Page 1

Pois é. A gente demorou a divulgar as respostas do Quiz para você checar sua participação, não foi? Tudo proposital. Foi para você não se acomodar e esquecer que a Modernização do MPF é um processo e precisa ser lembrado todo o tempo, mês a mês.


Vencedor e prêmio: Fernando Lima, servidor da PRM de Juiz de Fora, mostrou que está acompanhando o processo de Modernização do MPF. Ele teve 20 acertos no total. Veja o que ele levou como prêmio.


1. O Planejamento Estratégico visa estabelecer padrões modernos de gestão administrativa sem interferência na área finalística do MPF. ( ) A afirmativa está correta ( ) A afirmativa está incorreta Resposta: A afirmativa está incorreta Saiba Mais: O Planejamento Estratégico visa implementar um novo tipo de gestão que, ao definir a missão, valores e objetivos fundamentais da instituição, atinge não somente a área administrativa, mas principalmente a área finalística, com o estabelecimento de metas que levam ao aperfeiçoamento da atuação do MPF. 2. A modernização da área administrativa NÃO prevê: ( ) O mapeamento dos processos de trabalho; ( ) A gestão de pessoal baseada em competências; ( ) A integração de processos de contratação para redução do custo operacional; ( ) A reestruturação das Procuradorias da República para diminuição da carga de trabalho. Resposta: A reestruturação das Procuradorias da República para diminuição da carga de trabalho. Saiba Mais: A reestruturação das procuradorias da República tem o objetivo de adequar as estruturas às novas demandas, inclusive estabelecendo uma similaridade do desenho organizacional das unidades com as secretarias nacionais. 3. A primeira medida adotada pela Administração, que resultou de diagnóstico formulado a fase inicial do Projeto de Modernização, foi: ( ) Reestruturação dos gabinetes de Procuradores da República ( ) Implantação do Sistema de Governança da Função Eleitoral ( ) Reestruturação das PRRs ( ) Criação do Escritório de Processos.


Resposta: República

Reestruturação dos gabinetes de Procuradores da

Saiba Mais: A reestruturação dos gabinetes teve prioridade em razão dos dados que apontaram defasagem significativa da estrutura em relação à ideal para um membro que atua na 1ª instância. 4. O SisConta Eleitoral – Sistema de Investigação de Contas Eleitorais: ( ) permite que os membros do MP Eleitoral possam receber relatórios diários com o resultado de cruzamentos automáticos dos registros bancários das conta-correntes eleitorais e dados das prestações de contas dos candidatos; ( ) constitui um instrumento de investigação criado pelo TSE; ( ) não aperfeiçoa a atuação eleitoral, porque precisa de autorização judicial; ( ) não guarda nenhuma relação com o Planejamento Estratégico do MPF Resposta: permite que os membros do MP Eleitoral possam receber relatórios diários com o resultado de cruzamentos automáticos dos registros bancários das contas-correntes eleitorais e dados das prestações de contas dos candidatos; Saiba Mais: O SisConta Eleitoral é uma iniciativa do primeiro Plano de Ação da Função Eleitoral. Com esse sistema, os membros do MP Eleitoral receberão, nas eleições de 2014, relatórios diários com o resultado de cruzamentos automáticos de registros bancários das contas – correntes eleitorais e dados de prestações de contas dos candidatos, o que permitirá, entre outras coisas, a instrução de ações de impugnação de candidaturas e reprovação de contas eleitorais dos candidatos “ficha suja”. 5. Um dos objetivos estratégicos do MPF é assegurar a interlocução com a sociedade, aproximando-se do cidadão. Assinale o que constitui desdobramento (ou seja, o cumprimento) desse objetivo:


( ) Aprovação do Plano de Segurança Institucional do MPF ( ) Instituição da Sala de Atendimento ao Cidadão ( ) Redefinição das atribuições dos cargos de analista e técnico do MPU ( ) Regulamentação da ASSPA Resposta: Instituição da Sala de Atendimento ao Cidadão Saiba Mais:alternativas, que visa ao público externo, no sentido de aproximar o cidadão ao MPF. As demais relacionam-se apenas ao público interno. 6.

Outro objetivo estratégico é assegurar a atratividade das carreiras de servidores. Assinale o que NÃO constitui desdobramento desse objetivo: ( ) Alocação de 345 CC-2 nas Procuradorias da República; ( ) Regulamentação da concessão de licença-prêmio por assiduidade aos servidores do MPU adquirida até 15/10/1996 (Portaria PGR/MPU nº 707) ( ) Apresentação do PL 5491/13, que altera a Lei nº 11.416/2006, para, entre outras coisas, recompor as perdas sofridas pelo processo inflacionário e reduzir para doisanos o período mínimo na unidade de provimento inicial em casos de remoção a pedido do servidor ( ) Instituição do Adicional de Atividade Penosa Resposta: Alocação de 345 CC-2 nas Procuradorias da República; Saiba Mais: A alocação de 345 CC-2 nas Procuradorias da República relacionamse ao fortalecimento dos gabinetes de membros. A atratividade das carreiras de servidores envolvem iniciativas que visam beneficiar todos os servidores, indistintamente, sejam eles da área fim ou área meio ou de áreas especializadas. 7. O Projeto Gestão por Competências, vinculado ao objetivo estratégico “Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes dos membros e servidores”, pretende fazer a migração dos atuais subsistemas de gestão de pessoas para o sistema de competências, mais moderno e condizente com a realidade do MPF.


Nesse sentido, as unidades do MPF realizaram recente entrevista com grupos focais para a pré-validação das competências. Você sabe qual foi o método de escolha dos participantes dos grupos focais de cada unidade? ( ) a escolha foi feita por meio de indicação do Procurador-Chefe da unidade, após lista de potenciais representantes apresentada pelo Secretário Estadual; ( ) a escolha foi feita diretamente pelo Secretário Estadual da unidade, após lista de potenciais representantes apresentada pelos Coordenadores da Unidade (gestores); ( ) a escolha foi feita por meio da consolidação dos dados da pesquisa dos formadores de opinião, realizada em novembro de 2013; ( ) a escolha foi feita aleatoriamente pela SGP, levando-se em conta o cargo (técnico ou analista), o tempo de MPF (mais de 10 anos e menos de 10 anos) e o aspecto gerencial (ocupa cargo de chefia ou não). Resposta: a escolha foi feita por meio da consolidação dos dados da pesquisa dos formadores de opinião, realizada em novembro de 2013; Saiba Mais: Em novembro de 2013, o MPF realizou pesquisa indagando dos servidores quais colegas, em suas unidades, eles apontariam como referência em vários aspectos (liderança, capacidade de trabalho, motivação, etc.). Os servidores mais votados foram ouvidos numa das etapas do projeto que está mapeando as competências gerenciais necessárias às chefias do MPF. Gestão por competências é um programa que tem a finalidade de alinhar perfis profissionais, para obter maior produtividade e adequação às metas estabelecidas. Para o servidor, representa o reconhecimento de seus talentos e esforços. Para o MPF, significa um moderno modelo de gestão, em que se utiliza o potencial criativo e inovador dos servidores, afastando posturas passivas e reativas. 8. Para mensurar o nível de satisfação dos membros e servidores com a instituição, foi realizada em 2013 uma Pesquisa de Clima Organizacional no MPF. Constituem resultados ou desdobramentos dessa pesquisa, exceto:


( ) a participação dos servidores foi de 31%, com índice de satisfação de 51%; ( ) a pesquisa de clima não obteve o número de respondentes necessários para uma amostra válida e terá de ser repetida; ( ) O índice geral de satisfação dos servidores com o MPF foi tido como satisfatório, podendo ser melhorado para atingimento da meta prevista para 2020; ( ) O resultado da pesquisa levou à instituição de um Comitê Técnico que elaborou um Plano de Ação com vistas a minimizar ou eliminar as variáveis críticas que afetam o ambiente de trabalho. Resposta: a pesquisa de clima não obteve o número de respondentes necessários para uma amostra válida e terá de ser repetida; Saiba Mais: A pesquisa de Clima Organizacional foi realizada de 18 de fevereiro a 1º de março de 2013. Do total de 8.815 servidores, 2.775 responderam à pesquisa, o que representa 31% dos servidores, percentual considerado estatisticamente significativo. O índice geral de favorabilidade dos servidores com o MPF foi de 51%, percentual considerado como insatisfatório, bem abaixo da meta estipulada de 80% até 2020. Em maio de 2013, foi instituído por meio da Portaria SG/MPF nº 667, o Comitê Técnico de Gestão do Clima Organizacional no âmbito do MPF, para elaboração de um plano de ação que vise melhorar aqueles índices. 9. A criação da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, para descentralização de algumas atividades da SGP, visa dar celeridade à análise e eventual deferimento de requerimentos individuais, como licença capacitação e lotação provisória para exercício de função. Essa inovação é mais um desdobramento de qual objetivo do Mapa Estratégico do MPF? ( ) Trabalhar alinhado à estratégia com foco em resultados; ( ) Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes dos membros e dos servidores; ( ) Atuar de forma integrada, coordenada e regionalizada; ( ) Implementar o processo de Gestão do Conhecimento.


Resposta: Atuar de forma integrada, coordenada e regionalizada; Saiba Mais: A descentralização de cerca de 20 procedimentos na área de Gestão de Pessoas, que antes estavam a cargo da SGP e agora passaram para a competência das Coordenadorias da Gestão de Pessoas recém-criadas, está relacionada ao objetivo estratégico “Atuar de forma integrada, coordenada e regionalizada”. A intenção é obter mais agilidade nos processos afetos a essa área. 10. O que significa Mapa Estratégico? ( ) Uma proposta de localização das diversas unidades do MPF, para melhor distribuição geográfica de sua atuação; ( ) Uma proposta de atuação institucional, com a especificação de tarefas e metas por unidade geográfica; ( ) A definição dos objetivos que devem nortear não só a tomada de decisão no âmbito administrativo, como a própria atuação institucional; ( ) Uma metodologia moderna de distribuição de competências e de tarefas a serem executadas estrategicamente pelos administradores da instituição. Resposta: A definição dos objetivos que devem nortear não só a tomada de decisão no âmbito administrativo, como a própria atuação institucional Saiba Mais: O Mapa Estratégico é o instrumento por meio do qual a instituição definiu os objetivos que devem nortear as tomadas de decisão não só no âmbito administrativo, como na própria atividade finalística. Por isso também o Mapa Estratégico aponta qual é a Visão, a Missão e os Valores do MPF, balizas principais dos objetivos a serem alcançados. 11. O MPF, em seu processo de modernização, tem realizado diversas pesquisas para ouvir o público-alvo sobre determinados assuntos (Pesquisa de Clima Organizacional, Pesquisa sobre a Política de Comunicação, Pesquisa sobre Líderes de Opinião, etc.). Qual das alternativas a seguir não corresponde aos fatos:


( ) A participação nas pesquisas é não só importante, mas fundamental, porque seu resultado é utilizado em ações do Planejamento Estratégico; ( ) As pesquisas com o público interno visam atender diretrizes tais como transparência da atuação e aproximação entre as instâncias; ( ) A pesquisa de percepção sobre a atuação do MPF não teve participação de nenhum membro; ( ) Em instituições grandes e complexas como o MPF, não é salutar a realização de pesquisas porque, por constituírem um mecanismo para que todos possam expressar suas opiniões, sua realização pode gerar graves conflitos e divergências internas. Resposta: Em instituições grandes e complexas como o MPF, não é salutar a realização de pesquisas porque, por constituírem um mecanismo para que todos possam expressar suas opiniões, sua realização pode gerar graves conflitos e divergências internas. Saiba Mais: Em uma instituição grande e complexa, dispersa territorialmente, como o MPF, as pesquisas constituem importantes instrumentos de obtenção de conhecimento e opiniões, para que as ações de planejamento possam orientar-se segundo as necessidades e expectativas de seu público. As pesquisas também constituem instrumento de participação de todos e de cada um na formulação e tomada de decisões. Infelizmente, membros e servidores não perceberam a importância de sua efetiva participação nesse processo e algumas pesquisas têm tido respostas abaixo do índice de participação considerado representativo. 12. O Painel de Contribuição: ( ) Não implica pactuação interna para a sua efetivação, dependendo apenas de ordens hierárquicas superiores; ( ) É uma ferramenta que permite visualizar e identificar, de forma clara e direta, as iniciativas que deverão ser realizadas para o alcance dos objetivos estratégicos; ( ) O Painel de Contribuição do MPF/MG foi construído coletivamente por procuradores e servidores da PR/MG. PRMs não puderam participar.


Resposta: É uma ferramenta que permite visualizar e identificar, de forma clara e direta, as iniciativas que deverão ser realizadas para o alcance dos objetivos estratégicos Saiba Mais: O Painel de Contribuição visa dar concretude aos objetivos estratégicos do MPF. Por isso ele aponta todas as iniciativas que deverão ser realizadas por cada unidade para que a instituição alcance aqueles objetivos. Para obter o comprometimento de todos, o painel de Contribuição do MPF/MG foi construído coletivamente, em novembro de 2012, com a participação de membros e servidores da PR/MG e das PRM's até então instaladas. 13. O Painel de Contribuição do MPF/MG tem como uma de suas iniciativas a implementação de um banco de peças processuais do MPF disponível a todos os membros do estado. Essa iniciativa visa atender qual objetivo estratégico? ( ) Fomentar relacionamentos com público de interesse; ( ) Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes dos servidores; ( ) Trabalhar alinhado à estratégia com foco em resultados; ( ) Aperfeiçoar a atuação judicial. Resposta: Aperfeiçoar a atuação judicial. Saiba Mais: Além do balanço de peças processuais disponível a todos os membros do estado, com o objetivo de aperfeiçoar atuação judicial, o nosso Painel de Contribuição também prevê outras iniciativas como realizar encontros regionais para à uniformização de entendimentos jurídicos sobre temas de importância para o MPF e o monitoramento de prazos de tramitação dos inquéritos policiais e processos judiciais. 14. Outra terminologia bastante utilizada no PEI é a Gestão por Processos, que está descrita abaixo, exceto em: ( ) É uma metodologia que permite conhecer e mapear os processos organizacionais desenvolvidos pelo MPF, identificando os problemas que reduzem a eficiência;


( ) O Escritório de Processos é uma ferramenta desse tipo de gestão e está em fase de implantação na PR/MG; ( ) A Gestão de Processos, após implementada, não necessita de monitoramento e avaliação posteriores, porque ela se dará de forma automática; ( ) Promove a uniformização dos processos de trabalho e sua descrição em manuais. Resposta: A Gestão de Processos, após implementada, não necessita de monitoramento e avaliação posteriores, porque ela se dará de forma automática; Saiba Mais: Gestão de Processos é uma metodologia que utiliza técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimiza e controlar rotinas de trabalhos da instituição. Ela permite conhecer e mapear os processos organizacionais, identificando os problemas que reduzem a eficiência. A gestão por processos necessita de monitoramento e avaliação constantes para se adequar às mudanças que decorrerão do próprio processo de modernização. 15. Escolha a(s) alternativa(s) correta(s): ( ) Para a consecução dos objetivos do PEI, As Câmaras de Coordenação e Revisão e a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão construíram mapas estratégicos temáticos que vão nortear a atuação de membros de todo o país. Já a Função Eleitoral e a Corregedoria elaboraram Planos de Ação; ( ) Planos de ação são sinônimos de Paineis de Contribuição; ( ) Um dos objetivos estratégicos definidos no Planejamento Temático da 2ª CCR (Criminal) é divulgação de forma sistemática e eficaz da atuação criminal do MPF e de seus resultados; ( ) Uma das ações definidas no Plano de Ação da 3ª CCR (Consumidor e Ordem Econômica) é disciplinar as palavras-chave” a serem utilizadas para descrever o objeto dos procedimentos extrajudiciais, de forma a facilitar a consulta no Único; ( ) A construção do PEI foi feita em Brasília-DF, sem a participação dos servidores; ( ) Uma das ações definidas pela 5ª CCR (Patrimônio Público) é a elaboração de relatórios especificando número de ações propostas,


sentenças de procedências recomendações cumpridas.

e

recursos

providos,

TACs

e

Respostas: − Para a consecução dos objetivos do PEI, As Câmaras de Coordenação e Revisão e a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão construíram mapas estratégicos temáticos que vão nortear a atuação de membros de todo o país. Já a Função Eleitoral e a Corregedoria elaboraram Planos de Ação; − Um dos objetivos estratégicos definidos no Planejamento Temático da 2ª CCR (Criminal) é divulgação de forma sistemática e eficaz da atuação criminal do MPF e de seus resultados; − Uma das ações definidas no Plano de Ação da 3ª CCR (Consumidor e Ordem Econômica) é disciplinar as palavraschave” a serem utilizadas para descrever o objeto dos procedimentos extrajudiciais, de forma a facilitar a consulta no Único; − Uma das ações definidas pela 5ª CCR (Patrimônio Público) é a elaboração de relatórios especificando número de ações propostas, sentenças de procedências e recursos providos, TACs e recomendações cumpridas. Saiba Mais: Os planos de ação constituem instrumentos elaborados após a construção dos respectivos painéis de contribuição, para abordar, de maneira mais especifica, as ações que serão realizadas na concretização das iniciativas propostas no painel. No caso da Corregedoria e da Função Eleitoral, devido a necessidades urgentes, foram elaborados diretamente os respectivos planos de ação. É importante destacar que a construção do planejamento Estratégico Institucional (PEI) foi feita com a participação conjunta de membros e servidores de todo o país. 16. Outra mudança já em curso no MPF é a que se relaciona à Gestão do Conhecimento, que exige a adoção de novas formas de tratar as informações que circulam na instituição. Assim: ( ) O Wiki constitui um de seus instrumentos, na medida em que possibilita a disseminação de conhecimento por meio do compartilhamento de arquivos;


( ) A ideia que permeia a Gestão do Conhecimento é de que, no âmbito da instituição, todo conhecimento ou habilidade profissional adquirida deve ser compartilhada e disseminada para a formação de boas práticas; ( ) Os treinamentos destinados a servidores devem orientar-se pelas peculiaridades individuais para serem mais eficazes; ( ) Os treinamentos devem levar em consideração aspectos relacionados às competências, ou seja, às atribuições de cada destinatário. Respostas: − O Wiki constitui um de seus instrumentos, na medida em que possibilita a disseminação de conhecimento por meio do compartilhamento de arquivos; − A ideia que permeia a Gestão do Conhecimento é de que, no âmbito da instituição, todo conhecimento ou habilidade profissional adquirida deve ser compartilhada e disseminada para a formação de boas práticas; − Os treinamentos devem levar em consideração aspectos relacionados às competências, ou seja, às atribuições de cada destinatário. Saiba Mais: O processo de Gestão do Conhecimento, em curso no MPF, orientase pela necessidade de alinhar a capacitação com a consecução dos objetivos estratégicos do MPF. Ou seja, os treinamentos e a difusão do conhecimento devem ser orientados às necessidades do MPF e não às necessidades individuais dos servidores. Neste sentido, devem ser considerados os seguintes aspectos: • Fundamentais, essenciais ou apoiadores: Conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes que descrevem comportamentos desejados de todos os servidores.; • Técnicas ou específicas: descrevem comportamentos esperados para grupos específicos de servidores, em razão do cargo ou atividade que exercem ou área de atuação; • Gerenciais: especificam comportamentos desejados de todos os servidores que exercem cargos gerenciais; • comportamentais: exigem atitudes adequadas das pessoas para lidar com situações do dia a dia no ambiente de trabalho.


17. Se você for apresentar um projeto para ser desenvolvido na sua unidade: ( ) Ele deverá mencionar o(s) objetivo(s) estratégicos a que estiver relacionado; ( ) Nada mudou ainda com relação à apresentação de projetos; ( ) Os projetos institucionais sujeitam-se somente à vinculação às atribuições do MPF, independentemente do Mapa Estratégico. Resposta: Ele deverá mencionar o(s) objetivo(s) estratégicos a que estiver relacionado. Saiba Mais: O foco institucional, a partir do PEI, é a instituição de projetos voltados a cumprir os objetivos estratégicos do MPF. Por isso, é imprescindível que toda proposta esteja alinhada com o Mapa Estratégico.


Gabarito - Quiz Modernização do MPF  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you