Issuu on Google+


Dia Mundial da Música

No dia 1 de Outubro festejámos o Dia da Música. Desde cedo a música esteve presente na biblioteca. Uma pequena exposição intitulada “A música através dos tempos”, livros sobre esta temática e uma mostra de instrumentos musicais, estiveram ao longo da semana à disposição de todos os que visitaram a biblioteca. O concurso de adivinhas musicais foi do agrado de todos. Por cada adivinha solucionada um rebuçado foi oferecido. Foi ainda criado um mural sob o tema “A música para mim é...” Surgiram frases como “A Música é uma melodia que se ouve no coração” ou “ A música é uma melodia para os meus ouvidos”. Esta iniciativa teve a colaboração do Departamento de Educação Musical. Deixamos-te aqui algumas imagens dessas atividades.


Diplomas de Mérito Teve lugar na biblioteca, no dia 26 de outubro a entrega dos quadros de méritos aos alunos que no ano letivo transato se distinguiram pelos seus valores, atitudes, qualidades humanas e excelentes resultados escolares. Este ano foram agraciados 19 alunos. Foi uma cerimónia muito bonita, que contou com a presença de dezenas de pessoas entre eles os homenageados, os seus familiares e amigos, professores e funcionários, e ainda contou com a presença da Senhora Presidente da Junta de Freguesia do Monte Abraão, Drª Fátima Campos, de representantes da Câmara Municipal de Sintra, da Associação de Pais do agrupamento, do Centro de Saúde, do Conselho Geral e de muitos professores e diretores de turma dos alunos agraciados. A Diretora do agrupamento, Drª Nancy Gaudêncio presidiu à sessão e dirigiu palavras de apreço e estímulo aos alunos envolvidos, às suas famílias e aos professores, salientando o empenho de todos no alcance desta excelência. Agradecendo a presença de toda a comunidade educativa, a diretora do Agrupamento, incentivou os alunos a continuarem o seu percurso de mérito. Também a presidente da junta de freguesia do Monte Abraão proferiu palavras de apreço pelo sucesso obtido felicitando os alunos distinguidos e todos os que contribuíram para o seu sucesso desafiando-os a darem continuidade ao seu projeto. A sessão foi abrilhantada com a apresentação de três pequenos momentos musicais a cargo de alunos do 2ºciclo, dinamizados pelas professoras de Educação Musical do 2º ciclo Filipa Pires e Paula Balonas. A cerimónia revestiu-se de grande significado para os alunos que viram reconhecido o seu esforço, dedicação e sucesso. No final um pequeno lanche esperava os participantes neste evento.


Dia das bibliotecas escolares. Ao longo do mês de outubro as bibliotecas do agrupamento desenvolveram um conjunto de atividades que pretenderam assinalar esta efeméride de forma a celebrar a importância destes espaços para a comunidade. Assim decorreu uma exposição itinerante pelas três bibliotecas sobre o passado, o presente e o futuro das bibliotecas, e a apresentação do projeto Histórias nas Ondas do Mar com a leitura animada do conto " O Grande Senhor das Águas".


Visita dos 5º anos à BE

Como todos os anos recebemos os 5ºanos na biblioteca acompanhados pelos professores que leccionam oferta complementar, a quem agradecemos. Durante uma semana e meia a biblioteca encheu-se de alegria e entusiasmo. Apresentámos o guia do utilizador que nos permitiu conversar sobre as regras básicas da utilização da biblioteca, o historial da evolução destes locais guardadores de histórias e das normas de arrumação e classificação dos livros. Pretende-se dar a conhecer a biblioteca, apresentar as suas normas gerais de acesso e utilização, descrever os diversos serviços e recursos disponíveis e familiarizar os alunos com as diferentes fontes de informação existentes na BE. Posteriormente entrámos no mundo das histórias e dos contos com o livro " A árvore generosa". Lembrámos a importância da amizade, da generosidade e da dádiva. Antes de saírem os alunos tiveram ainda tempo de ouvir a história da bruxa que era muito velha, muito feia e muito má. Com maçãs fresquinhas terminámos a sessão. Foi tão bom receber-vos, queridos alunos do 5ºano.


Dia Mundial da Alimentação A biblioteca associou-se às comemorações do Dia Mundial da Alimentação, montando uma roda dos alimentos ao vivo, uma pequena exposição de livros sobre esta temática e um painel com informação sobre o tema. Muitos foram os que vieram à biblioteca observar a roda e os sete grupos de alimentos, com funções e características nutricionais específicas. Ao longo do dia os alunos responderam ao nosso desafio de tentarem identificar pelo tato alguns legumes e frutos em exposição. Foi bem divertido. Os alunos e os professores do Ensino Especial confeccionaram um doce de maçã que distribuíram na biblioteca. O 5ºB foi presenteado com o conto “O dia em que a barriga rebentou” de José Fanha, uma história que nos alerta para a importância de uma alimentação saudável.


Clubes de Leitura O programa: Eu conto…tu contas, integrado no projeto Voluntariado de Leitura, fundamenta-se na necessidade de desenvolver o hábito e o gosto pela leitura, promover o contacto contínuo com os livros, e oferecer aos alunos um conjunto de atividades baseadas na leitura. Este programa teve o seu início em outubro de 2012 com a vinda de uma estudante do ensino superior, mais concretamente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Universidade Nova de Lisboa, e que exercerá Voluntariado Curricular, no âmbito da Leitura. Neste sentido planificou-se a criação de um Clube da Leitura e de momentos presenciais de apoio ao estudo que pretendem ser espaços de aprendizagem onde se crie e cimente o gosto pelo ato de ler. O Clube de Leitura, bem como todas as atividades previstas no PAA da biblioteca têm como objetivo primordial diversificar ações promotoras de leitura e do livro em contexto escolar. A vinda da voluntária Sara Caracol será uma oportunidade para alargar e facilitar a implementação das atividades previstas.


Exposição “A evolução do Livro e das Bibliotecas” Esteve patente na biblioteca da escola sede uma exposição intitulada: “A evolução do Livro e das Bibliotecas”. Ao longo dessa semana cada turma recebeu um convite para irem visitar o “lugar onde os livros habitam”. Este convite foi feito em nome do Grande Senhor das Águas, uma figura que servirá de linha orientadora ao nosso projeto “Histórias nas ondas do mar”. Durante a visita foi lido e animado um conto em torno do Grande Senhor das Águas, os alunos assistiram a um power point sobre a evolução das bibliotecas e visitarão a exposição que trata da evolução dos diversos suportes da escrita ao longo da história, desde a escrita cuneiforme com as placas de argila, passando pelo papiro, pergaminho, o papel, até ao livro digital. Na exposição encontraram livros do século XIX e das diferentes décadas do século XX para que se possa ver a evolução do livro; instrumentos de escrita desde o estilete, à pena de ganso e à caneta de aparo, passando pela invenção da caneta Bic; gira discos, computadores da década de 80, máquinas de escrever, manuais da escola primária antigos e muito mais.


Dia de S. Martinho O Dia de S. Martinho comemora-se a 11 de Novembro, data que assinala a chegada definitiva do tempo frio. Neste dia, no nosso país, assam-se as castanhas e prova-se o vinho novo. Para assinalar este dia preparámos um painel informativo sobre a figura do São Martinho, um santo que nasceu na Hungria no século IV, montámos uma mesa outonal com frutos e objetos da época e realizámos atividades utilizando adivinhas, provérbios e jogos outonais. No exterior da biblioteca, a equipa de animação distribuiu castanhas pelos alunos. Por fim, mas não menos importante, teve lugar a dramatização. Esta foi o resultado do trabalho realizado com a turma 6ºL e a professora de português Sofia Cunha em articulação com a professora de EV e ET, Ana Rosa Farinha. A turma teatralizou a Lenda de São Martinho para as turmas do 5ºano. Durante toda a manhã os alunos puderam assistir a um momento de grande criatividade, empenho e espírito de grupo. Demonstraram responsabilidade e gosto no trabalho que previamente prepararam. No final da atuação os alunos tiveram o cuidado de agradecerem o convite e o trabalho desenvolvido pela Professora Sofia Cunha. A história começou assim: “Era uma vez um menino chamado


Dia 30 de novembro Encontro de Pais à Conversa, que pretende sensibilizar as famílias para a importância da criação de rotinas de leitura. O encontro resulta da parceria do GAAF com as bibliotecas do agrupamento.


Dia Internacional dos Direitos Humanos, no dia 10 de Dezembro 11.30h- Sessão de sensibilização à temática dos Direitos Humanos no âmbito do Dia Internacional dos Direitos Humanos, com a presença de um membro da Associação de Defesa dos Direitos Humanos, Dr. Pedro Paredes.



1ªparte atividades ruy belo