Page 1

25º SET UNIVERSITÁRIO

Moradores estão à mercê do Prosamim1 Yara, OLIVEIRA2 Liliana, RODRIGUES3 Faculdade Boas Novas, Manaus, AM

RESUMO

O gênero opinativo, artigo de opinião enfatiza o ponto de vista de vista que alguém expõe. E essa avaliação não pode ser oculta, eventualmente articulada na argumentação, mas deve apresentar-se clara e coesa. A opinião do jornalista é participar da vida cultural, política, etc., e expressar-se de forma de artigos, sendo assim o nosso tema abordará a situação dos moradores injustiçados pelo Prosamim (Projeto Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus).

PALAVRAS-CHAVE: moradias; igarapés; lixo; promessas; chuva.

1.INTRODUÇÃO

A manifestação de opinião no jornalismo contemporâneo não é um fenômeno monopolístico. Por mais que a instituição jornalística tenha uma orientação definida (posição ideológica ou linha política), em torno da qual pretende que as suas mensagens sejam estruturadas, subsiste sempre uma diferenciação opinativa (no sentido de atribuição de valor aos acontecimentos). As condições de produção do jornalismo atual exigem a participação de equipes numerosas, donde a impossibilidade de controle total do que se vai divulgar. Do ponto de vista formal identificamos duas espécies de artigos: o artigo (propriamente dito) e o ensaio. A diferença entre ambos não reside apenas na extensão (artigo é um ensaio curto e o ensaio longo). O artigo contém julgamentos mais ou menos provisórios, porque escrito enquanto os fatos ainda não se configurando; já o ensaio apresenta pontos de vista mais definidos, alicerçados com solidez, porque tem compreensão mais abrangente do fato e pretende sistematizar o seu conhecimento. A argumentação utiliza no artigo de opinião baseia-se no próprio conhecimento e sensibilidade do articulista; no ensaio ela se apoia em fontes que se legitimam pela sua credibilidade documental, permitindo a confirmação das ideias defendidas pelo autor. A opinião emitida vincula-se à assinatura do autor; o leitor procura exatamente para saber como o articulista pensa e reage diante de cena atual.

1


25º SET UNIVERSITÁRIO

Os resultados obtidos validaram os paradigmas construídos: “No tocante aos que compõem o universo do jornalismo opinativo, a pesquisa não encontrou de novos gêneros e tampouco identificou contrastes significativos entre a minha tipologia e a prática cotidiana dos redatores do jornal”. (MARQUES DE MELO, José, Folha de S. Paulo, 1992, p.10).

2. OBJETIVO

Mostrar através do artigo de opinião aos idealizadores do Prosamim que as injustiças cometidas por eles estão prejudicando os moradores do igarapé do Mestre Chico destacando como ponto principal: o direito humano.

3. JUSTIFICATIVA

Este produto artigo de opinião tem como ideia principal argumentar os problemas causados pelo Prosamim que está prejudicando os moradores que vivem em áreas de risco. Escolhemos esta forma de artigo porque nos dá liberdade de opinar de qualquer assunto, ainda, mas se for para alertar as autoridades, quanto à falta de respeito com os moradores. Os mais pobres permanentemente insatisfeitos com que recebem dos governos, do Estado ou da comunidade, não encontram motivos para se interessar pelo jogo político ou para ser leias às instituições públicas. O debate não lhe diz respeito, nem os motiva. Até mesmo o voto e o ato de votar – tradicionais motivos de festa cívica e tratados com deferência por largas camadas da população – perdem força e valor. A sensação é de desprestígio da democracia, para alegria dos conservadores. (ALBUQUERQUE, Renan, 2008, p. 149).

Considerando que o principal aspecto do Programa reside no processo de saneamento dos igarapés, as ações necessárias envolvem um conjunto de atividade que passam pelos aspectos de urbanização, de habitação, pelos componentes técnicos e de engenharia de infraestrutura sanitária e de recuperação ambiental e pela avaliação e controle de impactos no meio ambiente.

4. MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS Com base nas aulas teóricas da disciplina de Leitura e Produção de Texto I, escolhemos o tema, Moradores estão à mercê do Prosamim. Motivo pelo qual enfrentamos 2


25º SET UNIVERSITÁRIO

com a desorganização do projeto. Resolvemos então, argumentar nossas opiniões através deste artigo. Para elaboração estrutural de um bom trabalho foi usado às regras dadas pela disciplina Metodologia de Estudo. Subentende-se que a pesquisa é indispensável, assim, realizamos uma pesquisa extensa em livros, sites e a pesquisa de campo. O artigo é um trabalho científico que se apresenta como forma de publicação destinada à divulgação de conhecimento científico e órgãos especializados e, como tal deve estabelecer a todos os princípios metodológicos de um trabalho desta espécie. (DAS CÁS, Danilo, Apostila, Artigo Científico, Citações e Notas, 2012).

5. DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO O Artigo de opinião é do gênero discursivo claramente argumentativo que tem por objetivo expressar o ponto de vista do autor que o assina sobre alguma questão relevante em termos sociais, políticos, culturais, etc. É necessário seguir as normas para realizar o trabalho científico: usar a fonte, Times New Roman, tamanho 12; Espaçamento entre linhas 1,5. A linguagem obedece á uma comunicação prática, clara, sucinta e argumentativa. Para um bom desempenho de um trabalho acadêmico é indispensável que as citações sejam feitas de conformidade com as normas. A elaboração Metodológica de Trabalho Acadêmico inicia-se pela Instituição de Ensino, ano, título, aluno, justificativa, métodos e técnicas utilizadas, descrição do produto ou processo, considerações e referências.

6. CONSIDERAÇÕES

O ponto de vista particular do Artigo de Opinião é argumentar, dever e obedecer às regras para elaboração dos trabalhos científicos é fundamental. Aprimorarmos nossos conhecimentos a partir da redação científica, como elaborar textos opinativos, tendo como base as aulas da disciplina de Produção e Elaboração de Texto I, e a estrutura do trabalho aprendemos as técnicas de um artigo de científico.

3


25º SET UNIVERSITÁRIO

Com este Artigo de Opinião destacamos a necessidade de buscar a pesquisa, por exemplo: em livros, sites, além de ir a campo.

7. REFERÊNCIAS MELO, José Marques, Jornalismo Opinativo: gêneros opinativos no jornalismo/ José Marques de Melo. 3° ed. Ver. E ampl. – Campos do Jordão: Mantiqueira, 2003. Site: www. prosamim.com.br/oprosamim. Acessado em 22/04/2012. Pesquisa de Campo: Parque Residencial Professor Gilberto Mestrinho (Prosamim). WILDE, Oscar. Citador.pt. Irlanda, 1854/1900. Escritor, Poeta e Dramaturgo. Disponível em: < http:/www. http://www.citador.pt/frases/o-jornalismo-moderno-tem-uma-coisa-a-seu-favora-oscar-fingall-oflahertie-wills-wilde-8875>. Acesso em: 2012/04/22. COSTA, Mirley. Apostila Produção de Texto I. Manaus, 2012. RODRIGUES, Liliana. Apostila Metodologia de Estudos. Manaus,cap.15, p.201,jun. 2012. Irlanda

4


Moradores estão à mercê do Prosamim  

Artigo de opinião enfatizando um ponto de vista

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you