Issuu on Google+

Engenharia civil

[Digite texto]

Pรกgina 1


Engenharia Civil

Sumário Editorial..............................................................................3 O que é a Engenharia Civil?...............................................4 O curso...............................................................................5 Faculdades.........................................................................6 Entrevista...........................................................................7 Curiosidades......................................................................8 Expediente.......................................................................11

Ano 1 – 1ª Edição

Página 2


Engenharia Civil

Editorial Engenharia Civil é a mais completa revista sobre o assunto. Destinada a todos: os profissionais da área e às pessoas interessadas. Nossa primeira edição traz as informações básicas que são necessárias para a perfeita percepção do trabalho. A Engenharia Civil é o alicerce para a construção de edifícios, pontes, estradas, viadutos, dentre outros. Lendo nossa revista, você estará sempre por dentro de tudo relacionado à profissão.

Ano 1 – 1ª Edição

Página 3


Engenharia Civil

O que é a Engenharia Civil? Engenheiros civis são profissionais que estudam, projetam, fiscalizam e supervisionam construções de pontes, elevados, túneis, viadutos, edifícios, redes hidráulicas e de esgoto, barragens, rodovias, ferrovias, estádios etc. Transformam, através de cálculos e desenhos, materiais brutos - calcário, pedra, ferro, aço, madeira, terra, areia - em estruturas úteis para o homem, buscando sempre o menor custo e as melhores condições de segurança.

Ano 1 – 1ª Edição

Página 4


Engenharia Civil

O curso O engenheiro civil analisa, planeja e executa projetos que visam o bemestar da sociedade e a proteção do meio ambiente. Os conceitos implícitos na formação do engenheiro civil devem abranger as áreas de projeto e execução de estruturas, construção civil, saneamento básico, transportes e aproveitamento de recursos naturais. Além disso, o engenheiro civil, por ter uma formação com forte base matemática e física, reforçada por conhecimentos administrativos e econômicos, é um dos profissionais de engenharia mais requisitados pelo mercado de trabalho. Sua profissão, de formação generalista, é de fácil adaptação a diversas áreas.

Ano 1 – 1ª Edição

Página 5


Engenharia Civil

Está é uma lista das principais faculdades de Engenharia Civil no Ceará e no Brasil Mackenzie SP UFC PUC-Campinas Unifor PUC-MG Christus FEI FIC ITA IME

Ano 1 – 1ª Edição

Página 6


Engenharia Civil

Entrevista O ex-engenheiro civil Paulo Ricardo Marinho Timbó, apesar de não exercer mais a profissão, aceitou a entrevista e vai nos contar um pouco do que ele vivenciou quando ainda exercia a profissão. 1. Você gostava da profissão que exercia? Por quê? Amava, pois desde criança eu sonhava em ser engenheiro civil e trabalhar nessa profissão.

2. Você exerceu essa profissão por quanto tempo? Comecei aos 17 anos, como estagiário, quando ainda cursava o 1º semestre da faculdade. Afastei-me aos 29 anos.

3. Foi difícil conquistá-la? Foi árduo, comecei a luta com o concorrido vestibular para a UFC (Universidade Federal do Ceará), porém fazia tudo com muito prazer.

4. Como era o mercado de construção civil naquela época, comparado com o atual? A construção era retraída, o mercado era puxado, existiam poucas obras, poucos clientes e pouquíssimas oportunidades para engenheiros, além da remuneração ser baixíssima. Atualmente, com o crescimento global, a construção civil vive sua melhor fase, pois mesmo com os diversos Ano 1 – 1ª Edição

Página 7


Engenharia Civil lançamentos imobiliários, faltam engenheiros, sobram vagas e a remuneração é extraordinária.

Curiosidades

A ponte da Baía de Hangzhou Maior ponte do mundo está sobre o mar na China. A ponte da Baía de Hangzhou, foi concluída, na China, tornou-se uma das pontes mais longas do mundo sobre o mar, o que aconteceu em 2008. Em forma de S, a travessia liga Ningbo a Xangai ao longo de um total de 36 quilômetros de comprimento. Com um custo de 986 milhões de euros (10 mil milhões de yuan), a ponte foi também uma das mais difíceis de construir. Envolvido no projeto esteve o grupo de Engenharia Civil da China Tiesju, que desenvolveu uma solução para combater as rupturas que eram facilmente produzidas na estrutura. Isto não só afetaria a aparência, mas também a sua resistência face à erosão da água do mar. A baía de Hangzhou é um dos maiores golfos do mundo e possui ventos e ondas fortes, dificultando os trabalhos de construção. As correntes mudam constantemente de direção e há bolsas de gás no fundo do mar. Para fazer face a estes desafios, foram realizados na área vários estudos de exploração e investigação científica. Ano 1 – 1ª Edição

Página 8


Engenharia Civil Dynamic Tower

David Fisher, arquiteto italiano visionário, lançou o revolucionário Dynamic Tower, o primeiro edifício em movimento que será construído em Dubai e Moscou, tendo também planos para outros locais no mundo todo. O Edifício terá 80 andares e 420 metros de altura, os apartamentos terão uma média de 124m² chegando às vilas com 1200m², que já vem com uma vaga de automóvel dentro do próprio apartamento. O primeiro arranha-céu giratório terá energia própria e será completamente préfabricado. Ele é totalmente autossuficiente em matéria de energia, pois sua fachada é coberta de placas fotovoltaicas, que absorvem a luz solar transformando-a em energia elétrica.

Ano 1 – 1ª Edição

Página 9


Engenharia Civil

Piscina do hotel Marina Bay Sands

Marina Bay Sands é o hotel mais caro de Singapura. Localizada lá no alto do prédio, no 55º andar, está a maior piscina ao ar livre do mundo. Ela se expande pelas três torres do hotel e a sua plataforma é mais comprida do que a Torre Eiffel deitada. Enquanto a água da piscina “infinita” parece terminar em um despenhadeiro, na verdade ela escorre para uma espécie de canal, de onde é bombeada de volta para a piscina principal. Foi feita no impressionante ”Skypark”, um espaço de lazer em forma de barco, empoleirado sobre as três torres que compõem o hotel mais caro do mundo, que custou a bagatela de 4 bilhões de libras esterlinas.

Hotel Marina Bay Sands Ano 1 – 1ª Edição

Página 10


Engenharia Civil

Hotel Marina Bay Sands

Ano 1 – 1ª Edição

Página 11


Engenharia Civil

Expediente Bruna Moreno – 4 Laís Vasconcelos – 21 Marília Araújo– 30 Thaís Timbó – 40 9º D Manhã

Ano 1 – 1ª Edição

Página 12


Engenharia Civil

Ano 1 – 1ª Edição

Página 13


Engenharia Civil