Issuu on Google+


Podcast

trumento de s in o m o c t e n r a inte so juvenil r e iv n u o n a ic if nt popularizacao cie Por Thais Manarini e Thiago Padovan


Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Divulgação Científica da Universidade de São Paulo Núcleo José Reis de Divulgação Científica Podcast Pedro Pancada: a internet como instrumento de popularização científica no universo juvenil. Episódios: 1) Pedro e as confusões de Vovô Dagoberto 2) Pedro e as gordurinhas de Renatinha 3) Pedro e as revelações de Felipeta 4) Pedro e as loucuras de Carreirinha 5)Pedro e as baforadas de Tio Zé Bituca 6) Pedro e os mistérios da paternidade


introducao O podcast “Pedro Pancada” busca explorar, de forma cômica e educativa, casos da ciência que podem intrigar, causar estranhamento ou alguma dificuldade de compreensão ao público leigo. É através da brincadeira, da simulação e da plasticidade peculiar da relação do menino Pedro com sua impaciente mãe, que surgem curiosas histórias no seio do cotidiano familiar e social do garoto, que sem querer querendo, acaba descobrindo a ciência por trás das coisas. Essa curiosidade obstinada e um tanto quanto inocente versa, acima de tudo, sobre as dores e as delícias do aprendizado que a vivência em sociedade nos proporciona. Especialmente quando somos jovens e curiosos como o menino Pedro...

Público-alvo Formado por adolescentes e “jovens adultos”. O programa traz um arcabouço de influências do universo pop, do ciberespaço, da cultura geek, da simbologia dos memes e das piadas prontas. Elementos que estão no dia-a-dia do jovem antenado, que busca na web as mais diversas formas de conhecimento e entretenimento, muitas vezes aliando estes dois pólos em seu processo de aprendizado. Dessa forma, as situações cotidianas e até mesmo os lugares comuns são trabalhados no programa de forma a extrapolar o óbvio e também as expectativas do ouvinte, seja através do uso de falas e expressões “politicamente incorretas” ou de timbres, efeitos, vozes e trilhas que, recontextualizados, falam de temas sérios, como o uso de drogas e de doenças como o Alzheimer e a Bulimia.

Formato Influenciado por programas cômicos como “Sobrinhos do Ataíde” e “Partido do Odemar”, a proposta é trabalhar com uma estrutura de programa fixa: da abertura à fala sobre o episódio do dia, passando pela situação cotidiana (contada de forma cômica e escrachada, como em uma novela mexicana) e terminando com a explicação educativa do narrador (explicitada de forma leve e descontraída).


os personagens Os principais personagens, apresentados logo de cara na abertura de cada podcast, são o adolescente Pedro e sua explosiva mãe. Através das dúvidas e questionamentos do garoto perante as situações do dia-a-dia e da impaciência de sua mãe em responder a essas questões, surgem os temas de estudo científico. Estes, são explicados sucintamente pelo Narrador da história ao ouvinte. A ideia é que as situações sejam sempre diferentes, a fim de contar com outros contextos e personagens que tragam diferentes histórias com temas de interesse científico e popular.

Pedro Pancada O Pedro é um adolescente curioso e muito questionador. Qualidade: É um Sherlock Holmes a procura de mistérios. Defeito: É um Dom Quixote para desvendá-los...

Mamãe Pancada A mãe de Pedro é uma mulher forte e sábia. Qualidade: Uma paixão visceral pelo filho. Defeito: Uma impaciência fenomenal para educá-lo...

Narrador O Narrador é a voz que nos guia. Qualidade: Uma linda voz. Defeito: Às vezes, fala pelos cotovelos...


os episodios Para Pedro, qualquer espaço é legítimo para aguçar a curiosidade e toda situação é motivo de questionamento. Tudo começou com uma visita ao avô, Seu Dagoberto, na casa de repouso. Depois disso, vieram os bares, as baladas, os almoços em família... E nada mais escapou aos seus olhos e ouvidos.

Episódio Piloto Pedro e as confusões de vovô Dagoberto Em uma bela manhã de domingo, Pedro e sua mãe decidem visitar o vovô Dagoberto na casa de repouso. Lá, o menino percebe que seu avô tem dificuldade para manter uma conversa clara e coerente. Ao falar com sua mãe sobre a possível loucura de Seu Dagoberto, recebe a notícia: ele tem Alzheimer. Nesse episódio piloto, Pedro tem o primeiro contato com a doença.

Episódio 1 Pedro e as gordurinhas de Renatinha Numa visita ao shopping, Pedro descobre que sua amiga Renatinha tem um comportamento muito estranho: depois de comer, ela corre para o banheiro e induz o vômito. Curioso, ele não deixa a mãe em paz, até saber que talvez sua amiga tenha um transtorno alimentar chamado bulimia. Nesse episódio, Pedro conhece um pouco mais sobre o transtorno e descobre como a tentativa de se encaixar em um modelo de beleza pode ser perigosa.


Episódio 2 Pedro e as revelações de Felipeta Junto com Renatinha e Felipeta, seus fiéis escudeiros, Pedro cai na noite. É sábado e o local escolhido, a famosa Rua Augusta, não poderia estar mais animada. Lá, Renatinha sugere que os três partam para uma balada gay, mas Pedro se mostra reticente. É quando Felipeta decide revelar para o amigo que é bissexual. Depois de muita conversa, os três finalmente chegam à balada. E lá Pedro conhece um mundo totalmente diferente do seu...

Episódio 3 Pedro e as loucuras de Carrerinha Depois de uma aula de pandeiro com mestre Garnizé, Pedro encontra com Carrerinha, um figura bem estranho, mas aparentemente divertido, que os convida para tomar uma cerveja no Bar do Seu Zé. Enquanto o mestre se mostra receoso, Pedro não pensa duas vezes. O problema é que a desconfiança de mestre Garnizé se concretiza e Carrerinha, que já parecia alterado, decide ir ao banheiro para fazer uso de drogas. É aí que Pedro percebe que há alguma coisa errada com o rapaz.


Episódio 4 Pedro e as baforadas de Tio Zé Bituca Em um belo domingo, a mãe de Pedro decide reunir a família toda para um almoço. Como de praxe, tio Zé Bituca não demora a pedir um cigarro, o que deixa tia Lucélia inconformada. Afinal, ela sabe bem como o tabaco pode prejudicar a saúde, já que seu marido, tio Oswaldo, sofreu um infarto. E um dos financiadores do ataque cardíaco foi justamente o fumo. A situação ganha contornos dramáticos quando a ausência de tio Zé Bituca é percebida. De olho na cena, Pedro percebe que cultivar esse hábito só causa encrencas.

Episódio 5 Pedro e os mistérios da paternidade Enquanto assistem televisão em uma tarde chuvosa de domingo, Renatinha e Felipeta decidem perguntar para Pedro sobre a identidade de seu pai. O menino, muito incomodado, revela que já chegou a mandar uma carta para um programa de auditório com o intuito de encontrar seu progenitor. É quando toca a campainha. Ao atender a porta, a mãe de Pedro se depara com ninguém menos do que a apresentadora Marília Gabriela. E o menino, finalmente, parece estar a um passo de encontrar seu pai misterioso...


consideracoes Em diversos âmbitos educativos e até mesmo midiáticos, da pesquisa acadêmica ao livro didático, da divulgação ao jornalismo científico, algumas questões são recorrentes: Como explicar determinados conteúdos de forma simples? Como promover o acesso à informação de forma mais ampla e consciente? Como chamar a atenção do grande público para questões de cunho científico, político, econômico, social, cultural etc.? Todos estas questões se demonstram como desafios para diversos profissionais, que buscam, através de diferentes meios, que vão desde livros tradicionais e jogos educativos até e-books e aplicativos de celular, explicar o que acontece no mundo e no universo que nos cerca. Dessa forma, é através da web e do podcast, ferramenta que vem alcançando cada dia mais «ciberouvintes», que nos lançamos a esse desafio: chamar a atenção do público jovem para temas caros ao universo das ciências. Toda a concepção do programa, desde o formato e o conteúdo até as vozes, as trilhas e os efeitos trabalhados, busca entreter, fazer rir ao mesmo tempo que educa, que instiga o interesse do ouvinte por temas científicos. A forma atrapalhada como Pedro e sua mãe são demonstrados é, claramente, uma maneira extrema de expor as situações, porém, suas dúvidas são pertinentes a qualquer ser humano e, quando respondidas de forma simples, acabam por fazer com que o ouvinte entenda o recado e se sinta mais propenso a pesquisar mais sobre o tema proposto.


os autores Thais Manarini

Thaís Manarini não cresceu o suficiente para ser jogadora de vôlei. Aí decidiu ser jornalista. Adora a profissão, principalmente por causa da área que cobre: saúde. O único problema é que vira e mexe acha que tem as doenças que menciona em seus textos. A impressão não demora a passar, é claro. Daí fica a satisfação de poder divulgar aos leitores informações úteis, daquelas que podem até livrá-los de grandes enrascadas.

Thiago Padovan

Thiago Padovan, comumente chamado pelos amigos, parentes, conhecidos e desconhecidos pela alcunha de Terra Roxa (ou só Terra, pelos mais íntimos), é jornalista metido a educador, designer gráfico e videomaker, mas sonha mesmo em ser cantor de cabaré. Desde 2006 até os dias atuais (!), trabalha em instituições culturais e sociais cujo intento maior é promover a divulgação e popularização científicas.


Ao abrir este cardápio de episódios, você terá o prazer de conhecer o fantástico, bombástico e super descolado Podcast Pedro Pancada, o boletim sobre coisas de ciência mais pancada de todos os tempos. Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Divulgação Científica da Universidade de São Paulo - USP Núcleo José Reis de Divulgação Científica Produzido pel@s jornalistas Thais Manarini e Thiago Padovan.


Cardápio - Pedro Pancada