Kaisen 226

Page 20

Reunião de Recitação de Daimoku em prol do Kosen-rufu 4 de março de 2018

Nesta ocasião da Reunião de Recitação de Daimoku em Prol do Kosen-rufu do mês de março do “Ano da Ação”, realizamos o exercício de recitação de daimoku sob a liderança do Reverendíssimo Soberano da Lei Nichinyo Shonin no Templo Principal, em corpos diversos com o mesmo propósito – itai doshin – com os clérigos e adeptos de todo o mundo, e orei profundamente pela concretização da meta de “estabelecer a estrutura organizacional de 800 mil adeptos da Hokkeko até o octingentésimo aniversário de nascimento do fundador, Nichiren Daishonin, em 2021”, e também para que todos os senhores concretizem efetivamente o objetivo de “cada pessoa realizar no mínimo um shakubuku por ano”. Meus sinceros reconhecimentos pela presença de cada um dos senhores. Dois meses já se passaram desde a chegada do ano de 2018. Como estão evoluindo o shakubuku e o aprimoramento de pessoas conduzidos pelos senhores? Se descuidarmos, o tempo passará num piscar de olhos. Para a concretização da meta de shakubuku jurada para o Gohonzon, o acúmulo de ações dia após dia é muito importante. Desejo que consigam fazer com que cada dia seja significativo, sem desperdiçá-lo. Nichiren Daishonin afirma na escritura “O Verdadeiro Aspecto de Todas as Leis (Shoho Jisso Sho)” consta: Dedique-se nos dois caminhos: da prática e do estudo. Extinguindo-se a prática e o estudo o Budismo não poderá subsistir. Não somente deve praticar como também ensinar e conduzir os outros. Tanto a prática como o estudo surgem da fé. Havendo forças, deve divulgar, mesmo que seja uma única frase ou um verso. (Heisei Shimpen Gosho, pág. 667)

Penso que muitas pessoas já tenham ouvido, por ser bastante conhecida. Antes dessa passagem, temos o trecho: Acredite no Gohonzon – o supremo de todo o Jambu-dvipa. Fortaleça a sua fé e permita-se receber a proteção dos Três Budas (*).

outros. A prática para si abarca o gongyo, a recitação de daimoku, a participação na Cerimônia de Oko em retribuição pelas dívidas de gratidão, nas reuniões do núcleo e nas demais atividades, e a realização de peregrinação (Tozan) e de oferecimentos (gokuyo). A prática para os outros indica a realização efetiva do shakubuku e do aprimoramento de pessoas. É ensinar para as pessoas que desconhecem o budismo correto, e que estão sofrendo, angustiadas, sobre a Lei que soluciona e sobre o que é a verdadeira felicidade. É também fazer com que elas consigam praticar efetivamente, para podermos crescer com elas. O estudo se refere a estudar o Budismo de Nichiren Daishonin. Estudando o ensino e os princípios revelados por Nichiren Daishonin, pode-se esclarecer diversas dúvidas e estabelecer uma prática da fé que não se deixa ser influenciada por ensinos errôneos. Quando realizamos o shakubuku, dizer tão simplesmente que “a Nichiren Shoshu é correta”, não será suficiente para persuadir a pessoa. É preciso expor o porquê de ser correta e que benefícios se obtém ao acreditar no Gohonzon. Quanto à fé, prática e estudo, desde os primórdios, temos na Nichiren Shoshu que “em primeiro lugar vem a fé, em segundo a prática e em terceiro o estudo”. Para a Iluminação, fundamentalmente, há que se ter a fé absoluta no Gohonzon. E dessa fé, emanam-se a prática a o estudo. E ao aprofundar-se na prática e no estudo, fortalece-se ainda mais a fé. Além disso, conforme consta “Não somente deve praticar como também ensinar e conduzir os outros”, torna-se importante a doutrinação e o aprimoramento de outras pessoas, sem se limitar tão somente aos exercícios da prática da fé para si. Nem é preciso dizer que a concretização da meta de shakubuku jurada para o Gohonzon é um objetivo que deve ser concretizado sem falta, e conforme as orientações a

(idem)

(*) Três Buda – Sakyamuni, Taho e todos os Budas das dez direções

Assim, ensina sobre a importância da fé, prática e estudo. Para a concretização de shakubuku e do aprimoramento de pessoas, é imprescindível que a fé, prática e estudo – as bases dos exercícios de aprimoramento no caminho do Buda – de cada um de nós sejam fortalecidas. A fé refere-se à fé absoluta no Dai-Gohonzon do Supremo Santuário do Portal Original, ou seja, crer com sinceridade sem manifestar dúvidas. A prática refere-se à praticar efetivamente o Budismo de Nichiren Daishonin. Temos a prática para si e para os

K A I S E N

N º 2 2 5

17


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.