Page 1

Grupo Urucum de Diversidade Sexual

Lavras - MG


“NĂŁo podemos temer a tempestade. Devemos aprender a bater cabelo na chuva.â€? M. Bello


Apresentaç Apresentação O Urucum (Bixa orellana) é uma planta da família das bixáceas, utilizada por muitos povos indígenas como tintura para se embelezar e se preparar para grandes batalhas. Inspirados nisso, nós LGBT's de Lavras formamos o Grupo Urucum de Diversidade Sexual, nos pintando com as cores do arco-íris para enfrentar diariamente a nossa batalha contra a homofobia. Formado em 2010, com o objetivo de fortalecer e dar mais visibilidade à população LGBT de Lavras, discutindo, pela primeira vez, as questões sobre a diversidade sexual, tanto na universidade quanto na própria cidade. Atuamos realizando estudos e debates; atividades culturais como mostras de filmes, apresentações e festas; manifestações e produção de materiais para conscientização da comunidade lavrense.


Histó Histórico 2010 Abril

Primeiras reuniões informais entre amigos.

Maio

Definição do nome do grupo como Urucum.

Junho

Primeira leitura e discussão de um texto oficial.

Dezembro

Escrita a carta oficial de apresentação do grupo.


Histó Histórico 2011 Março

Definição da logomarca.

Abril

Primeira intervenção do Grupo Urucum na UFLA.

Maio

O Urucum ganha visibilidade na cidade após a manifestação no dia 17.

Junho

Definição dos objetivos e da visão do grupo. Aproximação de outros grupos de diversidade sexual. Criação do blog.

Julho

Participações do grupo em encontros dentro e fora do estado.


Histó Histórico 2011 Agosto

Apresentação do grupo perante aos estudantes ingressantes da UFLA. Planejamento e definição da I Semana de Diversidade Sexual.

Setembro

Início da I Mostra de Cinema LGBTT de Lavras.

Outubro

Realização da I Semana de Diversidade Sexual de Lavras.

Novembro Dezembro

Encerramento da I Mostra de Cinema LGBTT de Lavras. Reunião de planejamento anual.

Estabelecimento de local fixo para as reuniões. Escrita a carta oficial do grupo contendo visão, valores e missão.


Histó Histórico 2012 Fevereiro

Participação do grupo no IX ENUDS.

Março

Definição da estrutura organizacional do grupo. Reunião de planejamento semestral.

Abril

Apresentação do grupo perante aos estudantes ingressantes da UFLA..

Maio

Início da II Mostra de Cinema LGBTT de Lavras. Intervenção na cidade, em escolas de ensino médio e na UFLA no dia 17.

Junho

Reunião de planejamento semestral.


Ideologia Valores Solidariedade, companheirismo, respeito, determinação, igualdade e comprometimento.

Missão Fortalecer e dar mais visibilidade à população LGBT de Lavras. Discutir e orientar toda a sociedade sobre diversidade sexual, direitos, deveres e políticas públicas.


Organizaç Organização O Grupo está estruturado em coordenadorias. São elas: Secretaria: Responsável pela elaboração de atas de reuniões, encaminhamento e arquivamento de memorandos e ofícios. Membros: Camila Britto, Odilon Júnior e Thalles Martins. Tesouraria: Responsável pela prestação de contas, orçamentos financeiros, transparência orçamentária e controle de caixa. Membros: Carolina Collela e Douglas Fernandes Formação: Responsável pelo planejamento e coordenação das reuniões. Membros: Bruno Léo, Felipe Fernandes, Mateus Bello e Thiago Souza.


Organizaç Organização Cultura e Eventos: Responsável pela organização de festas, palestras, reuniões e/ou qualquer evento. Membros: David Marques, Flávio Filho, Jhonny e Thiago Souza Política: Responsável pela negociação do grupo com órgãos municipais, estaduais ou federais e pela conduta do grupo. Membros: David Marques, Flávio Filho, Rafael Cuissi e Thalles Martins Comunicação: Responsável pela divulgação de todos os eventos, externos ou internos, do grupo. Membros: Angélica Alves, Bruno Léo e Felipe Fernandes. Arte e Design: Responsável pela produção de panfletos, folders, cartazes e todos os meios de comunicação escrita e visual. Membros: Thiago Souza e Willian Divino


A cidade de Lavras Localizada ao sul de Minas Gerais com aproximadamente 92 mil habitantes, conforme o censo de 2010 do IBGE, é caracterizada pelo conservadorismo e por pouca diversidade cultural, o que acreditamos que contribui para a homofobia, construção de estereótipos, preconceitos e para a invisibilidade da sociedade LGBT.


A Universidade Federal de Lavras Instituição de ensino superior com mais de 100 anos de tradição nas ciências agrárias. Com isso traz marcas muito fortes da cultura machista, racista e homofóbica, que está presente na elite do campo brasileiro. O debate, a visibilidade e as políticas voltadas para o combate das desigualdades de gênero, raça e sexualidade nunca foram realizadas pela administração da universidade. A UFLA, após aderir ao REUni, tem se ampliado em outras áreas do conhecimento o que faz com que a universidade tenha uma maior diversidade de sujeitos, escancarando a necessidade desses debates.


Atividades desenvolvidas


Atividades desenvolvidas - 2011 Círculo de Estudos Em nossas reuniões semanais ordinárias realizamos espaços de formação. Foi usada a seguinte metodologia: levantamos temas de interesse do grupo, e cada pessoa se responsabilizou por um tema. Já foram abordados diversos assuntos onde destacou-se a palestra sobre União Civil, possibilitando ao grupo discutir sobre o tema e analisar um modelo de contrato do mesmo.


Atividades desenvolvidas - 2011 Conversa com a Drag Queen Agatha Simpson A drag queen Agatha Simpson faz parte de um seleto grupo de grandes nomes sul mineiros destacando assim Lavras, sua cidade natal. Honrando o grupo com a sua presença, ela nos contou sobre sua vida, seus shows e um fato se destaca: “Ser drag queen começou com uma brincadeira de amigos e em contato com um dos promoters de festas LGBT’s da cidade, firmou-se o primeiro contrato em outubro de 2009, desde então os shows continuam”, explica.


Atividades desenvolvidas - 2011 I Mostra de Cinema LGBTT de Lavras

Como parte do projeto lançado à Rede, o Grupo Urucum teve como proposta a realização da I Mostra de Cinema LGBT de Lavras. Voluntários do grupo se encarregaram de estudar e preparar um debate para cada dia da mostra, onde foram realizados cinco filmes: Primeiro filme: “Orações para Bobby”. Exibido no dia 17 de Setembro, o longa foi coordenado por Rodrigo Gonçalves. Segundo filme: “Assunto de meninas”, exibido no dia 1º de Outubro e coordenado por Heliene Macedo. Terceiro filme: “Minha vida em cor de rosa”, exibido no dia 29 de Outubro e coordenado pelos membros da ONG Ciranda – Entretecendo Caminhos, que apoiou o Grupo Urucum no projeto em parceria com a RUDS e que faz um belo trabalho com profissionais da educação, desenvolvendo as temáticas de HIV/AIDS, violências, homofobia, sexismo, gravidez na adolescência, dentre outras, através de metodologias participativas. Quarto filme: “Garotos não choram” foi exibido no dia 5 de Novembro e coordenado por Felipe Fernandes. Quinto filme: “Milk – a voz da igualdade”, exibido no dia 19 de Novembro e Coordenado por Rafael Cuissi


Atividades desenvolvidas – 2011 Recepção de Calouros 2011/2 O Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFLA) disponibilizou aos núcleos de estudos, empresas juniores e demais organizações da universidade, um espaço para apresentação de suas atividades durante a recepção de calouros que ocorreu nos turnos: matutino, vespertino e noturno. O grupo Urucum preparou uma breve exposição de suas atividades que consistiu em uma apresentação de slides contendo o logotipo do grupo, horário/local das reuniões e os logotipos dos parceiros, além de uma exposição oral realizada por algum membro do grupo onde os integrantes fariam uma breve explicação dos objetivos do grupo, organização, horário/local da reunião e convidando todos para participar das reuniões. Observou-se que muitos discentes ficaram surpresos ao tomarem ciência de que na universidade havia um grupo de estudos sobre diversidade sexual. Verificou-se que os mesmos ouviram atentamente a exposição dos integrantes do Urucum. Além disso, numa reunião seguinte, percebeu-se que um estudante que havia assistido a apresentação, compareceu à reunião para conhecer melhor as atividades do grupo.


Atividades desenvolvidas – 2011 Campanha HIV/AIDS

A cidade de Lavras tem hoje um número alarmante de pessoas infectadas por algum tipo de DST. Preocupados com isso e cientes de que a única arma é a prevenção, o grupo, em parceria com a ONG MGA – Alfenas, fez a distribuição de gel lubrificante e preservativos em alguns eventos da cidade. Contamos ainda com um panfleto informativo explicando as doenças e formas de prevenção e convidando as pessoas para conhecer o grupo.


Atividades desenvolvidas – 2011 I Semana de Diversidade Sexual de Lavras: Política, Cultura e Arte LGBTT A construção da I Semana de Diversidade Sexual foi um projeto muito grande e inovador para o Grupo, todos participaram das decisões de estruturas e temas, construindo a Semana como coletivo. As atividades foram divididas em comissões para facilitar o trabalho. Enfrentamos vários problemas com relação á universidade, que com a ajuda do DCE, foram resolvidos, como reserva de espaços, registro do evento e empréstimo de equipamentos. Tivemos problemas também com o recebimento do dinheiro do projeto para realização da semana, o que influenciou na divulgação e na realização de algumas atividades, e alguns palestrantes não puderam estar presentes e tivemos que solucionar em cima da hora, para não deixar os espaços vazios. A I Semana teve uma grande repercussão frente á Universidade e em parte à comunidade lavrense. Nos espaços tinham bastante gente de fora do grupo participando, inclusive professores da universidade. A TV U (TV Universitária da UFLA) divulgou o evento com entrevista. Nos espaços culturais, na cantina principal da UFLA, houve muita visibilidade às Drag’s. Algumas pessoas se aproximaram do grupo e se tornaram membros orgânicos após a semana. A participação do GUDDS e do Primavera nos Dentes foi muito importante, para nos conhecermos melhor e estreitar nossos laços. A Semana foi um evento muito novo na Universidade, trouxe debates nunca discutidos e o Grupo, com isso, adquiriu respeito e visibilidade.


Atividades desenvolvidas – 2012 Recepção de Calouros UFLA-MG 2012/1

A recepção de calouros do primeiro semestre letivo de 2012 aconteceu em uma reunião ordinária no dia 01 de abril com o objetivo de apresentar o Grupo Urucum aos alunos ingressantes da UFLA. Planejada de forma dinâmica, foi iniciada com o histórico do grupo em forma de vídeo, em conjunto com a dinâmica “Problematizando o Gênero”, conduzida por Felipe Fernandes. Houve ainda uma roda de discussão com o tema “O porque da necessidade da luta contra a homofobia” orientada por Mateus Bello. Os participantes apresentaram-se, expuseram suas respectivas opiniões e encerramos com um coffee-break tipicamente mineiro.


Atividades desenvolvidas – 2012 17 de maio – Dia Internacional de Combate à Homofobia

Nesta data, que marca o Dia Internacional de Combate à Homofobia, o grupo realizou palestras e panfletagem nas maiores escolas de Ensino Médio da cidade. Em paralelo, foram colados cartazes, com dados sobre a homofobia na principal avenida da cidade. Na UFLA, além dos cartazes, foram colocados cruzes e balões pretos representando todas as agressões que os homossexuais sofrem. O grupo teve uma grande visibilidade perante à universidade e à cidade.


Atividades desenvolvidas – 2012 II Mostra de Cinema LGBTT de Lavras

A segunda mostra de cinema do Grupo Urucum de diversidade sexual trouxe filmes com temas na esfera LGBT a serem discutidos. As produções cinematográficas escolhidas, abordam diferentes realidades, com o intuito de discutir, de forma abrangente, dificuldades da inserção de LGBT’s como cidadãos na sociedade civil. A mostra obteve diversas discussões construtivas, contribuindo para a formação dos presentes e do grupo.


Participaç Participação em Eventos


2011 1º Encontro Sudeste de Jovens Gays e Homens que fazem sexo com outros homens (HSH) Realizado pelo Movimento Gay das Vertentes durante os dias 4 a 7 de agosto em São João Del Rey - MG, o encontro teve como objetivo reunir representantes de organizações não governamentais e outros coletivos de juventude dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo para discutirem assuntos relacionados à criminalização da homofobia, enfrentamento da epidemia de DST/AIDS com gays e HSH, políticas de direitos humanos e de juventude.


2011 I Encontro da Rede Universitária de Diversidade Sexual O primeiro encontro entre os grupos selecionados e os grupos que formaram a rede no edital financiado pelo Fundo de Iniciativa Comum aconteceu nos dias 5, 6 e 7 de agosto na cidade de Viçosa. Foi um espaço de formação e teve caráter teórico-prático onde os grupos interagiram entre si e expuseram seus projetos que foram analisados passo a passo. Foram enviados dois representantes do Urucum, Angélica Alves e Thalles Martins, que discutiram juntos o trabalho de um ano do grupo e o projeto lançado pelo grupo.


2011 II Encontro das Redes O encontro aconteceu na cidade de Vitória nos dias 24 e 25 de outubro e reuniu representantes das três redes financiadas pelo Fundo de Iniciativa Comum.e das organizações que compõem o Bloco Brasil/Rede América. Além do acompanhamento e monitoramento dos projetos foi apresentado o site do Fundo e ainda uma discussão sobre juventude.


2011 II Semana da Diversidade Sexual – MUDD*SE A Semana foi realizado pelo MUDD*SE que também compõe a RUDS entre os dias 8 a 11 de novembro na cidade de Juiz de Fora. O evento trouxe importantes discussões sobre a questão da diversidade sexual relacionada a saúde, educação, política, religiosidade entre outros temas para dentro da UFJF. A participação de um do membros favoreceu na interação entre ambos os grupos.


2011 II Encontro da Rede Universitária de diversidade Sexual Nos dias 17, 18 e 19 de Novembro de 2011 o grupo Urucum participou do II Encontro da Rede Universitária de Diversidade Sexual (RUDS) de Minas Gerais, em Belo Horizonte, organizado pelos grupos GUDDS (Belo Horizonte) e Primavera nos Dentes (Viçosa). O encontro teve como abertura a aula aberta, “Academia e militância”, ministrada por Jorge Vieira, na Universidade Federal de Minas Gerais. Nos dias 18 e 19, os grupos da RUDS se reuniram na sede do grupo MOOCAH (Contagem), afim de debater os conceitos de “rede”, orientação sexual e identidade de gênero, comunicação e interlocução, teorias da sexualidade e intervenção política e acompanhamento do andamento dos projetos dos grupos que compõem a rede. O grupo Urucum enviou duas representantes, Carolina e Angélica, as quais estiveram presentes em todos os espaços. Os representantes de cada grupo foram contemplados com informações de gestão técnica, gestão financeira dos projetos, oficinas de gestão de comunicação (fotos, websites, redes sociais, etc.) e espaços de formação básicos sobre sexualidade (orientação sexual, identidades de gênero, sexo e teorias da sexualidade e intervenções políticas). Para o grupo Urucum, os espaços de gestão foram de extrema importância no auxílio das ações inclusas do projeto aprovado. Os conceitos sobre sexualidade, a troca de informações e experiências entre os diversos grupos presentes, forneceram conhecimento para ações básicas de formação dentro de cada grupo e seu município.


2011 II Encontro Nacional de Jovens Gays, outros HSH e Travestis Organizado pela APV (Associação de Populações Vulneráveis ) com o apoio do Departamento Nacional de DST/AIDS e Hepatites Virais e Programa Estadual de DST/AIDS de São Paulo foi realizado cidade de São José do Rio Preto entre os dias 25 e 28 de novembro. O encontro reuniu vários jovens de todo o país com o objetivo de debater novas diretrizes para a saúde e políticas públicas e potencializar a formação de jovens ativistas, com conteúdo técnico de formação para planejamento e monitoramento de políticas públicas de saúde.


2012 IX Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual – ENUDS

Realizado no mês de fevereiro na cidade de Salvador - BA, o ENUDS permitiu ao grupo ter mais conhecimento sobre assuntos do gênero e compartilhar suas ideias com outros grupos/entidades. O evento contou com mesas redondas, apresentação de trabalhos por estudantes universitários e palestras. A maior lição que o grupo leva do ENUDS é: “Estar juntos para transformar estruturas do mundo que não está preparado para mudar certas estruturas.”


2012 IV Encontro dos Movimentos Sociais O IV Encontro dos Movimentos Sociais aconteceu na praça da assembleia legislativa em Belo Horizonte, entre os dias 27 e 30 de abril de 2012. Dois Representantes do Grupo Urucum de Diversidade Sexual estiveram presentes, e, pela primeira vez no encontro, foi realizada a primeira plenária LGBT, um espaço informal que reuniu cerca de 20 pessoas, entre eles representantes de grupos de diversidade sexual, além de pessoas que não estavam agregadas a algum grupo. No espaço foi discutida a importância do movimento LGBT em participar do encontro e se sentir como movimento social na construção de um projeto popular. Os presentes se comprometeram em levar para o próximo evento, que acontecerá em 2013, pautas para apresentá-las nas plenárias que acontecem durante o evento.


2012 III Encontro da RUDS O III encontro da RUDS foi realizado numa pousada na cidade de Barra Longa nos dias 11, 12 e 13 de maio. Além da participação dos grupos contemplados pelo edital esteve presente o grupo Batalho de Mariana que integra a rede também. O encontro teve o intuito de cada grupo autoavaliar suas contribuições para a Rede e vice-versa e sua interação com os demais grupos. Foi feito um panorama do histórico e a conjuntura do movimento LGBT até os dias atuais e uma discussão sobre perspectivas quanto a rede para esse ano.


Parceiros


Divulgaç Divulgação na mí mídia


Divulgaç Divulgação na mí mídia

Veículo: Ascom UFLA Data: 14/09/2011


Divulgaç Divulgação na mí mídia

Veículo: Rádio 94.7FM Data: 19/10/2012

Veículo: Ascom UFLA Data: 19/10/2012


Divulgaç Divulgação na mí mídia

Veículo: Site Lavras 24horas Data: 26/03/2012


Divulgaç Divulgação na mí mídia

Veículo: Ascom UFLA Data: 21/05/2012


Divulgaç Divulgação na mí mídia

Veículo: Site Lavras 24horas Data: 25/05/2012


Registros Fotogrรก Fotogrรกficos


Registro Fotogrรก Fotogrรกfico - Atividades I Mostra de Cinema LGBTT de Lavras


Registro Fotográ Fotográfico - Atividades I Semana da Diversidade Sexual de Lavras: Política, cultura e arte LGBT


Registro Fotográ Fotográfico - Atividades Recepção de Calouros – UFLA/2012-1


Registro Fotogrรก Fotogrรกfico Conversa com a Drag Queen Agatha Simpson


Registro Fotográ Fotográfico II Encontro Nacional de Jovens Gays

I Encontro Sudeste de Jovens Gays e HSH São João Del Rey - MG


Registro Fotográ Fotográfico Pré Enuds – Viçosa/MG

IX ENUDS Salvador - BA


Consideraç Considerações finais O município de Lavras vive em uma cultura com hábitos e costumes fruto do patriarcalismo, reproduz o machismo, racismo e homofobia dentro e fora dos espaços públicos. Nesse sentido, o grupo URUCUM acredita que devem ser tomadas medidas para a solução destes problemas. Através das atividades realizadas, conseguimos dar início a debates e discussões sobre a temática LGBTT para o município de Lavras. Junto a isso, obtivemos uma maior visibilidade e reconhecimento do grupo URUCUM, tanto para os nossos parceiros quanto para a comunidade lavrense em geral, dando suporte e incentivo para realização de outras atividades em conjunto. Acreditamos também que estas atividades contribuíram na formação dos integrantes do grupo, assim como na consolidação deste, para o desenvolvimento de futuras ações que visem combater cada vez mais manifestações de homofobia e intolerância em Lavras. Acredita-se que a homofobia não esta superada, e que a finalização deste projeto traça perspectivas futuras para atividades no município.

Portfólio do Grupo Urucum de Diversidade Sexual  

Design: Willian Divino e Thiago Souza

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you