Issuu on Google+

BOA VISTA | AGOSTO | 2012

Urbanização e limpeza Hoje as ruas da cidade estão deterioradas, mas nem sempre foi assim. Teresa implantou a usina de asfalto, construiu calçadas e pavimentou ruas em todos os bairros da cidade. Teresa transformou Boa Vista na cidade mais bonita do Norte do Brasil.

Edição 01

AGORA é 15

P4 / Ensino para todos Educação é prioridade para Teresa. Ela ampliou as vagas nas escolas e construiu várias Casas Mãe.

ED. 01

Boa Vista no Coração - PMDB / PSDB / PR / PPS / PRTB / PPL / PTN / PSDC / PMN - 15.912.059/0001-23

P5 / O futuro é agora Agora, Teresa vai investir ainda mais numa educação de qualidade para as crianças de Boa Vista.

1

P7 / Transporte de qualidade Teresa vai melhorar o transporte público de Boa Vista e as condições de trabalho de taxistas.

BOA VISTA | AGOSTO | 2012

Balancing New Technology

Recuperação de recursos Em 2003 Teresa conseguiu a recuperação de mais de R$

1

milhão

por

mês,

recursos federais excluídos da

transferência do Fundo de Participação dos Municípios

(FPM). Essa conquista foi possível graças aos dados levantados

pelo

Braços

Abertos, que apontaram falhas na contagem do Censo Oficial realizado pelo IBGE.

BOA VISTA RECEBE

TERESA DE BRAÇOS ABERTOS Teresa quer voltar a cuidar de Boa Vista. Quando os registros de candidatura foram oficializados no TRE, a população começou a sonhar com o retorno de Teresa para que Boa Vista possa ser melhor cuidada. Em todos os bairros da capital surgem adesões e manifestações de apoio a Teresa. Tem sido assim em todas as reuniões.

Estudantes, desportistas, aposentados, evangélicos, donas de casa, políticos, enfim, pessoas de todas

www.teresa15.com.br

facebook.com/teresasurita

as idades e classes sociais dizem ser Teresa, de coração. “Teresa fez a diferença”, disse o Pastor Lúcio Mário. “Eu sou Teresa”, afirmou a dona de casa, Arlete da Silva. A humanização e o aspecto bem cuidado da cidade são lembranças sempre presentes. “Quando Teresa era prefeita de Boa Vista, a cidade era limpa, bonita, mais segura”, afirma o estudante de Direito, Filippe dos Santos. Páginas 3, 6, 7 e 8

@teresasurita15


2

Boa Vista no Coração - PMDB / PSDB / PR / PPS / PRTB / PPL / PTN / PSDC / PMN - 15.912.059/0001-23

EDITORIAL Coloco-me novamente à disposição para trabalhar por Boa Vista e fazer dela uma cidade moderna e boa de se viver. Como fiz antes, quero administrar nossa capital pensando nas pessoas e preparando-a para o futuro, tornando-a mais uma vez a melhor cidade da região norte do país! Esta é a razão de eu ser candidata a prefeita.

AGORA é 15

Participação Teresa priorizou a gestão participativa, com reuniões comunitárias em vários bairros da capital, na presença de secretários municipais.

Edição 01

BOA VISTA | AGOSTO | 2012

Ouvindo o povo Numa dessas reuniões foi instituída a participação popular na discussão e elaboração do orçamento do Município. Isso nunca havia sido feito.

Ajudando a decidir A população escolheu 192 representantes de organizações e 1.130 representantes para o Conselho de Gestão Compartilhada.

Teresa manteve parceria com religiosos para ajudarem a executar seus programas sociais.

Estamos no começo dessa caminhada, dessa parceria pela cidadania. Quero recuperar a nossa cidade. Por isso, venho aqui relembrar as obras que transformaram Boa Vista e que tanto dão saudades. Também quero mostrar minhas propostas para restaurar nossa cidade e transformar para melhor a vida de nossas famílias, dando novamente orgulho de viver em uma cidade bonita e com bons serviços para sua população. Meu compromisso é de, nos próximos quatro anos, junto com todos, fazer com que Boa Vista volte a ser uma cidade mais justa, segura e organizada. Quero cuidar das famílias boa-vistenses, das nossas crianças, dos jovens e dos idosos. Há muito a ser feito. Vou melhorar o atendimento nas unidades de saúde e fazer com que a educação oferecida às nossas crianças tenha mais qualidade. Quero fazer com que a nossa cidade brilhe novamente, nos encante e nos inspire. Pensando num futuro melhor para todos, os convido a caminhar junto comigo por uma Boa Vista melhor. Por isso peço seu voto. Este é o meu compromisso. Deus nos abençoe.

Teresa sempre administra com fé

A parceria da administração de Teresa com religiosos evangélicos e católicos que participaram da execução de projetos sociais, como o “Valorizando a Vida”, foi um marco na gestão pública em Boa Vista. O trabalho conjunto teve impacto direto na vida dos jovens.

Religiosos ministravam palestras nas escolas municipais e estaduais, levando orientação social e espiritual para crianças e adolescentes. “O projeto Valorizando a Vida teve uma dimensão social tão grande, que é difícil dizer só com palavras”, observa o pastor Lúcio Mário.

O projeto foi desenvolvido com a colaboração de diversos pastores e ajudou a resgatar jovens que viviam em situação de vulnerabilidade social. A ação funcionava paralelamente com outros projetos sociais como “Cidadão”, “Cidadania” e o “Crescer”.

O pastor Salatiel Aranha diz que o projeto revolucionou a vida de muitos adolescentes. “Fez muita diferença na vida da maioria dos jovens que participavam dele, pois os ajudava a reconhecer qual era a prioridade da sua vida e os livrava de situações de risco”, conta.

EXPEDIENTE

O JORNAL AGORA É 15 É O JORNAL SEMANAL DA CAMPANHA DA CANDIDATA TERESA 15

TEXTOS: Comunicação do Comitê Teresa 15

Boa Vista no Coração - PMDB / PSDB / PR / PPS

FOTOGRAFIAS: Comunicação do Comitê Teresa 15 PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO: Comunicação do Comitê Teresa 15

www.teresa15.com.br

facebook.com/teresasurita

/ PRTB / PPL / PTN / PSDC / PMN CNPJ: 15.912.059/0001-23 CNPJ:

/

TIRAGEM:

@teresasurita15


Edição 01

BOA VISTA | AGOSTO | 2012

AGORA é 15

Boa Vista no Coração - PMDB / PSDB / PR / PPS / PRTB / PPL / PTN / PSDC / PMN - 15.912.059/0001-23

3

Teresa realiza

o sonho da casa própria Teresa vai construir mais 5.000 casas populares para beneficiar pessoas como Dona Arlete. O sonho de ter uma casa própria, fez Arlete da Silva Pereira sair do Pará, com o objetivo de tentar a vida, junto com a família, em Roraima. Trouxe no bolso pouco dinheiro, suficiente apenas para comprar uma casa minúscula de madeira, na rua S-37, no bairro Senador Hélio Campos. Dona Arlete diz que Teresa realizou o maior sonho da sua vida: ter uma casa própria.

Era uma casa pequena, com apenas dois compartimentos, onde dona Arlete, o marido

e duas filhas vivam sem nenhum conforto. Na hora de dormir, o espaço era ocupado por uma cama e duas redes atadas. Toda a família dormia junta. “Eu sonhava em morar numa casa de alvenaria, confortável, mas nós não tínhamos condições de construir. Ficava imaginando todos os dias como nós íamos fazer para construir”, lembra. Dona Arlete mora em Boa Vista há dez anos e trabalha como empregada doméstica. A maior parte do dinheiro que entra em casa vem do seu trabalho. O marido vende picolé pelas ruas

de Boa Vista. A renda da família não dava para melhorar a moradia.

a todos os moradores de cada bairro da

cidade, quando levantou os problemas sócio-

Durante a segunda gestão de Teresa na prefeitura, dona Arlete recebeu a visita da equipe do Programa “Braços Abertos” e sua vida mudou. Ela foi inscrita no programa habitacional, gerido com muita dedicação por Teresa.

econômicos das famílias. Para resolver a falta

Através do Braços Abertos, Teresa ouviu

tenho um sentimento de gratidão muito grande

a população em reuniões nas ruas, abertas

de moradia, Teresa construiu e reformou 1.500 casas, uma delas é de Dona Arlete.

Hoje a família vive numa casa maior, de alvenaria,

no mesmo lote onde morava antes. Dona Arlete,

finalmente, conseguiu realizar o seu desejo. “Eu por Teresa. Ela realizou o meu maior sonho”.

Uma vida melhor para as famílias B ra ços A bertos

O Programa Braços Abertos foi lançado em janeiro de 2001. O hábito de participar de reuniões comunitárias surgiu quando a Teresa começou a promover encontros para os moradores resgatarem a história de seus bairros. Ela queria ouvir o que a população esperava da Prefeitura. Con h ecen do a realidade

Teresa promoveu um censo em 39 bairros da capital. Foram ouvidas 162.284 pessoas e 41.906 famílias. Mais de 40 mil domicílios foram visitados. A cidade foi mapeada e assim começou o “Braços Abertos”, que até hoje norteia o trabalho das secretarias municipais. Crian ças v alorizada s

A seriedade e o compromisso de Teresa na gestão do programa Braços Abertos garantiram mais recursos para ampliar o atendimento, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que passou de 725 para 4.500 crianças atendidas.

1.500 FAMÍLIAS

receberam casas do Programa Braços Abertos, criado por Teresa www.teresa15.com.br

40.265 domicílios

foram visitados por Teresa para coletar informações para o programa

facebook.com/teresasurita

80 MIL PESSOAS

foram beneficiadas pelas ações do Projeto Braços Abertos

@teresasurita15


4

Boa Vista no Coração - PMDB / PSDB / PR / PPS / PRTB / PPL / PTN / PSDC / PMN - 15.912.059/0001-23

AGORA é 15

Edição 01

BOA VISTA | AGOSTO | 2012

TERESA fez

muito pela educ aç ão

Quando prefeita, Teresa investiu em mais qualidade na educação.

Garantir educação de qualidade sempre foi

prioridade para Teresa. Em sua gestão, ela ampliou o número de vagas, construiu novas escolas,

melhorou a qualidade da merenda e implantou

acompanhamento psicopedagógico. Integrou a escola com a comunidade, valorizou o professor,

implantou um novo modelo de educação infantil com as Casas Mãe, ampliou a educação indígena e

garantiu a educação inclusiva para as crianças com necessidades especiais.

Em 2001, apenas 7 mil crianças estavam matriculadas na rede municipal. Teresa ampliou o

número de vagas em 117%. Construiu 11 escolas e 16 Casas Mãe. Escolas ganharam novas salas de

aula e quadras poliesportivas. No final do mandato, Teresa deixou em construção 8 Casas Mãe (200 vagas) para atender aos bairros Cidade Satélite,

A educação das crianças sempre foi uma prioridade para Teresa

Jardim Caranã e Conjunto Cidadão, e mais duas escolas no Centenário e Cidade Satélite. Casas mãe

Pluralidade

Com as Casas Mãe Teresa inovou na educação infantil. Em 2002, inaugurou 14 unidades, cada uma com capacidade para atender 25 crianças, ao todo 350 em vários bairros de Boa Vista. Cada casa contava com duas monitoras e acompanhamento médico periódico. Ao substituir as creches tradicionais pelas Casas Mãe, o objetivo de Teresa era fazer as crianças se sentirem em casa, sendo cuidadas durante todo o dia.

A educação indígena foi outra preocupação de Teresa na Prefeitura de Boa Vista. Em sua gestão, ela investiu na melhoria e ampliação do ensino nessas comunidades, elevando a qualidade da aprendizagem. Os alunos passaram a ter aulas com professores que eram capacitados periodicamente para ensinar nas escolas municipais e nos oito anexos de ensino que atendiam as comunidades indígenas do município.

Professores Os professores foram valorizados na gestão de Teresa. Receberam abono salarial e recursos do saldo do Fundef. Teresa fez parcerias para oferecer cursos e oficinas de capacitação. Convênio com a UFRR beneficiou professores, que ainda não tinham curso superior com a graduação em Pedagogia. A carga horária e a grade curricular eram as mesmas da universidade, mas eles assistiam às aulas aos sábados para poder conciliar trabalho e estudo.

Infraestrutura No curso de sua administração Teresa adotou a educação inclusiva como uma das suas mais importantes prioridades ao estendê-la ao ensino regular. Investiu na qualificação e adequação da rede física, preparando os professores e as escolas para receberem e atender com dignidade estudantes portadores de necessidades especiais matriculados na educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

www.teresa15.com.br

facebook.com/teresasurita

@teresasurita15


Edição 01

BOA VISTA | AGOSTO | 2012

AGORA é 15

Boa Vista no Coração - PMDB / PSDB / PR / PPS / PRTB / PPL / PTN / PSDC / PMN - 15.912.059/0001-23

5

VAI FAZER

MUITO MAIS

Boa Vista tem hoje população de mais de 300 mil habitantes e uma grande quantidade de carências. Nas suas propostas de governo Teresa define políticas públicas que vão

crianças fiquem na escola e vai combater a evasão escolar com medidas sociais. Os alunos

terão aprendizagem adequada para concluir a

combater problemas relevantes, como os que

educação básica na idade correta, sem atrasos.

ocorrem na Educação.

Com foco permanente na Educação, Teresa

A Educação será uma das principais prioridades. Teresa defende um ensino de qualidade como a melhor forma de preparar as novas gerações para o futuro. Teresa fez um trabalho exemplar na Educação e quer fazer muito mais, pois tem convicção de que o aprendizado, se bem feito, é o principal fundamento do desenvolvimento de qualquer povo.

vai combater a recorrência de problemas que prejudicam o aprendizado. Reorganizar e

fortalecer a rede municipal de ensino para assegurar melhores condições de trabalho

para os educadores e servidores das escolas. Todos terão acesso a cursos e oficinas de capacitação, garantindo o crescimento pessoal

e a capacitação profissional de cada um. Teresa quer que Boa Vista reconquiste o status de

Promover um salto de qualidade no ensino, Teresa tem muito mais propostas para uma educação de qualidade

e na prática pedagógica. Teresa quer que as

mantendo a finalidade social das escolas, vai garantir a continuidade das inovações na gestão

município referência na educação básica,

trabalho que garantiu à sua administração destaque nacional e reconhecimento público.

EDUCAÇÃO COM

Mais creches Teresa vai aumentar as vagas no ensino fundamental, construir novas creches e pré-escolas, garantindo orientação nutricional e psicopedagógica.

MAIS QUALIDADE

Teresa tem propostas concretas para dar mais qualidade à educação.

Nas suas propostas de governo, Teresa destaca o estabelecimento de metas e o monitoramento da qualidade da educação feito por meio do IDEB, índice que avalia o nível do ensino básico em todo o país. Teresa vai premiar as melhores escolas e valorizar os professores e profissionais comprometidos com a qualidade do ensino. A construção e reforma das escolas e os investimentos na merenda de qualidade,

além do incentivo à prática de esportes, serão prioridades de Teresa. Outro ponto que se destaca nas propostas de Teresa é o Dinheiro Direto na Escola como a melhor forma de garantir o bom funcionamento da rede municipal, além de incentivar a capacidade dos gestores no comando das unidades de ensino. Essas medidas vão melhorar as condições para quem estuda e para quem ensina.

Investimento

Milhares de crianças serão beneficiadas com mais investimentos em educação. www.teresa15.com.br

Infraestrutura

As escolas municipais vão receber atenção especial por parte de Teresa. facebook.com/teresasurita

Mais escolas Teresa vai construir mais escolas e realizar concurso público para contratação de professores. Atenção à cultura Teresa vai apoiar a cultura local e a produção cultural, inaugurar o Teatro Municipal, revitalizar o Projeto Raízes e valorizar a cultura indígena.

Dignidade

Teresa vai cuidar das pessoas em primeiro lugar. @teresasurita15

Menina dos olhos

Teresa vai fazer Boa Vista voltar a ser uma cidade modelo.


6

Boa Vista no Coração - PMDB / PSDB / PR / PPS / PRTB / PPL / PTN / PSDC / PMN - 15.912.059/0001-23

AGORA é 15

Edição 01

BOA VISTA | AGOSTO | 2012

Neuber Uchoa

cantor e compositor Se tivéssemos de traduzir tudo o que Teresa fez

por Boa Vista, diríamos que ela humanizou a

cidade. Sempre converso com os meus amigos

Nós somos

Teresa de coração

sobre isso. Esse toque estético que ela deu à cidade, que simbolicamente está nas flores

nos canteiros, deu um ar para nossa capital. Teresa tornou Boa Vista limpinha e bonita.

Eu acredito que, dessa vez, com muito mais valores agregados, ela vai poder realizar muitos

projetos. Espero que ela faça acontecer a cultura,

com grandes projetos. Todos nós estamos mais maduros para ajudar Teresa a tornar essa cidade

mais musical, mais artística. Eu sou Teresa 15 e não abro.

Ananias Gomes Medeiros

José Dias de Souza

Eu votei em Teresa quando ela foi candidata

Teresa sempre foi e sei que será novamente

o trabalho que ela realizou na cidade, o

para retomar o trabalho que fez em Boa Vista.

presidente da Ass. Esportiva do Bela Vista

evangélico

a prefeita pela segunda vez. Admirei muito desenvolvimento que ela trouxe para nossa capital. Naquela época, Boa Vista era um

modelo para o Brasil. Eu acredito que se ela for eleita, ela pode recuperar a cidade e fazer Boa Vista voltar a ficar bonita de se ver. Acho que Deus vai guiá-la para cuidar bem da cidade. Eu vejo Teresa como a melhor alternativa para Boa Vista. O povo precisa de uma prefeita

que tenha um toque de humanidade. Quem conhece o trabalho de Teresa sabe que ela é o melhor para nossa terra.

uma boa prefeita. Eu espero que ela se eleja

Filippe dos Santos Ferreira acadêmico de Direito

Ela criou projetos importantes como Meninos

É muito bom para todos que Teresa está

Todos eles fazem falta hoje em dia. Outra coisa

próxima prefeita de Boa Vista. Depois que

do Dedo Verde, Valorizando a Vida, Crescer.

que faz falta é a beleza da cidade, a limpeza. Quando Teresa era prefeita, Boa Vista era uma

muito mais bonita. Ela sabia cuidar de Boa Vista. Era uma cidade colorida. Eu só queria

pedir que, se Teresa for eleita, ela dê ainda mais atenção ao esporte. Estamos precisando. De todos os candidatos que estão aí, Teresa é a mais preparada. Por isso, vou votar nela.

www.teresa15.com.br

facebook.com/teresasurita

voltando e vamos torcer para que ela seja a Teresa saiu da prefeitura, os programas sociais foram deixados de lado. O que mais deixou a desejar, mesmo, foi a deficiência na segurança da população, devido à falta de projetos sociais

que beneficiavam os jovens. Essa dedicação de

Teresa em trabalhar pela juventude, em oferecer educação de qualidade é muito importante. Eu sou Teresa, de coração. @teresasurita15


BOA VISTA | AGOSTO | 2012

Edição 01

AGORA é 15

Boa Vista no Coração - PMDB / PSDB / PR / PPS / PRTB / PPL / PTN / PSDC / PMN - 15.912.059/0001-23

7

Teresa vai trabalhar

em parceria com taxistas

Reconhecimento das ações de Teresa voltadas

Teresa, quando prefeita, fez uma revolução no

e das condições de trabalho de taxistas. Foi

táxis convencionais e táxis-lotação, que passaram

à melhoria do transporte público de Boa Vista

esse o clima da reunião feita pela candidata, no final de julho, com a categoria. Ela

quer dialogar para solucionar os principais problemas enfrentados pela classe.

sistema de transporte urbano. Ela padronizou os a ser identificados pela numeração nas portas laterais e traseiras de acordo com o alvará de licença. Todos os veículos passaram a ser de cor branca, facilitando a sua identificação.

“Quando fui prefeita, trabalhei muito para

Essas medidas trouxeram maior segurança

Sei quais são os problemas e as soluções e por

tirou de circulação os veículos clandestinos,

melhorar as condições de trabalho dos taxistas. isso quero fazer este trabalho ainda melhor do que eu já fiz”, disse.

ao usuário, facilitaram a fiscalização, que e contribuíram para melhorar o sistema de transporte de Boa Vista.

Foco nas pessoas

Teresa tem conversado muito com as pessoas. É assim que ela faz campanha. Prioriza o diálogo para encontrar soluções voltadas à melhoria da qualidade de vida de nossa gente. Esses dias têm sido intensos e gratificantes. Por onde passa, o sentimento é de que Boa Vista quer Teresa de volta para cuidar das pessoas.

Teresa afirmou em reunião, no Cauamé, que sabe e quer voltar a cuidar de Boa Vista. Para ela, as pessoas devem ser prioridade em qualquer gestão.

Recuperar Boa Vista

Teresa acredita ser possível melhorar a cidade no primeiro ano de mandato. Ela afirma que uma gestão eficiente nos 4 anos devolverá a qualidade de vida aos boa-vistenses.

De olho no futuro

Teresa quer trabalhar. Em todas as visitas e reuniões políticas, o assunto principal da candidata é seu plano de governo para melhorar Boa Vista.

Humildade Teresa está ouvindo propostas e sugestões de vários segmentos sociais

Transporte 411 motoristas de táxi lotação circulam pelas ruas de Boa Vista diariamente

www.teresa15.com.br

Condução 358 taxistas da categoria convencional transportam os boa-vistenses todos os dias

facebook.com/teresasurita

@teresasurita15

Mobilidade 800 taxistas intermunicipais conduzem as pessoas de Boa Vista para o interior


8

Boa Vista no Coração - PMDB / PSDB / PR / PPS / PRTB / PPL / PTN / PSDC / PMN - 15.912.059/0001-23

T E S T E

Edição 01

AGORA é 15

BOA VISTA | AGOSTO | 2012

bo m b a n d o n a r ede

Das obras que Teresa fez em Boa Vista

Qual o nome de uma das igrejas mais antigas de Boa Vista, que foi restaurada na última gestão de Teresa 15? Catedral Cristo Redentor

Paróquia de São Francisco

Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo

ESTAMOS Teresa

COM

Eu estou com Teresa desde sempre. Ela tem o meu apoio. Ela foi a melhor prefeita que Boa Vista já teve. Eu sempre votei em Teresa e vou votar novamente. Todo mundo gosta do trabalho dela. Se Teresa voltar a administrar a cidade, vai ser muito bom.

Teresa é a candidata mais preparada para administrar Boa Vista. Ela já provou sua competência como administradora, quando fez de nossa capital uma cidade modelo. Não é hora de fazer experiências com outros candidatos. Eu voto Teresa 15.

Erci de Moraes deputado estadual-PPS

MaRtinha da Conceição líder de bairro

Teresa foi quem mais trabalhou por Boa Vista. Ela tem uma longa folha de serviços prestados à cidade. Nós sentimos muita saudade dela como prefeita. Na sua gestão, a cidade era mais organizada. Votar em Teresa é a melhor alternativa. Eu sou Teresa.

Sebastião da Conceição aposentado

www.teresa15.com.br

facebook.com/teresasurita

@teresasurita15


Jornal Agora é 15 - Edição 01