Jornal Terceira Via 291

Page 17

PÁGINA

03

19 A 25 DE JUNHO DE 2022

oliviaassed_dermato

Conheça seu tipo de pele V

ocê e sua pele são únicos. Dito isto, categorizar amplamente a pele em ‘tipos de pele’ é útil para os dermatologistas porque ajuda a identificar algumas das causas subjacentes dos problemas de pele e a prever melhor como a pele se comportará e reagirá a diferentes tratamentos. Conhecer o seu tipo de pele significa que podemos oferecer um tratamento mais personalizado que terá a melhor chance de trabalhar com sua pele e alcançar seus objetivos de cuidados, minimizando o risco de quaisquer efeitos colaterais. É claro que conhecer seu tipo de pele também o ajudará a tomar as decisões mais bem informadas quando se trata de comprar produtos de cuidados com a pele e maquiagem no balcão também. Se você sabe que seu tipo de pele é oleosa, por exemplo,

Tipo de pele oleosa Se você tem um tipo de pele oleosa, notará que seu rosto pode ficar brilhante à medida que o dia avança. Seus poros podem ser mais visíveis e são mais propensos a sofrer de acne e cravos. A pele oleosa é o resultado de fatores genéticos e hormonais, o que significa que as glândulas sebáceas da sua pele estão predispostas a produzir

Como controlar a oleosidade da pele Embora a pele oleosa possa obstruir os poros e levar ao aumento da acne, a pele oleosa também tem muitos benefícios. O óleo ajuda a preservar a qualidade da pele, e as pessoas com pele oleosa tendem a ter uma pele mais firme e menos rugas. A chave é encontrar um equilíbrio entre ter muito óleo e manter a umidade natural da pele. Para ajudar a controlar a oleosidade da pele, os dermatologistas recomendam as seguintes dicas: 1. Lave o rosto 2 vezes por dia com sabonetes específicos e resista à tentação de esfregar a pele. Para complementar a limpeza, associe água micelar.

evite ingredientes comedogênicos ou em creme que possam ocluir os poros e causar espinhas. Se você sabe que seu tipo de pele é seca, priorize promuito óleo natural (chamado sebo). A boa notícia é que os tipos de pele oleosa tendem a ter uma pele mais jovem, menos propensa a linhas finas e rugas.

Tipo de pele seca Se você tem um tipo de pele seca, pode ter a sensação de que a pele está repuxando, especialmente durante os meses de inverno , quando

dutos mais hidratantes e em veículo creme para um impulso de hidratação saudável. Como trabalhar o seu tipo de pele? sua pele fica exposta ao frio. O ressecamento também pode causar coceira e vermelhidão. Pessoas com tipos de pele seca geralmente têm poros quase invisíveis e podem formar linhas finas e rugas mais precocemente. A pele seca na maioria das vezes está relacionada a genética, mas também pode ser causada pelo estilo de vida e fatores ambientais como tabagismo e poluição.

Tipo de pele mista

Inauguração da expansão da Reumaclin, clínica referência em terapia biológica e reumatologia, comandada pelas Reumatologistas, Dras Michelle Costa e Gisele Venturinelli

Se você não tem certeza se a sua pele é seca ou oleosa, então provavelmente sua pele é mista. A pele mista (seca em algumas áreas e oleosa em outras) é na verdade o tipo de pele mais comum. Normalmente, as áreas secas são as bochechas e as áreas oleosas tendem a afetar o que chamamos de “zona T” (composta pela faixa na testa e a linha abaixo do nariz e queixo que forma um T). Seus poros geralmente são mais visíveis e maiores nessas áreas oleosas. A pele mista pode ser bastante variável, às vezes você estará lidando com acne, manchas de pele seca ou ambos.

Tipo de pele sensível

Dra. Priscila Brunelli, dermatologista e cirurgiã dermatológica, em Barretos para aperfeiçoamento com o conterrâ- Dra. Patrícia Sanguedo com o marido neo Dr. André Braz, referência interna- Davi e o filho Igor curtindo descanso merecido cional em procedimentos injetáveis

Qualquer um dos tipos de pele acima pode se tornar sensível às vezes. Os sinais de pele sensível variam, mas podem incluir irritação a certos produtos de cuidados com a pele, maquiagem ou fragrâncias, vermelhidão e coceira. A pele sensível também é suscetível à irritação em resposta ao clima, como queda de temperatura e exposição excessiva à luz solar. Ter um tipo de pele sensível pode estar relacionado a condições subjacentes da pele, como rosácea, eczema ou alergias, que fazem com que a pele fique facilmente inflamada e irritada.

2. Escolha produtos de cuidados com a pele rotulados como “sem óleo” ou “não comedogênico”. Isso significa que os produtos que têm esse rótulo – incluindo produtos de limpeza, hidratantes e maquiagem – não obstruem os poros nem causam acne. 4. NÃO use produtos de limpeza à base de óleo ou álcool. Estes podem irritar a sua pele. 5. Aplique hidratante diariamente. Hidratação não é sinônimo de oleosidade. Peles oleosas precisam de hidratação para manter a qualidade da pele, basta usar um hidratante específico para pele oleosa. Para economizar tempo e proteger sua pele dos raios ultravioletas nocivos do sol, procure um hidratante que também contenha um protetor solar de amplo espectro com FPS 30 ou superior. 6. Use protetor solar regularmente. O protetor solar ajuda a prevenir danos causados pelo sol que podem levar a rugas, manchas senis e até câncer de pele. Para evitar acne, procure protetores solares que contenham óxido de zinco e dióxido de titânio e não use protetores solares que contenham fragrâncias ou óleos. 7. Escolha maquiagem sem óleo e à base de água. 8. NÃO durma de maquiagem. Sempre remova toda a maquiagem antes de dormir. 9. Existem lenços de compressão que ajudam na remoção da oleosidade durante o dia, absorvendo o óleo presente na superfície, ajudando a evitar o excesso de limpeza com sabonete, pois lavar muito o rosto aumenta a chance de sensibilizar a pele. A pele de cada pessoa é diferente e não existe uma abordagem única para o cuidado da pele. Se você está preocupado com a quantidade de óleo que sua pele está produzindo ou se está lutando contra cravos ou acne, a dica é procurar um dermatologista.

Colágeno oral, tomar ou não? O uso do colágeno em pó ou em cápsula virou febre na rotina das pessoas que buscam retardar o envelhecimento. O colágeno é uma proteína presente em quase todos os tecidos: músculo, osso, cartilagem e claro a pele. Essa proteína é responsável por manter a firmeza da pele, mas a partir dos 25/30 anos, a produção dessa proteína, de forma natural pelo nosso organismo, diminui gradativamente e tudo isso piora significativamente após a menopausa. Estimular a produção de colágeno através de comprimidos e pó, ainda tem pouquíssima comprovação científica. O estímulo aparente através da melhora da elasticidade da pele ocorre através de tecnologias como o Ultraformer, além de lasers como o microagulhamento robótico e o fracionado. E são pontencializados por aplicações, diretamente na pele, de medicações como o ácido polilático e a hidroxiapatita de cálcio. Que fonte da juventude é o colágeno, todos sabemos, mas o consumo oral dessa proteína para uma melhora aparente da firmeza da pele ainda é pobre de resultado,portanto, não representa este milagre esperado.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.