Apostila arq urb cont

Page 36

A brutalista exaltação estrutural, tecnológica e agregativa do edifício são levadas à escala da cidade. Ex. Expo 70, Pavilhão de Kenzo Tange – Osaka, esta exposição funcionou como um mostruário de tipos formais gerados pelas novas tecnologias. Das utopias urbanas de Kenzo destacam-se os planos do MIT para Boston e da baía de Tókio. A arquitetura dos metabolistas influencia o reflorescimento da arquitetura japonesa: Shinohara (conceituai), Tadao Ando (minimalista), Fumihiko Maki (eclética).

4. A ARQUITETURA NEOPRODUTIVISTA

As possibilidades de altas tecnologias, de inovações, principalmente nos Eua e Inglaterra. Na Inglaterra, a arquitetura high-tech, influenciada pelo Archigram, equipe criada por Normam Foster, que sem renunciar aos aspectos lúdicos do Archigram, busca o rigor das realizações práticas e possibilidades do desenho industrializado. Prefere-se trocar de ambiente já existente que interpretá-lo e valorizá-lo. Outros arquitetos de destaque: James Stirling, Patríck Hodgkinson, A arquitetura produtívista foi mais bem desenvolvida nas possibilidades plásticas e materiais da tecnologia pelos norte-americanos, experimentando nos arranha - céus, a resistência, a rapidez, o conforto térmico, acústico, a transparência, etc... Ex: Kevin Roche, John Dinkeloo e a Fundação Ford- NY (1968). Colegio Indianácofis (1973), Hotel Plaza- NY(1976). Esta arquitetura também se desenvolve na Alemanha, com abordagem como as estruturas tencionadas de Frei Otto (Munique, 1972). A Espanha, ao longo dos anos 60, vive uma polêmica entre tecnologia avançada (Tons e Fargas) e tecnologias artesanais (Bohigas), além de Ricardo Bofill (Sant Just- Barcelona, 1975). Na América Latina, a arquitetura do desenvolvimento com Clorindo Testa, Elia, Ramos e Agostini com estruturas espetaculares em concreto, materiais e métodos locais, diferente do expressionismo tecnológico e experimental do concreto de Félix Candeia e do tijolo de Eládio Dieste.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.