Issuu on Google+

informativo

edição jul / ago / set de 2013 distribuição gratuita

Cipatex® lança comerciais da linha Corano® na TV

Cipatex® apresenta revestimentos sintéticos de alta tecnologia em feira hoteleira

Cipatex® apresentou novidades na 13ª SEINCC


informativo

Institucional

Nova Campanha Corano® Cipatex® lança comerciais na TV A Cipatex® investe na produção de comercial de TV para divulgar os produtos da linha Corano®. Foram produzidas três versões de filmes com 30 segundos, que serão exibidas na mídia televisiva a partir de outubro. Os comerciais, que serão veiculados até março de 2014, são voltados ao consumidor final e têm como objetivo mostrar a versatilidade e os benefícios que o revestimento Corano® pode proporcionar ao dia a dia das famílias. Os filmes destacam que os estofados com o revestimento da linha oferecem conforto, devido ao acabamento Natural Comfort®, e praticidade na limpeza, já que não retêm poeira e é impermeável.

A campanha também reforça a resistência do Corano®, que é ideal para uso em ambientes com crianças, animais de estimação e em locais de uso intenso, inclusive área externa. O designer Marcelo Rosenbaum é o garoto propaganda do comercial e já representa a marca Corano® desde 2008 nos anúncios em revistas e internet, além de ter criado a coleção Caetê Rosenbaum® para Corano®. Os filmes serão exibidos durante a programação da GNT, Globo News, Telecine e Rede Record Regional. Os comerciais estão disponíveis no site www.corano.com.br.

Salvador Rogério Cavalari Coordenador de produção da Sintéticos

Está no Grupo Cipatex® há 22 anos. Iniciou sua carreira em 1991 como apontador de produção no PCP da Impregnadora, onde trabalhou até 1999. Foi para Sintéticos e trabalhou como operador de produção por três anos, passou a ser auxiliar de PCP por mais três anos e, em 2006, recebeu o convite para trabalhar no apoio à produção, onde, após dois meses, foi promovido a coordenador do setor das extrusoras. Como líder, costuma ser transparente, conversar bastante, entender as necessidades da sua equipe e valorizar muito o fator humano. Para ele, pequenos gestos podem fazer uma grande diferença para as pessoas, como, por exemplo, dar “bom dia” para toda sua equipe no início da jornada de trabalho significa muito. Segundo Salvador Rogério, para crescer profissionalmente é necessário muita dedicação, humildade, empatia e sempre buscar praticar os valores culturais.

João Aparecido da Silva

Coordenador de Expedição da Impregnadora Trabalha na Cipatex® Impregnadora há 20 anos, iniciou como expedidor e jamais imaginava chegar um dia a ser um coordenador, mas, com muita dedicação, as coisas foram acontecendo e a oportunidade surgiu. Quando entrou na empresa, tinha apenas a 4ª série e, com o telecurso oferecido pela empresa em parceria com o SESI, conseguiu concluir seu ensino fundamental e médio. Hoje, é formado tecnólogo em logística e está concluindo seu curso de pós-graduação em administração de projetos. Ética e honestidade sempre foram valores muito fortes para ele. Como líder, busca ser o mais verdadeiro possível, ouvir a opinião das pessoas, ser bastante transparente e flexível. Segundo ele, cativar, respeitar e se importar com as pessoas é um fator determinante para ter uma equipe motivada. Para João, a Cipatex® contribuiu muito com a sua comunicação, o seu relacionamento interpessoal e também foi um grande incentivador para seus estudos.

02


informativo

Eventos

Feira Equipotel Cipatex® apresenta revestimentos sintéticos de alta tecnologia em feira hoteleira. A Cipatex® participou pela primeira vez da Equipotel, feira de hotelaria e gastronomia, que ocorreu entre os dias 16 e 19 de setembro, no Anhembi, em São Paulo. O evento apresentou lançamentos, tendências, inovações tecnológicas e serviços voltados para o setor. Durante o evento, os visitantes conheceram os produtos da Cipatex® das linhas Corano® e Facto®, que podem ser aplicados em sofás, poltronas, cadeiras, cabeceiras e box de cama, criando um ambiente confortável e acolhedor, e que pode ficar ainda mais convidativo para uma boa noite de sono com a utilização do Lamicel blackout em cortinas para vedar a luz. O Cipatock, laminado rígido e semi rígido destinado ao revestimento de MDF, aglomerado, compensado e chapa dura, o Cipavinil®, laminado para piscinas e o revestimento de parede, também foram destaque no evento. Para mobiliar a área externa, a empresa levou materiais de alta performance, com acabamento Nautic Plus, resistente às intempéries e com proteção antibacteriana Microban®, eficaz contra bactérias e fungos causadores de manchas, odores desagradáveis e deterioração.

A participação da empresa na Equipotel, pela primeira vez, teve um estande ambientado e mostrou as inúmeras possibilidades de aplicações dos revestimentos sintéticos na rede hoteleira, com o intuito de impulsionar novos negócios e fortalecer a marca.

Feira Tecno Mueble Cipatex® participa de importante feira de móveis no México. A Cipatex® participou da 25ª edição da Feira internacional de tecnologia, a mais importante para a indústria de móveis do México e da América Latina, a Tecno Mueble 2013, realizada entre os dias 14 e 17 de agosto em Guadalajara – México. A Tecno Mueble é um evento onde se pode encontrar todo tipo de tecnologia e materiais para indústria de móveis e de madeira. Para a Cipatex®, foi uma ótima oportunidade para apresentar seus últimos lançamentos, conhecer novidades do setor e incentivar as relações comerciais entre empresas de diferentes nacionalidades.

03


informativo

Eventos

Feira Seincc Cipatex® apresenta novidades durante feira calçadista em Santa Catarina. A Cipatex® apresentou sua nova coleção Outono/Inverno 2014 em laminados sintéticos para calçados femininos durante a 13ª Semana da Indústria Calçadista Catarinense – SEINCC. O evento ocorreu entre os dias 24 e 26 de setembro, no Centro Empresarial e Cultural de São João Batista, em Santa Catarina. A coleção “Identidade” trouxe diversos lançamentos com grande variedade de cores e texturas, que possibilitam inúmeras combinações e atendem diferentes estilos. A empresa apresentou,

Feira Filda Cipatex® participa pela primeira vez da feira em Luanda, na África. A Cipatex® participa pela primeira vez da 30ª Edição da Feira Internacional de Luanda, a FILDA 2013, realizada entre os dias 16 e 21 de julho. A FILDA é um evento multissectorial de exposição e negócios que reúne anualmente empreendedores nacionais e internacionais, de continentes como África, América, Europa e Ásia, para expor produtos e serviços, assim como estabelecer contatos com parceiros. A empresa apresentou, no evento, revestimentos das linhas Corano®, para aplicação em estofados, Cipavinil®, para piscinas, Decorelli, para toalha de mesa, Sol&Chuva, para toldos e tendas, entre outros. O objetivo da Cipatex® foi apresentar as diversas possibilidades de aplicações dos revestimentos para prospecção de novos clientes.

04

no evento, laminados com toques, nobucados, macios, metalizados e vernizes, além das estampas animais. A paleta de cores da nova coleção é bastante diversificada, passando por vários tons terrosos, nuances de vermelho e tem como destaque tonalidades em azul e verde. A feira reúne importantes empresas do segmento e possibilita à Cipatex® fortalecer a relação com os clientes.


informativo

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento de Segurança Cipatex® Impregnadora promove simulado para orientação em caso de acidente. No dia 11 de julho, a Cipatex® Impregnadora realizou um treinamento simulado, no qual foi programado e realizado, de forma parcial, no prédio das estamparias 1 e 2. A simulação foi de uma pequena explosão na estamparia 2, onde um dos colaboradores que desmanchava uma ruga no filme foi surpreendido por uma queima rápida de produtos volatilizados e concentrados, provocada por “eletricidade estática”. Na simulação, o colaborador cai de uma altura aproximada de 40 centímetros e é atendido por socorristas, com suspeita de trauma na coluna, fratura e ferimento com hemorragia na perna direita. Ele foi imobilizado e conduzido ao Pronto Socorro local, pela viatura de resgate da Guarda Civil Municipal, que foi parceiro da empresa neste treinamento. Outra simulação foi a de uma pessoa com crise de desmaio e tratada no local pela equipe de socorristas de prontidão. Além da equipe de socorristas, outros brigadistas formaram duas linhas de combate que ficaram de prontidão prevendo possibilidade de princípio de incêndio, enquanto outro brigadista auxiliou no abandono de área pelos colaboradores das estamparias. Também foi desligada a energia do setor, prevendo a necessidade de utilizar água para combate ao possível fogo. Ao final do treinamento e de acordo com a orientação da Instrução Normativa, a equipe responsável pelo treinamento, realizou uma breve reunião na qual foram apontadas as falhas e enaltecidos os acertos. A importância dos exercícios simulados nas emergências. A preparação é a chave para um atendimento adequado à emergência. Se os colaboradores estiverem bem preparados, haverá uma boa chance da realização de um bom atendimento, cumprindo com segurança os procedimentos estabelecidos em protocolos em um PPP (Programa de Prontidão Preventiva). Para a atividade industrial, o simulado é normalmente a última

fase da etapa de preparação, já que o exercício foi, na maioria das vezes, precedido de um estudo de análise de riscos em que possíveis cenários acidentais dentro da empresa foram identificados, suas consequências foram avaliadas e os recursos e procedimentos necessários para o atendimento emergencial àqueles cenários foram adquiridos e estabelecidos. Estes procedimentos, aliados a um fluxograma de acionamento de técnicos e instituições e a uma estrutura organizacional para o gerenciamento da emergência, compõem os principais elementos do PPP da empresa. O que é um simulado? Segundo o Dicionário Michaelis, ‘simulado’ é algo feito à imitação da coisa verdadeira. É exatamente este o sentido da palavra ‘simulado’ para nós: é uma imitação de uma situação real. Assim, um simulado é um exercício prático que imita uma situação real com a finalidade de avaliar a eficiência dos planos de emergência, bem como treinar as equipes de resposta. Evidentemente, os simulados objetivam também promover a integração entre os diversos órgãos que estarão atuando conjuntamente na resposta às emergências. O simulado tem quatro fases distintas, igualmente importantes: planejamento, organização, execução e avaliação. Na fase de planejamento, são definidos seus objetivos, escopo (tipo de simulado), data, etc. Na fase da organização, as demais instituições participam e é definido o cenário (impacto ambiental, vítimas), a atuação de cada um, os recursos a serem utilizados, a cronologia, a equipe de avaliadores, etc. Na fase da execução, o exercício é desenvolvido conforme o planejamento realizado. Na fase de avaliação, as instituições devem se reunir e realizar uma análise crítica do exercício, a partir do que foi observado pela equipe de avaliadores e por elas próprias, permitindo, assim, o aprimoramento dos trabalhos.

05


informativo

Treinamento NR35 Treinamento realizado aos colaboradores que executam atividades em altura. Em julho, foi realizado o treinamento de NR35 aos colaboradores que executam atividades em altura, para que tenham condições de realizar suas atividades com a máxima segurança, prevenindo incidentes e acidentes. O treinamento foi ministrado pelo técnico de Segurança Marcos Roberto da Silva, da Melo’s Consultoria, com carga horária de 8 horas e contou com a participação de 55 colaboradores das áreas de manutenção, construção civil e segurança do trabalho.

Banco de Talentos Participantes do banco de talentos recebem treinamento em julho e agosto.

No mês de julho, os participantes do banco de talentos receberam o treinamento “Gerenciamento de Projetos”, realizado pela entidade SENAI e ministrado por Renê Machado Lopes, com o objetivo de auxiliá-los na elaboração e no gerenciamento de projetos. No mês de agosto, participaram do treinamento “Comunicação e Oratória”, ministrado pelo professor Leonardo Calixto, autor do livro “Eu, o Vento e a Proa”, com o intuito de fortalecer e potencializar a comunicação e oratória dos participantes para ampliarem seu potencial comunicativo nas apresentações em público.

06


informativo

Treinamento e Desenvolvimento

Programa Talentos Operacionais A unidade Sintéticos inicia programa com o intuito de preparar colaboradores para novas oportunidades. Em julho, teve início o Programa Talentos Operacionais, na unidade Sintéticos, para o qual foram indicados 30 colaboradores da produção, dos setores: Calandra, Extrusora, Gofradeira, Estamparia, Laca e Revisão de Materiais. O programa está sendo ministrado pelo instrutor Luiz Duarte, da consultoria IdegeRH, e terá duração de 9 meses. Os temas que serão vistos no treinamento são: automotivação, liderança, valores culturais, comunicação (oratória), percepção x realidade, disciplina/responsabilidade, feedback, competitividade e prevenção de acidentes. O objetivo deste programa é melhorar as competências comportamentais dos participantes para que possam estar preparados para novas oportunidades. Parabéns a todos os indicados!

Praticando o pensamento enxuto Colaboradores recebem treinamento sobre o Lean Manufacturing e as ferramentas de melhoria Kaizen e 5S Foi realizado, no período de junho a julho, o treinamento “Praticando o Pensamento Enxuto - Lean”, que teve como objetivo passar aos colaboradores da produção conhecimento sobre o Sistema Lean Manufacturing e as ferramentas de melhoria Kaizen e 5S, além de abordar temas como: melhoria de ganhos de produtividade, redução

de setups de máquina e eliminação de perdas. O treinamento foi realizado pelo SENAI, com os instrutores Renê Machado Lopes e Adriane De Nadai, com carga horária de 8 horas, e contou com a participação de mais de 300 colaboradores da produção das unidades Impregnadora e Sintéticos.

07


informativo

Treinamento e Desenvolvimento

Automação Hidráulica Industrial A empresa realiza treinamento aos colaboradores do setor de manutenção. No período de 24 de junho a 05 de julho, foi realizado o Curso: “Automação Hidráulica Industrial” pela escola móvel do SENAI. Este curso de aperfeiçoamento profissional teve como objetivo desenvolver conhecimentos e habilidades básicas referentes aos componentes hidráulicos utilizados em máquinas, equipamentos e

dispositivos. O treinamento foi ministrado pelo instrutor José Fernando dos Santos e teve carga horária total de 40 horas, com a participação dos colaboradores do setor de manutenção das unidades Impregnadora, Sintéticos e Duci.

Treinamento Televendas Nova equipe de vendas interna recebe treinamento. Ocorreu no mês de agosto o treinamento “Televendas: o relacionamento, a negociação e a venda por telefone”, ministrado pela instrutora Vivian de Oliveira da Voss Consultoria. O treinamento teve como objetivo preparar e capacitar a nova equipe de vendas interna na atuação nas vendas por telefone, além de passar conhecimentos de como utilizar de forma eficiente as habilidades e técnicas para um bom atendimento.

Liderança com foco em vendas Gerentes e supervisores de vendas recebem treinamento. Em agosto, os gerentes e supervisores de vendas do grupo Cipatex® receberam o treinamento de Liderança, com foco em vendas e gestão de equipes de alta performance. O treinamento foi ministrado por Edu Oliva, da Consultoria Voss, com carga horária total de 16 horas, com o objetivo de reforçar os princípios e as práticas essenciais de liderança, percepção e gestão de mudanças, bem como desenvolver habilidades e competências de um líder eficaz.

08


informativo

Treinamento e Desenvolvimento

Programa Benchmarketing no Nordeste Cipatex® do Nordeste promove visita aos clientes Alpargatas e Penalty.

No dia 16 de agosto, uma equipe com nove colaboradores da Cipatex® do Nordeste realizou uma visita técnica à fábrica da Alpargatas, unidade de Santa Rita/PB, onde tiveram a oportunidade de conhecer na prática os processos dos setores de laboratório e produção de calçados. Já no dia 13 de setembro, uma equipe de oito colaboradores com foco em laboratório visitou o cliente Penalty, com sede em

Bayeux/PB, e, no dia 02 de outubro, outra equipe com dez colaboradores retornou à empresa, desta vez, com foco em produção. O Programa Benchmarketing faz parte de uma ação na unidade do Nordeste, com o objetivo de realizar visitas técnicas aos seus principais clientes para conhecer novos processos, trazer novas ideias, fortalecer o relacionamento e, principalmente, estimular melhorias e inovações para o processo produtivo da empresa.

Treinamento R.O. e Indicadores no Nordeste Equipes da Cipatex® do Nordeste recebem capacitação. A partir do mês de agosto, reuniões e treinamentos foram realizados sobre os temas R.O. (Resultado Operacional) e indicadores. Inicialmente, o gerente geral da unidade, Wilder Grando, abriu as reuniões falando sobre o R.O., envolvendo todos os líderes da unidade. Na sequência, cada gestor realizou com suas equipes um treinamento sobre os indicadores setoriais abrangendo 100% dos colaboradores. O objetivo da Cipatex® do Nordeste é prover maior entendimento sobre os indicadores e o R.O. da empresa, com o intuito de estimular os colaboradores a gerar melhores e maiores resultados para atingir as metas. “Ter participado da reunião sobre o R.O. com o gerente, além de aumentar o meu conhecimento sobre o assunto, trouxe maior motivação e me deixou mais confiante e entusiasmado para o trabalho. E ainda nos passou bastante credibilidade e que a empresa realmente acredita que podemos melhorar os nossos resultados”. Relatou Carlos Eduardo Alves de Paiva – trainee.

09


Atendimento odontológico na Cipatex® do Nordeste Colaboradores recebem tratamento na empresa, em parceria com o SESI. Pensando na saúde dos seus colaboradores, a Cipatex®, em parceria com o SESI, trouxe para a unidade do Nordeste o carro de atendimento odontológico destinado a toda a sua equipe. Diversos procedimentos foram realizados, como triagem, limpeza, restaurações e orientações voltadas para a melhoria da saúde bucal. O objetivo desta ação é a preocupação com a saúde e promover maior praticidade aos colaboradores, que não precisam se locomover da fábrica para receberem atendimento. No total, foram realizadas 255 consultas, 85 colaboradores foram beneficiados e receberam 50% do tratamento custeado pela empresa. A Cipatex® do Nordeste agradece a todos que contribuíram e participaram para o sucesso desta ação.

Projeto Social em Cerquilho Cipatex® doa monitores ao polo de capacitação em Informática. No dia 05 de agosto, a Cipatex® doou 15 monitores de LCD ao Polo de Capacitação em Informática da cidade de Cerquilho. A empresa apoia o projeto desde 2007. O objetivo da empresa é contribuir para que a população tenha acesso à informática e incentivar a busca por melhoria e qualificação profissional.

10

informativo

Responsabilidade Social


informativo

Responsabilidade Social

Cipatex® tetra campeã de futebol society Colaboradores das unidades Impregnadora e Sintéticos têm participação vitoriosa em torneio da PPE. A equipe da Cipatex® participou do Torneio PPE de futebol society, que contou com a participação de 12 equipes, formadas por empresas de Cerquilho e região. Na disputa da semifinal com a Santa Teresa de Jumirim, a equipe da Cipatex® venceu com placar de 4x1 com gols do Renato, Kleber (2) e Bruno. Já na partida final, em que se tornou campeã pelo quarto ano consecutivo, goleou a Exótica com o resultado de 7x0, com gols do Félix, Adriano (4), Renato e Pintinha. Destaque para Adriano (Sintéticos) - Artilheiro do Torneio pelo 3º ano consecutivo. Atletas: Cassio (Impregnadora) - Fernando (Impregnadora) - Félix (Impregnadora) - Renato (Sintéticos) - Bruno (Sintéticos) - Kleber (Sintéticos) - Tinho (Impregnadora) - Melancia (Impregnadora) - Robson (Sintéticos) - Adriano (Sintéticos) - Pintinha (Impregnadora) - Vadinho (Impregnadora) - Cuba (Impregnadora) - Renato (Tietê) - Allan (Tietê). Técnico: Ricardo Cabeção e Auxiliar: Dagmar.

Colaboradores da Cipatex® Sintéticos participam dos Jogos Industriais do SESI Equipe esportiva conquista bicampeonato de truco.

No dia 21 de julho, colaboradores da Cipatex® Sintéticos participaram dos Jogos Industriais do SESI - Torneio de Truco, que ocorreu na cidade de Tatuí. Na final, a dupla Alex e Michel, da Cipatex®, competiu com uma dupla da empresa Guardian e foi campeã, trazendo o titulo de bicampeão do torneio. Parabéns a todos os que participaram e tornaram possível mais esta conquista.

11


informativo

Meio Ambiente

Eco Dica

Qual o nosso foco? ML Padreca • Consultor Ambiental

Quando percebemos, estamos envolvidos com perguntas que nos fazem refletir ou mesmo definir qual o nosso papel, o nosso foco ou o nosso perfil em relação às questões que nos envolvem diariamente. Somos “bombardeados” pelos noticiários, folhetins diários, revistas, jornais, enfim; todas as mídias querem ou sugerem-nos que temos que tomar partido sobre esse ou aquele assunto. Daí a pergunta inicial: qual o nosso foco? Muito se fala sobre tomarmos atitudes “politicamente corretas”. Então, nos vem a pergunta, o que é ser “politicamente correto”? A meu ver, para sermos “politicamente corretos”, em algum momento, estaremos de frente com um dilema, crucial e de foro íntimo, em que não podemos afirmar com toda a certeza se aquilo que realmente pensamos e aquilo que realmente acreditamos é “politicamente correto”. Sugiro que nos alinhemos com nossos pensamentos mais puros (não quero propor que sejamos “politicamente corretos”, ok?), gostaria de deixar embutido em cada pessoa que lê este texto o seguinte: Qual o seu foco em relação ao meio ambiente? Sobre nossos resíduos diários: O que você faz com as embalagens que você descarta diariamente? Você escolhe a embalagem menos impactante ao meio ambiente quando compra algo no supermercado? Quanto ao uso de água: Quando está no banho, você se ensaboa com o chuveiro aberto ou fechado? Você já viu alguém “varrer” a calçada com esguicho de água? (aquela água que pode ser bebida. A prefeitura

12

gasta uma fortuna para tratá-la e depois a manda por tubulações para sua casa; e quem paga tudo isso é você, eu e muitos outros através de impostos) e aí, você tomou alguma atitude em relação ao sujeito que estava “gastando” á água que deveria ser utilizada para banho, dessedentação e alimentação humana? E tem outro sujeito que lava o carro todo fim de semana em casa, na rua, com a mesma água que deveria ser mais bem utilizada, e ainda as águas sujas escorrem pelo meio fio e vão, lá em baixo, poluir um curso d´água... Em poucos exemplos, podemos perceber que temos em comum alguma resposta a todas as questões acima levantadas, mas ainda não foi respondida a pergunta inicial: qual o nosso foco? E aí uma nova leva de perguntas pode ser sugerida, como: somos politicamente corretos e vamos tirar satisfação com o sujeito que desperdiça a “nossa” água, em usos supérfluos? Somos coniventes com o uso e o abuso em comprar e não nos preocupamos com o destino das embalagens e coisas que nos serviram? As questões estão colocadas. Para a primeira e maior, ainda não tenho as respostas, pois a cada nova pergunta, muitas outras surgem e nos faz repensar se somos ou não “politicamente corretos”, ou melhor e mais enfaticamente, se queremos ou não ser “politicamente corretos”. Independentemente disso tudo, temos que repensar e ajustar “nosso foco”, para que mesmo que não sejamos isso ou aquilo em relação a ser “politicamente corretos”, tenhamos a nítida ideia da preservação ambiental a partir de pequenas atitudes, para que de forma exponencial ou atômica as boas práticas sejam multiplicadas de forma global e, assim, com muita certeza, viveremos mais e melhor.


Cipatexto outubro on line