Kaisen 226

Page 83

Recitação Especial de Oko Orientação do Reverendíssimo Soberano da Lei Nichinyo Shonin 13 de novembro de 2018

Nichiren Daishonin ensina o seguinte na escritura “Todos os Fenômenos Estão Contidos em um Único Momento da Vida” (Sozai Ichinen Sho): Questionamento: Se uma pessoa ignorante, incapaz de ler ou escrever, recita o Nam-Myoho-Rengue-Kyo, que benefício ela poderia obter? Resposta: Suponha que essa pessoa iletrada, que não sabe ler, escrever ou entender sequer uma única palavra, acredite e recite o Nam-Myoho-Rengue-Kyo. Ela primeiro obterá o benefício resultante da ação com a boca dos três tipos de ação – com o corpo, com a boca e com a intenção. Uma vez que obtenha benefícios [com os três tipos de ação], definitivamente será capaz de receber a semente do estado de Buda em seu coração e libertar-se dos sofrimentos da vida e da morte. Este sutra é muito superior a todos os outros ensinamentos, porque afirma que mesmo aqueles que caluniam o Sutra de Lótus [serão capazes de atingir a Iluminação] através de uma relação de oposição, assim como aqueles que difamaram o Bodhisattva Fukyo. Não é preciso dizer que aqueles que acreditam no Sutra de Lótus, por meio de uma relação de concordância também podem alcançar o estado de Buda. Assim, o Grande Mestre Dengyo declarou: “Tanto os crentes quanto os caluniadores alcançarão o estado de Buda sem falhar”. (Heisei Shimpen Gosho, pág. 115)

A pergunta feita é que tipo de benefício “uma pessoa ignorante que é incapaz de ler ou escrever” e que não entende uma única palavra dos sutras ou anotações alcançará, se recitar o Nam-Myoho-Rengue-Kyo. A resposta é que, mesmo uma pessoa iletrada possa primeiro obter o benefício com a ação com a boca dos três tipos de ação – com o corpo, com a boca e com a intenção se recita o daimoku com fé. Se tal pessoa alcança o benefício com a ação com a boca, obterá a semente de Buda no seu coração. Então, se libertará dos sofrimentos da vida e da morte sem falhar e alcançará a Iluminação. A superioridade do Sutra de Lótus em relação aos outros sutras é que, mesmo aqueles que caluniam o Sutra de Lótus podem atingir o estado de Buda através de uma relação de oposição, assim como aqueles que falam mal e amaldiçoam o Bodhisattva Fukyo. Isto é afirmado no Capítulo Fukyo, 20.º do Sutra de Lótus. O Bodhisattva Fukyo surgiu durante a Era da Formalidade do Darma após a morte do Buda Ionno. Ele insistiu que todos os seres possuem a natureza de Buda, [e inclinou-se em reverência às pessoas que ele conheceu], recitando as palavras do Sutra de Lótus com 24 ideogramas como segue: Eu os reverencio profundamente. Nunca ousarei tratá-los com desprezo ou arrogância. Por quê? Porque todos estão praticando o caminho de bodhisattva e com certeza

K A I S E N

atingirão o estado de Buda. (Sutra de Lótus, pág. 500; The Lotus Sutra, Watson, pp. 266-267)

Como essa passagem consiste de 24 ideogramas em chinês clássico, é chamada de Sutra de Lótus com 24 ideogramas. Sempre que o Bodhisattva Fukyo via os quatro tipos de adeptos – monges, monjas, leigos e leigas – ele se inclinava para eles em reverência, recitando esse ensinamento de 24 ideogramas. Ele nunca os desprezou, mas os elogiou, afirmando que todos os seres possuem o mundo de Buda. É por isso que ele foi chamado Bodhisattva Fukyo (“Nunca Desprezar”). No entanto, ele foi perseguido e atacado com bastões, paus, pedras e telhas. Apesar disso, ele continuou a se curvar em reverência às pessoas. Aqueles que haviam maltratado o Bodhisattva Fukyo caíram no inferno uma vez, mas depois, eles foram salvos através de sua relação de oposição que haviam estabelecido ao ouvirem o Sutra de Lótus. Dessa forma, o benefício do Myoho-Rengue-Kyo é que, mesmo aqueles que difamaram o Bodhisattva Fukyo poderiam alcançar a Iluminação através de uma relação de oposição. Não é preciso dizer que aqueles que têm uma relação de concordância certamente alcançarão o estado de Buda. Consequentemente, o Grande Mestre Dengyo ensinou que “ambos – seguidores e caluniadores – alcançarão o estado de Buda sem falhar”. Com relação a estas palavras do Grande Mestre Dengyo, Nichiren Daishonin ensina o seguinte na escritura “Dez Principais Doutrinas Descritas nos Princípios Destacados do Sutra de Lótus” (Shuku Jissho Sho): Aqueles que louvam o Sutra de Lótus acumulam boa sorte tão elevada quanto o Monte Sumeru, enquanto a ofensa que alguém comete ao caluniar o Sutra de Lótus abre o caminho para o Inferno dos Incessantes Sofrimentos. Mesmo assim, para aqueles que acreditam no Sutra de Lótus, o Sutra se torna um tambor celestial, e para aqueles que o caluniam, o Sutra se torna um tambor envenenado. Tanto os seguidores quanto os caluniadores do Sutra de Lótus alcançarão o estado de Buda sem falhar. (Heisei Shimpen Gosho, pág. 1348)

Como ensina a passagem, aqueles que reverenciam o Sutra de Lótus podem acumular boa sorte tão elevada quanto o Monte Sumeru, enquanto aqueles que a caluniam geram as causas para cair no Inferno dos Incessantes Sofrimentos. Para aqueles que têm fé no Sutra de Lótus, o Sutra se torna um tambor celestial, e aqueles que ouvem o tambor celestial se absterão de cometer atos malignos. Por outro lado, para aqueles que o caluniam, o Sutra se torna um tambor envenenado. Dizem que quando um tambor N º 2 2 6

80


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Kaisen 226 by temploshoboji - Issuu