Page 1

HP Reveal Manual Como fazer / ver uma aura (objeto de realidade aumentada)

The aura of my city - fevereiro 2019


The Aura of my city – 2019

Título: HP Reveal Manual: como fazer / ver uma aura (objeto de realidade aumentada) Autor: Projeto “The aura of my city"

Versão 1: Fevereiro 2019

Apoio:

Adaptado de: SEVILLA, Alegria Blázquez, Manual HP Reveal (Aurasma), Universidad Politécnica, Madrid, May 2018

1


Conteúdo 1. Introdução ao HP Reveal Studio .............................................................................................. 4 1.1. Registrar uma nova conta ................................................................................................. 4 1.2. Aceda ao HP Reveal com a conta criada ........................................................................... 5 1.3. Descrição dos menus do HP Reveal .................................................................................. 6 2. Criar Auras ................................................................................................................................ 8 3. Ver Auras ................................................................................................................................ 17 4. Criar Auras com dispositivo móvel (Android) ........................................................................ 19 5. Criar Auras com dispositívos móveis (i0S) ............................................................................. 24 6. Sumário ................................................................................................................................... 32

2


HP REVEAL STUDIO E HP REVEAL

O HP Reveal Studio e o HP Reveal são a mesma ferramenta. O primeiro refere-se à sua versão web e o segundo à opção móvel. Em ambos os casos, o seu principal objetivo é permitir que o utilizador crie objetos de Realidade Aumentada. Com esta aplicação, de uma forma muito simples, o utilizador pode experimentar e obter bons resultados na experiência da Realidade Aumentada. Ao longo deste manual, é apresentada a sequência detalhada de todos os passos que é necessário seguir para um uso correto da aplicação HP Reveal Studio e HP Reveal. Nota: até dezembro de 2017 o HP Reveal Studio e HP Reveal designavam-se Aurasma Studio e Aurasma.

Os seus logotipos são os seguintes:

O conhecimento e a identificação dos logotipos são essenciais para poder informar qual a localização das informações adicionais em realidade aumentada que podem ser reveladas com a aplicação HP Reveal.

3


1. Introdução ao HP Reveal Studio 1.1. Registar uma nova conta Para começar a usar o HP Reveal Studio, é necessário aceder ao mesmo através do endereço https://studio.hpreveal.com e registar-se. Para fazer isso, clique em "Log in to HP Reveal Studio”.

Neste ecrã deve preencher os campos solicitados na opção "CREATE ACCOUNT ":

"Create an account" / Criar uma conta Email Address, esse campo deve ser preenchido com um endereço de correio eletrónico. É importante lembrar-se do endereço de e-mail da criação da conta, pois ele será solicitado para aceder à sua conta. Username: é necessário criar um nome de utilizador, que mais tarde será solicitado em cada acesso. Password: Palavra-passe solicitada em cada acesso. Confirm Password: a mesma palavra deve ser escrita como confirmação da senha anterior.

Depois de preencher todos os campos, basta clicar em "Create account". Se em vez de começar a usar o HP Reveal Studio através do PC, começou por utilizar a aplicação móvel e fez aí o seu registo, basta clicar em "Already have an account" e inserir o "Nome de Utilizador" e "Palavra-passe" que foram criados na aplicação móvel.

4


Depois de se registar no HP Reveal Studio ou no HP Reveal, é muito importante que aceda ao seu e-mail e verifique a conta através do e-mail enviado pelos gestores da aplicação. Se esse processo não for realizado, as "Auras" não poderão ser exibidas. O resultado da sobreposição de informações adicionais (vídeo, áudio, imagem ou modelo 3D) a uma imagem é designado " Aura ".

1.2. Aceda ao HP Reveal com a conta criada Depois de concluído o registo e após ser autenticado através do e-mail, aceda ao HP Reveal Studio, clicando novamente em "Log in to HP Reveal Studio" e, de seguida, em "Sign in":

Insira o "Utilizador" e a "Palavra-passe" e clique "Sign in" para aceder ao HP Reveal Studio.

5


1.3. Descrição dos menus do HP Reveal Para explorar as diferentes secções no canto superior direito, basta clicar em cada uma delas: explore the different sections on the top right you just have to click on each of them:

My Account: Corresponde aos dados da conta criada pelo utilizador. Pode modificar o nome do utilizador, senha, e-mail, inserir uma imagem, ler os termos do serviço, ativar recursos, modificar preferências e partilhar as campanhas, "Auras privadas". Help: Aqui pode encontrar vídeos de ajuda sobre a utilização do HP Reveal Studio, bem como a possibilidade de participar na "Comunidade do HP Reveal Studio”, onde pode encontrar soluções para problemas/dúvidas que surjam durante a utilização da aplicação. Log Out: Sair da sessão do utilizador.

Na parte central existem três opções, "Discover", "Assets" e "My Auras": - "Discover", o utilizador volta ao menu inicial, onde estão todas as Auras criadas e partilhadas pelos utilizadores. - "Assets", corresponde aos marcadores que são usados como “triggers” de informação.

6


- "My Auras" é o lugar onde se encontram encontrar as Auras do utilizador e onde podem ser criadas novas.

Discover - nesta secção pode encontrar todas as Auras criadas pelos utilizadores, pesquisando pelo nome do utilizador ou, em alternativa, pela hashtag associada à aura, podendo, ainda, pesquisar recorrendo ao ícone

"update the auras that appear by default”.

Assets - se ainda não tiver criado qualquer aura, pressionando essa opção, a parte central da página ficará em branco. Se já tiver sido criada alguma aura, nesta secção os "ativadores" (triggers) das auras irão aparecer. Normalmente, são as imagens selecionadas como tal.

7


2. Criar Auras "My Auras"- ao selecionar esta opção, aparecerá o seguinte ecrã:

Neste espaço pode iniciar a criação de uma nova Aura. - Clicando em "Create New Aura", acede à opção "Click to Upload Trigger lmage" para selecionar uma imagem que ativará a aura, ou, como é chamada no HP Reveal Studio, "Trigger image", que pode estar guardada no PC através do qual está a aceder ao HP Reveal Studio. - Para aceder a uma "Trigger lmage" ou ativador da informação que foi usada para um Aura anterior, clique em "Click to Select Existing".

8


Se utilizar uma imagem guardada no PC, deverá preencher os seguintes campos: Name: É necessário atribuir um nome à "Trigger image". Folder, My Triggers: Permite criar pastas para guardar as "Trigger images". Para isso, selecionar a opção "Create New Folder", acedendo a uma caixa em branco para completar com o nome da pasta " Enter new folder name ". Depois de preenchida, basta clicar em "OK ". Coordinates: Se esta opção for selecionada e as coordenadas da “Trigger image" forem preenchidas, a aura só será ativada na posição selecionada pelas coordenadas inseridas. Trigger image: Para selecionar uma imagem guardada no PC, clique em " Browse ". Se escolher uma imagem armazenada no Dropbox, deve pressionar "From Dropbox" . Description: usado para fazer uma descrição da "Trigger image". Não é obrigatório mas recomendado.

Depois de concluído o preenchimento das informações, deve clicar em "Save" para guardar a “trigger image” escolhida. Se em vez de optar por uma imagem guardada no seu PC, optar por uma que já utilizou anteriormente como “trigger image”, deve aceder ao seguinte ecrã e, clicando em "Click to Select Existing", escolher a imagem que pretende utilizar novamente.

9


Depois de clicar em "Save", acede à imagem com um menu que a permite editar, "Edit Trigger":

Select: permite selecionar todas as ações executadas na imagem. Delete: Permite apagar todas as ações que são realizadas na imagem, uma vez selecionadas as modificações. Mask: Usada para selecionar apenas uma parte da imagem como um retângulo, polígono ou elipse e tornar a imagem mais opaca. Zoom ln: Aumenta a "Trigger" image. Zoom Out: Diminui a "Trigger" image. Fit: Indica a percentagem de zoom. Change: Permite a alteração ou substituição da "Trigger image”.

Quando todas as modificações necessárias tiverem sido feitas na "Trigger image", clique em "Next" (área superior direita) e terá a possibilidade de incluir a camada "Overlay" de informações que desejar associar à "Trigger image":

10


Como no caso da "Trigger", pode selecionar um overlay existente, "Click to Select Existing", ou um novo selecionando "Click Upload Overlay" (informação que aparecerá ao apontar para a trigger image).

Pode fazer upload ou escolher arquivos de imagem, áudio, vídeo ou modelos 3D.

Ao clicar na opção "Click to Upload Overlay", aparecem os seguintes campos: Name: Este campo deve ser preenchido com o nome que deseja dar ao overlay. Folder: Ao clicar na pasta "My Overlays"pode criar tantas pastas como as desejadas para guardar os overlay criados. Clique em "Create New Folder "e insira no campo" Enter new folder name" o nome da pasta onde irá guardar os overlay, e, por fim, clique "OK". Browse: Esta opção permite procurar no computador o arquivo que deseja inserir como overlay. Description: É opcional, mas é conveniente preencher esta secção. Corresponde à descrição do overlay. Loop Animation: Ao ativar esta opção, indica que o vídeo ou modelo 3D selecionado é exibido em loop (contínuo). Se esta opção não for pré-definida, o vídeo ou o modelo 3D selecionado parará após a primeira visualização.

11


Quando as opções escolhidas para salvar o overlay estiverem completas e selecionadas, clique em "Save" e surgirá o ecrã seguinte:

A trigger e o overlay ficam visíveis juntas e à direita e no fundo encontram-se as diferentes opções que o overlay permite.

A opção "Update Change" permite fazer o upload de outro overlay. O primeiro dos quadrados à esquerda corresponde a uma vista prévia do overlay escolhido.

12


Ao clicar na opção "olho" e fechando-o, a sobreposição é removida da pré-visualização à esquerda. Se, por outro lado, o olho estiver aberto, pode ver-se o overlay sobreposto à trigger image durante a edição.

Ao clicar na opção "X" elimina o overlay. O último quadrado à direita corresponde à escolha da cor do contorno em que o overlay é enquadrado e pode-se escolher entre as seguintes cores:

As opções para marcar ou desmarcar - "Initially hidden", "Fade in" e "Hide on screenshot/video" - permitem a entrada oculta ou progressiva,

respetivamente,

do(s)

overlay(s),

opções

interessantes quando se incluem várias camadas de realidade aumentada .

Há, ainda, a possibilidade de adicionar mais ações: "Add Actions":

When Overlay is tapped: O overlay é ativado ao fazer um clique. When Overlay is double-tapped: O overlay é ativado com um duplo clique. After Overlay has faded in: Depois de ter carregado o overlay. After Overlay has started: No início do overlay. When Overlay has finished: No fim do overlay. After a time delay(s): O overlay inicia após um tempo determinado. Uma vez selecionada esta opção, pode-se indicar o tempo desejado entre overlay.

13


Em todas as ações anteriores, é possível adicionar mais opções: Start an Overlay: Permite voltar ao início do overlay. Stop an Overlay: Faz com que seja possível parar um overlay a qualquer momento. Pause an Overlay: Pausa o overlay. Load a URL in Native Browser: Possibilita a inclusão de um URL na layer. Make an Overlay full screen: Coloca o overlay em ecrã inteiro. Full screen with camera active: Permite acesso ao ecrã inteiro quando a câmara está ativa. Take an Overlay off full screen: Sai do ecrã inteiro.. Perform a random Action: Executa uma ação aleatória.

Quando uma opção é selecionada, deve ser indicado em que overlay a ação é executada, através de um drop-down. Depois de feita a escolha, clique em "Done" e "Save".

Depois de executar as ações escolhidas, pode ver-se um esquema delas, editá-las novamente ou excluí-las.

14


O menu que está localizado na parte inferior da trigger image e do overlay permite adicionar ou remover o bloqueio de visualização, "Add lock view", pré-visualizar o resultado final, "Preview", parar o overlay, "Stop", ajustar o modelo 3D ao overlay, "3D View", redimensionar, "Resize" (ajustar tamanho à trigger image ,"Fit to trigger", esticar em diferentes direções , "Stretch to ..." mover o overlay, "Move" que permite alinhar e "Restore Aspect Ratio", isto é, regressar ao tamanho original), aproximar, “zoom in”, e afastar, “zoom out".

Depois de realizadas todas as definições desejadas no(s) overlay(s), clique, no canto superior direito, em "Next" e terá acesso ao seguinte ecrã de edição da Aura:

Aqui terá de atribuir um nome à sua Aura, "Aura Name: Name your Aura so people can find it!" Esta é uma escolha importante, pois permite que a aura seja encontrada de maneira rápida e simples por outros utilizadores. Outra secção importante que não é obrigatório preencher, mas que é altamente recomendado, é a relacionada com as "Hashtags". Quanto mais significativas forem as hashtags da Aura, mais fácil será encontrá-la. Depois de preencher esses campos, clique em "Save", que está no canto superior direito. Desta forma, a Aura é guardada. Se pretender partilhar a sua Aura com todos os utilizadores, basta clicar em "Unshare". Se preferir deixar a Aura Privada, isto é, acessível apenas aos utilizadores selecionados, esta opção não será pressionada.

15


A opção "Preview" permite ver o resultado da realidade aumentada gerada, devendo, para tal, efetuar os seguintes procedimentos:

Para iniciar a Aura como aparece na imagem anterior, deve fazer o download da aplicação HP Reveal com um dispositivo móvel (i0S ou Android), acedendo com os dados da conta criados no HP Reveal Studio. Selecione a guia "Auras" e, dentro da atualização da secção "Explore", arraste o ecrã para baixo. Para visualizar a Aura, é necessário iniciar o visualizador da aplicação e focar a trigger image com o seu dispositivo móvel.

16


3. Ver Auras Para ver uma aura é necessário que esta tenha sido partilhada por quem a criou. Para encontrar auras deve clicar em "Discover". Se pretender fazer uma pesquisa mais específica, clique em "Search", onde pode procurar por nome das Auras. Outra opção é por hashtag e, finalmente, no canto superior esquerdo, pode pesquisar as Auras como Novas, "Newest", popular, "Popular", apresentadas, “Featured”, ou todas, “All Auras”.

Depois de encontrar a Aura que deseja ver, clique na seguinte opção

que lhe permitirá iniciar a Aura - “Launch Aura". Pode ver, igualmente, as hashtags associadas à aura em execução. Ao clicar em “Launch Aura”, terá acesso a uma janela semelhante à que se segue, contudo, só poderá ver a aura se estiver “a seguir” o utilizador que criou essa aura.

17


Clicando em Campaign terá acesso às Auras públicas do utilizador e marcando “Follow” poderá ver todas as suas Auras.

Há um tipo de Aura que é designado pelo HP Reveal Studio como "Universal Aura". Neste âmbito, enquadram-se todas as que podem ser vistas sem ter que seguir o utilizador que as criou. Basta abrir a aplicação e focar com a câmara a trigger image. Este tipo de Auras é pago e utilizado sobretudo pelas empresas para grandes campanhas publicitárias. Para solicitar uma Aura

desse

tipo,

deve

entrar

em

contato

com

o

suporte

do

HP

Reveal

(https://www.hpreveal.com/contact/index.html ).

18


4. Criar Auras com dispositivo móvel (Android) O primeiro passo é descarregar a aplicação grátis HP Reveal app no Google Play. Para fazer o login, deve inserir o nome de utilizador e a palavra passe criadas no HP Reveal Studio (PC). Se ainda não possui uma conta, pode criá-la diretamente na aplicação HP Reveal.

19


Ao clicar

"Explore", aparecerão as Auras públicas dos utilizadores, bem como as

Universais. Para a visualizar, clique na Aura que pretende, “siga” o utilizador - "Follow". Como no HP Reveal Studio, pode adicionar essa Aura às suas favoritas, "like", ou partilhá-la "share".

Ao clicar na opção "Create" no menu inicial (é representado por um "+" no canto superior direito), aparecem duas novas opções, "Library" e "Device", que permitem escolher um overlay. "Library" - mostra overlays disponíveis na aplicação HP Reveal. "Device"

-

permite

selecionar

overlays

disponíveis no dispositivo, previamente usados na aplicação HP Reveal ou que podem ser capturados pela câmara. Pode selecionar uma imagem ou vídeo.

20


Uma vez selecionado, ou feito no momento, terá acesso ao início da captura do trigger:

A barra superior avalia a qualidade do trigger, o lado vermelho corresponde a má qualidade e a verde a boa qualidade. Se uma captura for feita quando a escala marcar a zona vermelha, terá dificuldades ou não conseguirá ver a Aura

A captura do trigger deve ser feita com a escala no verde.

Depois de capturar a imagem (trigger image), é exibida uma pré-visualização do trigger e do overlay ("Position overlay"), onde pode ajustar a posição do overlay. Ao clicar no canto superior direito, aparecem os campos para atribuir um nome à Aura, selecionar se prefere torná-la pública ou mantê-la privada, e a possibilidade de a adicionar a um “canal”.

Terminado este processo, o ecrã ao lado aparecerá no dispositivo. É o visualizador das auras e com ele deve apontar para a trigger image, o que irá reproduzir automaticamente o overlay.

21


Ao clicar no ícone

que aparece no ecrã anterior, pode voltar ao menu principal e às

suas diferentes opções. Ao clicar em "Explore" na secção superior, "Featured", pode ver as Auras em destaque. Na secção "Viewed", podem ser encontradas as auras vistas recentemente.

Ao clicar no ícone quadrado no fundo, regressa ao visualizador da trigger image.

A pesquisa por Auras, canais e utilizadores pode ser feita pressionando o ícone da lupa na área inferior.

22


O último ícone na área inferior direita corresponde ao menu que exibe as opções, na parte superior, "Following", "My Auras"e"Account".

"Following" - contém os utilizadores e as Auras que são “seguidos” pelo utilizador. "My Auras" - disponibiliza as Auras criadas pelo utilizador, públicas ou privadas. "Account" - contém os dados da conta, "email" e "password", a possibilidade de mudar de utilizador ou sair da aplicação, clicando em "log out".

23


5. Criar Auras com dispositivos móveis (i0S) O procedimento é semelhante ao do número quatro do manual, dedicado à criação de Auras com dispositivo móvel (Android), exceto em alguns pormenores, que são detalhadas abaixo. Para descarregar a aplicação HP Reveal no i0S, deve procurá-la na App Store e proceder à sua instalação no dispositivo móvel. Como no caso do sistema operativo Android, o HP Reveal para iOS é uma aplicação gratuita. A partir do ecrã inicial pode selecionar "Create an account", se é a primeira vez que usa o HP Reveal, ou "Login" se já tem uma conta criada:

24


Para criar uma conta, clique na opção "Create an account" e preencha os campos solicitados, conforme os ecrãs que se seguem (e-mail, Palavra-passe e Utilizador):

25


Se já tem conta criada, clique em "Log in" e insira o seu "nome de utilizador” e “palavra-passe":

Uma vez iniciada a sessão, o primeiro ecrã que aparece é o do conjunto de Auras da HP Reveal e a opção de pesquisar, se souber o nome de alguma especifica, na parte superior, "Discover Auras".

Se clicarmos na opção no canto superior esquerdo, no símbolo

, acedemos ao menu

"My Auras", onde se encontram as aura criadas pelo utilizador, a opção "Following", onde se encontram os utilizadores que estamos a “seguir”, e "Settings", onde encontramos o nosso nome de utilizador, palavra-passe, e-mail e a possibilidade de aceder ao apoio técnico.

26


Para iniciar o processo de criação de Auras, clique em "+". Nesse caso, o "+" está na parte superior direita do ecrã do dispositivo.

27


No iOS, primeiro tira-se uma foto ou captura-se o que será o ativador (trigger) da informação adicional (overlay). Também aqui aparece uma escala que vai do vermelho ao verde, que se refere à qualidade da imagem a ser capturada, sendo que o verde representa a melhor qualidade de captura. Quando a imagem estiver focada, pressione o círculo azul da área inferior para tirar a foto.

Depois de capturar a imagem, o próximo passo é escolher as informações a serem sobrepostas. Pode escolher as representações disponibilizadas pela HP Reveal, semelhantes às do sistema operacional Android, que neste sistema operativo estão disponíveis na opção "Library", ou pode escolher uma sobreposição (overlay) disponível no dispositivo e acessível a partir da opção "Device".

28


A escolha do overlay a partir da opção “Device” permite tirar uma fotografia, no momento, com a opção “Camera", ou selecionar uma a partir do álbum de fotografias - "Photo album".

Se escolher a opção “Library” deve escolher um item disponibilizado pela HP Reveal e clicar "Select".

O item selecionado na “Library” aparecerá sobreposto à imagem capturada com a câmara. Nesta fase, podemos mover ("move") ou rodar ("rotate") o overlay. Depois de editar o overlay, clique "Next" (canto superior direito).

29


Surgirá um menu onde deve colocar o nome ("Name") da Aura e selecionar um Canal ou criar um novo - "Create a new channel".

Se escolher criar um novo canal, deve preencher os seguintes campos: Channel Photo: É o campo onde pode colocar uma imagem identificativa do canal. Para isso, deve clicar no "+", explorar no seu dispositivo e escolher uma imagem. Channel name: Escolha um nome que identifique o seu canal. Description: Esta opção permite descrever o tema do canal. É opcional. Privacy settings: É o local para selecionar se o canal será público (será encontrado facilmente pelos resultados da pesquisa) ou privado (não pode ser encontrado nos resultados da pesquisa). Quando os campos estiverem concluídos, a opção "Ready" será ativada.

Se selecionar um canal já existente, aparecerá a opção "Send".

A Aura foi criada e pode ser partilhada através do botão Share". Depois de partilhar, clique na opção "Ready" e o processo de criação da Aura termina.

Para ver a aura, basta ir até a opção do menu inicial e clicar no ícone:

30


A partir deste ícone, acedemos ao ecrã de captura do ativador (trigger image) de informações e obteremos as informações adicionais (overlay) associadas a esse ativador. Se pretender ver Auras que outros utilizadores partilharam, como no caso da aplicação Android, tem de pesquisar essas auras ou utilizadores e “Seguir” ("Follow") esse canal. Só assim será possível visualizar as Auras.

31


6. Sumário • Antes de começar a trabalhar com o HP Reveal Studio, crie uma conta. • Descarregue a aplicação móvel apropriada para o seu dispositivo, Android ou iOS. • Se deseja aceder a mais funcionalidades, trabalhe com a versão do HP Reveal Studio, mas lembre-se que as auras só são visíveis através da aplicação móvel. • Lembre-se que, para ver uma aura, deve "seguir" o canal em que ela se encontra, exceto as "Auras Universais", cuja visualização é direta.

32

Profile for The aura of my city erasmusplus

HPReveal Studio-Manual_Português  

Versão portuguesa do HP Reveal

HPReveal Studio-Manual_Português  

Versão portuguesa do HP Reveal

Advertisement