Enciclopédia Fadista Luso-Brasileira

Page 59

Enciclopédia Fadista Luso-Brasileira

59

Chorando baixinho / Serões da aldeia (78 rpm, Odeon, 1949), Porque te persigo / Duas cartas (78 rpm, Todamérica, 1951), Rosinha dos Limões / Mariana (78 rpm, Todamérica, 1953), Uma casa portuguesa / Madragoa (78 rpm, Todamérica, 1953), Na minha aldeia / Fado das trincheiras (78 rpm, Todamérica, 1955), O meu barquinho / Colete encarnado (78 rpm, Todamérica, 1953), Manoel Monteiro (LP, Todámerica, 1959). Filmografia: Alô, Alô, Brasil! (1935).

MOREIRA, Cidália. (Cidália do Carmo Moreira, Olhão, Algarve, PT, 1º/1/1944). Fad. Desde a

infância tinha paixão pelo canto e pela dança. Aos 17 anos, já em Lisboa, estreou sua carreira na casa típica A Viela, à Rua das Taipas. Seu talento sobressaía pela garra e envolvência ao cantar, e também pela dramatização. Morena de cabelos pretos muito compridos, não tardou a que a apelidassem de “A Cigana do Fado”. Na década de 70, sobressai a sua presença no teatro de revista. Destaca-se, entre outras, nas revistas Cá vamos cantando e rindo, Ora bolas pró pagode e força, Força Camarada Zé. Viajou em excursões pela França, Espanha, Alemanha, África do Sul, E.U.A., Canadá, Brasil e outros países. Dentro das “Festas de Lisboa 2004”, no programa da Festa do Fado, Cidália Moreira integrou o espetáculo temático intitulado As grandes testemunhas, ao lado de Beatriz da Conceição, João Ferreira-Rosa e Vicente da Câmara. Suas gravações mais conhecidas são Primeiro amor (20 anos), Miúdo da rua, Lisboa meu amor, Balada para uma velhinha, Las manos, Falta aqui uma ceifeira e Ciúme é chama maldita. Atualmente, apresenta-se na casa de fados Coração de Alfama, em Lisboa. Discografia: Cidália ao vivo no Luso (LP, Gatefold, s.d.), O meu primeiro amor (LP, Imavox, s.d.), Las manos (Imavox, s.d.), A verdade do fado (LP, Rossil, 1981), Os meus fados (CD, s.d.), Fado Cigano (CD, s.d.).

MOURA, Ana. (Ana Cláudia Moura Pereira. Santarém, PT, 17/9/1979). Fad. Contr. A família

gostava de organizar serões em casa com fados e músicas angolanas. Aos 14 anos, inscreveu-se na Academia dos Amadores de Música de Carcavelos. Suas primeiras atuações na música dão-se com uma banda de covers Sexto Sentido (pop/rock), formado com colegas de escola. Em seguida, tem a oportunidade de cantar um fado num bar em Carcavelos, estava presente o guitarrista Antônio Parreira; ele se impressionou com a sua voz e a apresentou para a fadista Maria da Fé, que controu Ana Moura para atuar na sua casa de fados, o Sr. Vinho. Gravou o 1º CD Guarda-me a vida na mão, em 2003, com direção artística do músico e compositor Jorge Fernando. Em 2007, tornou-se nacionalmente conhecida ao lançar o CD Para além da saudade, sendo que a música Os búzios (Fado da procura), de Jorge Fernando, estourou nas paradas de sucesso, recebendo várias premiações. Ainda em 2007, participou no espetáculo dos Rolling Stones no Estádio de Alvalade XXI, em Lisboa, cantando, em dueto com Mick Jagger, a música No Expectations da banda britânica. Atuou em diversos países do mundo, E.U.A, Canadá, Áustria, Holanda, Alemanha, Brasil e outros. Juntamente com Mariza, Antônio Zambujo e alguns cantores brasileiros, Ana Moura participou do I Festival de Fado, no Brasil, em agosto de 2013, com espetáculos realizados em São Paulo e Rio de Janeiro. Este projeto, já está na 3ª. edição, procurando mostrar a renovação do gênero musical luso. Discografia: Guarda-me a vida na mão (CD, Universal, 2003), Aconteceu (Universal, CD, 2004), Para além da saudade (CD, Universal, 2007), Leva-me aos fados (CD, Universal, 2009), Desfado (CD, Universal, 2012).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.