Issuu on Google+

Era uma vez… as tecnologias do passado!.... Já lá vão 21 anos que iniciámos com entusiasmo o Jornal da Escola Piloto. Guardamos na memória a alegria desse acontecimento que queremos partilhar convosco… Dos nomes escolhidos pelas turmas, o título mais votado pelos alunos foi “ O Despertar das crianças”. Assim nasceu, em 1990, o primeiro jornal em que os textos eram ainda processados em Logowriter… Em 1997, optámos pela mudança e o jornal passou a chamar-se “ Rabiscadas”. Mas estamos na Era da Informação, também conhecida por Era Digital! Cada vez mais o conhecimento é valorizado. Vivemos realmente um momento de muitas transformações. As mudanças são constantes e vertiginosas. São precisas novas ideias para refrescar um jornal envelhecido. Por isso, continuando a sua

Rabiscadas

Escola Piloto

evolução tecnológica e abandonando o suporte de papel, o jornal “ Rabiscadas” passa este ano a ser editado on-line!... E… com um simples clique… Maria de Fátima Campos (Professora Reformada da Escola EB 1 nº2 de Mem Martins) O “Jornalinho Rabiscada” agradece esta contribuição especial da Professora Maria de Fátima Campos.

Ficha Técnica: Jornal Escolar: “Jornalinho Rabiscadas” – abril 2011 Agrupamento de Escolas Maria Alberta Menéres - EB1 Mem Martins nº2 – Escola Piloto Coordenação: Albertina Peixoto e Márcia Soares. Colaboradores: Alunos, Professores e Associação de Pais.

Nesta Edição: Editorial 1º Anos 2º Anos 3º Anos 4º Anos Ass. de Pais Biblioteca Escolar

Pág. Pág. Pág. Pág. Pág. Pág. Pág.

1 2-4 5 6 -7 8 -9 10 11 -16

Página 1


DIA DO PAI O dia do pai foi assinalado na nossa turma com a vinda dos pais à escola. Os pais chegaram logo pela manhã e foram recebidos na sala de aula pelos filhos e professora. Aí, visualizaram um pequeno filme com algumas fotos dos seus filhos tiradas ao longo dos dias em que elaboravam o presente que lhes iam oferecer, ao som da música ”Adivinha o quanto gosto de ti ”. Estiveram todos muito atentos, talvez emocionados e sentiu-se o quanto estes momentos de partilha são bem recebidos pelas famílias e pelas crianças, que estiveram muito bem dispostas. No final as crianças ofereceram o presente e os pais foram convidados a deixarem registo sobre a atividade desenvolvida. Obrigada a todos.

Todos foram surpreendidos pelas fotos.

BEIJINHOS PARA TODOS OS PAIS Rabiscadas

1º ANO A Escola Piloto

Página 2


Trabalho coletivo dos alunos do 1º B, no âmbito do Plano Nacional de Leitura. Rabiscadas

Escola Piloto

Ilustração: Ricardo Xavier Sousa (7 anos). Página 3


No Dia da Árvore

houve um desfile de chapéus realizados com a

ajuda dos nossos pais. O tema era uma árvore e à nossa turma calhou a cerejeira. Aqui estamos nós, com os nossos chapéus de cerejeira:

Também temos algumas curiosidades sobre esta árvore: → não se devem deitar fora os caroços das cerejas; guarde uma boa quantidade, laveos e deixe-os secar ao sol. Depois, pode usá-los para o enchimento de uma pequena almofada ou saco de pano. Essa almofada pode ser aquecida no microondas ou arrefecida no congelador e aplicada para alívio de dores musculares; → também os pés das cerejas podem ser aproveitados para fazer chá terapêutico. O chá de pés de cereja é conhecido pelos seus benefícios para as infecções urinárias. Só tem de os lavar bem e secá-los ao sol. Depois de bem secos, prepare o chá.

1º Ano Turma C

Rabiscadas

Escola Piloto

Página 4


Notícias do 2º Ano A nossa visita de estudo à Quinta Pedagógica No dia 15 de março fomos visitar a Quinta Pedagógica dos Olivais. Foi uma visita muito interessante pois cada turma, para além de visitar todos os espaços da Quinta, participou numa atividade diferente: - Os alunos do 2ºA foram “Veterinários por uma hora” e aprenderam muito sobre alguns animais domésticos; - Os alunos do 2ºB foram “Cozinheiros” e fizeram uma boa sopa com legumes da horta; - Os alunos do 2ºC foram “Padeiros” e aprenderam muito sobre os cereais, a sua transformação em farinha e fizeram um delicioso pão. No final todos comeram o pão e a sopa confecionada pelos alunos. Que delícia! Foi um dia bem passado e adorámos esta visita de estudo. Aqui vos deixamos algumas imagens sobre o que lá vivenciámos.

2ºB – Observando os animais da Quinta

2ºA – Ouvindo o bater do coração

2ºA – Acariciando o cavalo

Rabiscadas

2ºC – Confecionando pão na Padaria

2ºB – Passeando pela Quinta

2ºC – Bebendo a sopa de legumes

Escola Piloto

2ºA – Aprendendo com o veterinário

2ºC – Observando animais da Quinta

2ºA – Apreciando os produtos confecionados pelos colegas

Página 5


Tragédia no Japão Na madrugada do dia 11 de Março de 2011 ocorreu um sismo no Japão cujo epicentro localizou-se a 140 quilómetros do arquipélago. Este terramoto teve uma duração de 2 minutos e uma intensidade de 8.9 da escala de Richter e provocou um enorme tsunami com ondas de 10 metros de altura. Este tsunami assim como o sismo provocaram grandes estragos em casas, estradas, aeroportos e estima-se que possam ter morrido mais de 10 000 pessoas. Barcos de grandes dimensões entraram pelas cidades dentro e centenas de carros foram arrastados para o mar. A agravar esta situação explodiu uma central nuclear que está a colocar em risco de vida milhares de habitantes. Este sismo teve consequências drásticas na economia do Japão, consequências sociais, económicas, petrolíferas e nucleares.

Trabalho coletivo dos alunos do 3º A Rabiscadas

Ilustração: Ana Beatriz Cunha

Escola Piloto

Página 6


A PRIMAVERA

Na primavera o sol aparece Os sapatos mudam para chinelos Na primavera tudo cresce Os animais ficam tão belos.

Na primavera os pássaros começam a aparecer As árvores começam a dar fruto Aos almoços dá mais gosto comer Na primavera o vento fica menos bruto.

Na primavera tudo está florido Todas as árvores ganham flor, Os pássaros voam no ar Além disso há muito calor.

Muito bonitinhas As flores vão crescer Vão ficar muito bonitas, E a minha magnólia vai florescer.

Eu adoro a primavera Porque os campos são amarelos Estão cheios de flores e pássaros Que os torna tão belos!

A Primavera esta a chegar As flores estão a abrir E o sol a brilhar E os meninos a rir.

As flores a crescer. O Sol a nascer E ver o Inverno a morrer. Será que o Sol vamos ver?

Adoro sentir o ar E as flores que podemos ver A brilhar com o Sol Que é o calor a nascer.

A Primavera é mesmo bela Brincamos todo o dia E no fim um jantar à luz da vela Depois brincamos, com muita alegria.

Alunos 3º B Rabiscadas

Escola Piloto

Página 7


Ler e escrever fazem-me crescer! A União Europeia, eu hoje vou aprender! I. CAPITAIS EUROPEIAS a) Completa a seguinte tabela. Pensa Bem! País

Capital 1. Lisboa 2 .Madrid 3. Roma 4. Helsínquia 5. Paris 6. Berlim

b) Faz a legenda escrevendo os nomes de alguns países representados nas bandeiras:

Rabiscadas

Escola Piloto

Página 8


c) Pinta a bandeira que representa a União Europeia e os respectivos países.

Bandeira da União Europeia

d) Sabes como se diz OLÁ em alguns países da União Europeia? País

Olá

País

Olá

Port__a_

Olá!

Es_anh_

Hola!

Hi!

Fr_nç_

Bonjour!

It_li_

Ciao!

Gr_c_a

Kalimera!

Alem_nh_

Hallo!

Din_m_rca

Goddag!

L_x_mburgo

Möien!

F_nl_ndia

Hei!

Irl_nd_

Dia dhuit!

B_lg_ca

Hallo!

Á_str_a

Hallo!

Su_c_a

Hej!

R_ino Un_d_

Trabalho coletivo dos alunos do 4º Ano de Escolaridade .

Rabiscadas

Escola Piloto

Página 9


Associação de Pais e Encarregados de Educação EB1 nº 2 de Mem Martins

Olá meninos e meninas, a Associação de Pais e Encarregados de Educação está novamente aqui para falar dos últimos acontecimentos na nossa escolinha. Depois da confusão do Natal, das tão desejadas prendinhas, relembramos o importante desta quadra, que é dar: dar um carinho a uma pessoa triste; dar um abraço a uma pessoa só; dar um brinquedo a uma criança pobre; dar uma palavra certa a quem amamos. Vamos agora falar-te do Carnaval, onde vocês vestidos a rigor se divertiram imenso. Houve de tudo este ano, desde super-heróis, a princesas encantadas. Se bem te lembras foi pedido a todos os meninos, que com ajuda dos papás, fizessem uma máscara de carnaval, com material reciclado. Certamente tu, és grande conhecedor de matérias como a reciclagem, sabes bem que existem os materiais não recicláveis, que não podemos voltar a utilizar e os materiais recicláveis, aos quais podemos voltar a dar vida. Já reparaste naqueles caixotes gigantes de várias cores que existem na tua rua?! Sabes como se chamam?! Ecopontos, isso mesmo… São quatro diferentes, o Ecoponto Azul onde devemos colocar o papel e o cartão; o Ecoponto Amarelo que serve para pores o plástico e o metal; o Ecoponto Verde, que também chamamos de Vidrão para o vidro e o Ecoponto Vermelho, o Pilhão para as pilhas. Existe ainda o tradicional Preto para o lixo que não podemos reciclar, ao qual também podes chamar lixo orgânico. No nosso país, Portugal, são as Câmaras Municipais que são responsáveis pelo tratamento do lixo, no nosso Concelho, Sintra, quem trata do teu lixo é a Tratolixo. Depois de colocares o teu lixo nos Ecopontos, eles são levados para os diferentes centros de Compostagem, onde são separados, passam por várias máquinas, para mais tarde serem transformados em novas matérias-primas. Aqui no Concelho de Sintra, numa terra chamada Abrunheira, faz-se um combustível através do lixo reciclado, que é o biogás, que é aproveitado como energia eléctrica com a qual, por exemplo acendes a luz do teu quarto. Pelo mundo inteiro existe um programa chamado Eco Escolas, que encoraja as escolas a mostrarem a meninos como tu como é importante reciclar, para termos um ambiente mais saudável e um mundo com futuro. Temos de preservar as nossas matérias-primas naturais, como as árvores que nos dão para além do papel, o oxigénio para respirarmos. Ainda por curiosidade, vou contar-te que o metal é o único material que pode ser sempre reciclado e transformado no mesmo objecto. Na nossa escolinha foi feito um concurso para seleccionar as máscaras mais originais. Em primeiro lugar ficaram três meninos, o Tiago Duarte do 2ºano C, a Filipa Tavares do 3ºano A e o Rodrigo Vieira Morgadinho do 1ºano B. Em segundo lugar ficou o Marco Lopes do 3ºano A. Em terceiro lugar o Luís Ribeiro 3ºano A.

Deixo-te ainda um novo desafio, o Projecto Ganga! O projecto ganga serve para reciclar ganga, como as calças que tu e os teus colegas usam, que por estarem estragadas ou porque já não te servem vão parar às mãos de meninos um bocadinho diferentes de ti, mas muito especiais que as vão transformar em arte. Pede ajuda aos teus papás e vai ao site: http://anamartinscom.blogspot.com, para saberes mais sobre este Projecto. Rabiscadas

Escola Piloto

Página 10


Notícias da Terra do Faz de Conta Biblioteca Escolar

Clube de Amigos da Biblioteca Escolar – Geração IV: A 5 de Dezembro celebra-se o “Dia Internacional dos Voluntários”, e a Terra do Faz-de-Conta aproveitou, uma vez mais esta efeméride, para abrir as inscrições a novos colaboradores. O Clube de Amigos da Biblioteca tem já quatro anos de existência (Geração IV) e é dirigido a alunos do 3º e 4º anos de escolaridade e/ou Encarregados de Educação que voluntariamente e após uma formação inicial, se disponibilizam para participar nos projectos desenvolvidos na Biblioteca Escolar da Piloto. Os novos voluntários deram já o seu valioso contributo em algumas iniciativas realizadas no decorrer do 2º Período (arrumo de livros, organização de informação, organização, limpeza e arrumo da biblioteca, leitura de histórias nos intervalos, apoio nos trabalhos de casa dos mais novos…). A satisfação e aplicação destes pequenos voluntários às iniciativas propostas pela sua biblioteca escolar são um incentivo à continuidade e utilidade deste clube na Piloto.

do ano passado, o Duende Mindinho voltou a comparecer na escola para desafiar os alunos a participar nas iniciativas desta época festiva. A carta ao Pai Natal e o concurso de e-histórias “Os Óculos do Pai Natal (2ª edição), que visa a utilização das novas tecnologias foram, uma vez mais, as iniciativas com mais sucesso: com a entrega de presentes enviados pelos CTT a todos os alunos que escreveram a carta ao velhinho de barbas brancas (Fevereiro) e resposta personalizada do Pai Natal, por e-mail, a todos os concorrentes do concurso. Nesta época Natalícia, a Terra do Faz-de-Conta fez também, uma vez mais, um reforço de sensibilização ambiental das campanhas levadas pela escola nesta área. A já tradicional árvore de natal ecológica foi construída com a ajuda dos alunos, que entregaram os pacotes de leite (vazios) que beberam nos intervalos. Pacote a pacote, viram crescer à porta da Biblioteca Escolar, uma gigantesca Eco-Árvore de Natal. A árvore produzida fez parte do concurso “Sim, este ano o Natal é amarelo”, promovido pelo programa Eco-Escolas e pela Tetra Pak.

Natal na Terra do Faz-de-Conta: Envolvidos pela época natalícia, os habitantes da Terra do Faz de Conta (Biblioteca Escolar) também não pararam e andaram igualmente atarefados. Depois do sucesso Rabiscadas

Escola Piloto

Página 11


Um Eco-Mosqueteiro Saído da Terra do Faz-de-Conta Entre 5 e 7 de Janeiro, Técnicos Especializados da Suma, deslocaram-se à Piloto para dinamizarem a campanha de Educação Ambiental “Bartolomeu, o EcoMosqueteiro” Um livro com uma estória de encantar e um CD Áudio com o mesmo título, foram os suportes utilizados para dinamizar esta acção da Suma. Foi abordada a política dos 5 R’s - Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respeitar e Responsabilizar - que distingue como Eco-Mosqueteiros todos os que as cumprem. Os alunos da Piloto foram ainda presenteados com um conjunto de actividades e jogos de consolidação de práticas e conceitos apreendidos. A iniciativa terminou com a oferta de um exemplar do livro e CD Áudio a cada aluno que se deliciaram com a estória do Bartolomeu, um Eco-Mosqueteiro saído da Terra do Faz-de-Conta. Esta acção fez parte da campanha SABIENTAR®, que assenta na certificação de escolas amigas do ambiente. Os Afectos da Terra do Faz-de-Conta Alicerçada numa Pedagogia de Afectos, a Biblioteca Escolar da Piloto realizou, no mês de Fevereiro, um vasto leque de acções que promoveram o reforço dos laços de amizade e entreajuda de crianças, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação. O Dia Mundial da Não-Violência e da Paz nas escolas (30 de Janeiro) e o dia dos namorados (14 de Fevereiro) foram as duas efemérides que levaram a equipa da biblioteca escolar a incentivar a comemoração da inicialmente prevista “Semana dos Afectos”. Rabiscadas

Escola Piloto

O sucesso de algumas acções foi tanto que houve necessidade de alargar o período inicialmente previsto para as mesmas, acabando por decorrer durante todo o mês. Tudo começou com a já tradicional “Uma Guerra Pela Paz”, batalha de almofadas que se realizou no dia 31 de Janeiro. Este ano, alguns encarregados de educação aceitaram o convite e compareceram na escola munidos das suas fofas almofadas. O pacífico exército da Piloto dispôsse no pátio da escola de forma a reproduzir o logótipo tradicional da Paz e Amor. Depois de um minuto de silêncio nesta posição, foi dado o início de cinco minutos de fofas almofadadas entre pais, alunos, professores e assistentes operacionais. A alegria foi contagiante e serviu de rastilho para a semana/mês dos afectos que se aproximava. Com o lema “prepara-te para o Amor”, foram exploradas pela comunidade escolar da Piloto Fichas, Livros, Vídeos, Animações, Correio do Amor, Mural da Paz, Concurso de Arco e Flecha Virtual – “Jogo do Cupido”, Exposições, Concurso de desenhos “As cores da Paz” e muitos corações, onde até mesmo o Cupido em carne e osso voltou a marcar presença (professor Sílvio Maltez). As crianças ficaram empolgadas bem como os respectivos docentes, que se desdobraram em arranjar novas formas de abordar o tema. Foi mais uma vez, uma iniciativa de sucesso. Página 12


Máscaras, Mascarados e Contos Engraçados Com a proximidade do Carnaval é incontornável a abordagem a esta tradição das brincadeiras. A escola não é alheia a este fenómeno que nesta altura invade muitas localidades do País. A escola, tem, aliás, o dever de divulgar as tradições portuguesas, para que não caiam em esquecimento. Apesar de Mem Martins ter pouca ou nenhuma tradição no Carnaval, a Biblioteca Escolar da Piloto promoveu duas iniciativas dedicadas a este tema (Exposição e Concurso de Eco-Máscaras). Denominada “Máscaras, mascarados e contos engraçados”, a exposição abordou um conjunto de curiosidades carnavalescas a nível Mundial, Nacional e Local. “A Origem do Carnaval”, “O Carnaval de Antigamente”, “Carnaval Português”, “Carnaval Brasileiro”, “Carnaval de Veneza”, “Carnaval de Mem Martins”, “ Carnaval da Piloto” e “Carnaval da Nazaré” foram os temas que compuseram os placares colocados na Sala de Exposições da Piloto. Vários cartazes alusivos ao Carnaval das localidades com maior tradição desta festa, a nível nacional puderam, também, ser apreciados. As crianças puderam assim comparar o espírito folião que se vive em diferentes localidades de Portugal e no Mundo. A exposição contou com o apoio do arquivo fotográfico do antigo grupo carnavalesco da Nazaré “O Sótão”, que cedeu gentilmente a grande maioria de fotografias que ilustram esta exposição. Uma cordial colaboração entre a Nazaré e Mem Martins que enriqueceu os jovens alunos da Piloto. Esta iniciativa transpôs fronteiras e foi também divulgada na vila da Nazaré. A informação chegou Rabiscadas

Escola Piloto

aos responsáveis da Estação Radiofónica Local (Rádio Nazaré) que por altura do Carnaval emite programas dedicados exclusivamente a este tema. Por existirem referências às tradições carnavalescas daquela localidade, solicitaram à escola informações sobre a exposição de Mem Martins. A distância geográfica que separa as duas localidades, não impossibilitou que houvesse uma visita à exposição, uma vez que a mesma foi cordialmente cedida, em suporte digital, à Rádio Nazaré, podendo ser apreciada na Rede Social (Facebook) do programa “Especial Carnaval” daquele meio de comunicação local (http://www.facebook.com/#!/album.php?id=1000 02021383479&aid=19934) Na emissão de 4 de Março do referido programa, por duas ocasiões, a iniciativa de Mem Martins foi referenciada, numa entrevista a um grupo de foliões locais e ao Presidente da Câmara daquela Autarquia. Ao desafio lançado pela Biblioteca Escolar e Pela AEC – Expressão Dramática (Criação de uma Máscara de Carnaval feita de Materiais Reutilizados), responderam os criativos alunos com dezenas de originais máscaras que enfeitaram a escola nesta época festiva. Os vencedores foram anunciados e presenteados na já tradicional festa de Carnaval da Piloto.

Página 13


Estórias para Todos Entre 10 e 11 de Março e 16 e 17 de Março, as turmas do 1º e 2º ano de escolaridade assistiram na Terra do Fazde-Conta, a duas histórias produzidas e animadas pelos Técnicos dos centros lúdicos de Rio de Mouro e Lopas. - “ Histórias Adaptada” “Elmer” e “Nabo Gigante” foram os contos escolhidos para, de uma forma adaptada, serem trabalhados. Estas duas animações são uma oferta alternativa de apoio à leitura de crianças com alguns problemas de desenvolvimento e/ou outros. Aproximam e estimulam o caminho da leitura a todas elas, contribuindo para romper com as barreiras na comunicação e tornando mais compreensível o mundo da fantasia a muitos meninos e meninas. Os alunos da Piloto adoraram e ficaram a conhecer que existem outras formas de leitura para além do texto e da ilustração. A iniciativa terminou com a oferta de um exemplar do conto adaptado a cada turma. Foi ainda lançado o desafio às mesmas, para produzirem os seus próprios contos adaptados para que todos, com ou sem necessidades especiais, possam ler histórias e viajar ao Mundo do Faz-de-Conta.

Rabiscadas

Escola Piloto

Semana da Leitura – Ler + Verde No dia 21 de Março marca o início da Primavera, data em que se comemora o Dia Mundial da Árvore e da Floresta. Nesta mesma data comemora-se também o Dia Mundial da Poesia e, por coincidência, este ano, a data escolhida pelo PNL para iniciar a 5ª edição da Semana da Leitura nas escolas portuguesas. Esta 5ª edição da Semana da Leitura centrou-se na relação LEITURA – ENERGIA – FLORESTA, uma conjugação da comemoração do Ano Internacional das Florestas e da preocupação crescente das nossas sociedades com o ambiente e a sustentabilidade. O mote adoptado pela Piloto foi “Ler+ Verde” e, fazendo jus ao nome, a equipa da Biblioteca Escolar realizou, ao longo da semana, uma mão cheia de iniciativas que empolgaram miúdos e graúdos. A 2ª edição do Concurso “Verdes Poemas”, revelou uma vez mais verdadeiros eco-poetas entre os alunos da Piloto, quem sabe futuros Camões. Os jovens voluntários do “Clube de Amigos da Biblioteca” da Piloto, desdobraramse numa, diária, correria entre a Biblioteca Escolar e os Pontos de Leitura, espalhados estrategicamente pela escola, dedicando os seus preciosos intervalos lectivos, à leitura de histórias para os colegas que os quiseram ouvir. A dedicação a esta causa foi recompensada com a oferta de um livro a cada um dos voluntários que carinhosamente apoiaram a equipa da Biblioteca Escolar. Página 14


Também a campanha de adoção de livros e sensibilização ambiental “ Floresta Biblioteca Verde”, levada a cabo pelo terceiro ano consecutivo, voltou a ser um sucesso. Os alunos, em troca do seu acto de baptismo de livros da biblioteca escolar, levaram um pequeno saco com sementes de árvores e um certificado de baptismo do livro adotado. As crianças vão poder transformar os livros que outrora foram árvores em árvores que um dia lhes darão sombra para uma leitura agradável. Um gesto ecológico que visa a compensação de emissões de gases com efeito de estufa associados à produção do papel que compõe os livros existentes na biblioteca escolar; A Exposição “Histórias de Árvores e Árvores com História” foi uma outra oferta da Biblioteca Escolar aos alunos da Piloto. Um conjunto de cinco placares colocados na Sala de Exposições da escola que incentivaram as crianças a valorizar o valioso património natural (Árvores e Florestas), e mostraram os problemas relacionados com a sua protecção. “Como são as árvores”, “Como funcionam as árvores”, “Como nascem as árvores”, “Como crescem as árvores”, “O que é a Floresta”, “Porque são as Florestas tão Importantes”, “ Quais são os inimigos das Florestas”,” Quais são as Profissões Ligadas às Florestas", entre outras curiosidades foram os temas que puderam ser explorados através de um “Guia de Exploração da Exposição”, propositadamente produzido para o efeito. Uma coletânea de questões multidisciplinares que serviu de apoio aos docentes titulares na exploração desta área do Programa Curricular. Um recurso pedagógico que contribuiu para a aquisição de competências dos alunos, que aprenderam a brincar e brincaram a aprender.

Rabiscadas

Escola Piloto

“A minha Eco- História do Dia”, novidade deste ano, acabou por se revelar no maior sucesso desta semana dedicada à leitura. Uma selecção de pequenas histórias ecológicas produzidas pela Tetra Pak “Histórias de Encantar… e Aprender a Reciclar”, que pelo seu elevado valor pedagógico, e apesar de já terem alguns anos, mereceram ser revisitadas. “A Branca de Neve e os Sete Anões”, ”Os Sete Cabritinhos”, “O João e o Feijoeiro Mágico”, “A Lebre e a Tartaruga”, “A carochinha”, em versão ecológica, foram as histórias que diariamente foram lidas nas salas de aula fazendo as delícias dos mais novos. A reacção aos contos foi tão positiva e o recurso é tão valioso para a abordagem a estas questões, que a equipa da Biblioteca Escolar disponibilizou os restantes contos “Os três Porquinhos”, “A Cigarra e a Formiga” e “A Bela e o Monstro”, alargando o prazo previsto para esta iniciativa, por mais três dias, um por cada conto. Turma de Leitores

Turma

Mês

Nº de Livros Requisitados

2ºC

Dezembro

61

2ºC

Janeiro

84

2ºB

Fevereiro

81

4ºC

Março

87

Página 15


Feliz Aniversário,

Nova Imagem

Pilotinho!!! Neste mês, quem vai apagar as velinhas é o nosso amigo “Pilotinho”. A mascote da Escola Piloto completa 1 aninho. Escolhido como representante visual ou identificador da E.B.1 nº2 de Mem Martins, o “Pilotinho” foi criado por um professor da Escola Piloto (Sílvio Maltez) que nos seus tempos livres adora rabiscar. A mascote fez a sua primeira aparição na escola em 2010, no mesmo dia em que se inaugurou a Sala de Exposições desta instituição (26 de Março). A mascote retrata um menino de sorriso estampado no rosto que demonstra a alegria do personagem por representar "uma escola tão boa e de tamanha qualidade". Vestido à semelhança do logótipo da instituição, este, é aliás um emblema que orgulhosamente ostenta no seu uniforme, o Pilotinho é um personagem carismático e engraçado que rapidamente se tornou popular entre as crianças, fruto de uma campanha de divulgação de boas práticas ambientais na escola. Todos nós que adoramos o Pilotinho e seus preciosos conselhos, desejamos muitas felicidades e muitos anos de vida! A

apresentação

do

Pilotinho

O “Jornalinho Rabiscadas” já teve outro nome, já foi suplemento de outro jornal, já foi jornal de parede e até já ficou esquecido por um ano. Também já foi feito com muita cola, tesouras e recortes, quando quase não existiam os computadores. No inicio era como a televisão: primeiro só a preto e branco e mais tarde surgiram as cores. Enfim, por muitas mudanças já passou o nosso jornal. A partir deste ano lectivo, o Rabiscadas passa a ser exclusivamente em suporte digital, uma forma de preservarmos o ambiente, afinal de contas somos uma Eco-Escola. Para comemorarmos esta nova fase da vida do “Jornalinho Rabiscadas”, renovámos a sua imagem. O professor Sílvio Maltez, com jeitinho para estas coisas, deu uma ajudinha e rabiscou um novo cabeçalho que, como pudeste ver na primeira página, está mais moderno. Esta foi a evolução que o cabeçalho do jornal teve desde a sua origem até hoje.

aos

alunos da Piloto. Sou educado e cumpridor, respeitado e inteligente. Sou limpinho e divertido, adoro a escola e o ambiente! Na Piloto eu nasci, uma escola com magia, com todos aprendi, a viver com alegria! O meu nome é Pilotinho, e tenho muito que te dizer. Cumpre todos os meus conselhos, para poderes bem crescer! Rabiscadas

Escola Piloto

Página 16


Jornalinho Rabiscadas