A recente produção de habitação popular em áreas consolidadas de São Paulo

Page 23

A RECENTE PRODUÇÃO DE HABITAÇÃO POPULAR EM ÁREAS CONSOLIDADAS DE SÃO PAULO: UMA DISCUSSÃO SOB A ÓTICA DA AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO

Atualmente, o controle da CDHU sobre o Brás M é pouco incisivo. Muitas famílias continuam vendendo seus apartamentos, e os novos moradores não apresentam sua situação à CDHU. Além disso, em setembro, a ocupação do edifício completou cinco anos. A previsão inicial era de que, após esse período, os moradores começariam a pagar parcelas a fim de adquirir os apartamentos, e não mais pagar pela concessão de uso. No entanto, foram informados pela CDHU de que ainda terão que pagar mais dois anos pela concessão de uso para somente depois poderem saldar as parcelas referentes à quitação do apartamento.

Descrição O conjunto habitacional, situado no distrito do Brás, está localizado numa área que ainda guarda características da antiga industrialização do bairro: é possível observar muitos galpões ao longo da Rua Martin Burchard e nas ruas próximas, o que dá pouca vivacidade ao entorno, pois não há comércio local e nem muitas moradias. Os demais edifícios residenciais da Rua Martin Burchard também são da CDHU, porém não pertencem ao Programa de Atuação em Cortiços; são residenciais para servidores públicos. A renda per capita do distrito do Brás é quase igual à renda per capita média do município de São Paulo, sendo a do Brás 4,80 salários mínimos e a do município 4,03. Nota-se, portanto, a concentração de classes mais populares no bairro. O empreendimento se encontra próximo a importantes pontos da malha de transportes da Região Metropolitana de São Paulo. A estação Brás, localizada a menos de 400m do conjunto, é parada de três linhas da CPTM e da linha vermelha do metrô. Vale destacar também que, no nível da rua, há um terminal de ônibus intermunicipais e que o conjunto fica próximo à Avenida Rangel Pestana, que conta com corredor de ônibus. Apesar do entorno imediato ser marcado pelos galpões industriais, ao transpor a linha de trem pelo Viaduto do Gasômetro se chega ao Largo da Concórdia, que garante serviços e comércio aos moradores do conjunto. Sob a linha do metrô, que é elevada, foi construído recentemente um parque com pista de caminhada, quadras, equipamentos para ginástica, entre outros. Este parque constitui uma das poucas opções de lazer, na escala do bairro, para os moradores que vivem ali. Para analisar a inserção urbana deste conjunto habitacional, foram utilizados os parâmetros do LEED 2009, que estabelece as distâncias máximas a serem percorridas a pé desde a moradia até os serviços básicos, segundo os conceitos de cidade compacta. As distâncias são dadas em pés, porém aqui foram convertidas para metros: - Escolas de Bairro Ensino Infantil e Fundamental ≈ 800m - Escolas de Bairro Ensino Médio ≈ 1600m - Lazer e Recreação ≈ 800m - Transportes – ponto de ônibus e táxi (transporte imediato) ≈ 400m - Transportes – estações de trem, metrô e corredor de ônibus (transporte de massa) ≈ 800m Na figura abaixo, estão demarcados os equipamentos enquadrados nesses parâmetros do LEED:

17


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.