Page 6

A primeira obra que li sobre o assunto foi Mistakes and Correction4, que, para além do conteúdo (a que me referirei sempre que for útil), muito me agradou pela exposição simples, objectiva e prática. Seguiu-se Language Learners and their Errors5, que igualmente me agradou pelas noções gerais que me transmitiu de uma forma clara e sucinta. Ambos têm uma característica comum que achei extremamente prática e útil − um 'resumo' das ideias-chave no final de cada capítulo, ideia que penso aproveitar. Introduzirei igualmente um 'glossário' de conceitos que considero fundamentais.

Como a problemática do erro é um tema que 'tem pano para mangas', resolvi limitar a minha abordagem aos seguintes aspectos: •

Conceito de erro

Causas do erro

Atitudes perante o erro

A correcção de erros na produção oral

A correcção de erros na produção escrita

Erros comuns e típicos

Interlanguage

Uma advertência final: porque entendo que há vocábulos difíceis de traduzir e que podem gerar ambiguidades em determinados contextos, achei preferível manter um ou outro termo original. Que me perdoem os puristas da língua!

Resumo 1. Sintonizar os alunos para diferentes tipos de erros desperta a atenção para um problema comum, que tem de ser combatido por todos. 2. Sintonizar os alunos para a noção de erros corrigíveis e não-corrigíveis contribui para a sua eliminação progressiva, embora gradual.

4EDGE, Julian, Mistakes and Correction, Longman, 1989 5NORRISH, John, Language Learners and their Errors, Modern English Publications, 1992

5

Reflexões sobre a problemática do erro  

Trabalho pesquisado e escrito em 1995, mas só agora (Out10) publicado por mim

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you