Page 1

cuidado

Voce vai Emagrecer COMO FUNCIONAM OS PRINCIPAIS SABOTADORES DO EMAGRECIMENTO e o QUE VOCÊ DEVE FAZER PARA ELIMINAR PESO DE UMA VEZ POR TODAS


cuidado voce vai emagrecer

COMO FUNCIONAM OS PRINCIPAIS SABOTADORES DO EMAGRECIMENTO E O QUE VOCÊ DEVE FAZER PARA ELIMINAR PESO DE UMA VEZ POR TODAS


SUMÁRIO 03

INTRODUÇÃO

06

O QUE É EMAGRECIMENTO?

10

OS 10 PRINCIPAIS SABOTADORES DO EMAGRECIMENTO

16

COMO SUPERAR OS SABOTADORES DO EMAGRECIMENTO

23

EXERCÍCIOS PRÁTICOS PARA EMAGRECIMENTO CONSCIENTE (E EFICIENTE)

31

CONSIDERAÇÕES FINAIS E UMA SUPERDICA

35

CONHEÇA MICHAEL HIGINO


INTRODUÇÃO


O número de pessoas com sobrepeso e, principalmente, com obesidade cresce cada vez mais todos os anos. Isso é extremamente preocupante, pois grande parte desses indivíduos estão propensos a ter doenças muito sérias como: - Depressão; - Insônia; - Problemas respiratórios; - Problemas de circulação; - Problemas de coração; - Pressão alta; - Diabetes; - Apneia do sono etc. Por todos esses mo vos, emagrecer é algo que vai muito mais além da esté ca e de modismos externos, da mídia ou das pessoas. Não caia na ideia de que você estará perdendo peso apenas por conta da beleza. Emagrecer é algo muito importante para você, que deseja levar uma vida com ó ma qualidade, contando com saúde e bem-estar. Pessoas que estão dentro do peso ideal têm menos possibilidade de desenvolver doenças graves, além de serem mais a vas e ter muito mais energia para realizar todas as tarefas do dia a dia.

04


Talvez seja pela divulgação de dados em relação ao peso da população que as pessoas começaram a abrir os olhos e perceberem como é importante perder peso. Dessa maneira, emagrecer se tornou um dos principais obje vos de vida de milhares de mulheres e homens no mundo. Cada um faz a jornada de perder peso à sua maneira, seja seguindo várias dietas, tendo acompanhamento médico e realizando diversas a vidades sicas diariamente. Mas, infelizmente, uma grande parcela delas não consegue emagrecer nunca.

Você provavelmente deve estar se perguntando: E por que será que isso acontece? Como não conseguem emagrecer sendo que estão batalhando para isso? Bem, se você faz parte desse me de pessoas cansadas de se esforçar para emagrecer e não sabe mais o que fazer, con nue acompanhando este e-book para descobrir o que é emagrecimento, quais os mo vos que o impedem de conquistar esse obje vo e como você pode lidar com esse problema, conquistando emagrecimento consciente. Está preparada? Vamos começar nossa jornada!

05


O QUE É EMAGRECIMENTO?


O conceito de emagrecimento A palavra “emagrecimento”, segundo o dicionário, significa “perda de gordura; diminuição do peso do corpo”. Mas será que o emagrecimento é só isso? Se for algo tão simples assim, por que nem todo mundo consegue emagrecer? A resposta é não, o emagrecimento não é algo tão simples. Esse processo não consiste em apenas fazer exercícios sicos todos os dias, ir ao nutricionista e/ou pra car dietas da moda. O erro que muitas mulheres cometem é o de desejar apenas o resultado, em vez de se preocupar com o que vem antes. Por isso, você deve focar primeiro em FAZER, para SER e, por úl mo, TER. Ou seja, você deve focar no que deve ser feito para emagrecer, depois focar em ser saudável e, por úl mo, porém não menos importante, conquistar a perda de peso que deseja. É crucial saber que a jornada do emagrecimento, se observada por inteiro, demanda um processo de autoconhecimento, para que seja emagrecimento consciente. Então, você precisa conhecer melhor não apenas seu sico, como também sua mente e o seu espírito. Unidas, essas partes formam exatamente quem você é, sua personalidade e

07


sua aparência. Um não funciona sem o outro, então você deve trabalhá-los em harmonia. Não consegue entender? Então, veja a seguir os “ pos de corpo” que cada ser humano tem.

Os tipos de corpo Assim, como foi explicado, você deve ter a consciência de que seu corpo não é um só. Existem três pos diferentes que cons tuem aquilo que é você em sua totalidade. Se não consegue emagrecer, talvez uma dessas partes esteja atrapalhando sua perda de peso. Qualquer fator mal resolvido em sua vida pode lhe desequilibrar completamente o todo, prejudicando sua saúde e bem-estar. Abaixo, você poderá conhecer melhor quais são esses pos que, quando não estão alinhados e em harmonia, impedem você de conquistar seus obje vos:

1. Corpo físico O primeiro corpo o mais óbvio de todos: o sico. Trata-se da parte que você pode tocar, desde os fios de cabelo até os dedos dos seus pés – ao contrário de seu psicológico e seu espírito, que não podem ser tocados. Por mais que seja evidente, a maioria das pessoas não sabe lidar com seu próprio corpo sico. E o pior, rejeitando esse corpo, você evita que os outros corpos trabalhem em conjunto para que você emagreça. Portanto, abrace seu corpo sico e foque em ter a imagem de uma pessoa magra e saudável.

2. Corpo emocional O corpo emocional é tudo aquilo que está dentro de sua mente, ou seja, o seupsicológico e suas emoções. Talvez seja um dos que mais sofre entre os três pos de corpos, pois a emoção é um dos principais mo vos que faz com que pessoas se torturem e comam de maneira exagerada para compensar algum sen mento ou memória ruins do passado. Emoções mal resolvidas põem sua vitalidade em desvantagem. Portanto, é importante trabalhar no aperfeiçoamento dos pensamentos e descobrir o que está lhe fazendo mal e por que você não consegue se manter na dieta.

08


3. Corpo espiritual O corpo espiritual é aquele vinculado às suas crenças. Caso você não tenha fé, não terá algo a que se apegar, perdendo as esperanças de cumprir com seu propósito, principalmente em relação a perder peso. Por mais que você não tenha/siga nenhuma religião ou crença, é importante trabalhar em conjunto com seu espírito para que você possa realmente perder peso. Quando você não se alinha a algo muito maior que você, seja Deus, Jesus, energias posi vas ou outros, não há nada mais que fará com que você tenha determinação para eliminar seu peso de vez. Falta propósito, falta foco, falta, enfim, crença.

Como descobrir o que te impede de emagrecer Você não sabe qual o mo vo exato que faz com que você não consiga eliminar peso? Pois saiba que existem milhares de mo vos que levam alguém a fracassar. O principal mo vo que impede a perda de peso é algo que aflige o tanto seu corpo sico quanto seus corpos emocional e espiritual: os sabotadores do emagrecimento. No próximo capítulo, descubra o que/quem são os sabotadores do emagrecimento e como prejudicam sua vida. Está pronta? Vamos em frente!

09


OS 10 PRINCIPAIS SABOTADORES DO EMAGRECIMENTO


Os sabotadores do emagrecimento são comportamentos de defesa inconscientes que temos em relação a ganhos secundários. Esses ganhos secundários seriam, por exemplo: o consumo incontrolável de comidas que não são nada saudáveis – por exemplo, chocolates, balas, salgadinhos ou batatas-fritas – para lidar com, ou superar algum sen mento ruim. Quando alguém usa a comida para compensar emoções nega vas é porque algo importante está lhe faltando, talvez reconhecimento, trabalho, relacionamentos, família, sexo etc. Afinal, o que é claro é o seguinte: uma pessoa que se sabota constantemente nunca consegue emagrecer. A comida é algo indispensável na vida de todos nós, mas deve ser consumida sempre com moderação para que sua saúde e seu bem-estar não sejam prejudicados. A obesidade é uma doença séria que traz diversos efeitos colaterais e ainda levar à morte; por isso, é importante se preocupar com o seu peso e descobrir o que impede o seu emagrecimento. Con nue lendo o capítulo para iden ficar quais são os principais sabotadores do emagrecimento. Vamos lá?

11


Os principais sabotadores do emagrecimento Existem diversos sabotadores do emagrecimento, sendo o principal deles o crí co. É responsável por fazer com que você procure constantemente defeitos em tudo, incluindo em você mesma e outras pessoas. Tal sabotador sempre trabalha em conjunto com os outros. Conheça os dez principais sabotadores do emagrecimento:

1. Perdas Perder alguém importante em nossas vidas não é algo fácil, lidar com essa realidade é uma tarefa complicada. Quando esse fato acontece durante a infância, se torna algo pra camente insuportável. Além de ser relacionado à perda de familiares e amigos, esse sabotador também está relacionado à chegada de membros novos na família, pais ausentes ou separação. Dessa maneira, desde a infância, a criança começa a compensar o vazio que sente comendo de maneira exagerada. Já que se sente sozinha e carente, passa a pensar que apenas a comida pode melhorar seus sen mentos nega vos;

2. Comer: o maior prazer Existem diversos lazeres que trazem prazer para nossas vidas, mas quem tem esse sabotador considera a comida como o maior desses prazeres. A pessoa acaba não tendo limites e não se contenta com pouca quan dade de comida. Prefere comer uma pizza inteira em vez de apenas alguns pedaços, ou come um pacote grande de salgadinho, em vez de comer um pacote menor em porções mais comedidas. Esse sabotador fará com que você busque incessantemente por comida para melhorar sen mentos de vazio ou que só terá prazer com comida;

3. Síndrome da boazinha Ajudar o próximo, é uma a tude extremamente nobre e louvável, mas, quando você começa a priorizar outras pessoas acima de suas próprias necessidades, pode ser que você esteja sofrendo da síndrome da boazinha. Esse sabotador fará com que você ajude constantemente outras pessoas a alcançarem seus obje vos e se esqueça de si mesma por medo de ser rejeitada. Caso você tenha esse sabotador, você se sente mal quando não está auxiliando alguém e acha

12


se sente mal quando não está auxiliando alguém e acha egoísmo quando alguém nega ajuda a outra pessoa, mesmo que ela tenha mo vos par culares. Assim, não foca em sua própria aparência e saúde, e o obje vo relacionado ao emagrecimento fica de lado;

4. Emoções são gatilhos As emoções são a essência de nosso ser, e, infelizmente, não são todas as pessoas que sabem lidar com elas de maneira posi va. Esse sabotador faz com que um indivíduo passe a buscar conforto e alívio na comida todas as vezes em que sen r qualquer po de emoção, seja posi va ou nega va. Se a pessoa está feliz, come para comemorar; se está triste ou nervosa, também come para melhorar seu humor. E por aí vai. Ou seja, usa suas emoções como desculpa para comer. Geralmente esse sabotador ocorre por conta de ansiedade excessiva;

5. Crença negativa ligada à atividade física Fazer a vidades sicas, independentemente de qual seja, traz diversos bene cios para seu corpo e faz com que você perca peso. Isso é lógico. Esse sabotador faz com que você pense que só obterá resultados significa vos dentro de uma academia. Já que sua autoes ma provavelmente é baixa, você começa a repudiar o culto ao corpo e passa a comparar sua forma sica constantemente com a de outras pessoas. Por conta disso, você provavelmente trata exercícios sicos como algo nega vo e prefere ficar em casa por medo de passar vergonha na academia;

6. Crença negativa ligada à dietas Toda dieta saudável não oferece muitas restrições, mas infelizmente acabam sendo prejulgadas como as dietas não saudáveis e observadas como algo restri vo por quem apresenta esse sabotador do emagrecimento. Você pensa que fazer uma dieta é algo horrível e se sente presa, pensando que comidas saudáveis têm sabor ruim, além de achar que são caras. Pelo fato de a comida ser associada ao prazer – sabotador 2 –, a pessoa acha que fazendo dieta não vai aproveitar sua vida o suficiente, então nunca faz dietas e con nua comendo de forma desequilibrada, prejudicando completamente o seu corpo e saúde;

13


7. Falta de crenças fortalecedoras Ter esperanças faz com que você consiga conquistar todos os seus obje vos. A par r do momento em que você deixa de crer em algo, tudo se torna mais di cil. Esse sabotador faz com que você não enxergue sen do algum em comer de maneira saudável ou fazer exercícios sicos, se sen ndo obrigada a fazer essas coisas em vez de tomar a decisão de ter uma vida saudável. Sabemos que a jornada de eliminar peso não é algo fácil, mas não acreditar em um bem maior após o sacri cio torna tudo muito mais complicado;

8. Fuga afetiva sexual O sabotador da fuga afe va sexual faz com que você se sinta co n sta nte m e nte c h ate a d a , va z i a e s e m d e s n o . Consequentemente, reduzindo, cada vez mais, a vontade de relações sexuais e de ter alguém. Você passa a engordar por apresentar problemas sexuais ou simplesmente por não ter vontade de fazer sexo. Problemas de relacionamento também levam alguém a ter esse sabotador do emagrecimento. A pessoa passa a sen r receio de ser atraente e foge constantemente de seu parceiro ou de possuir qualquer po de relacionamento sexual com outras pessoas, então engorda para não ser mais desejada;

9. Identidade de pertencimento grupal Os relacionamentos pessoais e vínculos que criamos com outras pessoas são bases para ter uma vida feliz. Constantemente, desejamos agradar outras pessoas, principalmente aquelas com quem temos mais afinidade. Caso você viva em um meio em que a maioria das pessoas está acima do peso ou é obesa e você sente a necessidade de emagrecer, você começará a se sen r deslocada e achará que está traindo seu grupo atual. Isso ocorre por medo de você ser julgada ou excluída pelas pessoas que convive por pensar de modo diferente e mudar completamente;

10. Conflito com amigos e familiares Conflitos são situações desconfortáveis que, infelizmente, todos nós passamos em algum momento e cada pessoa acaba reagindo a esses problemas de maneira diferente em relação à outra. Esse sabotador faz com que você deixe de fazer o que deseja por medo de causar discussões desnecessárias com

14


seus amigos e familiares, encontrando refúgio no ganho de peso. Você geralmente pensa que, se emagrecer, se destacará em relação aos outros e fará com que se sintam atacados e menosprezados e causem algum po de intriga. Para evitar essas situações, você acaba abrindo mão de seus desejos e sonhos. Você se iden ficou com um ou mais dos sabotadores do emagrecimento citados acima? Fique calma; não entre em pânico! Saiba que todos os sabotadores do emagrecimento têm algo em comum: podem ser vencidos! Deseja saber quais as chaves da vitória que irão lhe libertar dos sabotadores para que você emagreça com saúde? Acompanhe o próximo capítulo para obter essas informações!

15


COMO SUPERAR OS SABOTADORES DO EMAGRECIMENTO


Os sabotadores do emagrecimento, assim como foi visto no capítulo anterior, são todos e quaisquer pensamentos e comportamentos nega vos que afetam todo o processo de emagrecimento saudável, em favor de um ganho secundário. Se você está se sen ndo mal, pensando que é a única ou uma das poucas pessoas que sofrem desse mal, não se sinta só. Ao contrário do que está pensando, você não está sozinha em relação aos sabotadores do emagrecimento, pois são males que afetam a grande maioria das pessoas do planeta. Inclusive, sem fazer dis nção entre homens e mulheres, seja desde a infância até a idade adulta, em diversos países e culturas diferentes. Agora que você já tem conhecimento sobre isso e a respeito de quais são os principais sabotadores do emagrecimento, provavelmente já conseguiu iden ficar alguns deles que afligem sua mente e seu corpo. Agora, deve estar se perguntando como iden ficar qual a origem exata de cada um e como você pode controlar ou se livrar deles de uma vez por todas. Con nue acompanhando o texto para descobrir diversas informações que vão mudar completamente a maneira com que você enxerga os seus sabotadores, os principais mo vos que os fazem se manifestar e algumas dicas de como superá-

17


A origem dos sabotadores do emagrecimento A nte s d e s a b e r co m o ve n c e r o s s a b o ta d o re s d o emagrecimento, é importante que você conheça a origem exata de cada um deles. É necessário que você re um momento de seu dia especialmente para sentar e analisar todos os seus pensamentos, uma vez que, quando estamos nos sabotando não conseguimos pensar com muita clareza, não é mesmo? Caso não consiga encontrar o ponto de par da, comece a lembrar de situações que veram um impacto nega vo muito forte em sua vida, seja atualmente, em sua infância ou adolescência. A origem dos sabotadores do emagrecimento está fortemente ligada ao seu passado e ao seu presente. E, consequentemente, situações que acabam prejudicando completamente o seu futuro. Mas não fique pensando se você tem ou não sabotadores, é inú l. O importante mesmo é tomar consciência e verificar como agem. Esse é o principal passo para que seu empoderamento ocorra e você supere suas dificuldades em lidar com os sabotadores. E os medos que geram, ou apontam, para a construção e manutenção de sabotadores são os mais diversos: medo de sua mãe morrer (caso ela vá para um hospital, por qualquer razão); ou se você se sente preterido por seus pais; se já sofreu com um fracasso em público; se você se acha inferior etc. A par r daí esses sabotadores podem vir a dominar seus pensamentos e até a própria personalidade, e isso fará com que seus padrões nega vos fiquem recorrentes e cada vez mais fortes, impedindo você de ter uma vida normal e alcançar seus obje vos de boa forma! O que fazer para dar um basta nessa situação? Ganhar novamente o controle de sua vida, fazendo com seu cérebro encontre a raiz de sua compulsão alimentar. Como fazer isso? Basta entender alguns de seus comportamentos-padrão em relação à comida.

18


Por mais que sabotadores levem você a pensar que que você age por vontade própria e, assim, faz o que bem entender; na verdade você age por repe ção, por padrão firmado ao longo de muito tempo. Dessa maneira, suas ações ocorrem sem nem pensar nas consequências. Por tudo isso, é imprescindível ter noção de que seus sabotadores não são seus melhores amigos. Não estão ao seu lado porque desejam o seu bem de verdade. Os sabotadores do emagrecimento apenas prejudicam seu desenvolvimento e realização pessoal. Esses pensamentos nunca fizeram parte de você, então comece a desconstruí-los a par r de agora. Vamos juntos?

Como mudar os pensamentos sabotadores? Não se sinta desanimada e não desista no meio do caminho! Saiba que você pode mudar, sim! Com a ajuda deste material, você já pôde iden ficar diversos problemas, não é mesmo? Agora é só seguir em frente. Vo c ê j á e nte n d e u o q u e s ã o o s s a b o ta d o re s d o emagrecimento, quais são os principais pos, quais os mo vos que levam alguém a possuir esses pensamentos e agora finalmente chegou a hora de saber como se livrar inteiramente deles! Confira algumas dicas que vão auxiliar a mudança gradual dos seus pensamentos e reeducar sua mente. Afinal, estamos falando de emagrecimento consciente, não é mesmo? Acompanhe agora!

1. Procure ajuda profissional A primeira e a mais importante dica de todas é a de procurar ajuda profissional. Não tenha medo de tomar essa a tude. Na maioria dos casos, é pra camente impossível mudar seus comportamentos sabotadores por contra própria. Apenas um profissional especializado nos sabotadores do emagrecimento poderá iden ficar quais são os seus pensamentos de autossabotagem, auxiliando você a descobrir a causa de todos os problemas e como você pode mudar esse quadro.

19


Você deve estar se perguntando de que profissional estamos falando, não é mesmo? Bem, precisa ser alguém com estudos especializados na área de emagrecimento consciente. Portanto, ir atrás de um profissional como um nutricionista comum pode ser um erro, já que apenas vai sugerir mudanças em sua alimentação e não poderá fazer o mais importante: analisar profundamente os mo vos de sua compulsão alimentar – e isso não será feito, pois o profissional não tem esse conhecimento. Então, você deve buscar alguém que tenha como formação complementar cursos na área de coaching de emagrecimento consciente. Só assim, os resultados serão mais expressivos e permanentes, mudando sua mente por completo. É importante lembrar que a área principal de formação pode ser uma entre várias: desde nutricionista, até médico, educador sico, psicoterapeuta etc. Após se consultar com um profissional especializado, talvez seja necessário o trabalho conjunto entre o profissional de sua escolha, um nutricionista e um psicólogo – caso a formação principal do especialista seja diferente dessas duas citadas.

2. Tenha consciência de que comida é apenas comida Por mais que você sinta prazer em todas as vezes que come, é importante que programe seus pensamentos de modo a que passem a interpretar a comida apenas como algo importante para sua sobrevivência. Tenha consciência de que a comida nunca fará com que seus problemas sumam imediatamente ou com que se resolvam como em um passe de mágica. Ao atribuir outros significados à comida, fica mais di cil eliminar peso. Comer todas as vezes em que passa por alguma frustração não é nada saudável, então coma apenas quando for necessário para suprir suas necessidades sicas, e não suas questões psicológicas e momentâneas, ok?

20


3. Não encare os exercícios físicos ou dietas como algo ruim Assim como a comida, é importante não atribuir um significado completamente diferente aos exercícios sicos ou às dietas. Parece ser senso comum pensar que exercícios sicos e dietas são como uma prisão, mas não são. Na verdade, todos os exercícios sicos e dietas que são saudáveis não são restri vos. Exercícios sicos não são realizados apenas em academias e uma dieta não é passar horas a fio sem comer, ok? Pode ser que você esteja fazendo isso do modo errado ou estabelecendo uma interpretação nega va onde não deve. Isso apenas fará com que você desista facilmente, então comece a pensar nos mo vos pelos quais você está fazendo essa leitura, o que deseja obter, quais os bene cios atuais e quais serão as vantagens em longo prazo.

4. Foque em seu bem-estar, não em opiniões alheias Somente você sabe o que se passa com o seu corpo e mente, então descarte a opinião nega va de outras pessoas. Não existe essa conversa de “Você era mais bonita antes” ou “Nossa! Parece que você está doente! O que aconteceu?”. Se você escutar frases desse po e levá-las a sério, nunca conseguirá alcançar seus obje vos. Assim, você passa a viver em função do que as outras pessoas desejam de você, não o que você deseja, engordando cada vez mais para agradá-las, ou deixando seus obje vos de lado. Você deve focar apenas em sua saúde, não na opinião alheia.

5. Aprenda a lidar com as emoções de forma positiva É muito di cil passar por situações complicadas e, infelizmente, na maioria dos casos, acabamos nos esbaldando em comida para compensar os sen mentos ruins de alguma maneira. Em vez de comer exageradamente, que tal reorganizar sua vida para melhorar esses sen mentos? Ponha sua determinação em prá ca e troque uma barra de chocolate por exercícios sicos, por exemplo. Fazer esse

21


programa de trocas de um comportamento nega vo para um posi vo como forma de compensar uma situação ruim vai melhorar suas emoções e ainda trará bene cios para o seu corpo. Não é legal? Então faça isso acontecer!

6. Abrace as mudanças Nem toda mudança é algo nega vo, principalmente em relação à saúde. Toda mudança que visa mudar sua qualidade de vida é vantajosa, então pare de se apegar ao corpo que tem nesse momento! É muito comum que nossa aparência mude conforme vamos perdendo peso, então não se sinta incomodada em relação a isso. Pense que tal alteração é para seu ganho. Não adianta sen r saudades de seu corpo anterior e começar a descuidar de sua saúde novamente. Então, foco nas facilidades de sua vida com um corpo mais saudável e persiga essa sensação!

Percebeu como não é tão complicado descobrir quais são as causas dos obstáculos à sua eliminação de peso e como superar os sabotadores do emagrecimento? Agora que você sabe como lidar com boa parte deles, já pode saber como con nuar prosseguindo no caminho certo! Então as dicas não vão parar por aqui! Vamos con nuar juntos nessa jornada! A seguir, inclusive, vamos mostrar alguns exercícios prá cos que ajudarão a melhorar sua qualidade de vida. Preparada?

22


EXERCÍCIOS PRÁTICOS PARA EMAGRECIMENTO CONSCIENTE (E EFICIENTE)


A grande maioria das pessoas comete um grande erro ao pensar que eliminar peso é algo que depende única e exclusivamente de dietas e exercícios sicos. Tudo bem, quem compar lha desse pensamento não está completamente equivocado, mas a eliminação de peso também depende muito da sua mente e do seu emocional. Não adianta nada correr vários quilômetros e comer diversas frutas e verduras todos os dias, sendo que, na primeira situação complicada em que a pessoa se encontrar, vá acabar descontando suas frustrações em uma quan dade exagerada de comidas que não são nada saudáveis. Por esse mo vo, é necessário ter a ajuda de sua mente durante o período de emagrecimento. Os seus pensamentos podem ser seus aliados ou seus inimigos, mas é fato que nunca têm um papel neutro quando o assunto é eliminar peso, por isso é importante usá-los a seu favor. O emagrecimento consciente garante melhores resultados para sua saúde e seu corpo quando você treina sua mente para evitar a compulsão alimentar. Você provavelmente já deve estar cansada de ler que eliminar peso não é uma tarefa fácil, mas com o auxílio desse material

24


você descobriu que existem diversas maneiras para tornar essa missão algo muito mais fácil e proveitoso. Con nue acompanhando o capítulo para receber dicas de alguns exercícios prá cos que vão melhorar significantemente a eficiência de seu emagrecimento.

Exercícios práticos para auxiliar no emagrecimento consciente Finalmente chegou o momento em que você poderá desfrutar de alguns exercícios para contribuir com a eliminação de peso. O diferencial: devem ser pra cados não fisicamente, mas mentalmente, já que sua cabeça é o lar dos sabotadores do emagrecimento. Os exercícios a seguir exigem uma concentração profunda nos mo vos que levam você a sen r compulsão alimentar. Você precisa analisar com cautela quais pensamentos passam por sua mente quando você sente vontade incontrolável de comer, o que você deseja, de fato, ao comer e o que você diz para si mesma quando passa por essa situação. A etapa de exercícios consiste em treze perguntas que ajudarão você a iden ficar o que há de errado e como você pode mudar esse comportamento de dentro para fora. Vamos a elas? Prepare-se:

1. O que acontece momentos antes de você comer? Primeiro, você deve analisar o que acontece momentos antes de você exagerar na comida ou comer sem que haja necessidade. O que aconteceu? Qual situação fez com que você sen sse o impulso de comer demasiadamente? Ao iden ficar quais acontecimentos te incen vam a comer, ficará muito mais fácil evitar que isso aconteça uma próxima vez. Quando uma situação igual ou semelhante a alguma que foi iden ficada anteriormente ocorrer, você já estará consciente do que ela causa e poderá parar por um momento para analisar com calma o que você está fazendo e se perguntar o porquê daquilo, classificando se é realmente necessário ou não comer.

25


você descobriu que existem diversas maneiras para tornar essa missão algo muito mais fácil e proveitoso. Con nue acompanhando o capítulo para receber dicas de alguns exercícios prá cos que vão melhorar significantemente a eficiência de seu emagrecimento.

Exercícios práticos para auxiliar no emagrecimento consciente Finalmente chegou o momento em que você poderá desfrutar de alguns exercícios para contribuir com a eliminação de peso. O diferencial: devem ser pra cados não fisicamente, mas mentalmente, já que sua cabeça é o lar dos sabotadores do emagrecimento. Os exercícios a seguir exigem uma concentração profunda nos mo vos que levam você a sen r compulsão alimentar. Você precisa analisar com cautela quais pensamentos passam por sua mente quando você sente vontade incontrolável de comer, o que você deseja, de fato, ao comer e o que você diz para si mesma quando passa por essa situação. A etapa de exercícios consiste em treze perguntas que ajudarão você a iden ficar o que há de errado e como você pode mudar esse comportamento de dentro para fora. Vamos a elas? Prepare-se:

1. O que acontece momentos antes de você comer? Primeiro, você deve analisar o que acontece momentos antes de você exagerar na comida ou comer sem que haja necessidade. O que aconteceu? Qual situação fez com que você sen sse o impulso de comer demasiadamente? Ao iden ficar quais acontecimentos te incen vam a comer, ficará muito mais fácil evitar que isso aconteça uma próxima vez. Quando uma situação igual ou semelhante a alguma que foi iden ficada anteriormente ocorrer, você já estará consciente do que ela causa e poderá parar por um momento para analisar com calma o que você está fazendo e se perguntar o porquê daquilo, classificando se é realmente necessário ou não comer.

26


2. Onde você está? Geralmente o local em que estamos no momento incen va (e muito!) o impulso alimentar. Por exemplo, locais como shopping centers oferecem diversos estabelecimentos com uma variedade imensa de alimentos espalhados pelos andares ou concentrados em uma praça de alimentação, o que faz com que você acabe comendo além do necessário, por conta da diversidade. Atenção! Outro exemplo de local que faz com que você coma sem necessidade é o cinema, pois já é costume comer um balde de pipoca quando vamos assis r a um filme e ainda de bônus tomamos um copo grande de refrigerante e/ ou guloseimas. Talvez o principal local responsável por despertar sen mentos de compulsão alimentar são os restaurantes do es lo “coma à vontade”.

3. Em que horário, quando? Às vezes, criamos o hábito de fazer um lanche ou comer uma sobremesa após o almoço ou o jantar, ou até mesmo de comer algo antes de ir para a cama para não dormir de barriga vazia. Caso você não sinta fome, não é necessário comer. Analise os horários em que você sente urgência incontrolável de se alimentar apenas por hábito, sem que haja uma necessidade sica. Também é importante você marcar um horário fixo para comer corretamente todos os dias para evitar comportamentos do po “padrão”. Não se esqueça de comer a cada três horas para suprir suas necessidades e sem extrapolar!

4. Com quem? A expressão “diga-me com quem andas e te direi quem és” nunca fez tanto sen do quando o assunto é emagrecimento, pois quando temos convivência com pessoas que não se alimentam de forma saudável e ainda comem quando não há necessidade, acabamos sendo influenciados por essas condutas. Essas pessoas podem ser tanto amigos quanto familiares e até mesmo colegas de trabalho. Não há a necessidade de cortar relações, afinal, você precisa ter vida social; apenas não se deixe influenciar por essas companhias.

27


5. O que você está pensando, sentindo, falando para si mesma? É importante prestar atenção nos argumentos que você usa todas as vezes quando vai comer sem necessidade para não normalizar esse comportamento. Quais são os pensamentos e sen mentos que levam você a comer? O que você fala para você mesma, de modo a se convencer de que precisa se alimentar? Avalie as ocorrências para poder enxergar sua fome com mais clareza. Às vezes, até sen mentos e ideias nega vas com seu próprio corpo levam ao impulso por comida. Pense que você está emagrecendo para o bem de sua saúde.

6. Como você se comporta? Como você age? Quando sofremos com algum sabotador do emagrecimento, a maneira que nos comportamos e agimos em relação à comida é diferente. Você começa a agir, pensando apenas no prazer ao comer e agride o seu corpo por comer sem necessidade. Fique atenta a qualquer possível mudança comportamental que você tenha, toda vez que sen r impulso por comer.

7. Quando está comendo, qual a recompensa (os ganhos de sentimento, pensamento) que você tem neste exato momento? Lembre-se de todos os momentos em que está se alimentando, principalmente aqueles em que você percebeu que está comendo por pura ansiedade. Qual a recompensa que você ganha ao se alimentar dessa maneira? Como você se sente? O que pensa? Pense em tudo o que acontece com o seu corpo no momento em que você come. Você sente alegria? Amor? Liberdade? Você se sente uma pessoa completa? Tem pensamentos de paz? É crucial iden ficar todas as recompensas imediatas que você ganha ao comer.

8. Qual a recompensa tardia (sentimentos e pensamentos, depois) que você tem ao agir dessa forma? Agora, você deve iden ficar qual a recompensa tardia que você ganha após se alimentar sem que seja preciso para suas

28


necessidades básicas. São sen mentos e pensamentos bons ou ruins? Assim como o exercício anterior, examine a situação com cuidado. Após avaliar as recompensas, vá para frente do espelho e se pergunte o que você realmente vai ganhar com isso? O que você gostaria de fazer e não faz? Como se sente quando o assunto é relacionamento? Qual a sensação ao ves r uma roupa e não servir? São emoções e pensamentos nega vos, não é mesmo? Então, tenha consciência de que não há nenhuma recompensa posi va (momentânea ou tardia) ao comer quando não é necessário.

9. Você gostaria de trocar essa recompensa tardia por outra? Qual? Focando em você e suas opiniões, você gostaria de trocar essa recompensa tardia por qualquer outra? Qual seria? Você gostaria de eliminar peso com facilidade? Perder certa quan dade de peso? Você gostaria de ter um corpo bonito? Você deseja ser uma pessoa magra? Independentemente do que seja, pense em toda e qualquer recompensa que você trocaria, mas que você imagina que não conseguirá tão fácil e acaba se sen ndo desanimada.

10. Para isso acontecer, o que você precisa fazer ou por onde começar? Depois de pensar sobre as recompensas que você gostaria de obter ao trocar por qualquer recompensa tardia, pondere sobre o que você precisa fazer para que isso se torne realidade. Ou, caso você deseje começar mudar seus hábitos hoje mesmo, por onde você deve iniciar essa caminhada. Você fará qual po de exercício sico? Quais pos de alimentos você cortará de sua dieta? Você comerá menos? Vai melhorar suas emoções? Qualquer que seja o mo vo, deve ser focado em sua vitalidade.

11. O que você poderia pensar antes de comer que pudesse, de verdade, trazer essa recompensa tardia que você relatou? Para começar a trocar uma recompensa por outra, que tal começar focando em seus pensamentos? Todas as vezes em

29


que você sen r compulsão alimentar, qual po de pensamento poderia ter antes de começar a comer? Que tal focar em seu emagrecimento saudável? O importante é mudar seus pensamentos para que você comece a alcançar as recompensas tardias que tanto deseja para melhorar sua qualidade de vida. Pense saudável!

12. Que outra coisa você poderia fazer no lugar de exagerar na comida? Faça uma lista de tudo o que te agrada ( rando a comida, claro!). Pode ser mental, ou anotar em um papel ou diário. Todas as vezes que sen r necessidade de exagerar na comida, leia ou relembre qualquer um dos itens dessa lista e realize! Isso vai rar completamente seu foco de qualquer po de comida e você passará a se concentrar em tarefas vigorosas e diver das. Pode ser qualquer coisa, sair com amigos, visitar a família, ler um livro, assis r a um filme ou até mesmo caminhar no parque. Independentemente do que seja, é indispensável que você re o foco da comida.

13. Se mudar o pensamento e o comportamento, você acredita que vá emagrecer? O úl mo, e talvez o mais importante pensamento, deve ser: será que se você mudar completamente a maneira com que você pensa e como se comporta, conseguirá emagrecer? A resposta é sim! Mas esse “sim” apenas será válido quando você acreditar e aceitá-lo, caso contrário, você con nuará com a ro na de sempre. Tire um tempo para si e medite sobre essas questões até conseguir aceitar a realidade, OK?

O que achou dos exercícios prá cos exibidos acima? Que tal começar agora a pra cá-los? Você pode achar que são pensamentos simples, mas, acredite, são muito poderosos! Esses exercícios vão diminuir quaisquer problemas presentes que você tem em relação à comida. Você se sen rá menos ansiosa e verá o quanto a comida em quan dade exagerada te prejudica, além de perceber que o sen mento que ela causa é momentâneo e os danos, muitas vezes, irreversíveis. Por isso, emagrecimento consciente é a sua escolha. E é essa a razão de você estar comigo, acompanhando este material!

30


CONSIDERAÇÕES FINAIS E UMA SUPERDICA


Então, chegamos ao final desta primeira jornada. Obrigado por acompanhar todos os capítulos até o fim. Espero que você tenha aprendido diversas lições e que possa levar tudo isso para sempre em sua vida e ensinar àqueles à sua volta que estejam precisando de ajuda. Após acompanhar todas as informações sobre o emagrecimento consciente, você já está pronta para compreender que os sabotadores do emagrecimento e qualquer po de pensamento nega vo não fazem parte de seu ser. Você é muito mais do que isso, com certeza é maior que esses pensamentos! Assim que você puser todos os exercícios mentais em prá ca, perceberá que todas as vezes em que aqueles pensamentos padronizados chegarem à sua mente, você conseguirá superá-los e desconstruí-los aos poucos, até que não existam mais! Você perceberá que sua ro na se tornará mais simples, leve e menos dramá ca. Para viver de uma nova maneira, você deve se perguntar constantemente se quer viver uma vida tranquila ou atormentada. Você deseja conquistar todos os seus obje vos, se sen r em paz com seu corpo e com sua autoes ma elevada? Ou prefere permanecer da maneira

32


como está, hoje, com diversos sabotadores e pensamentos inconvenientes atrapalhando e diminuindo seu amor próprio? Você quer con nuar levando uma vida desafortunada, comendo tudo aquilo que lhe faz mal, ou uma vida saudável e alegre? Você é uma pessoa forte e eu tenho certeza de que você conseguirá superar todas as coisas ruins que lhe afligem!

... a minha superdica para você! Agora, chegou a hora de receber uma superdica: passar por todos aqueles processos e programar sua mente para ser saudável sozinha é algo bem di cil – e solitário, se me permite a redundância. Por esse mo vo, você precisa de apoio de alguém que consiga entender qual o seu perfil e que saiba iden ficar quais os sabotadores exatos que estão atrapalhando a sua jornada de perda de peso. Para você ter noção, aqui foram apresentadas apenas 13 questões, mas, na verdade, existem mais de 20 tópicos responsáveis por sabotar o seu emagrecimento saudável. Você deve estar se perguntando onde vai encontrar suporte de alguém para ajudar a entender melhor o significado de suas respostas. E, acima de tudo, você deve estar se perguntando: quais são os meus sabotadores de emagrecimento? Sim, essas questões são relevantes, eu mesmo as fiz por muito tempo.... ...e é por isso mesmo que eu posso te ajudar, muito mais, daqui para a frente. Duvida? Tenho certeza de que, até aqui, você já entendeu que sozinha não dá. Assim, como eu tenho certeza de que você precisa e deseja descobrir qual é o seu perfil: ou melhor, o que de fato acontece com você que não consegue emagrecer!

33


Uma coisa é certa e eu posso te ques onar: quanto você vem gastando consigo mesma, para alimentar uma imagem de que, quando se depara no espelho, dá aquela vontade de chorar, de se esconder e de nem mais sair de casa? Agora imagine ter um método que vai te ensinar a entender e aprender de uma vez por todas como conquistar o seu corpo ideal. Existe um teste que em, aproximadamente 20 minutos, vai revelar quais são e quão forte esses sabotadores estão atuando na sua vida e você pode fazer esse teste agora mesmo CLICANDO AQUI Você tem 3 opções nesse momento: 1 – Não fazer nada – Fazer nada, nessa altura, e depois de ter acesso a tantas informações, as quais efe vamente podem mudar sua relação com a comida seria o mesmo que dizer “que loucura”, mas tudo bem! 2 - Tentar sozinha – con nuar se frustrando, pois, até agora, você tentou, tentou e não conseguiu, ou se conseguiu, não aprendeu a permanecer magra. “Emagrecer” tem como encontrar no Google, agora quem efe vamente te ensina aprender a ser magra? 3 - Descobrir agora mesmo quais, dos 23 sabotadores, estão impedindo o seu processo de emagrecimento, ter apoio e o p a s s o a p a s s o p a ra ga ra n r o s e u p ro c e s s o d e emagrecimento, chegando a eliminar de 3 a 8 quilos (dependendo do seu comprome mento e metabolismo) em apenas 30 dias. O que você escolhe? Venha ter 1 hora de atendimento comigo, Michael Higino, especialista em emagrecimento consciente, com experiência desde 2012. Vamos juntos? QUERO APRENDER A EMAGRECER

34


CONHEÇA MICHAEL HIGINO


DESAFIO é uma das palavras que verdadeiramente pode me definir e dizer na essência quem sou. Vamos lá: Sou apaixonado por vôlei e dança. Minha carreira profissional se desenvolveu durante 10 anos dentro de grandes mul nacionais na área de Atendimento ao Cliente, coordenando diversas equipes. Mas meu real desafio era outro, bem antes disso... Durante vários anos na minha vida sofri com a obesidade, muitos aborrecimentos, comparações, fracasso, uma verdadeira prisão por ser gordo. Por mais que eu tentasse, não emagrecia. E quer saber a verdade? Amava comer várias coxinhas, lanches e tudo que há de gostoso em matéria de fast food. O engraçado é que sempre buscava fazer de tudo para evitar, mas quando menos percebia... via mais quilos acumulados. As tenta vas foram diversas, academia, vôlei, dietas, das mais diversas e... engorda, emagrece. Era aquele famoso efeito sanfona, com retorno de peso 2 vezes maior, em comparação ao que havia perdido anteriormente. Depois de muito resis r, decidi par r para aquilo que eu considerava uma úl ma solução.

36


Não sei como é para você, mas para chegar à decisão de fazer a redução do estômago eu pensei por 12 meses. Lembro como se fosse hoje: eu nha medo, isso mesmo, o maior medo de morrer. Afinal essa é uma das informações que fi c a m m a i s c l a ra s n o m o m e n t o d e e xe c u ç ã o d o procedimento. No dia, ufa... deu tudo certo! Nesses 10 anos, desde que fiz cirurgia, acompanhei diversos amigos e outras pessoas que também passaram pelo mesmo processo e o que mais fui - e sou - ques onado é: “como eu estou tão bem”? Bem, seria apenas por conta do procedimento? Não. Tenho um segredo. Antes de passar pela cirurgia, fiz aproximadamente 1 ano de terapia. Lembro até hoje da Camila, minha terapeuta, que me auxiliou muito, e um dos mo vos do sucesso da minha cirurgia e resultados. Certamente foi em virtude desse trabalho realizado no pré-operatório. A grande questão vem no depois. A maior transformação não fica na mesa de cirurgia, mas está ligada ao seu modo de pensar. Nada adianta você ter estomago menor, tentar reduzir as porções de comida, se você não mudar a maneira como encara cada situação da sua vida, a maneira como você pensa quando vê um pedaço de chocolate, pizza e o que sabe e pensa sobre você mesma. E foi nesse processo que descobri uma verdadeira paixão: desenvolver e ajudar as pessoas a também se desafiar e ser sua melhor versão. Não a toa, minha trajetória profissional, até então, era a seguinte: formado em Marke ng, Especialista em Gestão de Pessoas com Coaching e Analista Comportamental pelo (IBC – Ins tuto Brasileiro de Coaching), Especialização em Coaching de Emagrecimento Defini vo. Então, foi em 2012, por mo vos profissionais, que, busquei o Coaching. Naquele momento, meu único obje vo era ser um profissional de alta performance. Percebi através de vários estudos e clientes atendidas, a

37


minha própria transformação, tudo o que eu aprendi e pra co diariamente para me manter feliz, aproveitando ao máximo o que a cirurgia me proporcionou. Tudo o que passei poderia ser compar lhado e ajudar milhares de pessoas que vivem um ciclo nega vo sobre o próprio peso e aparência. Mal sabia eu que, no processo, seria presenteado com um método, uma filosofia de vida que mudaria minha vida e contribuiria ainda mais para o meu ciclo de emagrecimento e mudança de vida. O Emagrecimento Consciente! E é isso que desejo trazer para você, a par r de hoje! É através desse método que eu consigo manter meu peso, após eliminar 70 quilos nesses 10 anos de cirurgia. Tudo sem restrições, sem suplementação proibida, sem passar mal, sem dietas loucas, sem dumping, e o melhor: vivendo feliz, e em harmonia, com todos os meus papéis nesse mundo. Hoje minha missão é ajudar mulheres que estão desacreditadas e cansadas da própria imagem, da luta contra a balança. Meu desejo é fazê-las encontrar seu verdadeiro propósito de vida, livrando-se da compulsão alimentar. Isto é, criando hábitos e comportamentos que trarão sa sfação e resultados permanentes. Tudo isso sem ter de passar horas na academia, ou fazendo dietas ‘da moda’ e, sobretudo, 100% sem remédios. Esses resultados são ob dos ao longo do processo de 4 meses, através de Coaching de Emagrecimento Consciente. Meu maior desejo é fazer você aproveitar na máxima potência os seus resultados com seu corpo e com si mesmo após a cirurgia. Vamos juntos na caminhada? Um grande abraço, Michael Higino – Coach de Emagrecimento Consciente

38


cuidado voce vai emagrecer

COMO FUNCIONAM OS PRINCIPAIS SABOTADORES DO EMAGRECIMENTO E O QUE VOCÊ DEVE FAZER PARA ELIMINAR PESO DE UMA VEZ POR TODAS

Cuidado, você vai emagrecer  
Cuidado, você vai emagrecer  
Advertisement