O Reverendíssimo Soberano da Lei nos orienta: No presente, a Nichiren Shoshu está praticando o shakubuku com toda a organização unida em prol do estabelecimento da estrutura organizacional de 800 mil adeptos da Hokkeko em 2021. Assim, penso ser importante que as pessoas reunidas aqui hoje, primeiramente, tenham a determinação resoluta e, almejando a concretização da meta jurada para o Gohonzon, levantem-se em prol do shakubuku – de refutar o errôneo e revelar o Verdadeiro. Em vez de deixarem para outras pessoas fazerem, cada um deve praticar o shakubuku e levantar-se para tornar-se o protagonista da concretização da meta jurada para o Gohonzon. Quando praticarem efetivamente o shakubuku, corajosa e resolutamente, tenho a convicção de que a meta jurada para o Gohonzon, sem falta, poderá ser concretizada. (Dainichiren, edição de agosto de 2017, pág. 69)
Agindo com o pensamento do tipo: “Shakubuku? Certamente, alguém vai fazer...”, nem a sua Iluminação nem a meta do núcleo jurada para o Gohonzon serão concretizadas. Atualmente, a Hokkeko como um todo, ou
seja, clérigos e adeptos da Nichiren Shoshu do mundo todo, está praticando o shakubuku, almejando a propagação irrestrita da Lei – kosen-rufu, e buscando a Iluminação. Não podemos nos excluir desse movimento. Neste exato momento, em algum país do mundo está sendo realizado o exercício de recitação de daimoku, a prática de shakubuku, e alguém está recebendo o gojukai (conversão). A chave da ampla propagação da Lei no Brasil somos nós. Depende de nós se o Brasil vai melhorar ou se ele vai continuar sendo o mesmo. O ano acabou de começar, mas se descuidarmos, o tempo terá passado num instante. Em vez de repetir a sensação de ter falhado por novamente não ter conseguido concretizar o shakubuku, vamos agir desde o início do ano para que possamos compartilhar a alegria da realização e de podermos praticar juntos! Orando sinceramente pelo sucesso e saúde de todos no decorrer deste mês, faço destas palavras os meus cumprimentos. Meus sinceros reconhecimentos pela sua participação nesta Reunião de Recitação de Daimoku em prol do Kosen-rufu deste mês. Muito obrigado.
Recitação Especial de Oko Orientação do Reverendíssimo Soberano da Lei Nichinyo Shonin 13 de janeiro de 2018
Nichiren Daishonin esclarece no Gosho “Sobre a Facilidade e Dificuldade relativa dos outros Sutras e o Sutra de Lótus (Shokyo to Hokekyo to Nan-i no Koto)” como segue: Como o budismo veio sendo gradativamente violado, o mundo também veio se degradando. O budismo é como o corpo, e o mundo, como a sombra. Quando o corpo se entorta, sua sombra fica torta. (Heisei Shimpen Gosho, pág. 1469)
À luz do budismo, a causa de infortúnios – incluindo desastres naturais, acidentes trágicos e problemas, guerra e fome, corrupção e confusões na política, economia e educação – é somente devida à distorção de várias religiões. É o resultado da crença das pessoas em ensinos errôneos, e não na Lei correta. Portanto, Nichiren Daishonin expõe na escritura, como segue: Se almeja a tranquilidade imediata do mundo, deve a todo o custo eliminar as calúnias à Lei de todo o país. (O Bem da Terra Baseado no Estabelecimento da Verdade, Heisei Shimpen Gosho, pág. 247)
Colocar estas valiosas palavras em prática e salvar muitas pessoas que sofrem adversidades devido ao veneno das calúnias à Lei é, sem dúvida, a nobre missão atribuída aos adeptos da Hokkeko. Nossa missão é também purificar o mundo, salvar o nosso país, e posteriormente todo o mundo baseado na prática.
K A I S E N
A Nichiren Shoshu está avançando com união entre clérigos e adeptos no sentido de atingir a estrutura organizacional de 800 mil adeptos da Hokkeko até o 800.º aniversário de nascimento do fundador Nichiren Daishonin, em 2021. Nós deveríamos considerar como nossa maior satisfação e oportunidade, a possibilidade de atingir este valioso objetivo. É uma oportunidade de um em um milhão. É essencial direcionarmos as nossas ações em prol do shakubuku, de forma que todos os núcleos consigam atingir os seus respectivos objetivos. Além disso, seguindo o exemplo daqueles que realizaram o shakubuku e apresentaram um novo membro, este por sua vez deveria se colocar no lugar do seu mentor e também praticar o shakubuku, conduzindo as pessoas que sofrem com os venenos das calúnias à Lei para o verdadeiro ensino. Shakubuku é a prática budista suprema. É também a prática máxima no sentido de retribuir pelas dívidas de gratidão aos Três Tesouros do verdadeiro budismo. Assim, o 26.º Reverendíssimo Soberano da Lei Nichikan Shonin ensina na “Exegese sobre a Retribuição pelas Dívidas de Gratidão (Hoon Sho Mondan)”: Combater as leis errôneas é retribuir pelas dívidas de gratidão [...] propagar a Verdadeira Lei é agradecer pelos benefícios [...] Ou seja, se combater as leis errôneas sem poupar a própria vida e propagar a Verdadeira Lei, não
N º 2 2 6
8