Page 1


CATÁLOGO DE AUTORES EDITORA MATARAZZO


Todos os direitos desta publicação estão reservados à Editora que detém os direitos autorais da obra para a Língua Portuguesa. Os textos aqui reproduzidos são uma obra de autoria e responsabilidade de seus autores e, não representa, necessariamente, a opinião da Editora. Proibida a reprodução total ou parcial desta obra sem a prévia autorização por escrito da Editora. Projeto e editoração gráfica: Equipe Editora Matarazzo. Revisão: Equipe Editora Matarazzo.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Catálogo de autores da editora Matarazzo -- São Paulo: Editora Matarazzo, 2017. 173 pp. Il. ISBN 978-85-69167- 59-3 1. Catálogo geral. II. Título. CDD 018

www.editoramatarazzo.com www.editoramatarazzo.blogspot.com livros@editoramatarazzo.com Fones: (11) 3991-9506 Curta nossa fan page no Facebook: Editora MatarazzoSP Visite nossa loja virtual: www.editoramatarazzo.com


CATรLOGO DE AUTORES EDITORA MATARAZZO marรงo /2015 - marรงo /2017

2017


FAZER POESIA Iolanda Krusnauskas

O poeta é o artesão do silêncio. Matéria-prima: sentimentos. Entalha palavras no papel. Esculpe sua alma com a caneta, seu cinzel. Lapida a pedra bruta Cria novas facetas para a dor, Novas cores para a alegria, Novos sentidos para a solidão. Sim. Profundidade é um mergulho no escuro do ser. É a luta contra o não-ser. E poucos a compreendem. É solitária, é dura, e bela. É o resgate da luz apagada. O poeta restaura a alma combalida. A maioria só enxerga a pirâmide de palavras, as arestas... Quem entende de poesia, Porque também sangra, Vê o diamante rubro Gerado no mais profundo escuro.

Poesia vencedora do concurso Ser Escritor da Editora Matarazzo, promovido em 2017.


Editora Matarazzo

A Editora Matarazzo surge no mercado editorial para reforçar a publicação de livros na área da Cultura Popular em todas as suas vertentes, com ênfase para a música. Procuramos novos talentos para lançarmos no mercado obras de valor literário e dar oportunidade aos escritores. Nosso compromisso é satisfazer nossos clientes e leitores e incentivar a Cultura lançando produtos de qualidade e preços justos.


TU, ESCRITOR Marcelo Kassab

Da realidade extrais fantasia,

Pouco importa o concreto

Semeias asas às emoções reprimidas.

Porque deste, abstrais o sentido.

Das lágrimas que lavam as feridas

Forjas das frases, metáforas.

Mudas a vírgula, renasce a alegria.

Deixas o completo, incontido.

Pintas imensas obras de arte

Esparramas sentimentos nas entrelinhas,

Nas páginas que libertas das amarras. As tintas e cores com que matizas, Costumas chamar de palavras.

Outrora de devaneios e torpor, Transformas apatia em prosas e rimas, Tens as chaves do mundo; escritor.

Com elas adentras às almas Adormecidas e latentes. Acessas corações entorpecidos, As instala nos subconscientes.

Misturas graça e desgraça num só verso. Depois separas tudo, fazes o inverso. No mundo das letras, encontras-te submerso, O certo no incerto; reverso.

Poesia vencedora do concurso Ser Escritor da Editora Matarazzo, promovido em 2017.


AUTORES (por ordem alfabética)

Clarice Hanato.................................................................................... 10 Cristina Costa........................................................................................12 Dudu Fagundes.................................................................................. 14 Fernando Canto Berzaghi........................................................... 17 Geraldo Nunes................................................................................... 20 Hamilton dos Santos.......................................................................22 Iolanda Krusnauskas..................................................................... 24 Irene Oliveira...................................................................................... 26 José Francisco Ferraz Luz............................................................ 28 Josemar Duarte.................................................................................. 33 Júlio Araújo...........................................................................................34 Manuel Martins Teixeira Pinto...............................................36 Marcello Laranja............................................................................... 38 Marcos Horto....................................................................................... 40 Marion Duarte.....................................................................................43 Neide Lopes Ciarlariello............................................................. 45 Paulo Borges........................................................................................47 Perfilino Neto...................................................................................... 49 Kryssie Martins................................................................................... 50 Solange Colombara.........................................................................52 Thais Matarazzo............................................................................... 54 Washington Santos......................................................................... 56 Zé Paulo Medeiros........................................................................... 59


10

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

CLARICE HATANO

Nasceu em 13 de Janeiro de 1973, em Biritiba Mirim, SP, reside e trabalha em São Paulo, SP. É poetisa e turismóloga. Cursou técnico de Turismo pela E.E.P.S.G. Dr. Washington Luis - Escola Estadual de Mogi das Cruzes, SP, no ano de 1991. Divulga seus trabalhos em página e grupo própria, bem como se destaca em vários Grupos de Literatura - Poesias. Fundou e administra o Grupo Lindas Imagens Orientais www.facebook.com/ groups/1382556098700425, o Grupo de Poemas www.facebook.com/ groups/1390283484567610, e também possui duas páginas: Poemas por Clarice Hatano, www.facebook.com/clarice.hatano/?ref=page_internal, e Lindas Imagens Orientais por Clarice Hatano, www.facebook.com/LIndas-Imagens-Orientais-por-Clarice-Hatano-843712455705871/?ref=page_internal. Livros participados No total são seis publicações: uma obra solo e as demais por convite com ilustres poetas e poetisas. 1) Platinum IV Poesias e Textos, Editora Prima Obra Bookess.


Catálogo de Autores Editora Matarazzo 2) Vozes da Alma Eternizando Momentos, livro solo contendo 100 poemas de minha autoria, Editora Prima Obra Bookess. 3) Platinum XVIII Horizon, Editora Prima Obra Bookess 4) Douce Poésie II, Editora Prima Obra Bookess 5) Poesias Contemporâneas IV, antologia Editora Matarazzo. 6) Poesias de Amor, antologia, Editora Matarazzo.

11


12

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

CRISTINA COSTA (Helena Cristina Costa Cabral)

Cristina Costa, cantora, cantoterapeuta, contadora de histórias, compositora, escritora, musicista, professora de musicalização infantil e publicitária, formada pela Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP. Professora de musicalização infantil e cantoterapeuta em centros-dia e residências para idosos. Autora da Oficina de Musicalização CANTAR É BRINCADEIRA, trabalho independente, com propostas pedagógicas para professores, pais, filhos e idosos, ministrada em associações e universidades. Autora dos sambas, em CDs independentes, das cantoras Gigi Trujillo - Vai lá, bem e Silvili Sakovic - Desculpa Fajuta. Autora do samba Deu Samba, gravado no CD do projeto O Samba nosso de Cada Dia - para novos compositores, da Escola de Samba Vai Vai. Compositora dos choros: Caixinha de música, Isso é Brasil, Ladeira abaixo e Um chorinho de Baião.


Catálogo de Autores Editora Matarazzo Coautora das obras musicais infantis 1) Calendário Criança Feliz (datas comemorativas - 120 canções); 2) Contos e Cantos - livro e CD - 15 canções e histórias de autores renomados, com a narração de Tatiana Belinky, do conto A Agulha e a Linha, de Machado de Assis, Editora Criança Feliz Ltda. Participou como convidada nas obras da Editora Matarazzo 1) A arte é o meu ofício. 2) Acrósticos. 3) Contos Infanto-juvenis (autora do prefácio). 4) Poesias Contemporâneas II, III e IV. 5) Vamos falar da Bela Vista. 6) Vamos falar de São Paulo. 7) Mensagens Natalinas.

13


14

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

DUDU FAGUNDES

Carlos Eduardo Lopes Fagundes leia-se Dudu Fagundes, é maestro, músico, compositor, cineasta e jornalista. Aprendeu a compor e escrever partituras ainda pequeno, com o avô e o pai. Toca cavaquinho, contrabaixo, violão, piano, percussão, entre outros instrumentos. O Maestro das Ruas virou uma lenda: a denominação surgiu do trabalho nas ruas do centro do Rio de Janeiro, quando resolveu colocar em prática o que sabia fazer de melhor: partituras musicais! E foi parar na porta da Escola de Música da UFRJ. Com um velho violão a tiracolo, um caderno de pauta musical embaixo do braço, uma caneta esferográfica preta no bolso de trás da calça, um banquinho de madeira na mão e uma pequena placa onde se lia: fazem-se partituras para registro. Pronto, ali nasceu o Maestro das Ruas... E tudo começou em março de 1997, e perdurou por 14 anos, se tornando o primeiro partiturista da Escola Nacional de Música da UFRJ, empossado pelo diretor João Guilherme Ripper. Em torno de 45 mil artistas já recorreram ao seu trabalho. Dudu é o anjo da guarda que já socorreu os mais diversificados músicos, como Paulinho Rezende, Paulo Debétio, a atriz e compositora Letícia Sabatela, os MCS Leozinho, Tigrão, Koringa, Pepê e Neném, Serginho, Lelekes. Pastoras


Catálogo de Autores Editora Matarazzo Ludmila Ferber, Ana Paula Valadão, J. Neto, Salomão do Reague, entre outros. Fagundes afirma não ter preconceito e admira todos os ritmos. “Toda música, para ser registrada, requer uma partitura, que é uma espécie de impressão digital da melodia...”, atesta Dudu, e foi com essa expertise que o músico descobriu outra arte. Parceiro de Tiago Mocotó, Gabriel o Pensador e Nonato Buzar, compôs ainda com Lenine, Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Toquinho, entre outros, parcerias que germinaram prêmios: a letra e melodia da música Preto e Branco, faz parte do CD Carnaval Eletrônico de Daniela Mercury, que foi indicado ao Grammy Latino, como o melhor álbum pop do ano. Mas o nosso Maestro das Ruas não parou por aí, e nos últimos anos trocou a calçada pelos palcos, com novos instrumentos, computadores, softwares e uma grande equipe de parceiros que têm por objetivo dar oportunidade e voz aos artistas que desenvolvem um trabalho de qualidade e não são ouvidos pelo Brasil! Foi convidado pelo ator Marcos Nanini a comandar a programação de sua casa de espetáculos no bairro da Gamboa e teve como principal objetivo unir novos talentos com os já consagrados. Fagundes é membro efetivo da ABI, Associação Brasileira de Imprensa, e diretor do Sindicato Dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro. Lançou diversos livros, Novas Histórias Da Velha Lapa, Doce Favela e Artistas Invisíveis. Criou dezenas de projetos culturais envolvendo música, teatro, cinema, artesanato, dança e esportes em diversas favelas do Rio de Janeiro. Dirigiu os filmes Rio Antigo, com Chico Anysio, Alcione, Nonato Buzar e Carlos Lyra. Batacotô, com Antônio Pitanga, Ivan Lins, Jorge Vercilo, Sandra de Sá, Zezé Motta e Altay Veloso. O DVD comemorativo dos 40 anos de carreira de Zezé Motta com Luiz Melodia, Jards Macalé e Silvio Cesar. Além dos filmes Memórias D’um Candongueiro, Serra Alegre e A Pedra, ambos lançados no Cine Odeon e Centro Cultural da Justiça Federal. Um de seus trabalhos mais recentes e elogiados foi o filme autobiográfico O Maestro das Ruas - Um Mergulho Na Alma brasileira, lançado no exterior e que conta com centena de compositores anônimos. No ano passado, recebeu pelo Consulado de Angola no Rio a Moção Honrosa, por enfatizar a importância da música como veiculo de comunicação sócio cultural lusófona e por promover a integração artística e cultural entre todos os países de língua portuguesa.

15


16

Catálogo de Autores Editora Matarazzo Depois de escrever milhares de partituras, fomentar dezenas de projetos culturais, escrever livros e dirigir filmes. O inquieto Dudu traz outra obra, seu 1º CD: Dudu Fagundes, Uma Nobreza Rara. Produzido por seu amigo e parceiro Teo Lima, considerado um dos maiores músicos do mundo. Criador do grupo Batacotô e que atuou em diversas produções de Edu Lobo, Gal Costa, Elis Regina, Agepê, Djavan, Gilberto Gil, Nelson Gonçalves, Leny Andrade, Stevie Wonder, Ernie Watts, Dionne Warwick entre outros. O CD autoral Dudu Fagundes, Uma Nobreza Rara, foi lançado pelo internacional Selo Warner Chappell, sob os auspícios da Fator Brasil Empreendimentos Artístico, com direção de Washington Machado e codireção de Sara Torres, recentemente apresentado ao público na elogiadíssima turnê de Dudu Fagundes pela Europa. Além de dar asas ao novo CD, Dudu comanda o projeto Encontros Culturais, no Espaço Cultural Fator Brasil, no centro do Rio de Janeiro. Os encontros veem acontecendo desde junho, onde dá voz e abre espaço pra apresentações de novos talentos, com transmissão simultânea para diversos países, com entrada franca, todas às quintas-feiras, sempre a partir das 18 horas. Das coletâneas da Editora Matarazzo, participou: 1) A Arte é o meu Ofício, 2016


Catálogo de Autores Editora Matarazzo

FERNANDO CANTO BERZAGHI

Paulista da Parada Inglesa. Residente e domiciliado em Guarulhos, Estado de São Paulo, desde a mais tenra infância. É professor, advogado, pedagogo, psicanalista, teólogo, jornalista, escritor, poeta, palestrante, conferencista. - Diretor Cultural da APE - Associação Portuguesa de Escritores. - Da APP - Associação Portuguesa de Poetas. - Da Casa do Poeta de São Paulo. - Da API - Associação Paulista de Imprensa. - Do CENI - Centro de Estudos Neodidáticos e Interdisciplinares. - Da Neopedagogia da Gramática. - Do CES - Centro de Estudos Sintagramaticais. - Da União de Escritores e Poetas de Barueri - Operários das Letras. - Da Comunidade Cristã Peregrinos da Paz - Jovem Transformador.

17


18

Catálogo de Autores Editora Matarazzo Autor do livro: A Temível Síndrome De Pânico Por Um Olhar De Saúde Espiritual, 2015, Editora Matarazzo. Participou como autor convidado das seguintes coletâneas: - Coletânea da Casa do Poeta de São Paulo - 2012. - Coletânea da Casa do Poeta de São Paulo - Movimento Poético em São Paulo - 2012. - Antologia Poética - Poetas de Todos Os Cantos - 2013. - Coletânea Poética- 65 anos - 2013. - Coletânea Poética Brasil- Portugal - 2013. - Antologia Poética Poetas de Todos Os Cantos - 2014. - Antologia Poética Brasil-Portugal - 2014. - Coletânea Poética Popular - 2014. - Edição Comemorativa de 35 Anos do movimento Poético Em são Paulo - 1980-2016. (Fundação em 12 de setembro de 1980). - Antologia Poética Operários das Letras- Vol I - 2015. - Coletânea Dos 40 anos do Movimento Poético Nacional - Vol I - 2016 - Vamos Falar de São Paulo? - 2016, Editora Matarazzo. - Poesias Contemporâneas I - 2016, Editora Matarazzo. - Poesias Contemporâneas II - 2016, Editora Matarazzo. - Poesias Contemporâneas III - 2016, Editora Matarazzo. - Trovas - 2016, Editora Matarazzo. - Vamos Falar de Portugal? - 2016, Editora Matarazzo. - Mensagens Natalinas - 2016, Editora Matarazzo. - Vamos de São Paulo II? - 2017, Editora Matarazzo. - Vamos Falar Da Liberdade? - 2017, Editora Matarazzo. “Língua Portuguesa: Fragata de asas eternas, que voa altaneira, para unir


Catálogo de Autores Editora Matarazzo por laços de sangue e sal a augusta pátria Luso-Brasileira...”, frase vencedora do concurso “Brasil e Portugal- um laço de amizade”, organizado em 2015 pela Editora Matarazzo e o Programa Solo Tango da Rádio Trianon AM de São Paulo. Evento realizado no auditório da Casa de Portugal. Condecorações literárias - Medalha Euclides da Cunha. - Medalha Barão de Mauá. - Membro honorário da ORDEM DO INFANTE D. HENRIQUE. - Membro honorário da ORDEM DA LIBERDADE.

19


20

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

GERALDO NUNES (Cronista da memória)

Geraldo Nunes, nasceu em 1958 e teve paralisia infantil com um ano e meio de idade. As sequelas o obrigam até hoje ao uso de órteses e botas ortopédicas, mas caminha sem muletas e ainda dirige. Escreve profissionalmente desde os 21 anos e iniciou sua participação como cronista nas publicações da Editora Matarazzo a partir de 2016. Bacharel em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo -UMESP, concluiu o curso em 1981, estando seu nome citado no livro comemorativo de 30 Anos Metodista, publicado em 2003, onde é contada a história da instituição e dos alunos que mais se destacaram na carreira profissional. Boa parte da trajetória jornalística de Geraldo Nunes se deu no meio rádio onde tratou com afinco assuntos da mobilidade urbana como repórter aéreo onde procurou desenvolver uma linguagem diferenciada da cobertura das demais emissoras. Frutos desse trabalho foram colhidos, tanto que se tornou referência, por ter sido o mais longevo repórter paulistano do setor e com mais horas de voo na cidade de São Paulo, além de várias premiações e homenagens.


Catálogo de Autores Editora Matarazzo Apresentador de programas radiofônicos obteve destaque com a marca São Paulo de Todos os Tempos que serviu de título aos dois primeiros livros do cronista, publicados pela RG Editores, entre 2001 e 2005. Nessas publicações foram transcritas edições de seu programa em linguagem de jornalismo impresso. Nos livros são cotados fatos interessantes do cotidiano, da memória afetiva, além da história dos bairros e a vida de personagens eternizados pelas passagens acontecidas nos caminhos e descaminhos da metrópole. Desse trabalho sugiram convites para a redação de obras institucionais como os livros: 60 Anos - Secovi-SP, 90 Anos Sindicont-SP e 60 Anos Sindasp-SP, todos publicados entre 2006 e 2010 pela RG Editores e De Leon Comunicações. Prêmios literários foram conquistados graças a esses trabalhos como o Clio e o Colar do Centenário, honrarias oferecidas pela Academia Paulistana de História e Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Como apresentador dos programas de rádio abordando a memória paulistana, apresentados pela Rádio Eldorado, obteve prêmios como o APCA 2004 da Associação Paulista dos Críticos de Arte e a Menção Honrosa do 28° Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, além de várias edições do prêmio Capital Mundial da Gastronomia. Integrante da Academia Paulista de História, é titular da cadeira 26. Faz parte também da Academia Paulista de Jornalismo, sendo ainda membro honorário da Força Aérea Brasileira e da Academia de Ciências e Letras dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo - Acadepesp. Pela Editora Matarazzo já participou como cronista das coletâneas da série “Vamos Falar...” escrevendo sobre as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e seu centro e os bairros Mooca, Brás, Bela Vista, Santa Cecília, Liberdade, Belenzinho, além das antologias Para Sempre 32, sobre a Revolução Constitucionalista promovida por São Paulo e o Caderno de HomenageM: 80 anos da Rádio Nacional-RJ. Participou também da coletânea de crônicas, Contando Causos e segue escrevendo como colaborador e m jornais, revistas e portais além dos projetos em andamento pela Editora Matarazzo.

21


22

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

HAMILTON DOS SANTOS

Hamilton dos Santos (José Hamilton dos Santos), professor licenciado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife, Pós-graduado em Radialismo e Pesquisador Musical. Atualmente, apresenta o programa Noite de Saudade, pela Catu FM, no interior da Bahia, evidenciando os grandes nomes da Música Popular Brasileira. Autor do livro Núbia Lafayette - A Voz Sentimento, em homenagem à saudosa “estrela”, aborda detalhes da sua carreira artística desde que surgiu no rádio e no disco, em 1960. A referida obra foi lançada em Recife, João Pessoa, Assu - RN, Teresina, Maceió, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Catu, na Bahia. Participação do autor em coletâneas da Editora Matarazzo. 1) Poesias Contemporâneas I 2) Poesias Contemporâneas II 3) Poesias Contemporâneas IV -


Catรกlogo de Autores Editora Matarazzo 4) Vamos Falar De Catu? 5) Vamos Falar De Salvador? 6) Mensagens De Natal 7) Memรณrias Cariocas

23


24

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

IOLANDA KRUSNAUSKAS

Nasceu em São Paulo, SP, em 23 de maio de 1970. Graduou-se em Psicologia pela USP (SP) em 1993, especializou-se em Psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae em 2004 e graduou-se em Letras (Português e Inglês) pela PUC (SP) em 2010. Começou a escrever poesia aos 17 anos de idade, mas revelou grande inclinação para as letras desde pequena. Sempre teve grande paixão pela escrita tanto em língua portuguesa, quanto em inglesa. Sua poesia é intuitiva, emotiva e, muitas vezes, catártica. Foi uma das vencedoras do Concurso Nacional Poesia Livre Novos Poetas de 2016 com o poema Caraminholando, escrito em homenagem à escritora Hilda Hilst. Publica regularmente em sua página de poesias: www.facebook.com/eternamenteiolandapoesias. Possui também um site profissional www.iolandakrusnauskas-psicoterapeuta.com. Com a Editora Matarazzo, participou nos seguintes livros coletâneas: 1) Poesias Contemporâneas I, 2016.


Catรกlogo de Autores Editora Matarazzo 2) Mensagens de Natal, 2016. 3) Poesias de Amor, 2017.

25


26

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

IRENE OLIVEIRA

Alagoana, nascida em 8 de abril de... Na infância, escrevia pequenas fábulas, quando muito jovem frequentava (escondida da família), o Teatro Paiol e Teatro de Bolso, em São Paulo, a fim de participar de cursos de teatro. Mais tarde, dentro da doutrina Kardecista, escreveu peças de teatro infantis, sendo que fez uma participação como apresentadora vestida de palhaço... Uma das suas paixões dentro da arte, junto com a música o teatro, agora é a literatura.! Teve a primeira oportunidade junto a Editora Matarazzo quando participou do livro Poesias Contemporâneas II. Sentem-se apenas uma amadora, apaixonada por poesias. É bancária aposentada. Participou das seguintes coletâneas da Editora Matarazzo. 1) Poesias Contemporâneas II. 2) Poesias Contemporâneas III. 3) Acrósticos. 4) Poesias Contemporâneas IV.


Catálogo de Autores Editora Matarazzo 5) Vamos Falar De São Paulo II. 6) Poesias de Amor. 7) Mulheres Notáveis Além do Tempo II.

27


28

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

JOSÉ FRANCISCO FERRAZ LUZ (Chico Luz)

Brasileiro, Paulista, casado, advogado, poeta, escritor. 1945- 08/03/1945 Maternidade Matarazzo. 1964 - 04/02/1964 Reservista do Ministério da Aeronáutica em 1962 sob n.º 165.843. 1965 - 18/08/1965 Doador de sangue para o COLSAN. 1969 - 06/01/1969 Admitido na CESP Centrais Elétricas de São Paulo. 1969 - 01/07/1969 Sócio do São Paulo Futebol Club. 1969 - 19/09/1969 Casado com a Myriam. - 02/07/1970 filha Martha. - 21/11/1971 filho Henrique. - 30/05/1975 filho Camilo. - 22/10/1996 Neto Thiago. - 31/12/2000 Neta Glória. 1972 - 28/02/1972 Membro da Sociedade Veteranos de 1932 MMDC 1975 - 13/05/1975 Sócio do Clube dos Oficiais da Policia Militar 1975 - 30/11/1975 Bacharel pela Faculdade Integradas de Guarulhos FIG 1975 - 06/10/1975 Camping Clube do Brasil


Catálogo de Autores Editora Matarazzo 1977 - Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissão em 1977 sob n.º 36.596 1977 - Membro do I Tribunal do Júri da Comarca da Capital até 1996. 1976 - 01/10/1976 Advogado inscrito na OAB/SP em 1976 sob n.º 44.660. 1978 - 25/08/1978 SESC desde Matricula JFF450308/0. 1979 - Sócio Proprietário do Touring Club do Brasil . 1980 - Associação dos Advogados de São Paulo n.º 11.908 . 1983 - Diretor do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo 1983 a 1986. 1985 - Anais do Seminário CESP conta sua história FUNDAÇÃO, - ASSOCIAÇÕES DE EMPREGADOS E SINDICATOS NA CESP pag. 319. 1985 - Candidato a Vereador em Guarujá pelo PPS. 1986 - Curso de Dirigente Sindical Colégio Obreiros de La Histadrut de 29/07/1986 a 25/09/1986 em Israel Tel Aviv. 1986 - Membro da Federação Brasileira dos Albergues da Juventude - Membership Card n.º 6.669. 1986 - Membro do Grupo Escoteiro Guia Lopes REUEB n.º 689 de 1986 a 1992. 1987 - Alfabetizado em Língua Hebraica pela Casa de Cultura de Israel. 1992 - Líder Comunitário pela Sociedade Brasileira de Heráldica Medalhística. 1996 - Aposentado na CESP Cia. Energético de São Paulo, em 1996. 1996 - Iniciado na ARLS Estrela da Paz n.º 2696 em 11/06/1996 CIM 186479. 1997 - ACRIMESP Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo 2005 - Doador de plaquetas Hospital Nove de Julho. 2008 - Universidade Aberta à Terceira Idade UAT de 04/08/2008 a 10/12/2009. 2011 - Autor Livro CHICO E SEU ESTADO DE ESPIRITO ISBN 97885-7923-258-9. 2012 - Membro do Movimento Poético Nacional inscrição n.º 803. 2012 - Doador órgãos e seu corpo para Santa Casa (Faculdade de Medicina). 2012 - Supremo Conclave do Brasil Rito Brasileiro IRB 5.722. 2013 - 13 EM METÁFORAS POÉTICAS Antologia Literária Editora Scortecci -ISBN 978-85-366-3240-7, pag. 67/72. 2013 - Coletânea Poética 65 anos da Casa do Poeta de São Paulo, Lampião de Gás - vol. 1 JASA PRODUÇÕES EDITORA CDU 869.0(81)-1 CDD 869.14, pag.42/43

29


30

Catálogo de Autores Editora Matarazzo 2013 - Coletânea Poética Brasil-Portugal vol. 1 JASA PRODUÇÕES EDITORA - CDU 869.0(81)-1 CDD 869.14, pag. 25/27. 2013 - Membro da Associação Portuguesa de Poetas sob n.º 730. 2013 - ASSOCIADO DA CASA DO POETA LAMPIÃO DE GÁS N.º 994. 2013 - ORDEM NACIONAL DOS ESCRITORES n.º 499. 2014 - Associação Portuguesa de Escritores n.º 1.356. 2014 - A NOSSA ANTOLOGIA APP vol. XVIII Editora Calçada das Letras, Lisboa, PT, ISBN: 978-989-8352-52-1, pag.57/59. 2014 - POETAS DE TODOS OS CANTOS vol. V Expressão & Arte EDITORA - ISBN 978-85-7935-079-5, pag. 54/59. 2014 - Leveza da Alma vol. 2 SOCIEDADE MUNDIAL DOS POETAS JASA - PRODUÇÕES - EDITORA CDU 869.0(81)-1 - CDD 869.14, pag.42/43. 2014 - Associação Brasileira de Médicos Escritores núcleo de São Paulo. 2014 - CKF Nelson Alexandrino n.º 135 Gr. 33. 2014 - Autor do Livro CHICO E SEU ESTADO DE GRAÇA Editora All Print - Coletânea Poética Popular vol. 1 Movimento Poético em São Paulo e Casa do Poeta de São Paulo “Lampião de Gás” JASA PRODUÇÕES EDITORA - CDU 869.0(81)-1, CDD 869.14, pag.42/43. 2014 - Coletânea Poética Brasil-Portugal vol. 2 33 JASA PRODUÇÕES EDITORA - CDU 869.0(81)-1 - CDD 869.14, pag. 13/17. 2014 - SÃO PAULO 460 ANOS 1554 A 2014 CIDADE DE SÃO PAULO JASA - PRODUÇÕES EDITORA - CDU 869.0(81)-1 CDD 869.14 -CDU 869.0(81)-1 - CDD 869.14, pag. 45/46. 2015 - Antologia Histórica Comemorativa PRIMEIRO CENTENÁRIO FORTE- DE COPACABANA Autores do Centro de Literatura do MHE e Forte de Copacabana - pag. 196/201. 2015 - Antologia Paulista da SOBRAMES-SP Rumo Editorial Produções e Edições Ltda. ISBN: 978-85-60380-32-9 - pag. 96/99. 2015 - Anais XIII jornada Médico Literária Paulista 27/29 de Agosto pag. 34/35 - 2015 - Antologia Poética Operário das Letras vol. 1 Expressão & Arte EDITORA - ISBN 978-85-7935-091-7 - pag. 45/46 2015 - Edição Comemorativa de 35 Anos do Movimento Poético em São Paulo 1º vol. - CDU 869.0(81)-1 - CDD 869.14, pag. 17. 2015 - Memórias & Passagens de um Tempo, Antologia de Poesias, Contos e Crônicas da Scortecci Editora, pag. 46 e seguintes “Idos Tempos” - ISBN 978-85-366-4386-1 - Pag. 46/49. 2015 - Vamos falar de São Paulo Editora Matarazzo - ISBN 978-8569167-09-9 – COLETANEA DE CRONICAS E POESIAS EM HOMENAGEM AOS 462 ANOS DA PAULISTA- Pag. 44/47 E SEGUINTES


Catálogo de Autores Editora Matarazzo UMA CRÔNICA DA CIDADE DE SÃO PAULO. 2015 - XIX Colume ANTOLOGIA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE POETRAS - Depósito Legal 401758/15 - Pag. 71/74. 2016 - COLETÂNEA DOS 40 ANOS DO MOVIMENTO POÉTICO NACIONAL - Volume 1 pela Jasa Produções Editora CDU 869.0(81)-1 CDD 869.14, pag. 21, 22 e 23. 2016 - COLETÂNEA DOS 40 ANOS DO MOVIMENTO POÉTICO NACIONAL - Volume 2 pela Jasa Produções Editora CDU 869.0(81)-1 CDD 869.14, pag. 20, 21 e 22. 2016 - POETIZE 2016 Concurso Nacional Novos Poetas - Antologia Poética – Editoração Eletrônica Vivara Editora Nacional ISBN 978-85920168-2-1 - Pag.77. 2016 - Namorar é Preciso COLETÂNEA POÉTICA ÁRIOS AUTORES organização: Maria Melo Prefixo Editorial: 978-972-8992-36-3 Lisboa Portugal. Pag. 44 2016 - MULHERES NOTÁVEIS ALÉM DO TEMPO Antologia Editora Matarazzo - Pág. 134 - ISBN 978-85-69167-15-0 CDD 869(81). 2016 - POESIAS CONTEPORÂNEAS Antologia Editora Matarazzo 146 pp - CDD 869(81) - ISBN 978-85-69197-14-3 Pag. 14/17. 2016 - AMIGOS DE TODAS AS HORAS Antologia Editora Matarazzo CDD 869.8408 - ISBN 978-85-69197-16-7 Pag. 19/17. 2016 - A VIDA EM POESIA Autores diversos Edições Helvetia ISBN 978-85-69852- 03- 2 - Pag. 29 2016 - TROVAS Autores diversos Edições Helvetia ISBN 978-85-6916723-5 - Pag. 39/40 2016 - CONTOS e CRÔNICAS CONTEMPORÂNEAS Editora Matarazzo CDD 808.83 - ISBN 978-85-69167-20-4 Pag. 10/12 2016 - VIAJAR É A MELHOR COISA DO MUNDO  Editora  Matarazzo CDD 910.4 - ISBN 978-85-69167-19-8 Pag. 74/80 2016 - PARA SEMPRE 32 Editora Matarazzo CDD 910.4 ISBN 978-8569167-32-7 - Pag. 26/31 2016 - HOMENS NOTÁVEIS NOSSOS PAIS Editora  Matarazzo CDD 869.8402 - ISBN 978-85-69167-34-1 Pag. 9/15 2016 - PALAVRAS ABRAÇADAS Volume n.º 1 Scortecci Editora, pag. 52/55 - ISBN 978-85-366-4641-1 Pag.52/55  2016 - VAMOS FALAR DO CENTRO DE S. PAULO  Editora  Matarazzo - CDD 981.61 - ISBN 978-85-69167-36-5 2016 - ANTOLOGIA I PREMEIO LITERÁRIO TRABALHADOR BRASILEIRO - O TRABALHADOR pag. 35 Classificado em 13º lugar Fundação Instituto do Livro de Ribeirão Preto - SP 2016 ISBN 978-8562852-37-4 Pag. 35/36. - 2016 - O OLHAR DA LINGUA PORTUGUE-

31


32

Catálogo de Autores Editora Matarazzo SA NO MUNDO Editoração Editorial por Nicah Gomes Pag. 6/7. 2016 - ANAIS XXVI CONGRESSO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA MÉDICOS ESCRITORES SOBRAMES ISBN 978-8560380-49-7 CDD 869-9308 869-9108 - RUMO EDITORIAL PAG. 91/92 - 2016 - FOLHAS AO VENTO Coletânea literária por Terezinha Dias Rocha - Editora Scortecci - ISBN 978-85-366-4888-0 CDD 869-8Pag. 43/48. 2016 - VAMOS FALAR DA BELA VISTA Editora Matarazzo - CDD 869.8402 - ISBN 978-85-69167-44-0 - Pag. 80/82. 2016 - 14ª PIZZA LITERÁRIA Sociedade Brasileira de Médicos Escritores. SOBRAMES SP - Rumo Editorial CDD 869-9308 - 869-9108 ISBN 978-85- 60380-50-3 - Pag. 27/42. 2016 - Mais do que PALAVRAS Scortecci Editora ISBN 78.85.366.49900 - CDD 869.8 - pag. 57/58.


Catálogo de Autores Editora Matarazzo

JOSEMAR DUARTE

Carioca, nascido em 1961. Iniciou sua carreira como radialista em 1978 na Rádio Macaé AM 820 KHz. Já trabalhou em várias emissoras do estado do Rio de Janeiro, como Rádio Costa do Sol (Araruama), Rádio Jornal de Rio Bonito, Rádio Carioca 710 AM/RJ, Rádio Metropolitana AM/RJ, Rádio Serra Verde 98,7 FM/RJ, e na Relógio 580 AM/RJ, onde já está há 24 anos. É membro da Confraria dos Amigos do Rádio do Rio de Janeiro. Tem duas filhas, a caçula, Sara Duarte, gosta de escrever e deseja ser escritora. Participou das seguintes coletâneas da Editora Matarazzo 1) Vamos falar do Rio de Janeiro? 2) Contando causos 2) Mensagens Natalinas 3) Memórias Cariocas

33


34

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

JÚLIO ARAÚJO

* Paulistano - Outubro 1950. * Empresário do ramo imobiliário, Bacharel em Administração de Empresas (IMES- SCS 1981). * Pesquisador Cultural e participante de grupos que visam resgatar a história de São Paulo; desenvolveu pesquisa abrangente sobre a influência da língua tupi na cidade de São Paulo. * Atuou por mais de uma década como ator circense em shows infantis formando trio com os famosos palhaços Pipoquinha e KaKareKo. * Colaborador do site “Territórios da Sé”, dirigido à divulgação dos bairros da região e resgate da história dessa área da cidade de São Paulo. * Membro do Conselho Deliberativo do Clube Atlético Juventus, tradicional clube poliesportivo de São Paulo, muito conhecido no futebol pelo alcunha de “Moleque Travesso”. Participou das seguintes coletâneas da Editora Matarazzo 1) Vamos falar do Centro de São Paulo? - Capítulo O Cambuci e eu.


Catálogo de Autores Editora Matarazzo 2) Vamos Falar da Bela Vista? - Capítulo Bela Vista: O Caldo Cultural de São Paulo. 3) Memórias Cariocas - Capítulo Da Central à Madureira emoção até o fim. 4) Vamos Falar de São Paulo II? - Capítulo Os rebeldes anos 60 em São Paulo. 5) Conexões - Capítulo Minhas mídias preferidas após Internet. 6) Vamos Falar da Liberdade? - Capítulo Liberdade: De reduto dos Negros ao Bairro Oriental.

35


36

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

MANUEL MARTINS TEIXEIRA PINTO

In Arte, MANO MARTINS, poeta e compositor; associado da União Brasileira de Compositores - UBC/Rio de Janeiro. Livro solo - COMPOSIÇÃO DE MÚSICA POPULAR (2011). Coletâneas que participou 1) ANTOLOGIA POÉTICA II (2015) - Editora Chiado Portugal, Meu Fado Deixa-me Dançar!. 2) VAMOS FALAR DE SÃO PAULO? (2016) - Matarazzo, São Paulo, São Paulo não para de crescer. 3) AMIGOS DE TODAS AS HORAS (2016) - Matarazzo, Um Doguinho em minha vida. 4) VAMOS FALAR DE PORTUGAL? (2016) - Matarazzo, Nobre Povo Nação Valente. 5) VAMOS FALAR DO RIO DE JANEIRO? (2016) - Matarazzo, Natubeleza Musical do Rio.


Catálogo de Autores Editora Matarazzo 6) MEMÓRIAS CARIOCAS (2016) - Matarazzo, Arcos da Lapa - do Aqueduto ao Viaduto. 7) A ARTE É MEU OFÍCIO (2016) - Matarazzo, Cantando espalharei por toda a parte. 8) CONTANDO CAUSOS (2016) - Matarazzo, Galinha de Estimação e A Musa e o Poeta. 9) POESIAS CONTEMPORÂNEAS I, III e IV (2016) - Matarazzo, Brasil Planta que dá! entre outras poesias. 10) VAMOS FALAR DA BELA VISTA? (2016) - Matarazzo, Passeando na Bela Vista de Camões. 11) VAMOS FALAR DA LIBERDADE? (2017) - Matarazzo, prefácio e a poesia Rio Liberdade 8,01hs. Composições musicais Fados - BOM COMPASSO, BEIJA-AMOR, LISBOA DA PAZ, MEU FADO DEIXA-ME DANÇAR, DO MAR, SEXTO-SENTIDO E BRASIL PLANTA QUE DÁ!. Sambas - A LAPA DE ESTRANJAS E BRASIS, SAMBALÃO, ESTAÇÃO LAPA, SE FOI BOM ERRO NÃO TEM. Videoclipes no Youtube - A LAPA DE ESTRANJAS E BRASIS, NA LAPA CONTANDO; VIDA DE SABIÁ, BOM-VIVER; SORTE QUE UM RAIO NÃO CAI; BRASIL PLANTA QUE DÁ!; FADO BOM COMPASSO e FADO BEIJA-AMOR.

37


38

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

MARCELLO LARANJA

Marcello Laranja, radialista, estudioso de MPB, São Vicente (SP). Fundador e atual presidente do Clube do Choro de Santos-OSCIP. Nossa entidade promove e desenvolve diversos projetos culturais, dentre eles, espetáculos musicais, exposições de quadros, de fotos, aulas, workshops, palestras, festivais de Choro, lançamento de livros, CDs e DVDs, encontro de músicos, entrevistas etc. O Clube do Choro é responsável também pela existência da Escola de Choro e Cidadania “Luizinho 7 cordas” que tem sede no Mercado Municipal de Santos. A sede da entidade fica no Boulevard da Rua XV, 68 – altos, no Centro Histórico. Autor do livro Caminhando, cantando e contando... Participou como convidado nas obras: 1) Artistas negros da Música Popular e do Rádio, com o capítulo Os negros no Choro. 2) Vamos falar de São Paulo? (antologia), capítulo São Paulo, essa megalópole.


Catálogo de Autores Editora Matarazzo 3) Vamos falar de Santos? (antologia), capítulo Ki-Frango. 4) Vamos falar do Rio de Janeiro? (antologia), capítulo Minha alma canta, vejo o Rio de Janeiro. 5) Memórias Cariocas (antologia), capítulo Minha alma canta, vejo o Rio de Janeiro. 6) Vamos falar da Liberdade? (antologia), capítulo Arigatô Liberdade. 7) Vamos falar de Santos II? (antologia), capítulo Os bondes.

39


40

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

MARCOS HORTO

Natural de Junqueirópolis, SP, mora há quase meio século em São Paulo, cidade que ama, e que é sua fonte de inspiração. Tem 54 anos, é vendedor de profissão e poeta de coração; para ele, fazer uma poesia, além de um enorme prazer, é vital! No final da década de 70 e início da década de 80, época em que ele cursava o colegial, tendo a cabeça cheia de floreios, sonhos e desejos, bem típico dos adolescentes, duas paixões moviam seu coração: a música e a poesia. Por trabalhar durante o dia como office-boy na cidade de São Paulo e estudar no período noturno, tendo pouco tempo para sua locomoção, ia direto do trabalho para o colégio, fato muito comum entre os estudantes. Isso o fez ocupar esse curto espaço de tempo com a leitura, e tornou-se um apaixonado por contos e poesias, influenciado por Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Augusto dos Anjos, Clarice Lispector, Machado de Assis e Fernando Sabino, esses últimos por seus contos e crônicas fascinantes e inesquecíveis a quem os lê, entre outros poetas e escritores nacionais e internacionais.


Catálogo de Autores Editora Matarazzo Por ser de família simples, o pai era sapateiro e a mãe lavadeira, desde muito cedo teve de ajudar nas despesas da casa, e não tinha dinheiro para comprar livros novos, tornou-se um frequentador compulsivo dos inúmeros sebos do centro da cidade, muito em razão do seu trabalho nas ruas. E foi nos sebos encontrou tesouros inestimáveis da literatura brasileira, coisas que raramente se encontraria nas livrarias, tesouros esses, que guarda e cultua até hoje. E por influência dessas leituras, tomado de sonhos e descobrindo os primeiros amores da adolescência, começou a escrever seus primeiros poemas. Porém, eram mostrado, e mesmo assim, para poucas pessoas, tinha receio das críticas o que o fez ir guardando um a um na gaveta. Mas como sentimento não se guarda, tão pouco se engaveta, há poucos anos resolveu publicar alguns nas redes sociais. Hoje, já um senhor de meia idade, porém carregando na cabeça e no coração os mesmos floreios, sonhos e desejos da adolescência; achou que esse receio é natural entre os poetas; e resolveu divulgar seus poemas, o que o faz detentor de uma quantidade grande de poemas, poesias, trovas e acrósticos. Como seria visto, apreciado e julgado, não importava mais... O que ele sabe, é que a poesia ferve em seu peito e transborda em seu coração... Fazê-las, é bem mais que um simples quer, é mais do que um mero desejo, é uma necessidade tão vital quanto respirar e transcende o linear da existência... É uma paixão incondicional... É um amor que não tem fim... Criou no Facebook um perfil e a resposta foi imediata, o que lhe rendeu um grande numero de amigos nesta rede social, sendo obrigado a criar mais um e mais outro, e já se somam seis perfis com praticamente todos com 5.000 amigos em cada e uma página “Poeta Marcos Horto”com mais de 10.000 curtidas e seguidores. Conheceu a Editora Matarazzo através de uma indicação de uma amiga, e participou de alguns publicadas pela editora. 1) Poesias Contemporânea II - com os poemas Flor mais linda, Moto-contínuo e A dor da eterna saudade. 2) Vamos falar do Centro de São Paulo? (antologia) - capítulo Uma grande dama que nunca envelhece. 3) Poesia Contemporâneas III - com os poemas Amor, Percepções da cidade em mim e Quero.

41


42

Catálogo de Autores Editora Matarazzo 4) Homens Notáveis, Nossos Pais - com os poemas Meu pai, A maior saudade do coração e Pai e filho. 5) Poesia Contemporâneas IV - com os poemas Saudade, Para honra e glória e Seus dedos entre meus dedos. 6) Acrósticos - com os acrósticos Ame o poema (Um acróstico palíndromo), Acróstico para uma estrela e Um acróstico. 7) Vamos falar de São Paulo II? (antologia) - capítulo  Como era bela e luxuosa a “Cinelândia Paulista”. 8) Poesias de Amor - com os poemas O lado oculto da sua lua, Tudo o que eu quero e O fim. 9) Miscelânea: Contos, Crônicas e Poesias - com os poemas Manifesto, Para obra póstuma e Gula cega.


Catálogo de Autores Editora Matarazzo

MARION DUARTE

Cantora e Compositora. Em 2017 completa 60 anos de carreira dedicados à Música Popular Brasileira. Pertence a última geração de artistas que iniciou a carreira no rádio. Tem sua bonita voz projetada para o Brasil desde 1958. Em plena atividade musical, apresenta-se principalmente em teatros e casas de show do Rio de Janeiro e São Paulo. Seu mais recente trabalho discográfico, o CD Minha Canção Pra Você, foi lançado em 2014. Devido à sua dedicação a favor da Música Popular Brasileira, Marion tem conquistado prêmios e títulos em reconhecimento à sua carreira artística. Como por exemplo, a Moção de Louvor e Reconhecimento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, em 2006; o troféu e diploma pelo Dia Nacional da Voz, em 2010; a Moção de Congratulações e Aplausos, em 2011; e o Diploma de Honra ao Mérito Cultural da OMB, em 2012. Possui planos para lançar o seu próximo disco homenageando um dos gêneros musicais mais originais do nosso país: o samba. Como autora participou como convidada das seguintes coletâneas da Editora Matarazzo. 1) Vamos falar de São Paulo?

43


44

Catálogo de Autores Editora Matarazzo 2) Amigos de todas as horas. 3) Mulheres Notáveis Além do Tempo. 4) Poesias Contemporâneas III. 5) Vamos falar do Rio de Janeiro? 6) Vamos falar de Salvador? 7) Memórias Cariocas. 8) Caderno de Homenagem: 80 anos da Rádio Nacional 9) Mensagens Natalinas


Catálogo de Autores Editora Matarazzo

NEIDE LOPES CIARLARIELLO (SABICHI)

Neide Lopes Ciarlariello, advogada, cronista e poetiza, nasceu em São Paulo, SP. Foi Vice Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Tatuapé. Atual presidente do Lions Clube de São Paulo Barra Funda. É Companheira Melvin Jones pela International Foundation Lions Clubs. Compilou as memórias de seu avô Paraguassú no livro Baú da Saudade (Editora Matarazzo). Suas crônicas foram editadas em varias revistas e jornais. Prefaciou o livro Vamos Falar do Brás? da série Bairros Paulistanos da Editora Matarazzo. Participou em várias coletâneas:

45


46

Catálogo de Autores Editora Matarazzo 1) A Rapaziada do Brás: seus artistas, memórias e canções, In House, 2014. 2) Vamos falar de São Paulo? (antologia), capítulo Minha Cidade. 3) Vamos falar de Santos? (antologia), capítulo Monte Serrat. 4) Vamos falar de Portugal? (antologia) capítulo Florbela Espanca, e Minhas Raízes. 5) Mulheres Notáveis Além do Tempo I e II (antologias), respectivamente com os capítulos Princesa Izabel e Mulheres Notáveis! 6) Para Sempre 32 (antologia), capítulo A Mulher na Revolução de 32. 7) Trovas (antologia), Editora Matarazzo. 8) Poesias Contemporâneas I e II (antologia), Editora Matarazzo. 9) Poesias de Amor (antologia), Editora Matarazzo.  


Catálogo de Autores Editora Matarazzo

PAULO BORGES

Paulo Borges, Porto, Portugal, nasceu a 4 de agosto de 1969. Colecionador de artigos de cinema português, tais como fotos, cartazes, publicidade da época, programas de filmes, etc. Pesquisador sobre a história do nosso cinema e, sobre os artistas que neles trabalharam, posteriormente publicadas em páginas na Internet. Curador da exposição intitulada Os Anos de Ouro do Cinema Português, que abrange a história do cinema português desde o primeiro filme sonoro português em 1930 até finais dos anos cinquenta. Posteriormente a exposição esteve na cidade de Coimbra, integrada no Festival de Cinema intitulado Caminhos Film Festival. Autor do livro Irmãs Meireles os Rouxinóis de Portugal, editado em 2016, numa homenagem à rádio portuguesa e a um talentoso trio vocal português, único no seu género e que marcou uma geração. Participou como convidado nas obras da Editora Matarazzo 1) Enciclopédia Fadista Luso-Brasileira 2) Vamos falar de Portugal II?

47


48

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

PERFILINO NETO

Perfilino Neto, jornalista, radialista, trabalhou na Rádio Cultura da Bahia durante 43 anos e atualmente é produtor e apresentador do Encontro com o Chorinho, veiculado há 26 anos, aos domingos, das 8 às 9 horas, na Educadora FM 107.5, e Memória do Rádio, transmitido naquela emissora, de segunda a sexta-feira, das 22 às 23 horas, no ar há 15 anos. Estudioso de nossa cultura popular, já publicou dezenas de matérias sobre MPB nos jornais: Diário da Bahia, Jornal da Bahia, A Tarde, Tribuna da Bahia, Diário de Notícia e Correio da Bahia. Autor dos livros Memória do Rádio, editora Couto e Curiosidades e Pitorescos do Rádio e da MPB, Editora Matarazzo. Palestrante de música popular brasileira já fez conferências na Escola de Música da UFBa, Escola de Educação da UFBa, Caixa Econômica Cultural, Petrobrás, Universidade Católica de Salvador, Instituto Social da Bahia, ICEIA. Participou como convidado nas obras: Do Axé ao Lundu.


Catálogo de Autores Editora Matarazzo O Choro de Os Ingênuos. Bahia Terra da Felicidade. ABC do Gonzagão. Porque o Rei é Imortal. Vamos Falar de Salvador? (2016), Editora Matarazzo. Vozes do Rádio e da MPB (2014), editora In House. E dos filmes: Samba Riachão. O sambista Batatinha.

49


50

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

KRYSSIE MARTINS

Escritora e Terapeuta Corporal. Preside a Ong FALA VOLUNTÁRIO, que gerencia voluntários, em parceria, com diversas Organizações Sociais. A entidade divulga e ministra palestras, elabora projeto de captação de recursos, desenvolve e coordena programas de Gestão de Voluntariado e Responsabilidade Social do trabalho voluntário em empresas privadas. Crítica literária para as revistas Roll e Metal. Entrevistou grandes bandas do cenário rock and roll e do universo metaleiro durante as apresentações do primeiro Rock in Rio. Tradutora inglês, francês e espanhol, para grandes editoras, e livros infantis no material literário da Disney. Colunista, escreve sobre futebol para um site americano, dirigido ao público hispânico. Blogueira, escreveu crônicas contextualizando o cotidiano, falando sobre TV e cinema, originando seu primeiro livro: As Melhores Crônicas de um Blog.


Catálogo de Autores Editora Matarazzo Estudiosa da complexidade humana, tem formação em inúmeras técnicas corporais terapêuticas que alia à psicanalise. Master em Reiki, Biodanza, Movimento Somático e Dançaterapia. Picoterapeuta Jungiana dá ênfase à Terapia Corporal na análise do movimento ampliado. Com base nessa experiência, clínica, publicou o livro Ensaios do Corpo, dirigido ao público desta área. Poeta incorrigível, publica na segunda edição de 2016, seu mais recente, livro de contos e poesia Contos Inéditos, Segredos Clássicos. Participou como convidada em dois projetos editoriais da Editora Matarazzo: Memórias Cariocas e Poesias Contemporâneas IV. Esse último, teve uma poesia de sua autoria citada, pelo jornalista Ademir Medici, colunista do jornal Diário do Grande ABC, de São Paulo.

51


52

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

SOLANGE COLOMBARA

Pedagoga, formação técnica em Secretariado, mediadora judicial, contadora de histórias e poetisa. Mooquense, natural de São Paulo (SP). Autora de poemas e conto nas Antologias da Editora Matarazzo: 1) Acrósticos; 2) Poesias Contemporâneas II; 3) Vamos Falar do Centro de S. Paulo? 4) Vamos Falar da Mooca? 5) Mensagens de Natal; 6) Conexões; 7) Homens Notáveis, nossos pais; 8) Vamos Falar de São Paulo II? 9) Poesias de Amor;


Catálogo de Autores Editora Matarazzo 11) Peças Literárias: Contos, Crônicas e Poesias. 12) Projeto Literário “Cá Entre Nós”: Brasil & Portugal.

53


54

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

THAIS MATARAZZO

Presidente e coordenadora de projetos da Editora Matarazzo. Jornalista, escritora, pesquisadora cultural e palestrante. Nascida em 1982, na cidade de São Paulo, no bairro da Bela Vista. Estudou na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Universidade 9 de Julho (UNINOVE). Iniciou suas pesquisas culturais em 1999, com ênfase nas carreiras dos cantores do rádio brasileiros e histórias das emissoras paulistanas. Em seguida, voltou sua atenção para os intérpretes da música portuguesa no Brasil. Lançou sua primeira obra em 2011 com apoio da comunidade portuguesa de São Paulo. Desde então tem editado vários livros sobre história de rádios e da música popular brasileira, crônicas e poesias. Tem volumes lançados no Brasil e em Portugal. Participa de vários programas de rádio. Durante dois anos, de 2013 a 2015, atuou como repórter cultural do extinto programa Solo Tango, apresentado por Walter Manna, da Rádio Trianon AM / SP.


Catálogo de Autores Editora Matarazzo Possui artigos e matérias publicadas em diversas revistas e jornais especializados. Livros publicados 1) Irene Coelho, uma brasileira de coração brasileira, 2011, Instituto Memória. 2) Salomé Parísio: o Rouxinol do Norte, co-autoria, 2012, ABR Editora. 3) A Dinastia do Rádio Paulista, parceria com Valdir Comegno, 2013, ABR Editora. 4) A Música Popular no Rádio Paulista, 1928-1960, 2013, ABR Editora. 2ª. edição, 2015, Editora Matarazzo. 5) Fado no Brasil: artistas & memórias, 2013, ABR Editora. 6) Artistas Negros da Música Popular e do Rádio, Expressão & Arte, 2014. 7) A Rapaziada do Brás: seus artistas, memórias e canções, 2014, In House. 8) Vozes do Brasil: trajetórias de grandes artistas e comunicadores, 2014, In House. 9) Brasil & Portugal: teatro, música, artistas e tal, 2015, In House. 10) O Rio e eu: crônicas de uma paulistana, 2015, Editora Matarazzo. 11) O Porto e eu, 2015, Editora Matarazzo. 12) O Fado nas noites paulistanas, 2015, Editora Matarazzo. 13) O Fado que cantei e outras canções..., 2015, Editora Matarazzo. 14) Caderno de Homenagem: centenários de Orlando Silva e Odette Amaral, 2015, Editora Matarazzo. 15) São Paulo: presença da saudade, 2016, Editora Matarazzo. Coletâneas Rodinhas nos pés, capítulo Nas asas da literatura, 2014, In House. Participou de todas as coletâneas da Editora Matarazzo, com excessão de Contos Infanto-Juvenis.

55


56

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

WASHINGTON SANTOS

Washington Santos, Bacharel em Administração, Administrador de Empresas, Especialista na Metodologia do Ensino Superior, Gestão de Pessoas (Faculdade São Luís de França - Aracaju – SE). Mestre em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Alagoinhas - BA Tese de mestrado versando sobre Brincando Com Cabelos: Um Estudo Sobre O Processo De Letramento Com Proprietários/as De Salão De Beleza Do Município De Alagoinhas - BA. Desse estudo, buscamos observar os saberes do dia a dia dos sujeitos, as experiências de vida feito uso ao longo de sua existência, e um item importante, alinhamento desse letramento sendo o sujeito alfabetizado ou não e dele ter apropriado-se e criado seu negócio e/ou empreendimento como forma de sobrevivência. Professor Universitário em Graduação e pós-graduação. Faculdade Santíssimo Sacramento - FSSS, Alagoinhas-BA e FATEC Faculdade de Tecnologias e Ciências da Bahia, Alagoinhas - BA. Vice-presidente administrativo da Câmara de Comércio e Indústria do Brasil / República Democrática do Congo - CCIBRDC-2007 - seu papel enquanto câmara é acompanhar e representar comerciantes, artistas,


Catálogo de Autores Editora Matarazzo cientistas interessados a desenvolver suas atividades nos dois países, Brasil - BR e República Democrática do Congo - RDC, de onde se inclui, fundamentalmente, o cultural e artístico. Membro Correspondente da Academia de Letras Menotti del Picchia Itapira - SP, federada à FALASP-SP. Criador do Projeto INTEGRAR com o programa universitário de denominação popular “Vamo Que Vamo!”. A relevância desse artigo/programa é abordar com a presença de convidados de áreas diversas temas atuais para discussão e resultados com plateia presente, desses temas, um dos principais, a área cultural em seus diversos segmentos. Colunista em temas diversos em revista local e direcionada a classe empresarial DE OLHO NA VITRINE, com temas diversos da administração ao cultural. Escritor na equipe de participantes e convidados da Editora Matarazzo, SP. Obras participadas pela Editora Matarazzo 1) CONEXÕES - com o texto PENSAR CRIANÇAS, PENSAR FUTURO, PENSAR GERAÇÃO T.I. e prefácio da obra CONEXÕES. 2) A ARTE É MEU OFÍCIO - com o texto O PRAZER DO MEU OFÍCIO COMO UMA ARTE... SER EDUCADOR! 3) ACRÓSTICOS - com as poesias MINHA INFÂNCIA, MEU HOJE, SER FELIZ - ESPÍRITO DE LUZ, MEU ANJO, MEU GUIA e DOAÇÃO. 4) CONTOS INFANTO-JUVENIS - com o texto E QUEM DISSE QUE SACI-PERERÊ NÃO EXISTE? 5) HOMENS NOTÁVEIS, NOSSOS PAIS – com o texto MEU PAI, MEU HERÓI, MEU BANDIDO. 6) POESIAS CONTEMPORÂNEAS II - com as poesias SAUDADES DA MINHA ROSA e POR ONDE ANDAS TÚ? 7) POESIAS CONTEMPORÂNEAS III - com a poesia SER OU NÃO SER, POR QUÊ SER FELIZ? 8) POESIAS CONTEMPORÂNEAS IV - com a poesia SIMPLESMENTE MELANCOLIA DA (IN)FELICIDADE.

57


58

Catálogo de Autores Editora Matarazzo 9) VAMOS FALAR DE SALVADOR? - com o texto UMA AVENTURA EM SALVADOR, UM DIA COMO SOTEROPOLITANO. 10) VIAJAR É A MELHOR COISA DO MUNDO - com o texto VIAJANDO PELA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO. 11) MULHERES NOTÁVEIS ALÉM DO TEMPO II - com o texto O PAPEL DA “MULHER NEGRA” QUILOMBOLA NA ECONOMIA SOLIDÁRIA ALINHADO À CULTURA.


Catálogo de Autores Editora Matarazzo

ZÉ PAULO MEDEIROS

Cantor, compositor, contador de causos, escritor, musicista, poeta e engenheiro em Topografia, formando pela Escola Paulista de Engenharia. Iniciou sua carreira em 1970, percorrendo festivais de música e conquistou muitos prêmios .Teve o seu primeiro compacto simples, lançado pela Gravadora Fermata, com as canções Sei lá e Meditação. Autor das obras musicais nos CDs: de Caminhante, A Cara do Sertão e A Trilogia - composta por 3 CDs- Casulos I, II e III, que retratam seus 30 anos de carreira, de 1982 a 2012. 36 faixas inéditas, com as participações especiais de Inezita Barroso, Sérgio Reis, Célia e Celma, dentre outros, como, Cine Mazzaropi - um CD tributo ao cineasta Amâncio Mazzaropi; Pepita e o Olho Mágico - sua história infantil editada em CD, cujo tema volta-se para a preservação da natureza e seus cuidados. Musicou a peça teatral Espantalho, que percorreu o Brasil e a América Latina. Sua música Yanomami, do CD Caminhante, é tema principal do filme Zezinho - o menino mentiroso. No Recanto das Letras, tem sua página com uma diversidade de composições literárias. Participou das seguintes coletâneas da Editora Matarazzo. 1) Poesias Contemporâneas II, III e IV. 2) Contando Causos. 3) Mensagens de Natal.

59


60

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

ÍNDICE AUTORES Escritores participantes das antologias da Editora Matarazzo e de livros solos

A Adriano Augusto da Costa Filho Adriano Barbiero Aline Ferreira de Jesus Santos Amélia Ferreira Teixeira Américo Servidio Ana Claudia Caetano Ana Patrícia Guedes Catelli André Domingues Andrea Generoso Andreia F. Martins Angela Luciane Peyrel Antoniette Martins Antônio de Deus Seixas (reprodução de crônicas) Antônio Nivaldo Menezes Silva Antônio Sérgio Farias de Souza Antônio Taveras Almeida Armenio Nogueira Rodrigues Ayrton Mugnaini Jr

B Bel Gonçalves Benedito Clementino da Silva

C Camila Giudice Carmen Lúcia Pires dos Santos Cerqueira


Catálogo de Autores Editora Matarazzo Caio Cézar Carlus Maximus César Coelho Cecília Silva Teixeira Pinto Christian Silva Martins de Mello Sznick Clara Di Lucena Ciça Marinho Clarice Hanato Claudio Amaral Coradi Cris Caner Cristina Cabral Cristiane Cambria Cynthia Theodoro Porto

D Dani Aprendiz Daniel José Teixeira Dedy Edson Dejanice Marino Dênika Vadiletti Machado Silva Denise Duran (Irley Rocha) Diego Nunes Dirce Vieira Donaire Verçosa

E Edegar Rolino Júnior Edivan Bezerra Edson Galvão Edson Santana do Carmo Elisa Mariz Elivelton J. Costa Eloína Ferraz Elza Meirelles Chola Elizabeth Florido

61


62

Catálogo de Autores Editora Matarazzo Emília Fróes Ester Buffa Emil Barbour Eric Lucian Apolinário Érica Leme Ernande Bezerra de Moura Everton Calício

F Fátima Quadros Flávio de Queiroz Fernando Canto Berzaghi Fernando Fontes Fernando José Fernando Razzo Galuppo Fernando Sérgio Flora Anita Pereira da Silva Frances Azevedo

G Geraldo Nunes Gerdal J. Paula Gui Castro Neves Guilherme Mantovani Coli

H Hamilton Santos Hélcio de Abreu Dallari Júnior Hélcio Hime Hélio Ribeiro de Souza Hidenari Sakao Homero França


Catálogo de Autores Editora Matarazzo

I Infeto Iolanda Krusnaukas Irene Oliveira Isa Chloris Ivete Oka

J J. Muniz Jr. Jacy Ribeiro de Castro Janaína Caixeta Janice Oshiro Jayme Antônio Ramos Jefferson Biajone Jefferson Silveira Jorge Trigo João Coradi Neto (ver também Coradi) José Carlos Machado Silva Júnior José D’Amico Bauab José Geraldo Barbosa José Olívio Paranhos Lima José Martins Pereira Josemar Duarte Jotarelli Júlio Araújo

K Kryssie Martins

L Laura Macedo Levi Bucalem Ferrari

63


64

Catálogo de Autores Editora Matarazzo Liliane Rubio Luiz Américo Lisboa Jr. Luiz Amorim (ver Carlus Maximus) Luiz Antônio Pires Luiz Fernando Costa Ortiz Luiz Murillo Tobias Luiz Sales Nascimento Lúcia F. F. Marques Peres Lucília Loureiro Lycia Maria Leal Ulm Ferreira

M Magalhães Jr. Malcolm Forest Manoel Fernandez Mendes Manuel Martins (ver Mano Martins) Mara Nobre Maria dos Anjos Oliveira Maria Cecília Musumeci Borges Maria Dolores Maria Helena de Toledo Silveira Melo Maria Romana de Abreu dos Ramos Mário Fonseca Ventura Marcia Del Nero Márcia Villaça Rosa Marcelle Fernandes Marcio Viniciu Ventre Marcelo Bonavides de Castro Marcello Laranja Marcelo Kassab Marcelo Zanotello Marcos Horto Marcos R. S. Tavares Marcus Vinicius Vadiletti Machado Silva Margareth Bevilacqua Margareth Cruz Marina Sidrim Teixeira Marisa Aurea de Sá Falcão Marion Duarte


Catálogo de Autores Editora Matarazzo Marta Perin Mateus Gonçalves de Souza Miguel Villa Morphine Epiphany

N Neide Lopes Ciarlariello (ver também Sabichi) Nelter José Corrêa Nelson Di Francesco Nini Remartinez Norma Hauer

P Paulo Adriano L. L. Telhada - Coronel PM Paulo Almeida Borges Paulo Aparecida Lebre Paulo Camargo Paulo Ferreira da Cunha Paulo Rangel Pedro Paulo Penna Trindade Patrícia Cicarelli Perfilino Neto

R Rafael Kassab Renata Elito Jerônimo Renê Ruas Romeu Maccione Ricardo Caneloi dos Santos Rodolfo Penteado Sanches Rodrigo Gutenberg Roberto Ferrari Rodrigo Machado Merli

65


66

Catálogo de Autores Editora Matarazzo Rodrigo Penosa Rosa Rocha Rosilda Portas

S Sabichi (ver Neide Lopes Ciarlariello) Sabrina Silva dos Santos Sarau do Peixe Sérgio Mendes Jr. Sérgio Oliveira Silvio Souza Sheyla Cruz do Valle Solange Colombara Sylvia Roriz de Carvalho

T Taísa Luciano Tatiana Silva Martins de Mello Sznick Terezinha Iracema Servidio Tiago Rodrigues Peggan e Silva Thais Matarazzo Thiago de Menezes

V Vera Lúcia Bangel Vera Lúcia Gonzalez Teixeira Vera Lúcia Pereira de Carvalho Vera Hime Vicente Janotti Jr. Vitória Maria Moreira Marino Vinicius Weingarther Pain Vivian Lie


CatĂĄlogo de Autores Editora Matarazzo

W Walter Manna Walter Vagel Washington Santos Wilson de Oliveira Jasa Wilson Rabelo

Y Ygor Kassab

Z ZĂŠ Paulo Medeiros

67


NOSSAS CAPAS MARÇO / 2015- MARÇO /2017


Catรกlogo de Autores Editora Matarazzo

69


70

Catรกlogo de Autores Editora Matarazzo


Catรกlogo de Autores Editora Matarazzo

71


72

Catรกlogo de Autores Editora Matarazzo


Catรกlogo de Autores Editora Matarazzo

73


74

Catรกlogo de Autores Editora Matarazzo


RELEASES LIVROS EDITORA MATARAZZO MARÇO / 2015 - MARÇO /2017


76

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

O RIO E EU: CRÔNICAS DE UMA PAULISTANA Thais Matarazzo

O Rio e eu: crônicas de uma paulistana é um livro que se destaca por expor as primeiras peripécias da autora no mundo da pesquisa investigativa sobre os cantores de rádio. Thais Matarazzo narra como surgiu o seu interesse pelo assunto e da necessidade de ampliar suas pesquisas fora de São Paulo, sua cidade natal. Descreve como conheceu vários artistas e o lançamento dos seus livros na Cidade Maravilhosa. Prefácio de Marion Duarte. Dados técnicos Título: O Rio e eu: crônicas de uma paulistana Autor: Thais Matarazzo Editora: Matarazzo Idioma: Português Encadernação: Brochura Ilustrado: sim Tamanho: 13 x 18 cm Edição: 1ª Ano de Lançamento: 2015 Número de páginas: 80 ISBN 978-85-69167-02-0

O PORTO E EU Thais Matarazzo

O Porto e eu... traz dez crônicas acerca das principais impressões da autora sobre a cidade do Porto, em Portugal. Com ilustrações, descrições de suas viagens e curiosidades, a obra conta com prefácio do poeta Paulo Bomfim. Dados técnicos Título: O Porto e eu Autor: Thais Matarazzo Editora: Matarazzo Idioma: Português Encadernação: Brochura Ilustrado: sim Tamanho: 12 x 12 cm


Catálogo de Autores Editora Matarazzo Edição: 1ª / 2ª Ano de Lançamento: 2015 Número de páginas: 66 ISBN 978-85-69167-01-3

A MÚSICA POPULAR NO RÁDIO PAULISTA, 19281960 Thais Matarazzo

A Música Popular no Rádio Paulista, 1928-1960 é o título da obra que resgata a memória da música brasileira e dos artistas da canção nacional que passaram pelos microfones da Rádio Record. Trata-se de uma saudosa recordação aos chamados “Anos Dourados”, quando as famílias tinham como principal diversão o rádio. O livro revive a época em que nomes como Vassourinha, Isaura Garcia, Déo, Mário Zan, Elza Laranjeira, Conjunto Regional do Armandinho Neves, Demônios da Garoa, Neyde Fraga, Roberto Amaral, Cascatinha e Inhana, Esterzinha de Souza, Norma Avian, Vagalumes do Luar, Roberto Luna, Leila Silva, Duo Brasil Moreno, dentre tantos outros, eram ouvidos por todo o Brasil e faziam sucesso divulgando o cancioneiro nacional. A autora ainda reforça sua obra com a seção de anexos, que traz curiosidades sobre o Radioteatro Manuel Durães, Vicente Celestino, os 100 anos do choro em São Paulo entre outros temas. Este estudo foi o tema do trabalho de conclusão de curso de Jornalismo - Comunicação Social, em 2011, de Thais Matarazzo. Agora adaptado para livro, chega às mãos dos leitores, estudiosos da área, colecionadores e curiosos. Enfim, o livro aborda um tema inédito e tão pouco explorado no mundo da literatura que é a trajetória do rádio paulista, sua música e seus personagens. Dados técnicos Título: A Música Popular no Rádio Paulista, 1928-1960 Autor: Thais Matarazzo Editora: Matarazzo Idioma: Português Encadernação: Brochura Ilustrado: sim Tamanho: 14 x 21 cm Edição: 2ª

77


78

Catálogo de Autores Editora Matarazzo Ano de Lançamento: 2015 Número de páginas: 176 Edição: 2ª ISBN 978-85-69167-03-7

O FADO NAS NOITES PAULISTANAS Thais Matarazzo

Focaliza algumas das vozes portuguesas femininas que realizaram temporadas em São Paulo entre 1950 a 1970. Além das boates, onde vários artistas lusos cumpriram contratos, existiram alguns restaurantes típicos portugueses com música ao vivo - pioneiros no gênero. Por eles passaram grandes ícones do fado como Amália Rodrigues, Tony de Matos, Fernanda Batista, Maria Alice Ferreira, Adélia Pedrosa, Terezinha Alves, Manoel Taveira, Tristão da Silva, Cidália Moreira, Fernando Farinha entre outros. Dados técnicos Título: O Fado nas noites paulistanas Autor: Thais Matarazzo Editora: Matarazzo Idioma: Português Encadernação: Brochura Ilustrado: sim Tamanho: 13 x 18 cm Edição: 1ª Ano de Lançamento: 2015 Número de páginas: 110 ISBN 978-85-69167-04-4

O FADO QUE CANTEI E OUTRAS CANÇÕES... Thais Matarazzo

Curiosidades sobre músicas e intérpretes da música popular portuguesa no Brasil. Dados técnicos Título: O Fado que cantei e outras canções... Autor: Thais Matarazzo Editora: Matarazzo


Catálogo de Autores Editora Matarazzo Idioma: Português Encadernação: Brochura Ilustrado: sim Tamanho: 13 x 18 cm Edição: 1ª Ano de Lançamento: 2015 Número de páginas: 72 ISBN 978-85-69167-00-6

CADERNO DE HOMENAGEM: CENTENÁRIOS DE ORLANDO SILVA & ODETTE AMARAL Thais Matarazzo

O Caderno de Homenagem é uma publicação da Editora Matarazzo em homenagem aos ícones da Cultura Popular Brasileira. A primeira edição é dedicada aos cantores Orlando Silva e Odette Amaral. Dados técnicos Título: Caderno de Homenagem - Centenário de Orlando Silva & Odette Amaral Autor: Thais Matarazzo Editora: Matarazzo Idioma: Português Ilustrado: sim Encadernação: Brochura Edição: 1ª Ano de Lançamento: 2015 Tamanho: 13 x 18 cm Número de páginas: 48

SÃO PAULO: PRESENÇA DA SAUDADE Thais Matarazzo

É o terceiro livro de crônicas de Thais Matarazzo, presentemente saudando seu berço: a capital paulista. Com prefácio assinado pelo poeta Paulo Bomfim, a obra traz 14 crônicas divididas em 88 páginas e com muitas fotografias. Na seção Minhas Memórias, a autora recorda e celebra suas raízes, momentos e pessoas importantes na sua vida. Na segunda parte, cognominada Memória da Cidade, o livro revela narrativas pitorescas

79


80

Catálogo de Autores Editora Matarazzo passadas na Pauliceia de outrora, em locais já extintos, como os cinemas Odeon e Alhambra, Confeitaria Vienense e os teatros Santana e Cassino Antártica. Um livro de bolso e de leitura agradável. Dados técnicos Título: São Paulo: presença da saudade Autor: Thais Matarazzo Editora: Matarazzo Idioma: Português Ilustrado: sim Encadernação: Brochura Tamanho: 12 x 12 cm Edição: 1ª Ano de Lançamento: 2016 Número de páginas: 88 ISBN 978-85-69167-08-2

CÁ E LÁ – O INTERCÂMBIO CINEMATOGRÁFICO ENTRE O BRASIL E PORTUGAL Diego Nunes

Cá e Lá - O Intercâmbio Cinematográfico entre o Brasil e Portugal, da editora Matarazzo, de autoria do pesquisador brasileiro Diego Nunes, a obra destaca a influência estrangeira na formação do teatro e cinema nacional. “São histórias riquíssimas e pouco conhecidas de artistas consagrados no Brasil na primeira metade do século 20. Apesar da popularidade de muitos, por vezes o público não conhece as origens de suas trajetórias artísticas”, explica o autor. O livro é dividido em três partes: a primeira aborda o surgimento do cinema brasileiro até a chegada do cinema falado; a segunda parte conta como o rádio influenciou o cinema falado e apresenta cerca de 40 biografias de artistas portugueses que trabalharam no cinema brasileiro, dos quais destacamos nomes famosos como Mesquitinha, Carmen Santos, Violeta Ferraz, Manuel e Abel Pera (pai e tio da atriz Marília Pera), Adriano Reyes, a cantora Vera Lúcia (eleita a rainha do rádio em 1955), Ivaná (a primeira travesti do teatro de revista brasileiro) entre outros. Na última parte, Diego Nunes conta a trajetória dos artistas que fizeram o caminho inverso, ou seja, os brasileiros que atuaram no cinema português. Sendo a atriz Cinira Polônio a primeira delas, no longínquo ano de 1896. Também relembra a ida ao velho mundo de atores como Procópio Ferrei-


Catálogo de Autores Editora Matarazzo ra, Anselmo Duarte e as comediantes Eva Todor e Berta Loran, além de relembrar as coproduções luso-brasileiras. “Muitos artistas brasileiros possuem grande fama em Portugal, alguns deles, como os comediantes Spina e Badaró, hoje são mais conhecidos por lá do que no seu próprio país de origem. Tanto que eles foram para lá para se apresentar por seis meses e nunca mais retornaram”, afirma Diego Nunes. A obra foi resgata histórias de filmes e artistas estrangeiros, hoje pouco conhecidas. A comediante Violeta Ferraz, embora muito conhecida pelos fãs de cinema, tem uma trajetória artista pouco conhecida antes da incursão cinematográfica, tendo começado a carreira ainda em Lisboa, com quatro anos de idade, fingindo ser um boneco de ventríloquo, sentada no colo do pai. Já Mesquitinha, outro comediante importante, é filho da lendária fadista Júlia Mendes. Famosa artista do princípio do século XX, cantada em fados como “Julia Florista” (cantado por Amália Rodrigues) e “Saudades de Julia Mendes” (cantado por Fernanda Batista). Muito jovem Julia faleceu de tuberculose, mas antes entregou a guarda do filho para um amigo ator, que estava partindo em turnê para o Brasil, onde o menino tornou-se uma referência do cinema nacional. Dados técnicos Título: Cá e Lá - intercâmbio cinematográfico entre o Brasil e Portugal Autor: Diego Nunes Editora: Matarazzo Idioma: Português Ilustrado: sim Encadernação: Brochura Tamanho: 14 x 21 cm Edição: 1ª Ano de Lançamento: 2015 Número de páginas: 200 ISBN 978-85-69167-05-1

A OUTRA FACE DE GARDEL Walter Manna

Tratando-se este trabalho de uma obra antes de tudo investigativa, o autor teve o cuidado de enveredar pelos meandros de um vasto acervo de documentos, fotos e reportagens da época, bem como verificar versões que atribuem ao Zorzal crioulo ou Marocho de Abasto, entre outros ape-

81


82

Catálogo de Autores Editora Matarazzo lidos carinhosos, a probabilidade de pelo menos três mães, três nacionalidades e outras tantas diferentes datas de nascimento. Como o leitor irá perceber, todas as dificuldades encontradas por Walter Manna nessa tarefa se devem principalmente às diversas interpretações e hipóteses existentes sobre a pessoa de Carlos Gardel, o que nos levou a percorrer esse labirinto e a estudar cuidadosamente autores conceituados que se dedicaram a decifrar sua misteriosa vida. Em meio às tentativas e artifícios utilizados pelo ídolo para apagar vestígios de sua origem, que na época poderiam prejudicar sua carreira, o pesquisador se defrontou com um emaranhado de interpretações e documentos contraditórios, que Gardel obtinha por influência de um amigo uruguaio de grande poder na Polícia Argentina, ora para se livrar do serviço militar, ora para poder permanecer na Argentina ou obter passaportes, ora para encobrir delitos, ora para se fazer passar por Charles Romuald Gardes, morto durante a II Guerra Mundial, filho legítimo de sua mãe adotiva, a francesa Berta Gardes. Em relação a Romuald, até hoje se costuma confundir um personagem com outro, tanto que durante muito tempo Gardel ficou conhecido em Buenos Aires como “El Francesito”. Mas por meio de comparações fotográficas foi possível perceber a diferença entre os dois meninos, visível para qualquer observador atento. Dados técnicos Título: A outra face de Gardel Autor: Walter Manna Editora: Matarazzo Idioma: Português Ilustrado: sim Encadernação: Brochura Tamanho: 16 x 23 cm Edição: 1ª Ano de Lançamento: 2015 Número de páginas: 136 ISBN 978-85-69167-06-8

CURIOSIDADES E PITORESCOS DO RÁDIO E DA MPB Perfilino Neto

Depois do êxito de Memória do Rádio (2009), narrando passagens do rádio soteropolitano e também denunciando o descaso que a memória do


Catálogo de Autores Editora Matarazzo rádio local tem sofrido, Perfilino Neto volta com mais uma obra, Curiosidades e Pitorescos do Rádio e da MPB. Jornalista, historiador, investigador musical, estudioso do rádio, colecionador de discos, produtor e apresentador de programas, ao completar 55 anos dedicados ao Rádio, Perfilino Neto nos brinda com uma obra singular: - mescla fatos engraçados, coletados em seu dia-a-dia de radialista entrevistador, com histórias que o Rádio ainda não contou. Além de ser guardião de um rico acervo de registros sonoros dos mais raros, conforme 19 faixas de CD bônus encartado no livro, o autor transporta para as páginas de sua obra momentos hilariantes, resultantes de centenas de entrevistas com artistas do rádio e da Música Popular Brasileira. Dados técnicos TÍTULO: Curiosidades e Pitorescos do Rádio e da MPB AUTOR: Perfilino Neto EDITORA: Matarazzo IDIOMA: português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B ILUSTRADO: sim FORMATO: 16 x 23 cm PÁGINAS: 200 ANO DE EDIÇÃO: 2015 ISBN 978-85-16167-07-5

A TEMIVEL SÍNDROME DE PÂNICO POR UM OLHAR ESPIRITUAL Fernando Canto Berzaghi

Esta obra nasceu de uma situação concreta vivida e vivenciada por mim e por minha esposa. Era dia de “Corpus Christi” pelas 22horas. Voltávamos de uma visita a uns amigos no bairro do Estoril em São Bernardo do Campo. Ao adentrarmos à Rodovia Anchieta, sofremos uma pane na iluminação do veículo e ficamos completamente no escuro. Ocorre que do lado direito havia a represa e do esquerdo um gradil contra o qual minha esposa se chocou, destruindo completamente a parte inferior e lateral do veículo. Minha esposa, face ao perigo iminente entrou logo em pânico. Perdida em meio à escuridão da noite e entre veículos em alta velocidade,

83


84

Catálogo de Autores Editora Matarazzo perdeu totalmente o controle. No entanto, quando tudo parecia perdido, invoquei o santo nome do Senhor na hora da angústia e vi uma luz no fim do túnel. Lembrei as palavras do Salmo 46.1-2 que diz que Deus é o nosso refúgio e fortaleza na hora da tribulação... e vi uma luz há uns cem metros à direita da Rodovia. E, mesmo sem condições mecânicas para fazê-lo, arranquei na direção da luz. Finalmente chegamos a até à luz completamente sãos e salvos. Ali já em segurança pude pedir por socorro. Daí concluir que o viver Cristo ou em Cristo na plenitude do amor de Deus não permite que sejamos infelizes. Que o medo que preserva é benéfico. Já o medo extremo e prolongado leva à fobia e ao pânico. Procurei, nesta obra, sublinhar que é preciso mobilizar as inteligências do amor. E com fundamento no ensino bíblico afirmar: “COMO O HOMEM PENSA EM SEU CORAÇÃO, ASSIM ELE É...” (Pv 23,7) “7 Porque, como Imagina em sua alma, assim ele é:”. Nossa tônica se baseou no princípio de que “O AMOR É A ANTÍTESE DO MEDO”, (1Jo 4.18). “18 No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. Em síntese, o objetivo é levar o ser humano a mergulhar no mar interior, para descobrir uma fonte inesgotável de águas cristalinas: verdade; contentamento amor; vida contidos na Revelação de Deus. Dados técnicos TÍTULO: A Temível Síndrome de Pânico por um olhar espiritual AUTOR: Fernando Canto Berzaghi EDITORA: Matarazzo IDIOMA: português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B FORMATO: 16 x 23 cm PÁGINAS: 80 ANO DE EDIÇÃO: 2015 EDIÇÃO: 1ª ISBN 978-85-69167-10-5


Catálogo de Autores Editora Matarazzo

MISCELÂNEA

Américo Servidio Contos, poesias e crônicas. Dados técnicos Título: Miscelânea Autor: Américo Servidio Editora: Matarazzo Idioma: Português Ilustrado: sim Encadernação: Brochura Tamanho: 14 x 21 cm Edição: 1ª Ano de Lançamento: 2016 Número de páginas: 100 ISBN 978-85-69167-11-2

ÁFRICA EM PROSA, VERSOS E REVERSOS Frances de Azevedo

Dados técnicos Título: África em prova, versos e reversos. Autor: Frances de Azevedo Editora: Matarazzo Idioma: Português Ilustrado: sim Encadernação: Brochura Tamanho: 14 x 21 cm Edição: 1ª Ano de Lançamento: 2016 Número de páginas: 80 ISBN 978-85-69167-13-6

BAÚ DA SAUDADE

Autor: Roque Ricciardi (Paraguassú) Organizadora: Neide Lopes Ciarlariello Este livro é uma pequena parte da vida boêmia do cantor, compositor, poeta e seresteiro PARAGUASÚ, cujo slogan era “O Cantor das Noites

85


86

Catálogo de Autores Editora Matarazzo Enluaradas”, experiências essas vividas na cidade de São Paulo, com destaque para o bairro do Brás, antigo reduto de imigrantes italianos. Paraguassú teve seu apogeu na década de 1920, neste livro relata parte dessas vivências boêmias, cabendo a sua neta, Neide Lopes Ciarlariello apenas compilar essas anotações que ele deixou manuscritas em simples cadernos espirais. Ali ele conta como foi a boêmia do início do século, com relatos que vão de 1903 à 1940; como era a convivência entre os boêmios seresteiros, como foram seus primeiros encontros com Américo Jacomino (Canhoto), o maior violonista do Brasil naquela época; Catullo da Paixão Cearense, Pixinguinha, Procópio Ferreira, Domingos Rubino, José Sampaio, Genésio Arruda, Antônio Russo, João Pernambuco e muitos outros, e como essas amizades se perpetuaram por toda sua vida. Veremos ainda como nasceu sua primeira composição que ofereceu numa serenata à sua paixão platônica não correspondida. Veremos qual foi sua emoção ao fazer a primeira gravação e ouvir sua voz no gramofone; ao participar dos primeiros filmes falado brasileiros, e ainda se reconhecendo um perdulário, que “viveu para cantar e não cantou para viver”. Também relata uma parte do drama de sua vida na infância e juventude. Neide acredita que está cumprindo um desejo de seu avô ao publicar o livro “Baú da Saudade”, porque em seu relato, Paraguassú se dirige diretamente aos seus “leitores”, e Neide apenas reproduziu “iptis litteres” o que ele escreveu, sem nenhuma emenda ou correção, e o leitor terá a impressão de ouvi-lo contar sua história, de um jeito peculiar e simples, a história de um jovem órfão e pobre que alcançou o apogeu da glória e da fama, apenas com a força da sua vocação. Esta obra é um presente para todos os estudiosos e apreciadores da Música Popular Brasileira em seus “Anos Dourados”. Ayrton Mugnaini Dados técnicos Título: Baú da Saudade Autor(es): Roque Ricciardi / Neide Lopes Ciarlariello Editora: Matarazzo Idioma: Português Ilustrado: sim Encadernação: Brochura Tamanho: 15,5 x 23 cm Edição: 1ª Ano de Lançamento: 2016 Número de páginas: 250 ISBN 978-85-69167-24-2


Catálogo de Autores Editora Matarazzo

DEDY EDSON SESPEDE: FOTOBIOGRAFIA Dedy Edson

Estilo: Livro-revista com 350 fotos • Entrevista como colecionador de HQ o Fantasma e Expositor de revistas memorabilia, cenografia, filmes antigos, assuntos polêmicos tais como idade, diferenças entre nerds e geeks. • Fotos das entrevistas em programas de televisão e internet. • Participação como cosplayer em eventos de anime, mangá, quadrinhos, Bienal do Livro e Amigos do Western. • Hemeroteca do Tatuapé - www.hemerotecadotatuape.blogspot.com.br • Árvore Genealógica das Famílias Sespede, Cespede e Ascêncio, com 110 Fotografias e desenhos dos Brasões. • Homenagem a minha mãe Arminda Sespede nos seus 100 anos e ao meu pai Sebastião Sespede, aos filhos Edson Sorrentino Sespede, Elcio A. Sorrentino Sespede e ao neto Marcio Sespede. • Produtor do Show de Teatro de Revista – UMA NOITE NO PARAÍSO, ficando 10 anos em cartaz em todo Brasil. • Professor de dança de salão • Participação como ator nos filmes: Manelão o Caçador de Orelhas e Um Macho à Prova de Balas Dados técnicos TÍTULO: Dedy Edson Sespede: Fotobiografia AUTOR: Dedy Edson EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B ILUSTRADO: sim FORMATO: 21 x 29,7 cm PÁGINAS: 144 ANO DE EDIÇÃO: 2016 EDIÇÃO: 1ª ISBN 978-85-69167-12-9

87


88

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO NA PARÓQUIA DA FREGUESIA DO Ó Armenio Rodrigues Nogueira

Dados técnicos Título: Festa do Divino Espírito Santo na Paróquia da Freguesia do Ó Autor: Armenio Rodrigues Nogueira Editora: Matarazzo Idioma: Português Encadernação: Brochura Tamanho: 14 x 21 cm Edição: 1ª Ano de Lançamento: 2016 Número de páginas: 60 ISBN 978-85-69167-26-6

HADDAD MODERNIDADE EM SÃO PAULO Sergio Oliveira

Dados técnicos Título: Haddad modernidade em São Paulo Autor: Sergio Oliveira Editora: Matarazzo Idioma: Português Encadernação: Brochura Ilustrado: sim Tamanho: 14 x 21 cm Edição: 1ª Ano de Lançamento: 2016 Número de páginas: 116 ISBN 978-85-69167-41-9

CAMINHANDO, CANTANDO E CONTANDO Marcello Laranja

Marcello Laranja é radialista e estudioso da Música Popular Brasileira é um grande contador de casos. Agora ele reuniu várias histórias nesse livro, que ele dedica, entre outras pessoas, para seus pais, Armando Ver-


Catálogo de Autores Editora Matarazzo diano Laranja, de quem herdou o hábito de ouvir a boa música, e Maria Adelina (querida amiga que se foi muito cedo), de quem herdou a paixão pelo rádio. São vinte crônicas falando sobre diversos assuntos como música popular, rádio, futebol, ferrovias, folclore, o Clube do Choro de Santos e o chorinho, claro, sua paixão. Tem memórias de Carnaval, encontros com grandes mestres da música popular brasileira como Orlando Silva, Aracy de Almeida e Pery Ribeiro. Não faltam os registros dos cantos santistas dedicados ao samba e ao choro, como o Chão de Estrelas dos anos 70 ou o Ki-Frango, que depois virou Jobim. Dados técnicos Título: Caminhando, Cantando e Contando Autor: Marcello Laranja Editora: Matarazzo Idioma: Português Ilustrado: sim Encadernação: Brochura Tamanho: 14 x 21 cm Edição: 1ª Ano de Lançamento: 2016 Número de páginas: 128 ISBN 978-85-69167-43-3

FEITIÇO NO OLHAR Mara Nobre Poesias.

Dados técnicos Título: Feitiço no Olhar Autor: Marcello Laranja Editora: Matarazzo Idioma: Português Ilustrado: sim Encadernação: Brochura Tamanho: 14 x 21 cm Edição: 1ª Ano de Lançamento: 2016 Número de páginas: 70 ISBN 978-85-69167-42-6

89


90

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

SARAU DO PEIXE Antologia poética.

Dados técnicos Título: Sarau do Peixe Autor: vários autores Editora: Matarazzo Idioma: Português Ilustrado: sim Encadernação: Brochura Tamanho: 14 x 21 cm Edição: 1ª Ano de Lançamento: 2017 Número de páginas: 104 ISBN 978-85-69167-46-4

ANIMAIS E O PEQUENO

Paulo Camargo - autor e ilustrador Livro infantil Dados técnicos Título: Animais e o Pequeno Autor: Paulo Camargo Editora: Matarazzo Idioma: Português Ilustrado: sim Encadernação: Brochura. Colorido. Tamanho: 15,5 x 23 cm Edição: 1ª Ano de Lançamento: 2017 Número de páginas: 64 ISBN 978-85-69167-53-2


Catálogo de Autores Editora Matarazzo

ANTOLOGIAS MARÇO / 2015 - MARÇO /2017

91


92

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

POESIAS CONTEMPORÂNEAS I A presente antologia, corroborada por vários poetas das mais variadas matizes literárias contemporâneas, nos apresentam desde aquelas métricas e rimadas como também as modernas que não possuem aquelas características de então, mas que exprimem sentimentos, patriotismo, louvor, doçura amorosa e devaneios. Algumas satíricas, maliciosas, muito bem temperadas pelos seus autores. Outras sinceras quanto ao seu propósito de elevar nosso espírito a um estágio de contemplação e oração. Sem falar nas concretas vanguardistas pouco adeptas no mundo poético. O espírito poético está na interação do autor com o leitor, incomodando-o com o texto lido ou transportando-o para uma realidade literária, sem a qual não teria concebido um estado de graça. Esse fascínio faz do compositor memorável, e, da musa um bálsamo. O ideal desta antologia de trazer a público aqueles poetas singulares e desconhecidos para o múltiplo mundo dos compositores notáveis, que fazem desta oportunidade a sua veia poética pulsar na pressão das suas inspirações. Este corpo antológico que se apresenta através de uma editora moderna, auspiciosa, que atende os anseios dos escritores, se fazendo conhecida no meio livreiro das livrarias de todo país, divulga também obras individuais de autores renomados, na medida de seus interesses, no número de exemplares a serem impressos pela demanda comercial, e, divulgação do mercado, quer seja ele de jovens ou seniores, vanguardista ou tradicionalista, de cronistas, contistas ou poetas. Com isto se elimina aquela quantidade exorbitante de exemplares, superior a sua demanda comercial, encalhando sua obra, que mesmo doando para as bibliotecas públicas e colégios, ainda assim, sobram livros para serem doados, por terem sido dimensionados além da capacidade do mercado. Parabéns colegas escritores, dos mais variados gêneros, predominantemente os poetas, que divulgam através da modalidade de antologia, sua obra literária que vai percorrer o seu rol de leitores, entre eles, seus amigos e parentes, que com seus autógrafos guardarão num lugar de destaque, esta obra literária pessoalíssima de vocês. Finalmente, em nome dos coautores desta coletânea, agradecer a jovem empreendedora Thais Matarazzo, através da sua Editora Matarazzo, que ora desponta no comércio livreiro da cidade de São Paulo, não como mais uma concorrente senão como inovadora e pioneira da modalidade de edição segundo o dimensionamento do escritor moderno. José Francisco Ferraz Luz


Catálogo de Autores Editora Matarazzo AUTORES PARTICIPANTES Silvio Souza José Francisco Ferraz Luz Iolanda Krusnauskas João Coradi Neto Liliana Rubio Mano Martins Jucá Santos Thais Matarazzo Manoel Fernandes Menendez Wilson de Oliveira Jasa Angela Luciane Peyrel Maria do Carmo Giordano Abel Pereira de Carvalho Fernando Fontes Kátia Florêncio Ayrton Mugnani Jr. Américo Servidio Elisabete Gonçalves Santo (Bel Gonçalves) Sabichi Infeto Homero França Fernando Canto Berzaghi Ernande Bezerra de Moura Mateus Gonçalves Borges Hamilton dos Santos Daniel José Teixeira Antônio Nivaldo Menezes Silva Nelson Di Francesco Benedito Clementino da Silva Ana Paula Ciarlariello Dani Aprendiz Elisa Mariz Hélcio de Abreu Dallari Júnior Thiago de Menezes Roberto Ferrari Clara Di Lucenna Cristiane Cambria

93


94

Catálogo de Autores Editora Matarazzo Dados técnicos Título: Poesias Contemporâneas I Autor: diversos autores Editora: Matarazzo Idioma: Português Encadernação: Brochura Tamanho: 14 x 21 cm Edição: 1ª / 2ª / 3ª Ano de Lançamento: 2016 Número de páginas: 146 ISBN 978-85-69167-14-3

POESIAS CONTEMPORÂNEAS II No segundo volume da antologia dedicado à poesia brasileira, a Editora Matarazzo traz a produção de 37 autores de todo Brasil. Romantismo, amizade, exaltações, saudades e evocações fazem parte das poesias inseridas nesta obra. AUTORES PARTICIPANTES Ana Jalloul InFeto Edmundo Públio Dineli da Costa Edivam Bezerra Lycia Maria Leal Ulm Ferreira Hamilton Santos Camila Cruz Santos Angela Peyerl Lia Helena Giannechini Flora Anita Pereira da Silva Maria Olímpia Novaes João Coradi Neto Thais Matarazzo Ester Buffa Ricardo Cardoso Dani Aprendiz Sandor Buys Sheyla Cruz do Valle Margareth Bevilacqua


Catálogo de Autores Editora Matarazzo Solange Colombara Morphine Epiphany Clementino Silva Janaina Caixeta João César Gagliardi Irene de Oliveira Ayrton Mugnaini Jr. Fernando Canto Berzaghi Sabichi Nato Matos Reinaldo Nonato Cristina Costa Zé Paulo Medeiro Marcos Horto Tatiana Silva Martins de Mello Sznick Henry Goulart Washington Santos Dados técnicos TÍTULO: Poesias Contemporâneas II AUTOR: diversos autores EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B ILUSTRADO: não FORMATO: 14 x 21 cm PÁGINAS: 136 ANO DE EDIÇÃO: 2016 EDIÇÃO: 1ª / 2ª ISBN 978-85-69167-31-0

POESIAS CONTEMPORÂNEAS III Em boa hora a Editora Matarazzo edita sua terceira coletânea denominada Poesias Contemporâneas III, reunindo poetas de todos os cantos de São Paulo e do Brasil. Trata-se de um Florilégio que reúne alguns poetas já consagrados, outros ainda não. Mas isso pouco importa. O que importa mesmo é um verso cheio de lirismo a falar de amor.

95


96

Catálogo de Autores Editora Matarazzo A poesia é uma estrela de primeira grandeza a iluminar a treva da ignorância. A poesia é a mãe de todas as artes literárias e de todos tipos de linguagem. O mundo conturbado em que vivemos necessita mesmo de poesia, para que se rompa com a mesmice e se permita um salto do poeta para além das coisas provisórias, para o transcender. Cabe ao poeta a grande missão de ser a consciência de seu tempo e compartilhá-la com seus irmãos. O momento é oportuno para dizer com A. Euríclides Formiga: “sempre haverá um verso de ternura a serenar o coração da gente”. Ou com Alfonso Reyes: “La Literatura nos es una actividad de adorno, sino la espresión mas completa del hombre”. POESIAS CONTEMPORÂNEAS III ocupará certamente um lugar especial e consagrado na galeria das boas e essenciais obras da literatura PósModerna e Contemporânea para gáudio dos bons de espírito, das almas sensíveis e dos corações generosos. É uma obra que deve constar de todas boas estantes de literatura. Que o poema siga seu caminho glorioso para seu o sublime lugar. Que a graça do Supremo Jardineiro envolva o coração de todos. Fernando Canto Berzaghi AUTORES PARTICIPANTES Marion Duarte Sandor Buys Thais Matarazo Sabichi Fernando Canto Berzaghi Coradi Ayrton Mugnaini Jr. Irene Oliveira Marcos Horto Antoinette Martins Tatiana Silva Martins de Mello Sznick Ana Patrícia Guedes Catelli Lígia Bastos Washington Santos Lycia Maria Leal Ulm Ferreira José Paulo Medeiros Cristina Costa Wilson de Oliveira Jasa Janaína Caixeta


Catálogo de Autores Editora Matarazzo Rosa Rocha Camila Soares Uriel Amorim Gileno Porfírio Thaiane Santos João César Gagliardi Manoel Fernandez Menendez Morphine Epiphany Leonardo Messias Mano Martins Flora Anita Pereira da Silva Lia Helena Giannechini Dados técnicos Título: Poesias Contemporâneas III Autor: diversos autores Editora: Matarazzo Idioma: Português Encadernação: Brochura Tamanho: 14 x 21 cm Edição: 1ª / 2ª Ano de Lançamento: 2016 Número de páginas: 112 ISBN 978-85-69167-38-9

POESIAS CONTEMPORÂNEAS IV Este é o quarto volume de Poesias Contemporâneas da Editora Matarazzo. A poesia, em várias modalidades, tem sido um tema recorrente nos pedidos de sugestões das nossas antologias. Como sempre, temos poetas inspiradíssimos que retratam em seus escritos os mais variados assuntos e sentimentos . E a cada novo livro, contamos com a participação de novos poetas de todo Brasil. Este fato é muito importante para nós, entendemos que estamos atingindo nosso objetivo de “Cultivar a Cultura Através de Livros” e semear nossas obras por todo território nacional. Ao encerrar o ano de 2016 com esta coletânea, quero desejar aos escritores, leitores e amigos da Editora Matarazzo muita paz, saúde, sucesso, alegrias e muita Arte para 2017 e que possamos estarmos sempre juntos em mais empreitadas culturais.

97


98

Catálogo de Autores Editora Matarazzo A Editora Matarazzo se orgulha do seu trabalho e de seus colaboradores. Viva a Literatura! Thais Matarazzo AUTORES PARTICIPANTES Thais Matarazzo Coradi Mano Martins Hamilton Santos Fernando Canto Berzaghi Edson Galvão Marcos Horto Clarice Hatano Sheila Y. Iara Washington Santos Kryssie Martins Margareth Bevilacqua Zé Paulo Medeiros Norma S. Hauer Tatiana Silva Martins de Mello Sznick Cristina Costa Lúcia de Fátima Marques Peres Irene Oliveira Rosa Rocha Dados técnicos TÍTULO: Poesias Contemporâneas IV AUTOR: diversos autores EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B ILUSTRADO: sim FORMATO: 14 x 21 cm PÁGINAS : 92 ANO DE EDIÇÃO: 2016 EDIÇÃO: 1ª / 2ª ISBN 978-85-69167-45-7


Catálogo de Autores Editora Matarazzo

TROVAS A Editora Matarazzo tem como lema “Cultivar a Cultura através de Livros”. Procuramos pautar e orientar nossos projetos calcados nas sugestões de escritores, poetas, leitores e amigos. Por isso, instituímos o “Concurso de Trovas” e pretendemos produzir, durante o ano de 2016, novos certames poéticos agitando o movimento literário do nosso país. Recebemos várias contribuições para este Concurso, algumas eram trovas e outras não - classificam-se quadras populares -, pois a Trova tem métrica e algumas regras de rimas. Para aproveitar toda essa inspiração dos nossos poetas, criamos o “Concurso de Quadras Populares”, dilatando a participação para todos. Agradecemos a recepção dos poetas de todo o Brasil e o apoio cultural dos amigos comunicadores das rádios paulistanas que sempre estão em sintonia conosco e divulgam nossas empreitadas culturais. Expressamos também a nossa gratidão aos escritores / poetas que compuseram a comissão julgadora do nosso “Concurso de Trovas”: Cristiane Cambria, Fernando Canto Berzaghi e Nelson Di Francesco. Este livro está repleto de Trovas diversas e que, na certa, agradará muitos gostos. Congratulações aos ganhadores e a todos os participantes. Esperamos todos vocês no próximo Concurso da Editora Matarazzo, de mãos dadas, unidos, harmonizados, caminhando sempre em prol da nossa cultura. Thais Matarazzo JÚRI / GANHADORES Júri: Cristiane Cambria, Fernando Canto Berzaghi e Nelson Di Francesco Ganhadores: Américo Servidio, Silvio Souza e Cristina Costa. Menções Honrosas: Elza Meirelles Chola, Benedito Clementino da Silva e Sabichi. Poetas participantes André Domingues Ayrton Mugnaini Jr. Bel Gonçalves Chico Luz Dani Aprendiz Érica Leme

99


100

Catálogo de Autores Editora Matarazzo Fernando Canto Berzaghi Mano Martins João Coradi Neto Taísa Luciano Thais Matarazzo Wilson de Oliveira Jasa Dados técnicos TÍTULO: Trovas AUTOR: diversos autores EDITORA: Matarazzo IDIOMA: português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B. ILUSTRADO: sim FORMATO: 13 x 18 cm PÁGINAS: 64 ANO DE EDIÇÃO: 2016 ISBN 978-85-69167-23-5

ACRÓSTICOS Prefaciar um livro é de extrema importância, pois se o mesmo não agrada, o leitor nem continua a leitura. Mas que responsabilidade a minha, não? É com grande prazer e agradecimento que inicio essa escrita fazendo parte de mais uma coletânea da Editora Matarazzo, e para minha surpresa, sobre Acróstico. Relembrando sua significação, na versificação um acróstico é qualquer composição poética na qual certas letras de cada verso, quando lidas em outra direção e sentido, formam uma palavra ou frase. Dessa maneira, parabenizo todos os poetas que se dedicaram a escrita de forma tão diferente e poética. A peculiaridade do Acróstico faz com que mergulhemos nossos olhos em cada linha para achar na frase um sinal, um significado formado entre as letras espalhadas na mesma estrofe. Um significado para quem escreve, uma viagem imaginativa para quem lê e entende a escrita. Suas diferentes formas que permeiam na ideia elucidada pelo poeta, expressando sua arte e deixando seu recado ao mundo. O início onde tudo começa e no meio uma letra que surge possibilitando uma outra perspectiva. Cada linha uma ideia, cada palavra um roteiro a novas descobertas.


Catálogo de Autores Editora Matarazzo E assim as coletâneas vão formando um corpo diferenciado e ampliando a forma de se expressar e valorizar a literatura. Para chegar até aqui, tive que retornar aos primórdios da escrita portuguesa, e assim, fiz uma viagem ao tempo e cheguei a um escrito de Camões em um de seus Sonetos. Sem sombra de dúvidas me apaixonei pelo Acróstico, como também convido todos os leitores a mergulharem e desbravarem comigo os trajetos traçados pelos nossos poetas. Penso que para quem gosta de escrever, a expressão tenta seguir seu caminho a passos largos a cada nova linha escrita. Para quem lê, uma proposta de viagem memorável ao túnel do tempo com cores e aromas saboreados por diversificados paladares. Boa leitura! Cristiane Cambria AUTORES PARTICIPANTES Solange Colombara Marcos Horto Armenio Rodrigues Nogueira Washington Santos Coradi Marcelo Kassab Thais Matarazzo Mano Martins Tatiana Silva Martins de Mello Sznick Elza Meirelles Cholla Rosa Rocha Antoniette Martins Irene Oliveira Cristina Costa Dados técnicos TÍTULO: Acrósticos AUTOR: diversos autores EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B ILUSTRADO: sim FORMATO: 14 x 21 cm PÁGINAS : 60 ANO DE EDIÇÃO: 2016 ISBN 978-85-69167-25-9

101


102

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

POESIAS DE AMOR Amor de mãe, amor entre homem e mulher, amor entre irmãos, amor por um objeto, um time, um animal... Como o amor é complexo... E como é fácil falar sobre o amor. Difícil é praticá-lo. O amor a que me refiro, é o sentimento mais nobre e puro que um ser humano possa ter. Aquele amor fraterno, solidário, que perdoa, tolera e releva. Cujo único propósito é sentir-se bem, feliz, pleno de paz. Quem nunca sentiu raiva, desejo de discutir, de realizar aquela vingançazinha pequena? Mas deixemos isso pra lá, pois nosso foco maior é o amor e ele está acima de todos esses sentimentos negativos, que só cultivam a desarmonia, ocasionando mal-estar a quem os desejar. O amor está contido em coisas, atitudes, em situações tão simples... Que tal oferecer flores, a quem te fere com espinhos? Dar um abraço a quem te ataca com palavras, ou dar um sorriso àqueles que riem de você? Olhemos nosso interior, enxerguemos nossa essência, reflitamos quanto amor existe dentro de nós! A partir do momento em que nos conscientizarmos disso, saberemos amar, teremos o amor consolidado em nossos corações, sem pedir nada em troca. Quão belo seria o mundo, se todos entendessem o verdadeiro significado do amor. Como será mais proveitosa a vida, quando, ao invés de falar sobre, praticarmos o amor. Nos deleitemos então, com os lindos textos sobre o amor e as diferentes formas de amar. Nos deixemos viajar... imaginar... um mundo onde o amor prevaleça. Boa leitura a todos. Solange Colombara TEMAS / PARTICIPANTES POESIAS DE AMOR Poesia coletiva NOSSOS BEIJOS DECLARAÇÃO AO MEU AMOR - EDSON ROSSATTO NOSSOS BEIJOS Solange Colombara


Catálogo de Autores Editora Matarazzo SEXTO SENTIDO! Mano Martins MINHA RAZÃO DE VIVER NA CALADA DA NOITE... Clarice Hanato DEFINIÇÃO DE AMOR MAREMOTO JULHO Iolanda Krusnaukas DEVANEIO SEM NOME VERÃO NOVADO Sabichi CINCO AMORES VÃ PROCURA CUPIDO Elza Meirelles Chola DAGMAR & ALEXANDRE NONSENSE AMOROSO I NONSENSE AMOROSO II Thais Matarazzo DE TANTO QUERER AMOR MINHA AMADA Coradi O LADO OCULTO DA SUA LUA TUDO O QUE EU QUERO O FIM Marcos Horto VÁRIAS FORMAS DE AMOR AMOR E SONHO Tatiana Silva Martins de Mello Sznick

103


104

Catálogo de Autores Editora Matarazzo TE ESPERO Camila Giudice AMORE FUGAZES Antoinette Martins POESIA DE AMOR Irene Oliveira Dados técnicos TÍTULO: Poesias de Amor AUTOR: diversos autores EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B ILUSTRADO: sim FORMATO: 14 x 21 cm PÁGINAS: 68 ANO DE EDIÇÃO: 2017 EDIÇÃO: 1ª ISBN 978-85-69167-52-5

MULHERES NOTÁVEIS ALÉM DO TEMPO Mulheres Notáveis Além do Tempo é uma homenagem ao “Dia Internacional das Mulheres”, comemorado em 8 de março, desde 1910. Data tão sublime em honra a diversas operárias que morreram queimadas por protestarem por melhores condições de trabalho. E muitas mulheres continuam nessa luta, em pleno século XXI, por melhores condições de vida, saúde, trabalho, respeito e uma lista interminável de melhoras. A Editora Matarazzo orgulha-se deste livro e parabeniza todos os participantes e todas as mulheres do mundo pela passagem do “Dia Internacional das Mulheres”! Este livro teve o apoio cultural do Jornal o Brás - São Paulo. AUTORES PARTICIPANTES Thais Matarazzo José Francisco Ferraz Luz Clara Di Lucenna


Catálogo de Autores Editora Matarazzo Dedy Edson Sonia Nogueira Dirce Vieira Neide Lopes Ciarlariello Malcolm Forest Cynthia Theodoro Porto Thiago de Menezes Renê Ruas Marion Duarte Camila Giudice Jacy Ribeiro de Castro Hélcio de Abreu Dallari Júnior, Rosilda Portas Rosilda Portas Cris Caner Dados técnicos TÍTULO: Mulheres Notáveis Além do Tempo AUTOR: diversos autores EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B ILUSTRADO: Sim FORMATO: 14 x 21 cm PÁGINAS: 134 ANO DE EDIÇÃO: 2016 EDIÇÃO: 1ª / 2ª / 3ª ISBN 978-85-69167-15-0

MULHERES NOTÁVEIS ALÉM DO TEMPO II Mulheres Notáveis Além do Tempo é uma homenagem ao “Dia Internacional das Mulheres”, volume II. TEMAS / PARTICIPANTES A POETISA COLOMBINA Thais Matarazzo

105


106

Catálogo de Autores Editora Matarazzo MULHERES NOTÁVEIS! Neide Lopes Ciarlariello O PAPEL DA “MULHER NEGRA” QUILOMBOLA NA ECONOMIA SOLIDÁRIA ALINHADO À CULTURA Washington Santos SANTA JOSEFINA BAKHITA BODAS DE DIAMANTE: MARION DUARTE 60 ANOS DE ARTE: MARION DUARTE Thais Matarazzo A BÊNÇÃO MARION Perfilino Neto HOMENAGEM FUNJOR: MARION DUARTE - 60 ANOS DE CARREIRA MARION DUARTE Mano Martins “APLAUSOS À QUERIDA CANTORA MARION DUARTE!” Fernando Sérgio Grandinetti Pinto MARION DUARTE DE TODOS OS DEUSES Hamilton Santos MENSAGEM - JORGE LUIZ NASCIMENTO MENSAGEM - GUI CASTRO NEVES MARION, MEU SABIÁ Caio Cézar MARY WOLLSTONECRAFT SHELLEY, A ESCRITORA INGLESA PRECOCE E TALENTOSA, CRIADORA DE FRANKENSTEIN Tatiana Silva Martins de Mello Sznick PARA TODAS AS MULHERES Rosa Rocha


Catálogo de Autores Editora Matarazzo À MINHA MÃE ANA MARIA Camila Giudice A ESSÊNCIA DA FAMÍLIA Dênika, Marcus Vinicius e Júnior HOMENAGENS POÉTICAS Irene Oliveira MÃE UMA GRANDE MULHER MULHERES NADA NOTÁVEIS RESPONSABILIDADE POESIAS DEDICADAS ÀS GRÃS-DUQUESAS E CZARINAS RUSSAS - SÉCULOS XVIII - XX Thais Matarazzo EUDÓXIA LOPUKHINA CARLOTA BRUNSVIQUE - VOLFEMBUTEL NATÁLIA ALEIXEIEVNA ROMANOV JULIANA SAXE-COBURGO-SAALFELD GUILHERMINA DE HESSE E RENO MARIA DE HESSE E RENO OLGA ALEXANDROVNA ROMANOV ANASTÁCIA ROMANOV ISABEL DE HESSE E RENO Dados técnicos TÍTULO: Mulheres Notáveis Além do Tempo II AUTOR: diversos autores EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B ILUSTRADO: Sim FORMATO: 14 x 21 cm PÁGINAS: 136 ANO DO COPYRIGHT: 2016 ANO DE EDIÇÃO: 2016 EDIÇÃO: 1ª ISBN 978-85-67167-58-9

107


108

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

HOMENS NOTÁVEIS, NOSSOS PAIS Antologia em homenagem ao Dia dos Pais. TEMAS / PARTICIPANTES MEU PAI MEU ÍDOLO! Chico Luz SEM LIMITES PARA AMAR Solange Colombara ALEXANDRE JASA Wilson de Oliveira Jasa MEU PAI A MAIOR SAUDADE DO CORAÇÃO PAI E FILHO Marcos Horto MEU PAI, MEU HERÓI, MEU BANDIDO Washington Santos CARTA DE UM MENINO Elza Meirelles Chola PARA MEU PAI - IN MEMORIAN Sílvio Palaio MUG DE FILHO PARA PAI Ayrton Mugnaini Jr. AO NOSSO QUERIDO PAI Caio Cézar PAI, CHEFE DE FAMÍLIA, HERÓI OU UM REI? Maria do Carmo Giordano O BALUARTE DA FAMÍLIA Dênika, Marcus Vinicius e Júnior


Catálogo de Autores Editora Matarazzo BOLO, FESTA E PAPAI O GERMINADOR DO HERÓI Morphine Epiphany DÓ SUSTENIDO Flora Anita Pereira da Silva MEU PAI CHRISTOVAM PARRÉ - MINHA ÚLTIMA HOMENAGEM Rodolfo Penteado Sanches MEU PAI Thais Matarazzo MEU PAPAI, O “ZÉ” Camila Giudice Dados técnicos TÍTULO: Homens Notáveis, Nosso Pais AUTOR: diversos autores EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B ILUSTRADO: sim FORMATO: 14 x 21 cm PÁGINAS: 84 ANO DE EDIÇÃO: 2016 EDIÇÃO: 1ª ISBN 978-85-69167-34-1

CONTOS E CRÔNICAS CONTEMPORÂNEAS Antologia de contos e crônicas. TEMAS / PARTICIPANTES MAU PRESSÁGIO! Chico Luz 16 AROS CEIA DE CRISTO

109


110

Catálogo de Autores Editora Matarazzo BOAS MANEIRAS InFeto COMO SER CORTESÃ Marcelo Bonavides de Castro O SALVAMENTO DOS PORQUINHOS Wilson de Oliveira Jasa A ÚLTIMA DANÇA Elisa Mariz NA DIRETORIA Ester Buffa NOVOS AMIGOS Tatiana Silva Martins de Mello Sznick ÍNGREME MINDSAY, Morphine Epiphany PROCURA NA PASSEATA Paula Rangel DONA IRENE E A PEDRA, DEUS E O DESCASO O SOFRER FELIZ A CANELA QUEBRADA DE ANDERSON SILVA E OS CORAÇÕES BRASILEIROS InFeto A VÍUVA E O TROMBONE CIRCO E TEATRO BIBI RESPIRANDO CANÇÕES Renê Ruas MUROS DE CORDISBURGO Marisa Aurea Sá Falcão MINHAS FLORES ORGASMOS MÚLTIPLOS Dani Aprendiz


Catálogo de Autores Editora Matarazzo UMA CENA PAULISTANA Ester Buffa D. PEDRO TAMBÉM DEU SEU CORAÇÃO AO PORTO PORTO DE LÁ, PORTO DE CÁ: MINHS RAÍZES Thais Matarazzo CRONIQUINHA CARIOCA Levi Bucalem Ferrari NO BANHO PÉROLAS TODO VELHO FIM DE ANO Érica Leme Dados técnicos TÍTULO: Contos e Crônicas Contemporâneas AUTOR: diversos autores EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B ILUSTRADO: sim FORMATO: 14 x 21 cm PÁGINAS: 108 ANO DE EDIÇÃO: 2016 EDIÇÃO: 1ª ISBN 978-85-69167-20-4

VIAJAR É A MELHOR COISA DO MUNDO! Antologia de viagens. TEMAS / PARTICIPANTES SANTIAGO DE COMPOSTELA UM DIA EM AVEIRO LISBOA Thais Matarazzo

111


112

Catálogo de Autores Editora Matarazzo VIAJAR É A MELHOR COISA DO MUNDO - PERU Paula Rangel VISITANDO O VELHO CONTINENTE Marcio Viniciu Ventre VIAJAR É A MELHOR COISA DO MUNDO! Vinicius Weingartner Paim O SRI LANKA E SUAS MARAVILHAS Thiago de Menezes NA PENÍNSULA ARÁBICA: O SULTANATO DE OMÃ Sylvia Roriz de Carvalho VIVENDO A ESLOVÁQUIA Vera Lúcia Gonzalez Teixeira MINHA PRIMEIRA VIAGEM Chico Luz WALLINGFORD MUSEUM Marcia Villaça Rosa NAS BARRANCAS DO RIO PARANÁ FLORENCE SÃO JOÃO DEL’REY Nelson Di Francesco VIAJANDO PELA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO Washington Santos BATENDO ASAS Dani Aprendiz VIAGEM A SÃO PAULO Caio Cézar FERNANDO DE NORONHA Lucilia Loureiro


Catálogo de Autores Editora Matarazzo Dados técnicos Título: Viajar é a melhor coisa do mundo! Autor: diversos autores Editora: Matarazzo Idioma: Português Ilustrado: sim Encadernação: Brochura Tamanho: 14 x 21 cm Edição: 1ª Ano de Lançamento: 2016 Número de páginas: 128 ISBN 978-85-69167-19-8

AMIGOS DE TODAS AS HORAS Só quem tem um animalzinho de estimação sabe o amor e o carinho que dedicamos a estes amigos. Pode ser um cachorro, um gato, um rato, um que nos conquistam com seu olhar e personalidade. A coletânea “Amigos de todas as horas” é uma declaração de ternura e respeito por nossos animais. São narrativas, contos, poesias e depoimentos apaixonados de donos que registraram suas alegrias na convivência diária com seu amiguinho, perder o seu bichinho. Este livro proporciona uma agradável leitura e ótima distração para quem gosta de animais de estimação! Amigos de todas as horas, Poesias Contemporâneas e Mulheres Notáveis Além do Tempo, são três antologias especiais, um presente do primeiro aniversário da Editora Matarazzo para seus autores e leitores. A lema da Editora Matarazzo é “Cultivar a Cultura através de Livros”, então embarque com a gente nesta gostava viagem literária! Thais Matarazzo AUTORES PARTICIPANTES Thais Matarazzo José Francisco Ferraz Luz Edélcio Hamed Humar Mano Martins Cecília Silva Teixeira Pinto Wilson de Oliveira Jasa Sonia Nogueira Emil Barbour, Terezinha Iracema Servidio

113


114

Catálogo de Autores Editora Matarazzo Maria do Carmo Giordano Nelson Di Francesco Nini Remartinez Marion Duarte Nelter José Corrêa Jacy de Castro Ana Paula Ciarlariello, Andreia F. Martins Hélcio de Abreu Dallari Júnior Dados técnicos TÍTULO: Amigos de todas as horas AUTOR: diversos autores EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B ILUSTRADO: Sim FORMATO: 14 x 21 cm PÁGINAS: 72 ANO DE EDIÇÃO: 2016 EDIÇÃO: 1ª ISBN 978-85-69167-16-7

CONTANDO CAUSOS Coletâneas de “causos” da Editora Matarazzo. TEMAS / PARTICIPANTES CHATO, EU? IMAGINA! E TEM AÍ CINCO REAIS PRA EU IR PRA CASA? O SAMBA DO BRANQUELO MOÇO ... E NEM PORTA PRA LEVAR NA CARA HAVIA MAIS... Ayrton Mugnaini Jr. GALINHA DE ESTIMAÇÃO A MUSA E O POETA! Mano Martins


Catálogo de Autores Editora Matarazzo HISTÓRIAS DE TIA NILSE: SAMIRA VAI CASAR O SOM DAS COISAS. MEMÓRIA UMA RUA CHAMADA XIMBÓ Sílvio Palaio A CACHAÇA ANTIQUÁRIO O CAIPIRA E O EMPRESÁRIO TIO ZÉ IGNACIO Zé Paulo Medeiros COMO É DIFÍCIL FALAR COM VOCÊ!6 ERA UMA CASA MUITO ENGRAÇADA... Rodrigo Machado Merli CAUSOS RADIOFÔNICOS Josemar Duarte OS MOVIMENTOS ENGANAM Maria do Carmo Giordano MINHA PRIMEIRA LUA Patricia Cicarelli SEU AGUINÁCIO, A CASA E O COQUEIRO InFeto REPÓRTER AÉREO CAI COM HELICÓPTERO EM SÃO PAULO Geraldo Nunes VÓ NENZINHA Marisa Aurea de Sá Ribeiro AGRIPINA Thais Matarazzo Dados técnicos TÍTULO: Contando Causos AUTOR: diversos autores EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B ILUSTRADO: sim FORMATO: 14 x 21 cm PÁGINAS: 92

115


116

Catálogo de Autores Editora Matarazzo ANO DE EDIÇÃO: 2016 EDIÇÃO: 1ª ISBN 978-85-69167-35-8

PARA SEMPRE 32 Para Sempre 32 é uma reunião de irmãos. Irmãos em São Paulo, irmãos de armas e ideais. É uma união de vidas, que se misturam em algum momento da história, seja no passado quanto no presente. São os irmãos do presente em um reencontro para preservar a lembrança dos irmãos do passado. Passado que nunca esteve tão vivo. É por eles que oramos, revivemos suas conquistas e faremos com que permaneçam eternos. Enquanto olharmos para trás, ainda há esperança no futuro! Nestas páginas registramos seus passos, os sentimentos e damos rostos à uma história. A gratidão é infinita a todos que traçaram estas linhas, como personagens ativos ou como fio de lembranças. Que todo o amor provido destas homenagens, retumbe no peito destes heróis e que a luz das lembranças se fortaleçam, em sua plenitude de exemplos de coragem, paixão e civismo para que não seja em vão a oferta da vida em combate. Camila Giudice TEMAS / PARTICIPANTES PREFÁCIO “OS JOVENS DE 32” Por Paulo Bomfim PAULISTINHA DE 1932 FAMÍLIA CONSTITUCIONALISTA AS MULHERES DE 32 Camila Giudice SUSTENTAE O FOGO QUE A VICTÓRIA É NOSSA! A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 NO SETOR SUL Jefferson Biajone BANDEIRA PAULISTA! PAZ E GUERRA José Francisco Ferraz Luz


Catálogo de Autores Editora Matarazzo NOSSA BANDEIRA Guilherme de Almeida 9 DE JULHO: A MULHER NA REVOLUÇÃO DE 32 Neide Lopes Ciarlariello O CARNAVAL E A REVOLUÇÃO A Rádio Record e César Ladeira Thais Matarazzo VOVÔ MATRACA José D’Amico Bauab OS FERREIRA DE CAMARGO E A REVOLUÇÃO DE 32 Guilherme Mantovani Coli ROMÃO GOMES Tiago Rodrigues Peggau e Silva CEL. MÁRIO FONSECA VENTURA E A SOCIEDADE VETERANOS DE 32 MMDC Mário Fonseca Ventura REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA: COMO BRAHIM NOBRE, Geraldo Nunes

ENTENDERI-

SOLDADO CONSTITUCIONALISTA Pedro Paulo Penna Trindade PROCESSO DO MMDC, IRMANADOS NA SOCIEDADE, Rodrigo Gutenberg A EPOPEIA PAULISTA VIVIDA POR UM VETERANO MINEIRO Dr. José Carlos Machado Silva AUGUSTO APARECIDA LEBRE Paulo Aparecida Lebre CARTA DE MÁRIO HILARIO DALLARI Hélcio de Abreu Dallari Júnior

117


118

Catálogo de Autores Editora Matarazzo IRMÃOS TOLEDO NA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 O SOLDADO SEPULTADO EM JAGUARIÚNA Maria Helena de Toledo Silveira Melo O 1º BATALHÃO DA FORÇA PÚBLICA NA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 Paulo Adriano L. L. Telhada - Coronel PM SONETO DAS ESTÓRIAS PARALELAS Paulo Ferreira da Cunha HOMENAGEM A MANOEL CRUZ Margaret Cruz GUERRA... GUERRA... MINHA LUTA PELA DEMOCRACIA 1932 Maria Cecília Musumeci Borges MORRO DO GRAVI Eric Lucian Apolinário O TRIBUNO DA REVOLUÇÃO Christian Silva Martins de Mello Sznick Dados técnicos TÍTULO: Para sempre 32 AUTOR: diversos autores EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B ILUSTRADO: sim. FORMATO: 14 x 21 cm PÁGINAS: 164 ANO DE EDIÇÃO: 2016 EDIÇÃO: 1ª / 2ª ISBN 978-85-69167-32-7

CONTOS INFANTO-JUVENIS Antologia de contos infanto-juvenis, com ilustrações da artista plástica Camila Giudice.


Catálogo de Autores Editora Matarazzo TEMAS / PARTICIPANTES A CASA ENCANTADA Helcio Hime O SAPATO DE COURO Vera Hime O CARUNCHO ATREVIDO A JOANINHA VAIDOSA Elza Meirelles Chola SAJA NÃO ROUBAVA LIVROS Sonia Nogueira O MENINO GUGU E O SAPO CURURU! Mano Martins O ANJO E A FLAUTA ENCANTADA BEM NO FUNDO, DO FUNDO DO MAR... Cristina Costa A SOPINHA DA VOVÓ MARIA MINHOCA, O MILAGRE DA BORBOLETA AMARELA Maria do Carmo Giordano O AMIGO DE PAPEL Janaina Caixeta MENDIGO CADENTE InFeto VOO NARRADO Marisa Aurea de Sá Falcão AMOR MÁGICO Tatiana Silva Martins de Mello Sznick LINDO LAÇO AMARELO Cristiane Cambia

119


120

Catálogo de Autores Editora Matarazzo E QUEM DISSE QUE SACI PERERÊ NÃO EXISTE? Washington Santos Dados técnicos TÍTULO: Contos Infanto-Juvenis AUTOR: diversos autores EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B ILUSTRADO: sim FORMATO: 15,5 x 23 cm PÁGINAS: 144 ANO DE EDIÇÃO: 2016 EDIÇÃO: 1ª ISBN 978-85-69167-37-0

CADERNO DE HOMENAGEM: 80 ANOS DA RÁDIO NACIONAL Este é o 2º número de Caderno de Homenagem da Editora Matarazzo. O primeiro volume, publicado em outubro/2015, foi dedicado aos cantores Orlando Silva e Odette Amaral. Esta obra não tem a intenção de cobrir toda história da Rádio Nacional, e nem omitir acontecimentos e/ou personalidades. Cada autor participante discorre sobre um tema que tem ligação com os 80 anos da emissora, contribuindo assim com o registro de algumas passagens e/ou personagens que fazem parte da trajetória da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. TEMAS / PARTICIPANTES RÁDIO NACIONAL: 80 ANOS... E CONTANDO! Ayrton Mugnaini Jr. INAUGURAÇÃO DA RÁDIO NACIONAL Marcelo Bonavides de Castro INTELECTUALIDADE DE RÁDIO: ALMIRANTE E A RÁDIO NACIONAL NA ERA VARGAS André Domingues


Catálogo de Autores Editora Matarazzo RADAMÉS GNATTALI: ESTEIO DA RÁDIO NACIONAL DO RIO DE JANEIRO Laura Macedo OS ROUXINÓIS DE ALÉM-MAR: IRMÃS MEIRELES REVELAÇÕES DE 1939 ENTREVISTA COM FÁTIMA BOMFIM PROGRAMAS GERDAL DOS SANTOS Thais Matarazzo AS RAINHAS DO RÁDIO A RÁDIO NACIONAL TRANSMITIU A ÍNTEGRA DA COPA DE 1950 Geraldo Nunes ELOGIO À DAISY Ygor Kassab SAUDOSA CATEDRAL DA MÚSICA Hidenari Sakao TRAGÉDIA E VITÓRIA Marion Duarte À RÁDIO NACIONAL, A MINHA GRATIDÃO! Thiago de Menezes Dados técnicos TÍTULO: Caderno de Homenagem: 80 anos da Rádio Nacional AUTOR: diversos autores EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B ILUSTRADO: sim FORMATO: 14 x 21 cm PÁGINAS: 108 ANO DE EDIÇÃO: 2016 EDIÇÃO: 1ª / 2ª ISBN 978-85-69167-39-6

121


122

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

A ARTE É O MEU OFÍCIO Um livro dedicado às pessoas que tem a Arte como ofício e como forma de vida! TEMAS / PARTICIPANTES UMA VIDA PARA AS ARTES Marcelo Bonavides MAESTRO DA RUA DUDU FAGUNDES MANO MARTINS PESCADOR DAS TERRAS DO SEM-FIM Ygor Kassab SEGREDOS DO CORAÇÃO DE UM ARTISTA Camila Giudice UMA VIDA SÓ NÃO BASTA SE FOR DEDICADA ÀS ARTES! Thiago de Menezes O PRAZER DO MEU OFÍCIO COMO UMA ARTE...SER EDUCADOR! Washington dos Santos NASCI PARA ESCREVER Thais Matarazzo MEU OFÍCIO! Cristina Costa UM TESTEMUNHO: A ARTE COMO OFÍCIO E PAIXÃO! Vera Gonzalez A ARTE EM MINHA VIDA E EMOÇÕES! Sylvia Roriz MARIA DOS ANJOS OLIVEIRA


Catálogo de Autores Editora Matarazzo CÉSAR COELHO RODRIGO PEDROSA MÁRCIA DEL NERO Dados técnicos TÍTULO: A Arte é o meu ofício AUTOR: diversos autores EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B ILUSTRADO: sim FORMATO: 14 x 21 cm PÁGINAS: 96 ANO DE EDIÇÃO: 2016 EDIÇÃO: 1ª ISBN 978-85-69167-40-2

VAMOS FALAR DE PORTUGAL? Portugal é um país fantástico e possui uma forte ligação com o Brasil, em diversos aspectos... Nesta antologia, primeira da Editora Matarazzo dedicada à Portugal, reunimos autores que tem uma profunda admiração, amor e respeito por esse pedacinho da Europa. Para o ano de 2017 estamos estabelecendo parcerias para que um volume II de Vamos Falar de Portugal? tenha lançamentos nacional e internacional. Por isso, fique ligado nas novidades da Editora Matarazzo através do nosso Blog (www.editoramatarazzo.blogspot.com). Há quem diga no Brasil que somente quem tem sangue luso herdado de antepassados é que pode ter algum vínculo sentimental com a terra de Camões... Isso não é verdade! Conheço muitas pessoas que ao conhecerem a educação, a cultura, as artes, a história e as paisagens do país se apaixonaram perdidamente... Mais qual a unidade básica que nos une tão profundamente? É fácil... O nosso idioma... A LÍNGUA PORTUGUESA! E para celebrar a nossa língua e os dois países, encerramos essa rápida apresentação com a poesia Língua Portuguesa, do poeta brasileira Fernando Canto Berzaghi.

123


124

Catálogo de Autores Editora Matarazzo Língua do Brasil. Língua de Portugal. Lira resplandecente de luz e cristal. Rosa plantada no vértice do horizontal e do vertical. Língua da saudade universal. Linguagem de lágrimas e sal. Harpa singela com acordes de caridade e amor. Esperança na alegria. Duas nações unidas pelo mesmo labor. Canção de um novo despertar. Fortaleza de fé que nos dá Criador. Poema de céu e flor. Thais Matarazzo TEMAS / PARTICIPANTES AVEIRO ÁGUA LUSA: O POETA E A CANTORA JOSEFA DE ÓBIDOS MEMÓRIAS DA MÚSICA PORTUGUESA NO RÁDIO BRASILEIRO 1930-1960 Thais Matarazzo “NOBRE POVO, NAÇÃO VALENTE” Mano Martins AS MARCHAS POPULARES EM LISBOA Miguel Villa ASSOCIAÇÃO PORTO HISTÓRICO e MEDIEVAL José Martins Pereira “A CAMINHO DE VISEU”: E VIVA PORTUGAL! Ayrton Mugnaini Jr. UMA VISITA PORTUGUESA, COM CERTEZA! Maria Romana de Abreu dos Ramos PORTUGAL FLORBELA ESPANCA Neide Lopes Ciarlariello


Catálogo de Autores Editora Matarazzo GENTILEZA DOS PORTUGUESES Edegar Rolino Junior COMO VEJO O PORTUGUÊS? - poesias LEMBRANÇAS O FADO Elza Meirelles Chola VALE DE CAMBRA E SUAS REGIÕES Edson Santana do Carmo A PIONEIRA BÁRBARA VIRGÍNIA Diego Nunes PORTO, A MINHA CIDADE Rosilda Maria Marques Portas MADEIRA UMA ILHA PORTUGUESA ENCANTADORA Nini Remartinez Dados técnicos TÍTULO: Vamos falar de Portugal? AUTOR: diversos autores EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B ILUSTRADO: sim FORMATO: 15,5 x 23 cm PÁGINAS : 140 ANO DE EDIÇÃO: 2016 EDIÇÃO: 1ª / 2ª ISBN 978-85-69167-22-8

MENSAGENS NATALINAS Temos para gáudio dos espíritos sensíveis e almas generosas mais uma obra da Editora Matarazzo. É mais uma feliz iniciativa da jornalista Thais Matarazzo. Trata-se de um verdadeiro desfile de paisagens e versos de rara ternura. Felizes são também os autores que participam desta antologia, porque

125


126

Catálogo de Autores Editora Matarazzo têm a especial oportunidade de participar do evento mais importante da humanidade, o nascimento de Cristo. Por que é gratificante escrever sobre o Natal em prosa e em verso? O Natal presenta uma ótima oportunidade de lembrar a boa-nova de grande alegria, (Lc 2.10). O Natal representa uma pausa anual para refletirmos sobre nossa origem e sentido existencial. É um momento propício para meditarmos sobre a verdade da manjedoura: o nascimento do Menino-Deus e sua repercussão na história da humanidade. É dizer com (Is 9.6) “6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; ”... O Natal é amor, alegria, esperança, justiça, paz, novidade de vida, perdão, zelo, transformação. O Natal é luz; sol-nascente; sol da justiça, que dá sentido à própria vida. Na verdade, o Natal representa uma vitória esmagadora do Cristianismo sobre o Paganismo. Finalizamos com (Ml 4.2): “2 Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; sareis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria. ” Que o sol da justiça, Jesus, ilumine o coração de todos neste Natal... Fernando Canto Berzaghi AUTORES PARTICIPANTES Solange Colombara Iolanda Krusnauskas Fernando Canto Berzaghi Mano Martins Marion Duarte Vera Lúcia Pereira de Carvalho Hamilton Santos Josemar Duarte Ana Patrícia Guedes Catelli Zé Paulo Medeiros Cristina Costa Rosa Rocha Thais Matarazzo


Catálogo de Autores Editora Matarazzo Dados técnicos TÍTULO: Mensagens Natalinas AUTOR: diversos autores EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B ILUSTRADO: sim FORMATO: 14 x 21 cm PÁGINAS: 52 ANO DE EDIÇÃO: 2016 EDIÇÃO: 1ª ISBN 978-85-69167-47-1

CONEXÕES Enquanto seres humanos, o que realmente somos mais desejosos de ter? Certamente a maioria, talvez até eu, em algum momento diria que supostos bens materiais que creio necessitar, uma saúde considerada melhor, tecnologia com qualidade no meu dia a dia, uma qualidade de vida que me surpreendesse a cada momento… Mas, parando para pensar bem, isso são paliativos de sobrevivência, pois, parece-me que, o que mais procuramos e precisamos encontrar no nosso dia a dia e a cada jornada é de “tempo”! Tempo, algo que habita a cada mente humana como uma necessidade e isso em qualquer lugar do mundo. Não tenho tempo! Estou sem tempo! Preciso de tempo! Buscando facilitar o nosso dia a dia, as conexões que hoje temos nas tecnologias/internet oriundas de mentes brilhantes que inventam, (re) inventam, criam, (re)criam a cada instante, miraculosas coisas riquíssimas no mundo hightech, cremos que se bem utilizadas podemos ter sim tempo para si e para os outros, tudo é questão de organização e gestão! Uma coisa é sábia ser escrita e lida, que maravilha é tecnologia! Que estupendo é ter conexões e delas usufruirmos o que há de melhor: pais que podem ver os seus filhos navegando em sites educativos e com isso agregando conhecimentos diversos, homens e mulheres podendo fazer seus pagamentos através da internet, professores podendo trazer novidade em tempo real para dentro da sala de aula, um amigo tão distante podendo me ver e eu vê-lo, ouvi-lo e quase sentir a sua presença, mesmo estando do outro lado do planeta. São muitas as riquezas desse mundo de Conexões. Tornar o mundo melhor é o que cremos que as tecnologias e suas cone-

127


128

Catálogo de Autores Editora Matarazzo xões buscam, ao menos queremos crer que empresas engajadas nisso e nessa perspectiva orienta o seu trabalho no intuito de tornar as coisas mais fáceis, rápidas, seguras, melhores e com qualidade. Tempo é dinheiro, já dizia os mais velhos, e com tecnologia e suas conexões, cremos que graças a aparatos e seus recursos inteligentes, temos as soluções para facilitar ainda mais o dia a dia, significando e ressiguinificando nossa vidas e, claro, valorizar a única conexão que realmente importa: a humana. Pensando assim, a Editora Matarazzo reúne escritores de várias regiões do Brasil com seus diversos temas que partem de CONEXÕES para abrilhantarem a obra e compartilharem o que suas mentes criam e recriam a cada momento. Boa leitura e delas façam bons momentos em seu tempo livre! Professor MsC. Adm. Washington Santos TEMAS / PARTICIPANTES PENSAR CRIANÇAS, PENSAR FUTURO, PENSAR GERAÇÃO TI Washington Santos O ADMIRÁVEL MUNDO DAS CONEXÕES DIGITAIS!!! Mano Martins CONECTIVIDADE Solange Colombara CONEXÕES Lúcia D. F. Marques Peres MINHAS MÍDIAS PREFERIDAS APÓS INTERNET Júlio Araújo ENCONTROS VIRTUAIS, DESENCONTROS REAIS Marcelo Kassab NÓS, CONECTADOS! Thais Matarazzo CONEXÕES Poesia coletiva para a Internet & Conexões


Catálogo de Autores Editora Matarazzo A ERA DA INFORMÁTICA Marcello Laranja NAS ONDAS DAS CONEXÕES... Mano Martins A BUGADA DONA MARCELINA Marcelo Kassab DESCONEXÕES Camila Giudice Dados técnicos TÍTULO: Conexões A obra que ilustra a capa, “Bananinha” é de autoria da artista Creuza Cestari AUTOR: diversos autores EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B ILUSTRADO: sim FORMATO: 14 x 21 cm PÁGINAS: 60 ANO DE EDIÇÃO: 2017 EDIÇÃO: 1ª ISBN 978-85-69167-50-1

PEÇAS LITERÁRIAS: CONTOS, CRÔNICAS E POESIAS Antologia que reúne contos, crônicas e poesias. TEMAS / PARTICIPANTES CONTOS CARTA DE DESPEDIDA Solange Colombara A ROSA ETERNA Tatiana Silva Martins de Mello Sznick

129


130

Catálogo de Autores Editora Matarazzo ATRÁS DAQUELA PORTA Sheyla Cruz do Valle UMA SEXTA Walter Dagel SOLITUDE ELA DILEMA Kryssie Martins CRÔNICAS UM SONHO DESFEITO Américo Servidio OUÇO! Sheyla Cruz do Valle CHÁ & EMPADAS Thais Matarazzo BLOCO MULHER COM COLHER Marcello Laranja A VIDA DE UM EDUCADOR Tatiana Silva Martins de Mello Sznick A LEI DA RECIPROCIDADE Fernando Canto Berzaghi SOL-E-LUA PAIXÃO E RAZÃO! Mano Martins SÃO PAULO QUER BOTAR (CADA VEZ MAIS...) OS BLOCOS NA RUA Júlio Araújo POESIAS MANIFESTO PARA OBRA PÓSTUMA


Catálogo de Autores Editora Matarazzo GULA CEGA Marcos Horto TEU VESTIDO MEU VASO MOMENTO Sabichi PRIMEIRO BEIJO Sheyla Cruz do Valle A RUIVA DAGMAR, OH DAGMAR! TINHA QUE SER A DAGMAR IVAN VI Thais Matarazzo INFINITO INSTANTE Solange Colombara FASCINAÇÃO A SACADA UM CORAÇÃO NO CENTRO DE SP Vivian Lie LE SOURIRE DE PRINTEMPS LÍRIO DO CAMPO Fernando Canto Berzaghi LIBÉLULA ODE À PESSOA AMIGO OCULTO Márcia Villaça da Rosa O SENTIMENTO DO ESCRITOR Tatiana Silva Martins de Mello Sznick O ENCANTO DA ROSA Américo Servidio

131


132

Catálogo de Autores Editora Matarazzo Dados técnicos TÍTULO: Peças literárias - contos, crônicas e poesias AUTOR: diversos autores EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B. Papel couchê fosco 90 gr/m². ILUSTRADO: sim FORMATO: 14 x 21 cm PÁGINAS: 92 ANO DO COPYRIGHT: 2017 ANO DE EDIÇÃO: 2017 ISBN: 978-85-69167-57-5 EDIÇÃO: 1ª


Catรกlogo de Autores Editora Matarazzo

E-BOOKS 2017

133


134

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

ENCICLOPÉDIA FADISTA LUSO-BRASILEIRA Organização Editora Matarazzo

Num esforço coletivo e voluntário de alguns estudiosos abnegados, conseguimos reunir 112 verbetes para este volume online da Enciclopédia Fadista Luso-Brasileira, de importantes fadistas portugueses e brasileiros de todos os tempos. A Enciclopédia Fadista Luso-Brasileira é disponibilizada gratuitamente através da internet para todos os interessados, por isso, conclamamos que escritores interessados, possam nos auxiliar a aumentar o número de verbetes para volumes futuros, nos enviando biografias sintéticas (no formato aqui estruturado dos verbetes), pois não é nada fácil levantar dados artísticos dos artistas do fado, principalmente dos veteranos. Esta obra faz parte do projeto Cá entre nós: Brasil & Portugal, da Editora Matarazzo, a ser desenvolvido em 2017. Esperamos com esta obra contribuir para o enriquecimento do tema junto ao público estudioso. Thais Matarazzo Editora, coordenadora e consultora: Thais Matarazzo Colaboradores: Diego Nunes, Jorge Trigo, Miguel Villa, Paulo de Almeida Borges. Pesquisadores / Redatores: Diego Nunes, Jorge Trigo, Paulo Almeida Borges, Thais Matarazzo. Bibliotecárias: Eliane Junqueira, Silvia Marques. Revisão: Equipe Editora Matarazzo. Dados técnicos TÍTULO: Enciclopédia Fadista Luso-Brasileira EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ILUSTRADO: sim FORMATO: 21 x 29,7 cm PÁGINAS: 100 ANO DE EDIÇÃO: 2017 EDIÇÃO: 1ª - E-book ISBN 978-85-69167-55-6


Catálogo de Autores Editora Matarazzo

CATÁLAGO DE AUTORES EDITORA MATARAZZO 2015/2016 Dados técnicos TÍTULO: Catálogo de Autores Editora Matarazzo 2015/2016 EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ILUSTRADO: sim FORMATO: 21 x 29,7 cm PÁGINAS: 171 ANO DO COPYRIGHT: 2017 ANO DE EDIÇÃO: 2017 EDIÇÃO: 1ª - E-book ISBN 978-85-69167-

135


136

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

SÉRIE BAIRROS PAULISTANOS MAIO/2016 - MARÇO/2017


Catálogo de Autores Editora Matarazzo

VAMOS FALAR DA MOOCA? O chão onde vivemos e construímos nossa história carrega marcas profundas e laços afetivos inquebrantáveis. Cada esquina conta uma vida, uma trajetória, uma memória. Quem mora na Mooca tem esse sentimento no seu coração. O mooquense é apaixonado pelo seu território. Ele ama e vive o seu quarteirão como nenhum outro. O bairro imigrante. O bairro operário. O bairro onde se respira tradição. O bairro que simboliza melhor que qualquer outro a paulistanidade. Sotaque próprio. Miscegenação. Costumes próprios. Hábitos únicos. Particularidades que só a Mooca tem, bello! Uma República dentro da metrópole. Berço da resistência. Luta para preservar a sua identidade em meio as transformações cada vez mais acelaradas dessa grande cidade. Para os de fora, impossível não se apaixonar pela Mooca e pelos mooquenses. Como uma família, o bairro acolhe e aproxima. Cria vínculos. Preserva raízes. Irmana. Irradia. A gastronomia, as vilas, a arquitetura, as fábricas, o Clube Atlético Juventus, o Memorial do Imigrante, a linha do trem, o edifício do Cotonifício Rodolfo Crespi, a Festa de San Gennaro, a Rua Javari. São algumas das referências do bairro. Quem passa uma tarde na Mooca se apaixona pela sua atmosfera. Encanta-se e fica com gostinho de quero mais. Quem ali reside não a troca por nada! Nessa antologia Vamos dalar da Mooca?, idealizada pela Editora Matarazzo, essas e outras histórias são ricamente contadas, através de pessoas que vivem o bairro intensamente, preservando para as futuras gerações um dos pedaços mais lindos da cidade de São Paulo. Para os saudosistas, um prato cheio para relembrar doces momentos vividos em cada centímetro desse bairro magnético. E num bom dialeto mooquense, convidamos você para que viaje nessas linhas e permita-se envolver pela paixão que a Mooca desperta em todos que a conhecem. - Orra Meu, Boa Leitura! Fernando Razzo Galuppo TEMAS / PARTICIPANTES HINO OFICIAL DA MOOCA BANDEIRA DO BAIRRO

137


138

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

COTONIFÍCIO CRESPI E A VÁRZEA DA MOOCA Fernando Razzo Galuppo CONDE RODOLPHO ENRICO CRESPI Thiago de Menezes ESPAÇO CULTURAL MOOCA RODOLFO CRESPI Associação Amo a Mooca CRESPI, JUVENTUS E A MOOCA Everton Calício A MOOCA E SEUS SOTAQUES Geraldo Nunes A MOOCA DOS IMIGRANTES Elizabeth Florindo MOOCA, QUANTA SAUDADE!!! Renata Elito Jerônimo MUG E A MOOCA MIRIAM BATUCADA Ayrton Mugnaini Jr. FILHOS DA TERRA Marcelle Fernandes - Jornal da Mooca D. ZINA ROSA MORDENTI CLEIDE VITA PAES EMÍLIA CONCEIÇÃO DA SILVA COSTA ANÍBAL MÁRIO CORRÊA IVONE MANGINI OSWALDO CEREJA RALUCCA SUELY LOPES OS CHURROS DA MOOCA TRADIÇÃO MOOQUENSE: DI CUNTO TRADIÇÃO MOOQUENSE: FOTO AMÉRICA


Catálogo de Autores Editora Matarazzo MIRIAM BATUCADA Thais Matarazzo AH, OS FOOTINGS DA RUA DA MOOCA Flávio Lapatte ADONIRAN BARBOSA Edson Santana do Carmo SIMPLESMENTE UMA PAIXÃO Solange Colombara POESIAS PARA A MOOCA Wilson de Oliveira Jasa MUSEU DA IMIGRAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO Nelson Di Francesco EU E A MOOCA - A MOOCA E EU Neide Lopes Ciarlariello O PADRE, O BÊBADO E A VELHA NO FUTEBOL DA MOOCA Magalhães Jr. Dados técnicos TÍTULO: Vamos falar da Mooca? COLEÇÃO: Bairros Paulistanos AUTOR: diversos autores EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B ILUSTRADO: sim FORMATO: 15,5 x 23 cm PÁGINAS: 160 ANO DE EDIÇÃO: 2016 EDIÇÃO: 1ª / 2ª ISBN 978-85-69167-21-1

139


140

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

VAMOS FALAR DO BRÁS? Este é o segundo volume da série “Bairros Paulistanos” da Editora Matarazzo. O primeiro foi dedicado a Mooca, agora temos histórias, crônicas, relatos, poesias e entrevistas sobre o seu vizinho, o Brás. Um bairro repleto de histórias, tanto do passado como do presente. Nos séculos XVIII e XIX, era uma paragem cheia de chácaras, onde os abastados moradores da pacata São Paulo vinham descansar, caçar, pescar, fazer passeios de barcos pelo rio Tamanduateí etc... Um ambiente puramente rural. No alvorecer do século XX, as chácaras passaram a ser loteadas e iniciou-se a construção de casas populares para receber os imigrantes, majoritariamente os italianos, que foram trabalhar nas fábricas surgidas no Brás e adjacências. A Pauliceia transforma-se e a zona leste expande-se. O Brás e a Mooca serão o grande portal dessa ampliação na cidade. Na década de 40 chegaram os migrantes nordestinos que deram nova vida e movimento ao bairro. Atualmente, o Brás vive outro momento de transformação: as antigas casas dos imigrantes tornaram-se lojas populares e do grande varejo. Não deixou de ser um bairro que abriga estrangeiros: agora dá acolhida aos bolivianos, coreanos entre outros povos que vem buscar em São Paulo melhores condições de vida e trabalho. Viva o Brás! Thais Matarazzo TEMAS / PARTICIPANTES Prefácio por Neide Lopes Ciarlariello PARTE I - MATÉRIAS, CRÕNICAS, HISTÓRIAS, RELATOS, POESIAS & AFINS PEQUENO HISTÓRICO DO BAIRRO & ALGUMAS CURIOSIDADES Thais Matarazzo O BRÁS NÃO MORREU E ESTÁ SE REINVENTANDO INSPIRADOR DO “SAMBA DO ARNESTO” MOROU NO BRÁS E NÃO DEU O CANO Geraldo Nunes A VALSA “RAPAZIADA DO BRÁS” Vitória Maria Moreira Marino “LEMBRAR... DEIXE-ME LEMBRAR!” Thiago de Menezes


Catálogo de Autores Editora Matarazzo ADONIRAN BARBOSA E O BRÁS O SERESTEIRO PARAGUASSÚ, O BRÁS E A CHEGADA DO METRÔ JUCA DO BRÁS CURIOSIDADES DO BAIRRO JORNALISTAS PORTA-VOZES DO BRÁS MILTON GEORGE THAME EDUARDO CEDEÑO MARTELLOTA O PARQUE BENEMÉRITO JOSÉ BRÁS Thais Matarazzo O BRÁS E O BRASIL Ayrton Mugnaini Jr. BRÁS SUAS ESCOLAS E IDENTIDADE Christian Silva Martins de Mello Sznick BRÁS, UM BAIRRO ACOLHEDOR DE HISTÓRIAS Tatiana Silva Martins de Mello Sznick BAIRRO DO BRÁS Wilson de Oliveira Jasa O RODOLFO VALENTINO DO BRÁS Diego Nunes NO BRÁS, A MARCA ETERNA DOS MATARAZZO Everton Calício DE JOSÉ, BOM JESUS - NOSSO BRÁS Morphine Epiphany PARTE II - DEPOIMENTOS & ENTREVISTAS O BRÁS E EU Dejanice Marino NORMALISTAS DO BRÁS Maria Dolores Oliva Martim ERAS DOS BONS TEMPOS DE OUTRORA DOS BAIRROS DO BRÁS, PARI E CANINDÉ!, Adriano Augusto da Costa Filho

141


142

Catálogo de Autores Editora Matarazzo DONA ZINA SONIA KREMER, AS IRMÃS DULCE FRANÇA E LUCÍLIA GALLUCCI DOMINGOS CIARLARIELLO REINALDO SPOSITO DOMINGOS ZUPPO MUSTAFÁ CONTURSI Thais Matarazzo CIÇA MARINHO BRÁS, HÁ TEMPOS ATRÁS Manoel Fernandes Menendez MORAR NO BRÁS Tatiana Silva Martins de Mello Sznick Dados técnicos TÍTULO: Vamos falar do Brás? COLEÇÃO: Bairros Paulistanos AUTOR: diversos autores EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B ILUSTRADO: sim FORMATO: 15,5 x 23 cm PÁGINAS: 260 ANO DE EDIÇÃO: 2016 EDIÇÃO: 1ª ISBN 978-85-69167-28-2

VAMOS FALAR DO CENTRO DE S. PAULO? É sempre um prazer escrever sobre a cidade de São Paulo, a minha cidade... Onde nasci, cresci e vivo até hoje. O meu local preferido sempre foi o Centro. Foi lá onde tudo começou... Histórias mil envolvem a colina de Piratininga, este chão sagrado, onde Anchieta e Nóbrega, dirigentes de um grupo de jesuítas, auxiliados por João Ramalho e o cacique Tibiriçá, fincaram uma cruz e rezaram a primeira missa oficializando o nascimento da nossa São Paulo em 25 de janeiro de 1554...


Catálogo de Autores Editora Matarazzo De lá pra cá muitos fatos sucederam... Quase cinco séculos de histórias e vivências... Quantos volumes seriam necessários para registrar-se tudo, ou quase tudo, o que se passou na nossa Pauliceia? Com certeza milhares de centenas de livros... A finalidade desta coletânea, como as anteriores da série “Bairros Paulistanos” da Editora Matarazzo, é assentar as memórias de pessoas que vivem a cidade, registrar reminiscências e conhecimentos dos autores participantes deste livro. É a cidade de São Paulo vista e escrita por diferentes prismas de paulistanos de nascimento, de coração e de devoção. Faça parte desta viagem, embarque conosco nesta leitura e mergulhe nas páginas desta antologia! Thais Matarazzo TEMAS / PARTICIPANTES OS BAMBUS E O BARÃO A MARQUESA, O SOLAR & OUTRAS CURIOSIDADES PRECIOSIDADES DO LARGO DA MISERICÓRDIA Thais Matarazzo SÁBADO NO TRIÂNGULO, Hollywood ‘baixa’ na Rua da Consolação (1959-1961) Carlus Maximus UMA GRANDE DAMA QUE NUNCA ENVELHECE, Marcos Horto CENTRO? CAI DENTRO! Ayrton Mugnaini Jr. O CENTRO DA CIDADE CONTA A HISTÓRIA DE SÃO PAULO Geraldo Nunes MINHAS LEMBRANÇAS DO CENTRO Chico Luz ALGUMA COISA ACONTECE NO CORAÇÃO Margareth Bevilacqua

143


144

Catálogo de Autores Editora Matarazzo LEMBRANÇAS DA INFÂNCIA Antoniette Martins UM SAMBA PARA SÃO PAULO Mano Martins UMA HISTÓRIA DE AMOR COM O CENTRO Camila Giudice CIDADE DE MUITO ENCANTO Wilson de Oliveira Jasa NO MEU TEMPO... Solange Colombara O TEATRO: DAS ARTES AO ABOLICIONISMO, DO FOGO ÀS LIVRARIAS Rodrigo Gutenberg ANDANÇAS PELAS CALÇADAS DE PIRATININGA Christian Silva Martins de Mello Sznick AS RIQUEZAS E ATRAÇÕES DO CENTRO DE SÃO PAULO Cláudio Amaral CLARK GABLE, QUEM DIRIA, JANTOU EM SÃO PAULO Diego Nunes Avenida Ipiranga, 200: Edifício Copan Thiago de Menezes CORAÇÃO DE SÃO PAULO, O MEU CORAÇÃO! Sérgio de Oliveira DESDE QUE ME CONHEÇO POR GENTE... Homero França Percorrendo o centro... Cristiane Cambria EU E O BAIRRO DO CAMBUCI Júlio Araújo


Catálogo de Autores Editora Matarazzo Dados técnicos TÍTULO: Vamos falar do centro de S. Paulo? AUTOR: diversos autores EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B. ILUSTRADO: sim FORMATO: 15,5 x 23 cm PÁGINAS: 188 ANO DE EDIÇÃO: 2016 EDIÇÃO: 1ª ISBN 978-85-69167-36-5

VAMOS FALAR DA BELA VISTA? O bairro da Bela Vista é dos mais queridos dos paulistanos. No passado foi uma localidade habitada, especialmente, pela comunidade italiana, como a Mooca e o Brás, diferente deste último bairro, a Bela Vista ainda conserva sua característica residencial. Sua urbanização aconteceu no final do século XIX, o bairro deixou de ter feições rurais ao longo das décadas seguintes. Este processo deu-se pela necessidade da expansão habitacional devido à chegada de imigrantes europeus à Capital bandeirante, principalmente da Itália, Portugal e Espanha. Oficialmente o bairro denomina-se Bela Vista mais é conhecido também como Bexiga ou Bixiga (extraoficial), uma antiga designação da área banhada pelos riachos do Bexiga, Itororó, Saracura e outros, uma região fértil em nascentes de água e terras em declive. Atualmente todos esses córregos estão canalizados. Com a chegada dos imigrantes, a Bela Vista ganhou nova vida, costumes, tradições, gastronomia, cultura etc. Para ilustrar esta antologia, fizemos uma série de passeios pelo bairro, subindo e descendo ladeiras à procura de antigas construções e curiosidades locais. Foram visitas tranquilas e recheadas de descobertas, sendo esta a melhor maneira de conhecer a cidade: andando a pé e sem a costumeira pressa do paulistano. Parte destas fotografias podem ser conferidas ao longo desta obra. A história da Bela Vista é tão rica... Por isso, a procura para a participação nesta coletânea foi grande, infelizmente, o espaço é pequeno e prometemos para 2017 organizarmos um novo trabalho, um volume II, dedicado

145


146

Catálogo de Autores Editora Matarazzo aos relatos de moradores e pessoas nascidas neste torrão paulistano. Então, vamos embora conhecer um pouco da Bela Vista através dos capítulos escritos com todo carinho e capricho pelos nossos autores, que focalizam memórias recentes do bairro. Thais Matarazzo TEMAS / PARTICIPANTES CURIOSIDADES SOBRE A BELA VISTA ATRAVÉS DA IMPRENSA DE OUTRORA... SINHÁ, DAMA DO SAMBA RECORDANDO MARGARIDA MAX Thais Matarazzo SERIA A BELA VISTA O BAIRRO MAIS TRADICIONAL DE SÃO PAULO? Thiago de Menezes ENTRE VIADUTOS E PONTILHÕES VIDAS QUE PASSAM Christian Silva Martins de Mello Sznick A BELA VISTA QUE DESPERTA PAIXÕES Geraldo Nunes A BELA VISTA IDOS TEMPOS DE RUA AUGUSTA José Francisco Ferraz Luz BELA CONQUISTA Ygor Kassab PASSEANDO... NA BELA VISTADE CAMÕES! Mano Martins BELA VISTA: O CALDO CULTURAL DE SÃO PAULO Júlio Araújo PEQUENA E (ESPERO) BELA HOMENAGEM AO GRANDE E BELO BIXIGA Ayrton Mugnaini Jr.


Catálogo de Autores Editora Matarazzo UMA BELA VISTA Cristina Costa Dados técnicos TÍTULO: Vamos falar da Bela Vista? COLEÇÃO: Bairros Paulistanos AUTOR: diversos autores EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B ILUSTRADO: sim FORMATO: 15,5 x 23 cm PÁGINAS: 148 ANO DE EDIÇÃO: 2016 EDIÇÃO: 1ª ISBN 978-85-69167-44-0

VAMOS FALAR DA LIBERDADE? Quase 110 anos da chegada dos primeiros imigrantes Japoneses ao Brasil e de meio século do Convênio celebrado pela Administração Japonesa de Osaka e a Prefeitura de São Paulo que permitiu a sua revitalização, o Bairro da Liberdade continua a passar por transformações. O Bairro Oriental de São Paulo, como é conhecido mundialmente, iluminado pelas SUZURAN (lanternas japonesas), possui a gênese da mudança permanente motivada pela facilidade de acesso e a constante chegada e partida de imigrantes, sem perder a identidade e a graça Oriental que a todos os brasileiros seduz e inspira. Aos domingos, vários restaurantes de culinária oriental convivem com as barracas que vendem o Acarajé e o Baião de Dois. Há Igreja com missa em japonês, Mesquita e Centros de Umbanda, próximo do Torii, símbolo do Bairro e que representa um Portal dos Templos Xintoístas no Japão. É admirável saber que dos 781 imigrantes japoneses que chegaram a Santos em 1908, apenas 10 deles se fixaram na Liberdade, nele plantando a sua semente de força e trabalho, tornando o Bairro pulsante e que muito engrandece São Paulo. De acordo com a Astrologia Chinesa, a insegurança que tivemos no Ano de 2016 no Ano do Macaco, teremos em 2017, Ano do Galo de Fogo, a Ordem e Muito Trabalho. Honrado pelo convite da jornalista e escritora Thais Matarazzo para pre-

147


148

Catálogo de Autores Editora Matarazzo faciar este Vamos falar da Liberdade? da série Bairros Paulistanos, certamente mais um sucesso editorial, compartilho nestas poucas linhas o sentimento pessoal que me prende à LIBERDADE na certeza de que é e sempre será amada por todos na incessante procura de passeio, diversão e do bom-viver em São Paulo! Boa leitura! Mano Martins TEMAS / PARTICIPANTES ABREVIADA HISTÓRIA DO BAIRRO CAPELA DA SANTA CRUZ DOS ENFORCADOS IGREJA NOSSA SENHORA DOS AFLITOS JAPONESES NA LIBERDADE CASA DE PORTUGAL DE SÃO PAULO MUSEU HISTÓRICO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL... CURIOSIDADES DO BAIRRO COLÉGIO SÃO JOSÉ DALVA DE OLIVEIRA CAPELA E FONTE DE SANTA LUZIA O RESTAURANTE SATO Thais Matarazzo O BAIRRO ORIENTAL DA LIBERDADE! OS SABIÁS DO PARQUE DA ACLIMAÇÃO! RIO - LIBERDADE - 8,01hs Mano Martins O BAIRRO QUE NASCI BAIRRO DA LIBERDADE Elza Meirelles Chola LIBERDADE: PODE HAVER NOME MAIS LINDO PARA UM BAIRRO? COSMÓPOLIS DESCREVE LIBERDADE E BOA MORTE Geraldo Nunes TRÊS ESTRELAS BRILHAM NO CÉU DA LIBERDADE Fernando Canto Berzaghi


Catálogo de Autores Editora Matarazzo OS ALICERCES MENOS VISÍVEIS DA LIBERDADE Hélio Ribeiro de Souza “ARIGATÔ, LIBERDADE” Marcello Laranja LINDAS IMAGENS ORIENTAIS... NA LIBERDADE! Ivete Oka LIBERDADE... PALCO DAS TRADIÇÕES Janice Oshiro LIBERDADE: DE REDUTO DOS NEGROS AO BAIRRO ORIENTAL Júlio Araújo A ROSA JAPONESA QUE CANTAVA! Thiago de Menezes A ÁRVORE QUE LÁ FICOU... Christian Silva Martins de Mello Snick ALGUÉM SE LEMBRA CANÇÃO “QUADRO-NEGRO”? Ayrton Mugnaini Jr. PALACETE CONDE DE SARZEDAS Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo Dados técnicos TÍTULO: Vamos falar da Liberdade? Coleção: Bairros Paulistanos AUTOR: diversos autores EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B ILUSTRADO: sim FORMATO: 15,5 x 23 cm PÁGINAS: 204 ANO DE EDIÇÃO: 2017 EDIÇÃO: 1ª / 2ª. ISBN 978-85-69167-54-9

149


150

Catรกlogo de Autores Editora Matarazzo

Sร‰RIE CIDADES BRASILEIRAS


Catálogo de Autores Editora Matarazzo

VAMOS FALAR DE SÃO PAULO? Para comemorar os 462 anos da cidade de São Paulo, a Editora Matarazzo está lançando um livro coletânea composto por relatos, crônicas, poesias e muitas curiosidades de personalidades amantes da Pauliceia: escritores, jornalistas, comunicadores, cantores, poetas e artistas que cantam, celebram, esbravejam e rememoram em suas palavras a nossa querida cidade. Vamos falar de São Paulo? é a primeira antologia da Editora Matarazzo. PARTICIPANTES Thais Matarazzo, Geraldo Nunes, Andrea Generoso, Fernando Sérgio, Marion Duarte, Jayme Antônio Ramos, José Francisco Ferraz Luz, Manuel Martins, Manoel Fernandes Menendez, Marcello Laranja, Neide Lopes Ciarlariello, Adriano Barbiero, Rosilda Portas, Adriano Augusta da Costa Filho, Marcelo Bonavides de Castro, Camila Giudice, Cristiane Cambria, Sérgio Oliveira, Cristina Costa, Walter Manna, Wilson Oliveira Jasa, Hélcio Dallari Júnior, Fernando Berzaghi, Luiz Pires, Jefferson Silveira, Marta Perin, Armênio Nogueira Rodrigues, Maria dos Anjos Oliveira e Jacy de Castro. Dados técnicos Título: Vamos falar de São Paulo? Autor: vários autores Organização: Thais Matarazzo Editora: Matarazzo Idioma: Português Encadernação: brochura Projeto gráfico: Equipe Ed. Matarazzo Ano de Lançamento: 2016 Número de páginas: 163 Edição: 1ª / 2ª / 3ª ISBN 978-85-69167-09-9

151


152

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

VAMOS FALAR DE SÃO PAULO II? Antologia dedicada aos 463 anos da fundação de São Paulo. TEMAS / PARTICIPANTES AVENIDA SÃO JOÃO Poesia coletiva A FESTA DO IV° CENTENÁRIO VISTA COM OS OLHOS DE HOJE Geraldo Nunes COMENDA PEDRO DE TOLEDO José Francisco Ferraz Luz DOÇARIA FERREIRA Fátima Quadros “A GUERRA DOS PAULISTAS” Fernando Canto Berzaghi O CENTRO SÃO PAULO MEU AMOR TERRA BOA Coradi SÃO PAULO ANIVERSARÍA 463 ANOS DE SÃO PAULO Elza Meirelles Chola COMO ERA BELA E LUXUOSA A “CINELÂNDIA PAULISTA”...... Marcos Horto A RUSSA MAIS PAULISTANA QUE CONHECI: TATIANA BELINKY NO CAMINHO DA PENHA: O FUTURO IMPERADOR, A PAULÍCEIA DE CARMINHA MASCARENHAS


Catálogo de Autores Editora Matarazzo TRANSBORDAMENTO DAS ÁGUAS DA PAULICEIA.... LEMBRANÇAS DA AVENIDA SÃO JOÃO Thais Matarazzo NEM TÃO FEIA, NEM TÃO CINZA APENAS POR UM INSTANTE Marcelo Kassab OS REBELDES ANOS 60 EM SÃO PAULO Júlio Araújo OPUS 2004, A “MECA” DO JAZZ EM SÃO PAULO Marcello Laranja HISTÓRIA DO MMDC Rodrigo Gutenberg O LUGAR ONDE NASCI Solange Colombara UM CELEIRO PAULISTANO DE GRANDES PROFISSIONAIS Sérgio Mendes Júnior BRÁS E MOOCA DOS VELHOS E LINDOS TEMPOS DO PRADO BRASENSE LEMBRA SUA INFÂNCIA NO BAIRRO Eduardo Martelotta DEZEMBRO DE 1950 / 1960 / HOJE Irene Oliveira SÃO PAULO: BEM MAIS QUALIDADES QUE DEFEITOS Ayrton Mugnani CONFISSÃO PARA MINHA SÃO PAULO Camila Giudice Dados técnicos TÍTULO: Vamos falar de São Paulo II? AUTOR: diversos autores EDITORA: Matarazzo

153


154

Catálogo de Autores Editora Matarazzo IDIOMA: Português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B ILUSTRADO: sim FORMATO: 14 x 21 cm PÁGINAS: 188 ANO DE EDIÇÃO: 2017 EDIÇÃO: 1ª ISBN 978-85-69167-51-8

VAMOS FALAR DE SANTOS? Como uma das cidades mais antigas do Brasil, Santos conta com um rico e variado acervo de bens culturais, que retratam as peculiaridades e o modo de vida do povo santista. E o que dizer, então, dos personagens aqui nascidos, ou que escolheram esta terra acolhedora para viver. Santista que é santista, mesmo os de coração, troca o pronome “você” por “tu”, mas não conjuga o verbo de maneira correta - e há quem diga que ele puxa o ‘s’ ao final das palavras, emitindo um som como se fosse ‘ch’ ou ‘x’. Esse jeitinho peculiar do santista falar é motivo de valorização da cultura local. Ele é o nosso dialeto. Ao usarmos o “tu”, mesmo que para muitos pareça estar errado, estamos reafirmando os nossos valores. Não há motivo para nos envergonhar disso, pois o santista é trilíngue. O português do santista é um “português brasileiro santista”. Ainda, quando vai à padaria, o santista pede ou um pão de cará ou uma média (o famoso pão francês). Também, não se localiza por bairros: os canais são as melhores formas de se achar na cidade. Enfim, aproveitando essas e outras particularidades, a Editora Matarazzo organizou em parceria com o Clube do Choro de Santos, a coletânea Vamos Falar de Santos?, um projeto que, ao contar histórias de nossa gente e destacar aspectos diversos de nosso patrimônio cultural, contribui com a divulgação e valorização de nossas riquezas materiais e imateriais. Temos plena convicção que nenhuma nação será desenvolvida economicamente se não forte e soberana culturalmente. E nenhuma cultura será forte sem a preservação de sua história. Assim, nossa modesta pretensão neste livro, foi apenas de estimular mais um olhar sobre a cidade e seus moradores, suas histórias e costumes, entender porque ela é como é, sob a ótica de valorizar e resgatar uma pequena porção desse caldo cultural. Marcello Laranja e Luiz Pires.


Catálogo de Autores Editora Matarazzo TEMAS / PARTICIPANTES KI-FRANGO, Marcello Laranja “A VOZ DO MAR”, Luiz Antônio Pires A CANTORA LINDA BAPTISTA EM SANTOS, LEILA SILVA: A SOBERANA DOS MÚSICOS SANTISTAS Thais Matarazzo MEU BATIZADO NO MONTE SERRAT Neide Lopes Ciarlariello CULTURA, EDUCAÇÃO E CIDADE Marcos R.S. Tavares JAZZ NO SEU PEPE Renê Ruas SATURNINO DE BRITO Edson Santana do Carmo EXTENSÃO É CULTURA: DO ENSINO DE MÚSICA AO DE CIÊNCIAS Ricardo Caneloi dos Santos, Marcelo Zanotello, Luiz Antônio Pires e Marcos R.S. Tavares UM JOVEM ESTUDANTE NA SANTOS DOS ANOS 80, 90 Luiz Sales do Nascimento NO BRANCO E PRETO O COLORIDO DA ARTE, Jotarelli ESCOLA DE CHORO E CIDADANIA “LUIZINHO 7 CORDAS” Luiz Fernando Costa Ortiz e Luiz Pires JOSÉ BONIFÁCIO UM ESTADISTA DOS TEMPOS ATUAIS José Geraldo Barbosa

155


156

Catálogo de Autores Editora Matarazzo Dados técnicos TÍTULO: Vamos falar de Santos? AUTOR: diversos autores EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B ILUSTRADO: Sim FORMATO: 14 x 21 cm PÁGINAS: 122 ANO DE EDIÇÃO: 2016 EDIÇÃO: 1ª ISBN 978-85-69167-17-4

VAMOS FALAR DE SALVADOR? A Editora Matarazzo traz mais um volume da coleção “Vamos falar...?”, dedicado as cidades brasileiras. Desta feita é a vez da bela Capital baiana. Uma cidade mística. Desde a sua fundação, em 1549, Salvador recebe pessoas de todo o mundo. É um centro da cultura afro-brasileira palpitante e contagiante. Vemos essa cultura irradiada por toda a cidade através da gastronomia, costumes, conversas, na religiosidade, vestimentas, artes etc. Andar pelas ruas do centro histórico e outros recantos revelam uma arquitetura encantadora dos séculos XVIII e XIX. O baiano é um povo acolhedor, alegre e otimista apesar dos problemas enfrentados nas esferas sociais - fato comum em qualquer grande cidade do mundo. Segundo o prefaciador Hamilton dos Santos, professor e radialista. “ A proposta desta antologia nos leva a uma viagem a Salvador de ontem e de hoje, descobrir os seus mistérios e encantos que estão, talvez, no império de suas águas, onde mora Iemanjá, no movimento da capoeira, nos terreiros de candomblé, nas suas ladeiras suntuosas por onde sobem e descem as Baianas com suas ancas fartas, levando o tabuleiro com os quindins da Bahia, porque como afirma Jorge Amado: ‘Salvador só nos mapas, pois, é Bahia mesmo e com H’.”. TEMAS / PARTICIPANTES NO TEMPO DO BONDE CONSIDERAÇÕES SOBRE SALVADOR Perfilino Neto


Catálogo de Autores Editora Matarazzo RETORNO SENTIMENTAL A CIDADE AMADA Luiz Americo Lisboa Junior SÃO SALVADOR DA BAHIA LADEIRAS DE SÃO SALVADOR DA BAHIA Hamilton Santos VAMOS FALAR DE SALVADOR? Vicente Janotti Jr. SEPULTANDO PRECONCEITOS E FIRMANDO RAÍZES PÉROLA NEGRA InFeto A Condessa de Barral MARIA QUITÉRIA SOLDADO CURIOSIDADES SOBRE TIPOS POPULARES DO COMÉRCIO SOTEROPOLITANO Thais Matarazzo INFÂNCIA NA CIDADE BAIXA Flávio de Queiroz BRONZE ESPUMANTE Marisa Aurea de Sá Falcão O SEGREDO DA CASA DO RIO VERMELHO Thiago de Menezes O BERIMBAU E SUA BENÇÃO MAESTRO PELÔ Morphine Epiphany UMA AVENTURA EM SALVADOR, UM DIA COMO SOTEROPOLITANO... Washington Santos TODOS OS SANTOS TEMPEROS E AMORES VERSO E PROSA Renata Elito Jerônimo

157


158

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

SALVADOR NA VEIA Dani Aprendiz LEMBRANÇAS DA QUERIDA SALVADOR Marion Duarte INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DA BAHIA AINDA PEQUENA ALCANCEI68 Emília Fróes CONHECENDO SALVADOR Vera Lúcia Bangel Dados técnicos TÍTULO: Vamos falar de Salvador? AUTOR: diversos autores EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B ILUSTRADO: sim FORMATO: 14 x 21 cm PÁGINAS: 164 ANO DE EDIÇÃO: 2016 EDIÇÃO: 1ª ISBN 978-85-69167-30-3

VAMOS FALAR DO RIO DE JANEIRO? A Editora Matarazzo tem o prazer de lançar este volume dedicado a “Cidade Maravilhosa”, escrita pelas mãos de pessoas que trazem o Rio no coração! O Rio de Janeiro é um dos ex-libris brasileiros. Parte da cidade foi designada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, com o nome “Rio de Janeiro: Paisagem Carioca entre a Montanha e o Mar”, classificada pela UNESCO em 1º de julho de 2012. “Vamos falar do Rio de Janeiro?” faz parte da coleção “Vamos falar de...”, organizada pela Editora Matarazzo com a finalidade de homenagear as cidades e estados brasileiros. Os dois primeiros volumes foram dedicados às cidades de São Paulo


Catálogo de Autores Editora Matarazzo e Santos. TEMAS / PARTICIPANTES BAIRRO DE FÁTIMA: UM RIO DE PERMANÊNCIA EM RIO DE PASSAGEM Gerdal J. Paula TIJUCA, O MAIS NOBRE DOS BAIRROS DA ZONA NORTE DO RIO... Fernando Sérgio SOB O ENCANTO DO MEU BAIRRO Norma Hauer RIO DE JANEIRO, A CIDADE MARAVILHOSA Eloína Ferraz UMA TARDE NO ENCANTADO RELEMBRANDO PEPA DELGADO Marcelo Bonavides de Castro O CEARENSE CARIOCA: CARLOS AUGUSTO Gui Castro Neves MEU RIO, MINHA VIDA! Marion Duarte MINHA ALMA CANTA, VEJO O RIO DE JANEIRO Marcello Laranja ESSE RIO QUE EU AMO Carlus Maximus O RIO DE JANEIRO QUE ESCOLHI PARA VIVER Marina Sidrim Teixeira CIDADE MARAVILHOSA Marcia Villaça da Rosa NATUBELEZA MUSICAL DO RIO Mano Martins

159


160

Catálogo de Autores Editora Matarazzo RIO DE JANEIRO Taísa Luciano RIO DE JANEIRO: A 1ª. VEZ Nelson Di Francesco RIO DE JANEIRO, 100 Wilson de Oliveira Jasa Leopoldina - Sinônimo de Esmero Ygor Kassab BELEZA NÃO CUSTA NADA Vera Hime ARPOADOR, SEMPRE! Isa Chloris AMANHECENDO COPACABANA Helcio Hime BELMOND COPACABANA PALACE Thiago de Menezes MINHA AMIGA ZEZÉ GONZAGA Romeu Maccione RIO - ALÉM DO JANEIRO Morphine Epiphany RECORDAÇÕES Josemar Duarte MEU RIO, EU TE AMO! Lucilia Loureiro QUADRAS IMPERIAIS HOMENAGEM A TRÊS CANTORAS CARIOCAS DORA LOPES HELENA DE LIMA MARION DUARTE


Catálogo de Autores Editora Matarazzo Thais Matarazzo Dados técnicos TÍTULO: Vamos falar do Rio de Janeiro? AUTOR: diversos autores EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B ILUSTRADO: sim FORMATO: 14 x 21 cm PÁGINAS: 196 ANO DO COPYRIGHT: 2016 ANO DE EDIÇÃO: 2016 EDIÇÃO: 1ª / 2ª / 3ª ISBN 978-85-16167-18-1

MEMÓRIAS CARIOCAS Este é o segundo título da Editora Matarazzo dedicado à cidade do Rio de Janeiro e suas histórias em todos os tempos. O primeiro livro intitulado Vamos falar do Rio de Janeiro? foi um dos grandes êxitos da Editora, com três tiragens e esgotado atualmente, tamanho o agrado da obra! Desta feita, em parceria com o Instituto FUNJOR, trazemos Memórias Cariocas, com mais reminiscências, impressões e fotografias sobre a Cidade Maravilhosa, cantada e contada em verso e prosa por diversos autores brasileiros. Desde temas históricos até assuntos do cotidiano da metrópole carioca são aqui retratados, o leitor descobrirá um mundo de novidades e dicas de passeios. Dá vontade de mergulhar no livro e estar em cada local descrito ou conhecer as personalidades focalizadas ao longo de cada página... Esse é o encanto da literatura! Agradecemos ao Instituto FUNJOR e a todos os autores participantes de Memórias Cariocas. Desejamos que todos possam estar conosco em novas empreitadas literárias, e com certeza, no futuro, teremos mais volumes sobre o Rio de Janeiro... Por mais que se escreva, impossível é registrar tudo o que acontece numa cidade... Boa leitura! Thais Matarazzo

161


162

Catálogo de Autores Editora Matarazzo TEMAS / PARTICIPANTES O LARGO DO BOTICÁRIO E O RIO CARIOCA O SERESTEIRO CURIOSIDADES DO BAIRRO DE SÃO CRISTÓVÃO PRINCESA D. PAULA MARIANA Thais Matarazzo RIO DE JANEIRO, GOSTO DE VOCÊ” Geraldo Nunes ARRUMA O CORETO Ana Claudia Caetano O CENTENÁRIO DO “PELO TELEFONE” Jota Muniz Jr. SOB O ENCANTO DO MEU BAIRRO O RIO QUE EU VIVI - O BONDE E O CARNAVAL Norma Hauer ARCOS DA LAPA - O AQUEDUTO QUE VIROU VIADUTO! Manuel Martins HUMANIDADE Coradi A PRIMEIRA GUERRA BRASILEIRA Rodrigo Gutenberg RIO DE JANEIRO: “DA CENTRAL À MADUREIRA, EMOÇÃO ATÉ O FIM”, UM RELATO DE VIAGEM Júlio Araújo MINHAS MEMÓRIAS CARIOCAS Marion Duarte TERNAS LEMBRANÇAS Josemar Duarte CIDADE MARAVILHOSA Hamilton Santos


Catálogo de Autores Editora Matarazzo

UMA ILHA ENCANTADA Kryssie Martins TOBIAS OR NOT TOBIAS: a questão está em memórias familiares cariocas Luiz Murillo Tobias DO IRAJÁ AO LEBLON, QUEM DIRIA! Denise Duran O JEITO CARIOCA DE MORAR Rafael Kassab FOI UM RIO QUE PASSOU EM MINHA VIDA Sheyla Cruz do Valle CECILIA, BRÍGIDA, ISAURA & FRANCE: QUATRO GERAÇÕES, UM DESTINO! Gui Castro Neves CARNAVAL CARIOCA!, PAIXÃO ANTIGA Jacy de Castro Dados técnicos TÍTULO: Memórias Cariocas AUTOR: diversos autores EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B ILUSTRADO: sim FORMATO: 15,5 x 23 cm PÁGINAS : 168 ANO DE EDIÇÃO: 2016 EDIÇÃO: 1ª / 2ª ISBN 978-85-69167-48-8

163


164

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

VAMOS FALAR DE CATU? O município de Catu passou por diversas fases e transformações, desde os primeiros habitantes, oriundos das tribos Tupiniquins e Tapajós, até os dias atuais. Catu, em tupi-guarani, tem o significado de BOM e considerando suas terras férteis e localização geográfica, com seus rios e fontes, proporcionaram rápido desenvolvimento agropecuário. Mais tarde, com o surgimento do petróleo, o município catuense tornou-se polo industrial, destacando-se entre principais cidades petrolíferas do Brasil. Suas ladeiras suntuosas ornadas de verde, enaltecem sua beleza em detalhes, sendo abençoada por Senhora Sant’Ana, tornando-a sua Padroeira. Assim, nasceu a ideia sugerida pela Editora Matarazzo e pontilhada por diversos catuenses de expressar, cada um ao seu modo, suas impressões ou registros, guardados na memória que demonstram toda afetividade dedicada à “Terra Manans”. Hamilton dos Santos TEMAS / PARTICIPANTES CATU Hamilton dos Santos IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA SANT’ANA DE CATU CATU, A CIDADE DOS BARÕES O PRETÓLEO FAZENDA MODELO José Olívio Paranhos Lima RUI BARBOSA VISITOU CATU TRAÇOS DA RUA 13 DE MAIO E DE SUA GENTE RUA DA PALHA FIGURAS DA CIDADE ANTÔNIO DO CARVÃO TELEGRAMA A FAMÍLIA MONTEIRO LOBATO Antônio de Deus Seixas REMINISCÊNCIAS Amélia Ferreira Teixeira TREZENA DE DONA DETE


Catálogo de Autores Editora Matarazzo PARABÉNS CATU PELA SUA RESILIÊNCIA Donaire Verçosa CANTA, CATU! Aline Ferreira de Jesus Santos CATU Sabrina Silva dos Santos CATU Edivan Bezerra CATU EM MEMÓRIA Antônio Sérgio Farias de Souza UMA VIAGEM ENTRE O PASSADO E O PRESENTE Carmen Lúcia Pires dos Santos Cerqueira CATU DE ONTEM E HOJE Wilson Rabêlo PINCELADAS DE NOSSA HISTÓRIA Elivelton J. Costa AOS 145 ANOS DE CATU - BAHIA Fernando José Dados técnicos TÍTULO: Vamos falar de Catu? AUTOR: diversos autores EDITORA: Matarazzo IDIOMA: Português ENCADERNAÇÃO: Brochura P&B ILUSTRADO: sim FORMATO: 14 x 21 cm PÁGINAS : 148 ANO DE EDIÇÃO: 2016 EDIÇÃO: 1ª ISBN 978-85-69167-33-4

165


166

Catálogo de Autores Editora Matarazzo

ÍNDICE Releases livros da Editora Matarazzo março / 2015 à março /2017

O RIO E EU: CRÔNICAS DE UMA PAULISTANA...............................76 O PORTO E EU............................................................................................76 A MÚSICA POPULAR NO RÁDIO PAULISTA, 1928-1960................77 O FADO NAS NOITES PAULISTANAS...................................................78 O FADO QUE CANTEI E OUTRAS CANÇÕES...................................78 CADERNO DE HOMENAGEM: CENTENÁRIOS DE ORLANDO SILVA & ODETTE AMARAL..........................................................................79 SÃO PAULO: PRESENÇA DA SAUDADE..............................................79 CÁ E LÁ – O INTERCÂMBIO CINEMATOGRÁFICO ENTRE O BRASIL E PORTUGAL.......................................................................................80 A OUTRA FACE DE GARDEL..................................................................81 CURIOSIDADES E PITORESCOS DO RÁDIO E DA MPB.................82 A TEMIVEL SÍNDROME DE PÂNICO POR UM OLHAR ESPIRITUAL..............................................................................................................83 MISCELÂNEA.............................................................................................85 ÁFRICA EM PROSA, VERSOS E REVERSOS........................................85 BAÚ DA SAUDADE....................................................................................85 DEDY EDSON SESPEDE: FOTOBIOGRAFIA.......................................87 FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO NA PARÓQUIA DA FREGUE-


Catálogo de Autores Editora Matarazzo SIA DO Ó......................................................................................................88 HADDAD MODERNIDADE EM SÃO PAULO.....................................88 CAMINHANDO, CANTANDO E CONTANDO..................................89 FEITIÇO NO OLHAR.................................................................................89 SARAU DO PEIXE......................................................................................90 ANIMAIS E O PEQUENO.........................................................................90

ANTOLOGIAS POESIAS CONTEMPORÂNEAS I...........................................................92 POESIAS CONTEMPORÂNEAS II..........................................................94 POESIAS CONTEMPORÂNEAS III........................................................95 POESIAS CONTEMPORÂNEAS IV........................................................97 TROVAS........................................................................................................99 ACRÓSTICOS............................................................................................100 POESIAS DE AMOR.................................................................................102 MULHERES NOTÁVEIS ALÉM DO TEMPO......................................104 MULHERES NOTÁVEIS ALÉM DO TEMPO II..................................105 HOMENS NOTÁVEIS, NOSSOS PAIS...................................................108 CONTOS E CRÔNICAS CONTEMPORÂNEAS.................................109 VIAJAR É A MELHOR COISA DO MUNDO!.....................................111 AMIGOS DE TODAS AS HORAS..........................................................113

167


168

Catálogo de Autores Editora Matarazzo CONTANDO CAUSOS............................................................................114 PARA SEMPRE 32.....................................................................................116 CONTOS INFANTO-JUVENIS..............................................................118 CADERNO DE HOMENAGEM: 80 ANOS DA RÁDIO NACIONAL....120 A ARTE É O MEU OFÍCIO......................................................................122 VAMOS FALAR DE PORTUGAL?.........................................................123 MENSAGENS NATALINAS.....................................................................125 CONEXÕES................................................................................................127 PEÇAS LITERÁRIAS: CONTOS, CRÔNICAS E POESIAS................129

E-book ENCICLOPÉDIA FADISTA LUSO-BRASILEIRA................................134 CATÁLAGO DE AUTORES EDITORA MATARAZZO 2015/2016..135

Série Bairros Paulistanos VAMOS FALAR DA MOOCA?...............................................................137 VAMOS FALAR DO BRÁS? ....................................................................140 VAMOS FALAR DO CENTRO DE S. PAULO?.....................................142 VAMOS FALAR DA BELA VISTA?........................................................145 VAMOS FALAR DA LIBERDADE?........................................................147


Catálogo de Autores Editora Matarazzo

Série Cidades Brasileiras VAMOS FALAR DE SÃO PAULO?.........................................................151 VAMOS FALAR DE SÃO PAULO II?.....................................................152 VAMOS FALAR DE SANTOS?................................................................154 VAMOS FALAR DE SALVADOR?..........................................................156 VAMOS FALAR DO RIO DE JANEIRO?...............................................158 MEMÓRIAS CARIOCAS.........................................................................161 VAMOS FALAR DE CATU?.....................................................................164

169


www.editoramatarazzo.com www.editoramatarazzo.blogspot.com.br livros@editoramatarazzo.com Tel.: (11) 3991-9506


Catálogo de Autores Editora Matarazzo 2017  

Catálogo de Autores Editora Matarazzo 2017, com biografias de autores; índice remissivo de autores participantes das nossas obras; índice co...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you