Issuu on Google+

Apresentação do livro

Águas

de Santa Catarina

e solicitação de patrocício atraves da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Pronac 13 3030

“Produção editorial e gráfica do livro “Águas de Santa Catarina”, que versará sobre um rico tema que se distribui de forma equânime por todo o estado. Uma publicação baseada em fotografias que surpreenderão pelas belezas pouco conhecidas e pela grande quantidade de informações culturais, sociais, ambientais e técnicas sobre o tema.”

Iniciativa, produção e edição


“Águas de Santa Catarina” é o projeto de produção e edição de um livro sobre o caminho percorrido pelas águas que irrigam o estado, da nascente a foz, descendo montanhas, passando pelos campos, irrgando plantações e abastecendo cidades. A proposta foi aceita pelo Ministério da Cultura como um projeto de interesse cultural e está apto a receber recursos com base em renúncia fiscal através da Lei Rouanet. Nas páginas a seguir é possível obter uma visão clara de como será o livro, a justificativa e o projeto editorial. Os valores aprovados para a captação, bem como a publicação da portaria no Diário Oficial da União, estão na página 24, seguidos do plano de distribuição e da contrapartida oferecida aos apoiadores desta proposta. Nas páginas finais desta apresentação é possível conhecer um pouco dos trabalhos de cunho cultural já executados pela Tempo Editorial. Desde já, colocamo-nos a sua inteira disposição para prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários.

Eduardo Marques e Tarcísio Mattos


Uma rápida olhada sobre o mapa de Santa Catarina nos revela uma delicada trama de linhas azuis, mais finas ou mais densas, que se dirige, parte rumo ao litoral, parte em direção ao interior do estado. São os milhares de rios, riachos e cursos d’água que formam as 14 bacias hidrográficas do estado, divididas em duas vertentes. Enquanto uma parte aponta em direção ao Oceano Atlântico a partir das encostas leste das serras Geral e do Mar, para o outro lado as linhas se dirigem para o interior e vão se ligar à bacia do Rio da Prata, contribuindo na irrigação do continente Sul-americano.


Na vertente do litoral estão os rios Itajaí Açu, Cubatão (na Grande Florianópolis e na região de Joinville), Tubarão, Araranguá, Tijucas, Itapocu, entre outros, que antes de desaguarem no oceano Atlântico, nascem nas encostas voltadas para o leste das serras Geral e do Mar. Cortam cidades importantes, irrigam plantações de arroz, de frutas e de hortaliças. Em suas margens erguem-se cidades turísticas e industriais e, em praticamente cada foz, estão importantes pólos turísticos ou pesqueiros, industriais ou artesanais.


A partir das mesmas cadeias de montanhas, vertendo para o oeste, nasce o importante rio Canoas, que juntamente com o Pelotas, formam o rio Uruguai, e os rios do Peixe, Chapecó, Caveiras e Peperi Guaçu, entre tantos outros que se espalham pelo planalto, meio-oeste e oeste do estado, formando cachoeiras, vales, corredeiras e remansos. Criando as condições para a implantação de grandes e pequenas usinas de geração de energia, para o plantio da soja e do milho e para a formação de importantes cidades de economia baseada na agricultura, na avicultura e na pecuária.


É o caminho percorrido por estas águas que será mostrado em

“Águas de Santa Catarina” A edição Os textos do livro serão produzidos a partir de observações e entrevistas nos locais visitados e de pesquisas técnicas nas diversas fontes de estudos da formação geográfica, hidrográfica e hidrológica do estado de Santa Catarina, sempre acompanhado de consultoria técnica reconhecida.


O livro Será um livro de grande formato com características de livro de arte, produzido em papel de primeira linha e realizado por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação.

Especificações técnicas Formato fechado Formato aberto Páginas Capa dura chê fosco Papel miolo Impressão Encadernação Acabamento Tiragem

31 cm x 25 cm 31 cm x 50 cm 144 Papelão pinho revestido com papel couCouchê fosco 150 gr/m2 4 x 4 cores Lombada quadrada, costura e cola Termolaminação fosca 2 mil exemplares


“Águas de Santa Catarina” terá a seguinte divisão editorial:


1º Capítulo Águas que descem montanhas Mostrará o início das águas, onde nascem os rios, suas cachoeiras e corredeiras. Serão imagens da natureza em seu estado mais puro acompanhados de texto-legenda que identifica o rio e o local onde foi feita a fotografia apresentada.


2º Capítulo Que se espalham pelos campos Mostrará o caminho das águas pelas planícies e planaltos, águas mais calmas repletas de histórias dos ribeirinhos que tiram do rio parte de sua vida.


3º Capítulo Que alimentam e produz trabalho e riquezas A água como componente ativo do crescimento econômico representado pela sua utilização nas indústrias, na geração de energia e na agricultura, incluindo os sistemas de preservação e tratamento.


4º Capítulo Que divertem o homem A utilização das águas dos rios como esporte e lazer, mostrando os radicais raftints e canoagem, as calmas pescarias amadoras e as divertidas tardes de domingo nos parques aquáticos espalhados por todo o território de Santa Catarina, sem esquecer os empreendimentos turísticos baseados na águas quentes que formam as estâncias termais.


5º Capítulo Que criam cidades Os rios cortando as cidades, espelhando as formas e inseridos no contexto urbano de Santa Catarina. A água como agente de fixação de populações e de criação de núcleos urbanos dos mais variados tamanhos. Desde metrópoles industriais como Blumenau, Jaraguá do Sul, Tubarão e Joinville, como os pequenos municípios de Águas de Chapecó, Luzerna e Alfredo Wagner.


6º Capítulo Que encontram outras águas A foz dos rios que deságuam no oceano ou que se juntam a rios mais caudalosos é o tema deste último capítulo. Mostrará, por exemplo, o encontro dos rios com as lagoas e estuários dos rios da Madre e Tubarão, no Sul do estado; as lagoas da Conceição e do Peri em Florianópolis; a foz do rio Itajaí Açu com o movimento dos portos que o ladeiam, e a Baía da Babitonga, no norte. No interior, principalmente, os encontros que alimentam rio Uruguai.


Recursos

O valor de captação de recursos via renúncia fiscal aprovado pelo Ministério da Cultura, conforme portaria 339 publicada no Diário Oficial da União, de 3 de julho de 2013, é de R$ 317.760,00 (Trezentos e dezessete mil, setecentos e sessenta reais), valor que será utilizado para cumprir todas as etapas de produção editorial e gráfica, impressão, distribuição e eventos de lançamento do livro Águas de Santa Catarina. Os depósitos dos valores destinados ao apoio cultural ao livro devem ser efetuados na seguinte conta vinculada: Banco do Brasil Agência: 1386-2 Conta Bloqueada: 45.281-5 PRONAC 133030 Projeto Águas de Santa Catarina


Distribuição O plano de distribuição dos 2 mil exemplares a serem impressos, apresentado e aprovado pelo Ministério da Cultura, prevê que além dos 200 livros destinados aos patrocinadores, unidades estão reservadas para distribuição gratuita em eventos de lançamentos. Imprensa, bibliotecas públicas nacionais e estaduais e escolas que mantenham em seu currículo disciplinas voltados ao temas do livro também estão entre os beneficiados com exemplares da publicação.


- Bibliotecas Minc - MINC - Patrocinador - Venda - Venda promocional - Reserva da editora - Imprensa e divulgação - Bibliotecas públicas de SC - Lançamentos - Uma biblioteca por estado - Escolas públicas estaduais e federais com curso ligado ao tema - Entrega por solicitação

200 6 200 50 250 150 200 294 400 estimado 25

25 estimado 200 estimado


Contrapartidas Uma série de ações está prevista para potencializar o retorno institucional das empresas que apoiarem o projeto Águas de Santa Catarina. Além da marca impressa na página de rosto e na contra capa do livro, ela estará presente em todas as ações programadas para a divulgação, desde o início do processo de produção até as solenidades de lançamento e distribuição do livro. Entre elas destacamos: Assessoria de Imprensa – a marca nos releases e a instituição ou empresa será citada nos textos. Concentrado nos meses de finalização e lançamento. Site – site exclusivo para o projeto com link para a página de internet do apoiador Convites impressos e eletrônicos Banner – banner nas solenidades de lançamento Correspondência – as marcas do apoiador estarão impressas nas correspondências que acompanharão os exemplares destinados aos meios de comunicação, bibliotecas, unidades de ensino, etc..


Águas de Santa Catarina Iniciativa, produção e edição

Tempo Editorial Ltda Rua Felipe Schmidt, 390, sala 401 Centro, Florianópolis, Santa Catarina CEP 88010 – 001 admtempo@tempoeditorial.com.br www.tempoeditorial.com.br (48) 3224 4929 Produção Executiva

Rogério Ristow - (48) 9800 6200 rogerio.ristow@gmail.com Coordenação de produção Eduardo Marques – (48) 9960 8899 eduardo@tempoeditorial.com.br Coordenação editorial Tarcísio Mattos – (48) 9101 0119 tarcisio@tempoeditorial.com.br


Quem é a

Tempo Editorial A Tempo é uma editora de pequeno porte com mais de 25 anos de vida. Iniciou, em 1988, como uma agência de fotografias e de notícias, a Soma Fotojornalismo. Na metade dos anos de 1990, já como Tempo Editorial, passou a editar livros de grande formato com ênfase em belas fotografias, textos aprofundados e rigoroso cuidado técnico no que diz respeito à finalização gráfica.


Os livros publicados pela Tempo Editorial têm forte conotação cultural, com incursões pelas artes plásticas, museologia, história, meio ambiente e cultura popular. A qualidade do trabalho tem levado a empresa a produzir, também, publicações institucionais de alta qualidade para empresas e entidades públicas. A seguir, um pouco do portfólio da Tempo Editorial.


Alicerces da Memória 60 bens tombados pelo Estado de Santa Catarina O livro apresenta sessenta edifícios tombados pela Fundação Catarinense de Cultura como patrimônio histórico e arquitetônico e que representam diversos períodos históricos, sociais e econômicos. Dá ênfase as formas construtivas e mostra a herança deixada pelos imigrantes portuguesas, italianos, alemães e poloneses que ajudaram a construir a identidade cultural catarinense. • 144 páginas • Formato 25 cm x 32 cm • Encadernação de luxo • Edições em português, inglês e espanhol. Feito a Mãos O artesanato em Santa Catarina O livro apresenta o artesanato de referência produzido em Santa Catarina a partir de suas matérias primas. Nele estão as peças de barro que remetem as folguedos dos imigrantes portugueses, os entalhes em madeira dos austríacos, a delicadeza das pessancas, as rendas de bilro e centenas de outras expressões da mais pura e bela arte popular. • • • •

144 páginas Formato 25 cm x 32 cm Encadernação de luxo Edições em português e inglês

Fragmentos do Paraíso As formas do Estado de Santa Catarina O ambiente local em textos aprofundados e fotografias captadas onde quase não há interferência ou intervenção humana. Assim são mostrados o mar, as dunas, as lagoas, os rios, as serras, os campos e cavernas acompanhados de textos e legendas que fazem uma radiografia completa do cenário natural que dá forma ao espaço que o Estado de Santa Catarina ocupa na face da terra. • 144 páginas • Formato 25 cm x 32 cm • Encadernação de luxo • Edições em português, inglês, espanhol e francês


Vitrines da História A passagem do tempo nos museus de Santa Catarina A história de Santa Catarina contada a partir dos acervos de dezenas de museus. Da pré-história aos dias atuais, passando pela chegada dos primeiros exploradores, as guerras entre Portugal e Espanha pelo domínio da região, os colonizadores europeus, a industrialização e a modernidade, em textos de renomados jornalistas, cientistas e pesquisadores. Ilustrado com fotografias obtidas nos acervos de quase uma centena de museus. • 144 páginas • Formato 25 cm x 32 cm • Encadernação de luxo • Edições em português e inglês Hercílio Luz - uma ponte Um raro e belo documento sobre a história de Florianópolis sob a perspectiva da Ponte Hercílio Luz. Escrito por quatro jornalistas, conta com a participação especial de renomados escritores, poetas, artistas plásticos e fotógrafos e produziram trabalhos tendo como tema ou referência a Ponte Hercílio Luz. Apresenta mais de cem fotografias históricas. • • • •

168 páginas Formato 25 cm x 30 cm Encadernação de luxo Edição em português

Catarinenses O livro apresenta o perfil de 60 catarinenses comuns para traçar uma radiografia do homem e da mulher que fazem Santa Catarina. Os personagens aparecem inseridos na cadeia de sua atividade nos campos da cultura, esporte, trabalho e atividades sociais. • 144 páginas • Formato 25 cm x 32 cm • Encadernação de luxo • Edição em português

Página de abertura de Vitrines da História


Construtores das Artes Visuais 30 artistas de Santa Catarina em 160 anos de expressão Do academicismo de Victor Meirelles á arte contemporânea de Julia Amaral, Construtores das Artes Visuais mostra obras e o perfil de 30 artistas de grande relevância na cena artística em Santa Catarina. A diversidade de técnicas e de estilos passeia entre o modernismo de Martinho de Haro e a arte Pop de Max Moura, entre o existencialismo de Paulo Gaiad e o requinte dos traços de Sílvio Pléticos. • 144 páginas • Formato 25 cm x 32 cm • Encadernação de luxo • Edição em português. Martinho de Haro Edição comemorativa aos 100 anos de nascimento do artista plástico identificado como um dos mais expressivos modernistas brasileiros. Tem textos de Rodrigo de Haro, José Roberto Teixeira Leite e João Evangelista de Andrade Filho e Ylmar Correa Neto. Mostra mais de 100 obras impressas em grande formato, cronologia e um inventário com quase quatrocentas obras. • 384 páginas • Formato 32 cm x 32 cm • Encadernação de luxo • Edição em português e inglês


Hassis em Prosa Editado para a Fundação Hassis com recursos captados via Lei Rouanet. O livro do jornalista Carlos Moura apresenta a visão de quem conviveu com Haidy de Assis Correa, o Hassis, durante nas quase quatro décadas que o artista se dedicou a pintar, desenhar, fotografar, fazer filmes e murais. • 120 páginas • Formato 23 cm x 28 cm • Encadernação de luxo • Edição em português

Hassis no Carnaval Editado para a Fundação Hassis com recursos captados via Lei Rouanet. O livro mostra parte da obra que Hassis produziu tendo o carnaval como tema. Além de quadros, painéis e esboços, apresenta fotografias dos salões de baile de clubes de Florianópolis que foram decorados pelo artista para os festejos carnavalesco. Textos de Carlos Moura. • 120 páginas • Formato 23 cm x 28 cm • Encadernação de luxo • Edição em português

Coleção Vida e Arte Os quatro primeiros volumes da Coleção Vida e Arte apresentam os artistas Eli Heil, Meyer Filho, Hassis e Paulo Gaiad. Cada volume traz texto elaborado por um jornalista especializado em artes e apresenta aproximadamente 60 fotografias de obras, editadas cronologicamente. • 80 páginas (cada) • Formato 23 cm x 23 cm • Encadernação de luxo • Edição em português

Hassis


Tempo Editorial Ltda Rua Felipe Schmidt, 390, sala 401 Centro, Florianópolis, Santa Catarina CEP 88010 – 001 admtempo@tempoeditorial.com.br www.tempoeditorial.com.br (48) 3224 4929


Águas de Santa Catarina