


Visão 2015

O que esperamos alcançar em 2015?

• Our growing physical and virtual reach makes us the most credible and diverse global youth voice. • We are recognized across sectors as the first-choice partner for our ability to develop responsible and entrepreneurial leadership.

• Our collaboorative environment empowers every member to live a highquality AIESEC experience, creating a cross-generational positive impact on society.


Our Impact A nossa plataforma internacional permite que os jovens descubram e desenvolvam seu potencial de liderança para que, assim, possam causar impacto positivo na sociedade. A ferramenta pela qual conseguimos causar esse impacto são esses jovens engajados como agentes de mudança. Comportamentos chave em um agente de mudanças:      

Não aceita status quo Acredita na mudança Busca se capacitar Conecta-se com outras pessoas Visualiza formas de fazer acontecer Dá o 1° passo

SEJA UM AGENTE DE MUDANÇAS!


Estrutura Presidente Áreas de Suporte

Gestão de Talentos

Marketing

Finanças e Legalidade

Áreas de Operações

Intercâmbios Profissionais para Estudantes

OGX GIP

Intercâmbios Intercâmbios Sociais para Sociais para Estudantes Organizações ICX GCDP OGX GCDP


ÁREAS DE OPERAÇÕES


OGX

 Outgoing

Exchange

Responsável pelo envio de intercambistas

OGX GCDP

OGX GIP Área de operação responsável final pela entrega de estágios profissionais para universitários e recém-formados da cidade. O intercâmbio de estágio profissional consiste em proporcionar aos universitários e recém-formados, a oportunidade de vivenciarem uma experiência única em outro país e colocarem em prática o aprendizado adquirido no seu curso de formação.

ICX

Área de operação responsável final na venda, seleção, indução e acompanhamento de todos os participantes dos programas de intercâmbio Cidadão Global (Saúde, Gestão, Educação Cultural, Direitos Humanos e Ambiental). Além disso, é o time responsável por garantir a máxima qualidade de todos os participantes, desde o suporte as vagas até a reintegração ao Brasil.

 Incoming

Exchange

Responsável pelo recebimento de intercambistas

ICX GCDP

A área trabalha trazendo universitários de outros países para trabalhar como voluntários em ONGs, comunidades, escolas e universidades, visando o desenvolvimento social do público a sua volta e seu próprio desenvolvimento pessoal, por ter choques com culturas novas e inserido em comunidades carentes. O trabalho inclui ir até ONGs, escolas, comunidades e universidades para a venda dos projetos, seleção de estrangeiros que se enquadram no trabalho, relacionamento com o intercambista antes e durante sua estadia no Brasil e acompanhamento tanto do trabalho do intercambista quanto da experiência no Brasil.


ÁREAS DE SUPORTE


FINANÇAS Finanças como uma área suporte, atua com cunho estratégico, no sentido de elaborar estudos sobre necessidades do escritório e elaborar projetos para elimina-las. Tem sob sua responsabilidade a auditoria de documentações, construir e acompanhar o orçamento anual e realizar o controle financeiro geral.

TALENT MANAGEMENT Tem como foco o recrutamento e capacitação dos membros do escritório, gerindo processos utilizados em seu desenvolvimento e dando suporte para entrega de intercâmbios. Entre seus processos estão Coaching, treinamentos, tracking, análise de indicadores de desempenho, reintegração de EPs, controle da performance dos projetos,controle de Team Minimums e gestão de pessoas, foco no aumento da eficiência, etc.

MARKETING Área responsável pela gestão e posicionamento da marca da organização. Trabalha para dar o devido suporte em quesitos de divulgação dos programas para as áreas operacionais. Também atua na gestão das parcerias locais da organização


Siglas e Termos @ - Abreviação comum para AIESEC @Bazi - AIESEC Brazil @BS - AIESEC Brasília AI - AIESEC International à qual todas @ locais estão subordinadas. Alumni - Ex-membro que tem sido ativo na AIESEC. Ele / Ela ainda está ativamente apoiando o trabalho da AIESEC (por exemplo, dar treinamentos, como conselheiro) Buddy - Um membro que é a pessoa de contato responsável pelo bem-estar de um trainee durante a sua estada no país CL - Comitê Local ( Ou LC- Local Commitee) EB -Executive Board – Corpo executivo (Diretoria) de um escritório local. EP -Exchange Participant (Nome que se dá a um Intercambista em seu país de origem ) Fin - Time de Finanças GCDP - Global Community Development Programme - nome do intercâmbio social GIP - Global Internship Program- nome do intercâmbio profissional ICX - Incoming exchange - O time responsável por gerenciar todos os aspectos relativos à vinda de intercambistas (seleção, acompanhamento, etc).


JD – Job description (Descrição do trabalho de um membro ou intercambista) LCP -Local Committee President – Presidente do Comitê local MCP -Member Committee President- Presidente da AIESEC de algum país. MCVP -Member Committee Vice President – Membro da diretoria nacional de uma AIESEC. OGX -Outgoing exchange. Time da AIESEC responsável pelo auxilio aos estudantes. PSel - Processo Seletivo TM - Talent Management (time de Gestão de Talentos) Trainee – Nome do intercambista no país de destino. Traineeship – estágio internacional VP - Local Committee Vice President – Membros do corpo executivo / Diretor de área VP FIN - Local Committee Vice President Finance and Legal. VP TM - Local Committee Vice President Talent Management. VP ICX GIP - Local Committee Vice President Incoming Exchange - GIP. VP OGX - GIP - Local Committee Vice President OutgoingExchange. VP PR - Local Committee Vice President Public Relations VP COMM - Local Committee Vice President Communications. VP ICX GCDP - Local CommitteeVice President Incoming Exchange - GCDP. VP OGX - GCDP - Local Committee Vice President Outgoing Exchange. X – Símbolo utilizado para representar intercâmbio (eXchange)

Manual de Voluntários de Férias  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you