Page 1


O Tocando a Vida é um projeto de inclusão sociocultural que leva música erudita para crianças e jovens, oferecendo a eles a oportunidade de ultrapassarem os limites de sua própria condição social, com aulas gratuitas de canto coral e instrumentos.


Introdução O Tocando a Vida foi desenvolvido pela Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), em parceria com a iniciativa privada. É credenciado a receber recursos por meio de projetos de Lei Rouanet e tem por objetivo descobrir e formar jovens talentos para a música erudita.

Justificativa A iniciativa é inovadora na cidade, mas tem história na experiência da OSRP com a Instituição Aparecido Savegnago, de Sertãozinho-SP. Implantado em 2008, o projeto já demonstra importantes resultados, como a formação da Orquestra e Coro Juvenil da Instituição Aparecido Savegnago, que já se apresentam para a comunidade.

Visibilidade Em Ribeirão Preto, a iniciativa pioneira envolve a Associação de Moradores do Jardim João Rossi, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio das Secretarias da Cultura e Educação, o RibeirãoShopping e a Orquestra Sinfônica.

Metodologia O projeto consiste em oferecer aulas gratuitas de instrumento, canto coral e teoria musical. Os coordenadores do projeto são músicos da OSRP e alunos do curso de música da USP-Ribeirão e a regente do Coro OSRP, Snizhana Drahan.


Núcleos • Núcleo Sertãozinho-SP - projeto implantado em 2008 em parceria com a Instituição Aparecido Savegnago de Sertãozinho. • Núcleo João Rossi - implantado em 2011 no conjunto habitacional João Rossi, na zona sul de Ribeirão Preto-SP, em parceria com o RibeirãoShopping. • Núcleo Ipiranga - projeto lançado em abril de 2012 no bairro Ipiranga, zona norte de Ribeirão Preto, em parceria com a RTE Rodonaves e Cia. Bebidas Ipiranga.

Público-alvo Este projeto é uma ação efetiva de inclusão social e cultural que já está levando a música erudita para crianças e jovens de condições econômicas desfavorecidas.

Institucional OSRP Há 74 anos, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto conta com uma história de devoção e amor à música. Desde que foi fundada em 22 de maio de 1938, a OSRP vem desenvolvendo importantes projetos que difundem a música erudita, reafirmando seu papel de destaque no setor artístico e nos cenários municipal e nacional.


Apoio A parceria com a iniciativa privada é que dá o verdadeiro sentido à música como instrumento de transformação. Este trabalho só é possível quando encontramos parceiros que acreditam em suas capacidades de devolver à sociedade o que de bom ela nos dá. E são essas empresas parceiras que têm possibilitado o acesso à música erudita. E, mais que isso, é o exemplo de que a sociedade civil pode atuar positivamente na comunidade.

Realização


Rua S達o Sebasti達o 1002 | Ribeir達o Preto - SP CEP 14015-040 | Tel.: 55 (16) 3610.8932 | www.sinfonicaderibeirao.com.br

Folder institucional Tocando a Vida  

Folder institucional do projeto socioeducativo Tocando a Vida, da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you