Issuu on Google+

1

T TU UT TO OR RIIA AL L

E En nd dN No otte e W We eb b w ww ww w..m my ye en nd dn no otte ew we eb b..cco om m

B Biib blliio otte ecca ad de eC Ciiê ên ncciia ass d da aS Sa aú úd de e– –S Se ed de e B Biib blliio otte eccá árriia a:: L Liilliia aM Ma arriia aB Biitta arr N Ne ev ve ess 2 20 01 10 0

S SIIB BII/ /U UF FP PR R


2

S SU UM MÁ ÁR RIIO O APRESENTAÇÃO

3

1 – REGISTRO PARA ACESSO

4-7

2 - INSTALANDO A BARRA DE FERRAMENTAS CITE WHILE YOU WRITE (barra de ferramenta do Microsoft Word)

8-9

3 - COLETANDO REFERÊNCIAS 3.1 Pesquisa On-line

10-15

3.2 Inserindo Referências Manualmente

16-17

3.3 Importando Referências

18-21

4 – GERENCIANDO PASTAS E REFERÊNCIAS

22-23

5 – EXCLUINDO DUPLICATAS DE REFERÊNCIAS

24

6 – FORMATANDO AS REFERÊNCIAS PARA ABNT E OUTROS ESTILOS

25

7- TRANSFERINDO REFERÊNCIAS DA PASTA “UNFILED” PARA OUTRA PASTA

26

8 – TRABALHANDO COM O WORD

27-28


3

A AP PR RE ES SE EN NT TA AÇ ÇÃ ÃO O O EndNote Web é um software on-line que permite o armazenamento e a organização referências obtidas nas buscas em bases de dados. Permite também a inclusão automática citações e referências quando da elaboração do texto e a mudança para diversos estilos normalização. É uma ferramenta que auxilia o pesquisador, docente e alunos na elaboração seus trabalhos científicos.

de de de de

O acesso para o EndNote Web é restrito, ou seja, é necessário que você esteja no ambiente da sua instituição, no caso da UFPR o acesso é permitido no ambiente da UFPR e em casa é necessário configurar seu computador no servidor Proxy da Instituição. É necessário renovar anualmente seu registro no “myendnoteweb”, mediante seu e-mail e senha no Endnote você pode acessar qualquer produto da Web of Science, como: alertas e salvar pesquisas. Acesse o folder da conexão doméstica www.portal.ufpr.br na opção Tutoriais.

no

site

do

Portal

da

Informação

da

UFPR


4

1 1– –R RE EG GIIS ST TR RO OP PA AR RA AA AC CE ES SS SO O Acesse: www.myendnoteweb.com

Clique em Sign Up para se cadastrar


5

Digite um e-mail vรกlido, como o seu e-mail.

Clique em CONTINUE


6

Preencha os campos

Clique em “I Agree “ para concluir seu registro


7 No primeiro acesso à sua conta no End Note, após o registro, aparecerá a aba Getting Started with EndNote Web, com links que auxiliam a agrupar, a organizar e a formatar suas referências. Essa opção pode ser visualizada a qualquer momento, clicando em Show/Hide Getting Guide no canto superior direito da página.


8

2 2– – IIN NS ST TA AL LA AN ND DO OA AB BA AR RR RA AD DE EF FE ER RR RA AM ME EN NT TA AS SC CIIT TE EW WH HIIL LE EY YO OU UW WR RIIT TE E ((b ba arrrra ad de e ffe errrra am me en ntta ad do oM Miiccrro osso offtt W Wo orrd d)) Para utilização de todos os recursos do EndNote Web é recomendável a instalação do plug-in do EndNote Web na barra de ferramenta do Microsoft Word. Com isto é possível a inserção e a formatação de referências e de citações automaticamente enquanto se digita o trabalho. Para realizar o download e instalar o Plug-In clique na opção Download Installers ao final da página e siga os passos solicitados.


9

Clique em Download Windows e baixe o programa

Ao final do download execute a instalação do programa clicando em EndNoteweb.exe


10

3 3– –C CO OL LE ET TA AN ND DO OR RE EF FE ER RÊ ÊN NC CIIA AS S 3 3..1 1P Pe essq qu uiissa aO On n--lliin ne e ((b ba asse ed de e rre effe errê ên ncciia ass e e cca attá állo og go od de eb biib blliio otteecca ass)) No EndNote Web passe o mouse sobre a aba Collect em seguida selecione a opção Online Search

1 - Clique em COLLECT

2 - Clique em Search online database


11

Selecione a base de dados para pesquisa

Clique em Connect


12

Digite as palavras-chave da pesquisa usando um ou mais campos

Clique em Search


13

RESULTADO

Selecione as referências ou clique em “All” para selecionar todas as referências


14

Após a seleção das referências clique em Add to group, para exportar as referências para pasta já criada ou, selecione a opção New group para criar uma nova pasta, clicando sobre a pasta abrirá uma nova janela.


15

Digite o nome da pasta e clique em ok

Para visualizar sua pasta clique em MY REFERENCES


16

3 3..2 2 IIn nsse erriin nd do o rre effe errê ên ncciia ass m ma an nu ua allm me en ntte e..

Clique na opção COLLECT, em seguida NEW REFERENCE.

Selecione o tipo de referência.

Preencha os campos

Após preencher todos os campo, para finalizar clique novamente em New References na aba Collect


17

A referência criada será salva automaticamente na pasta “Unfiled”

Transferindo as referências da pasta “Unfiled” para outra pasta: 1- Clique sobre a pasta Unfiled para visualizar as referências. 2- Selecione as referências a serem transferidas ou clique em All para todas as referências.

3- Escolha a pasta que receberá as referências em Add to group, você também pode criar uma nova pasta, veja página 22. 4- Para formatar as referências de acordo com a ABNT ou outro estilo, veja página 25.

5- É importante após a transferência limpar a pasta Unfiled selecionando todas as referências e clicando em Delete.


18

3 3..3 3 IIm mp po orrtta an nd do oR Re effe errê ên ncciia ass É possível realizar importações de referências das mais diversas bases, como das bases disponibilizadas pela BIREME, PubMed e outras. Existem bases de dados como a ISI Web of Knowledge que possuem um botão (Save to EndNote Web) nestes casos a importação poderá ser direta basta selecionar a referência e clicar no botão Save to EndNote Web, lembre que as referências serão salvas na pasta “Unfield”. Para transferir as referências da pasta “Unfiled” para outra pasta veja pág. 26.

Para importar referências das bases de dados para o EndNote Web é necessário que as mesmas estejam em formato compatível com os filtros criados pelo EndNote Web, ou seja, façam parte da relação de bases de dados disponibilizadas pelo filtro do EndNote Web.

De maneira geral os resultados das buscas devem ser salvos no formato texto, com extensão txt.

Seguem, abaixo, as orientações de como salvar as buscas efetuadas nas bases Lilacs e PubMed e como importar para as sua pastas no EndNote Web de maneira a serem compatíveis e reconhecidas pelo EndNote Web.


19

BASES DE DADOS DA BIREME: LILACS, MEDLINE... (Use sempre a versão em inglês mesmo quando a busca for realizada na base Lilacs)

www.bireme.br

 Efetue a busca na base selecionada usando de preferência o FORMULÁRIO BÁSICO  Selecione as referências  Clique em ENVIAR RESULTADO (selecionar a opção TODAS AS REFERÊNCIAS OU REFERÊNCIAS SELECIONADAS  Nas opções de envio, marcar ENVIAR PARA IMPRESSÃO  Clique em ENVIAR e em seguida clique em CANCELAR IMPRESSÃO  Na barra de ferramenta do Windows use: ARQUIVO/ SALVAR COMO  Salvar o arquivo como tipo: Arquivo de texto [Nome do arquivo.txt]

Importando as referências para o myendnoteweb  Acesse o myendnoteweb  Passe o mouse sobre a aba Collect (ou clique nele)  Selecione a opção Import References  Na tela Import References na opção file, procure o arquivo salvo  Na opção Filter selecione o filtro adequado (base onde foi realizada a busca)  Na opção To selecione a pasta onde você quer que as referências sejam salvas  Clique em Import


20

PUBMED  Efetue a busca usando a interface da própria base  Salve sua busca clicando em Send to em seguida clique em File  No campo Format selecione a opção Medline  Clique em Create file para salvar sua busca  Após salvo as referências siga as orientações da página 19


21


22

4 4– –G GE ER RE EN NC CIIA AN ND DO OP PA AS ST TA AS SE ER RE EF FE ER RÊ ÊN NC CIIA AS S  Passe o mouse sobre a aba Organize.  Selecione a opção Manage My Groups  Abrirá a tela com as suas pastas criadas, nesta tela você poderá: Excluir pastas, Renomear pastas, Compartilhar pasta com amigos e Criar pastas.  Para realizar uma das opções citadas selecione a pasta e clique sobre a opção desejada.

Compartilhar pasta (Veja telas abaixo)

Abrir uma pasta. Clique sobre New Group para abrir uma nova janela. Digite o nome da pasta e clique em ok. Para visualizar a pasta clique em My references

Renomear

Excluir


23 Quando você clicar sobre “manage sharing” aparecerá a tela abaixo, clique em start sharing this group está tela remeterá para uma segunda tela onde você pode colocar o e-mail com quem você deseja compartilhar a sua pasta

TELA 1

TELA 2

Digite o(s) e-mail que você deseja compartilhar, use o enter para separar os e-mails

Defina o tipo de acesso: somente leitura (Read only) ou Escrita e leitura (Read & Write


24

5 5– –E EX XC CL LU UIIN ND DO OD DU UP PL LIIC CA AT TA AS SD DE ER RE EF FE ER RÊ ÊN NC CIIA AS S  Passe o mouse sobre a aba Organize  Selecione a opção Find Duplicates, aparecerá uma tela com todas as referências com duplicatas, já selecionadas para serem excluídas.  Clique em Delete para as referências duplicatas ou você pode transferir para outra pasta.


25

6 6– –F FO OR RM MA AT TA AN ND DO OA AS SR RE EF FE ER RÊ ÊN NC CIIA AS S

Clique em Format em seguida Bibliography.

Selecione References para selecionar a pasta onde estão as referências que você deseja formatar.

Selecione Bibliographic style para escolher o formato de suas referências, como ABNT.

Selecione File Format para escolher o formato do arquivo.


26

7 7-- T TR RA AN NS SF FE ER RIIN ND DO OR RE EF FE ER RÊ ÊN NC CIIA AS SD DA AP PA AS ST TA A ““U UN NF FIIL LE ED D”” P PA AR RA AO OU UT TR RA AP PA AS ST TA A 1. Clique sobre a pasta Unfiled para visualizar as referências. 2. Selecione as referências a serem transferidas ou clique em All para todas as referências. 3. Escolha a pasta que receberá as referências em Add to group, você também pode criar uma nova pasta, veja página 22.


27

8 8– –T TR RA AB BA AL LH HA AN ND DO OC CO OM MO OW WO OR RD D Após instalar o plug-in do EndNote Web (item 2), o editor de texto (Microsoft Word) mostrará a barra de ferramentas do EndNote Web. Com as seguintes opções: Find Citation – usado para inserir citação e referência EN Web - abre o EndNote Web , apresentando a Pasta All My References Edit Citation – opção para a editar a citação Format Bibliography – para a escolha do estilo de referências, estilo ABNT. Preferences – edição das opções do Cite While You Write Help – link para Table Contents do EndNote Web com as opções; Contents, Index, Glossary, Search

8 8..1 1– – IIn nsse erriin nd do o cciitta aççã ão oe e rre effe errê ên ncciia ad do oE En nd dN No otte eW We eb be em mu um m tte ex xtto o É possível, enquanto digitamos um texto, inserir automaticamente uma citação e a referência no final do texto de um documento armazenado em uma das Pastas do EndNote Web.  No local que se deseja inserir a citação, clique em Find Citation(s)  Abrirá uma tela – EndNote Web Find Citation(s), com uma caixa de busca onde podemos digitar palavras para encontrarmos a referência que desejamos citar (autos, palavras do título etc.)  Efetuada a busca a tela mostrará todas as referências encontradas  Selecione a desejada  Clique em Insert Podem ser inseridas múltiplas citações para um mesmo tópico. O EndNote Web organizará as citações entre parênteses, separando-as com vírgula


28

8 8..2 2E Ed diitta an nd do ou um ma a cciitta aççã ão o Após uma citação ser inserida no texto é freqüente que haja a necessidade de editá-la, como por exemplo: fazer alguma correção; excluir autor da citação por já ter sido mencionado no texto; excluir a referência; indicar paginação etc.  Clique na citação ou referência que se deseja editar. Se clicar sobre uma citação, somente ela ficará marcada em cinza e se clicar sobre uma referência toda a lista ficará marcada.  Altere o que for necessário Existe o botão Edit Citation(s) que permite a edição das citações, mas é mais complicado do que trabalhar diretamente na citação.

8 8..3 3C Co on nffiig gu urra an nd do oo oE Essttiillo od da ass rre effe errê ên ncciia ass Depois de concluído o trabalho é possível escolher e alterar o estilo das referências, a qualquer momento.  Clique em Format Bibliography  Selecione o estilo das referências (With output style)  Clique em OK As alterações são efetuadas nas referências e nas citações. Observar possíveis correções a serem feitas. A opção Format Bibliography permite também a configuração do layout do trabalho: tipo da fonte, espaçamento, recuos etc.


Tutoria endnote