Page 1

Plano TIC Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico 2010-2011 O Coordenador TIC Telma Sofia Fonseca Cardeira Fernandes Cerveira


DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇAO

IDENTIFICAÇÃO DO COORDENADOR TIC Telma Sofia Fonseca Cardeira Fernandes Cerveira Telefone: 916746384 Endereço de correio electrónico: Telma_cerveira@hotmail.com

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E SCOLA

EB1/PE do Foro e-mail: eb1peforo@madeira-edu.pt

D ESCRIÇÃO A EB1/PE do Foro situa-se na Rua das Corticeiras, freguesia do Jardim da Serra, concelho de Câmara de Lobos. É uma escola que já existe há alguns anos, mas foi completamente restaurada e posteriormente inaugurada no ano de 1983. É uma escola do 1ºCiclo com P.E. integrada e constitui-se como escola a tempo inteiro desde o ano lectivo de 1997/98. Pode-se referir que é uma escola nova, com mobiliário suficiente e adequado à faixa

etária

dos

seus

alunos.

Possui

diferentes

espaços

adaptados

às

necessidades de cada área. No exterior, tem um espaço vedado destinado ao intervalo dos alunos com baloiços e um campo de futebol.

[2]

PLANO TIC 2010/2011


DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇAO

C OMUNIDADE ESCOLAR ALUNOS PROFESSORES TITULARES DE TURMA PROFESSORES DAS ÁREAS DE COMPLEMENTO CURRICULAR PROFESSORES DO APOIO EDUCATIVO PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL FUNCIONÁRIOS ADMINISTRATIVOS AUXILIARES DE ACÇÃO EDUCATIVA

174 13 7 2 2 1 8

E STRUTURA TECNOLÓGICA ESPAÇOS SALAS DE AULA DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR SALAS DE AULA DAS ÁREAS CURRICULARES SALA DE AULA DE TIC BIBLIOTECA SALA DE PROFESSORES GABINETE DO DIRECTOR/ SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS GABINETE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL OUTROS…

3 4 1 1 1 1 2

RECURSOS TIC

RECURSOS [3]

LOCALIZAÇÃO

PLANO TIC 2010/2011


DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇAO

DESKTOPS

Sala TIC, Gabinete da Directora, dos Serviços Administrativos, Biblioteca, Sala dos Professores, 19

LAPTOPS LABORATÓRIOS MÓVEIS VIDEOPROJECTOR FIXOS VIDEOPROJECTORES

0

MÓVEIS

2

Gabinete de Educação Especial

0 0

Sala TIC

QUADROS INTERACTIVOS MULTIMÉDIA FIXOS QUADROS INTERACTIVOS

0

MULTIMÉDIA MÓVEIS SCANNERS MÁQUINAS FOTOGRÁFICAS

0

DIGITAIS ACESSO WIRELESS

1

0

Gabinete da Directora Salas de aula da Pré e do 1º Ciclo, Sala dos Professores, Sala TIC, Sala dos Professores Gabinete do Ensino Especial, Gabinete da Directora e dos

12

Serviços Administrativos Sala TIC, Gabinete da Directora e

3

dos Serviços Administrativos

MULTIFUNÇÕES

IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPA TIC NOME Telma Sofia F. C. F. Cerveira Elisabete

CARGO/FUNÇÕES QUE DESEMPENHA

CONTACTO TELEFÓNICO

ENDEREÇO DE CORREIO ELECTRÓNICO

Professora TIC

916746384

telma_cerveira@hotmail.com

Directora

Barcelos Hugo Fonseca Vera

Professor de Inglês Assistente

Gonçalves

Administrativa

[4]

goncalves76vera98@hotmail.com

PLANO TIC 2010/2011


DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇAO

DIAGNÓSTICO O corpo docente da EB1/PE do Foro é na sua maioria jovem, deste modo os professores

possuem

alguns

conhecimentos

acerca

das

TIC.

Muitos

destes

professores consideram as TIC uma ferramenta de trabalho essencial, contudo utilizam-nas mais fora, do que dentro da sala de aula. No que diz respeito aos alunos, a maior parte não possui recursos tecnológicos em casa. Assim sendo, apresentam imensas dificuldades no uso das mesmas e ao mesmo tempo demonstram grande motivação, pois é algo desconhecido para eles. A escola encontra-se relativamente bem equipada. Praticamente todas as salas possuem computadores com acesso à internet facilitando a pesquisa e a troca de materiais.

OBJECTIVOS GERAIS 1- Motivar toda a comunidade educativa para o uso das TIC como ferramenta de trabalho em todo o contexto escolar; 2- Promover atitudes e metodologias de trabalho colaborativo e de partilha por toda a comunidade educativa; 3- Rentabilizar os recursos tecnológicos já existentes, de forma a apoiar o trabalho de professores e alunos; 4- Proporcionar

formação

e

apoio

na

utilização

das diversas

aplicações

informáticas; 5- Integrar e promover uma boa utilização das TIC no Plano Anual de Actividades da escola proporcionando a interdisciplinaridade.

[5]

PLANO TIC 2010/2011


DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇAO

P ARCERIAS COM OUTRAS ENTIDADES /INSTITUIÇÕES ESCOLARES IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE/INSTITUIÇÃ O ESCOLAR

TIPO DE PARCERIA

DURAÇÃO

AVALIAÇÃO FINAL

Nota: Não existem parcerias de projectos/actividades com outras entidades e instituições escolares para o corrente ano lectivo.

Í NDICE 1. Introdução 2. Eixos 2.1 Objectivos Centrais 3. Actividades 4. Cronograma TIC 5. Avaliação do Plano TIC 6. Divulgação do Projecto

[6]

PLANO TIC 2010/2011


DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇAO

1. INTRODUÇÃO As TIC estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia, por isso cabe-nos a nós orientar os jovens na boa utilização das tecnologias. Deste modo com este plano pretende-se integrar as TIC nas actividades lectivas e não lectivas, rentabilizando os meios informáticos disponíveis e alargando a sua utilização a toda a comunidade educativa. Com este plano pretende-se ainda criar hábitos de partilha de forma a facilitar o trabalho dos professores e promover o sucesso escolar dos alunos. Este plano será desenvolvido durante todo o ano lectivo em concordância com todos os projectos a desenvolver na escola.

2. EIXOS EIXO 1 - IDENTIDADE DA ESCOLA (conjunto de actividades que promovam a divulgação da escola) EIXO 2 – INTERDISCIPLINARIEDADE (métodos de partilha e inter-ajuda entre todas as áreas de estudo) EIXO 3 – FORMAÇAO: Apoiar a comunidade educativa de acordo com as suas necessidades na utilização das TIC.

[7]

PLANO TIC 2010/2011


DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇAO

2.1 OBJECTIVOS CENTRAIS EIXO 1 - IDENTIDADE DA ESCOLA: Criar formas de divulgação da escola através de

meios

tecnológicos

permitindo

maior

comunicação

entre

a

comunidade

educativa e o meio onde está inserida. EIXO 2 – INTERDISCIPLINARIEDADE: Promover a utilização das TIC como meio de inter-ajuda e de partilha de materiais entre a comunidade educativa. EIXO 3 – FORMAÇAO: Apoiar a comunidade educativa de acordo com as suas necessidades na utilização das TIC.

3. ACTIVIDADES EIXO 1 - IDENTIDADE DA ESCOLA: Criar formas de divulgação da escola através de

meios

tecnológicos

permitindo

maior

comunicação

entre

a

comunidade

educativa e o meio onde está inserida. Identidade da Escola – 1ª Actividade N OME DA A CTIVIDADE : “O blogue e a página da minha escola” O BJECTIVOS E SPECÍFICOS :

D ATA | D ESTINATÁRIOS : D INAMIZADORES : F ORMA DE ACOMPANHAMENTO :

R ECURSOS : M ETAS A ATINGIR :

[8]

Divulgar a identidade da minha escola através do blogue e website; Actualizar os dois meios de divulgação; Estimular as relações interpessoais. Ao longo do ano lectivo | Comunidade Educativa Equipa TIC, Corpo Docente, Alunos. Contador de visitas no blogue e na página; Questionários; Registos da realização da tarefa. PC, Máquina fotográfica digital, Multifunções e Internet. Maior divulgação das actividades da EB1/PE do Foro; Aumentar a utilização das TIC; Aumentar a participação da Comunidade Educativa no blogue e na página da escola.

PLANO TIC 2010/2011


DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇAO

Identidade da Escola – 2ª Actividade N OME DA A CTIVIDADE : “A minha Escola” O BJECTIVOS E SPECÍFICOS : D ATA | D ESTINATÁRIOS : D INAMIZADORES : F ORMA DE ACOMPANHAMENTO : R ECURSOS : M ETAS A ATINGIR :

Criar um logótipo que represente a EB1/PE do Foro; Publicar o logótipo vencedor no Blogue e Página da Escola. Até ao fim do 1º período | Alunos Equipa TIC e Professores da Curricular e de Expressão Plástica Pesquisas com a história da escola; Concurso para se seleccionar o desenho. Multifunções e computador. Divulgar a escola através do logótipo, no Blogue e na Página da Escola. Criar o logótipo da escola.

EIXO 2 – INTERDISCIPLINARIEDADE: Promover a utilização das TIC como meio de inter-ajuda e de partilha de materiais entre a comunidade educativa. Interdisciplinaridade – 1ª Actividade N OME DA A CTIVIDADE : “Partilhar é melhorar” O BJECTIVOS E SPECÍFICOS :

D ATA | D ESTINATÁRIOS : D INAMIZADORES : F ORMA DE ACOMPANHAMENTO :

R ECURSOS : M ETAS A ATINGIR :

Instalar ferramentas nos computadores que permitam a partilha de materiais (Dropbox e moodle); Proporcionar aos professores sessões de formação e apoio na plataforma Moodle e do Dropbox. Ao longo do ano lectivo | Corpo Docente Equipa TIC. Questionários; Listas de verificação; Apoio para aceder e trabalhar com as ferramentas. Computador e Web 2.0. Permitir que todos os professores tenham acesso às actividades desenvolvidas por cada área de conhecimento; Aumentar o trabalho cooperativo entre os professores; Motivar à utilização das TIC como ferramenta de trabalho.

Interdisciplinaridade – 2ª Actividade N OME DA A CTIVIDADE : “As TIC e as NEE” O BJECTIVOS E SPECÍFICOS :

D ATA | D ESTINATÁRIOS : D INAMIZADORES :

[9]

Implementar recursos facilitadores de aprendizagem através das TIC; Criar uma página com actividades e sugestões a utilizar com alunos do Ensino Especial. Ao longo do ano lectivo | Alunos com NEE Coordenador TIC, Professoras do Ensino Especial.

PLANO TIC 2010/2011


DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇAO

F ORMA DE ACOMPANHAMENTO :

R ECURSOS : M ETAS A ATINGIR :

Concursos entre os alunos; Inquéritos; Observação de comportamentos; Registos de avaliação da tarefa. Computador, Jogos interactivos/didácticos, Internet, máquina fotográfica digital e multifunções. Melhorar o rendimento escolar dos alunos com mais dificuldades; Motivar os alunos para o ensino através das TIC.

EIXO 3 – FORMAÇAO: Apoiar a comunidade educativa de acordo com as suas necessidades na utilização das TIC. Formação – 1ª Actividade N OME DA A CTIVIDADE : O BJECTIVOS E SPECÍFICOS :

D ATA | D ESTINATÁRIOS : D INAMIZADORES : F ORMA DE ACOMPANHAMENTO : R ECURSOS : M ETAS A ATINGIR :

Eixo 3 – 2ª Actividade N OME DA A CTIVIDADE : O BJECTIVOS E SPECÍFICOS :

D ATA | D ESTINATÁRIOS : D INAMIZADORES :

“Utilizar o computador é fácil” Realizar um inquérito ao pessoal não docente e Encarregados de Educação de modo a obter alguns dados sobre a utilização das TIC e as suas necessidades de formação; De acordo com os resultados obtidos, pretende-se realizar sessões de formação para a aquisição de competências básicas em TIC. Ao longo do ano lectivo | Pessoal não docente e Encarregados de Educação. Equipa TIC. Questionários, conteúdos programáticos, listas de verificação e grelhas de observação e avaliação. Computador, data show e aplicações informáticas. Formar o pessoal não docente e os encarregados de educação com competências básicas em Tecnologias de Informação e Comunicação; Incentivar o uso das TIC.

“Formar nas TIC” Divulgar ao corpo docente as formações existentes na área das TIC; Incentivar a utilização das TIC como ferramenta potenciadora de novas situações de aprendizagem e de novas metodologias de trabalho. Ao longo do ano lectivo | Corpo docente. Equipa TIC

F ORMA DE ACOMPANHAMENTO :

Questionários, listas de registos de frequência nas formações e todo o apoio necessário ao longo das formações.

R ECURSOS :

Computador, Correio electrónico, Blogue e Página da Escola e

[10]

PLANO TIC 2010/2011


DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇAO

placard da sala de professores. M ETAS A ATINGIR :

[11]

Aumentar o número de professores com formação na área das TIC; Promover a utilização das TIC nas aulas; Aumentar o interesse dos professores pelas novas tecnologias.

PLANO TIC 2010/2011


DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇAO

4. CRONOGRAMA TIC

2010 Mês Actividades

Set

Out

Nov

2011 Dez

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

“O blogue e a página da minha escola”

“A minha escola” “Partilhar é melhorar” “As TIC e as NEE” “Utilizar o computador é fácil”

5. AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PLANO TIC 1º - Momentos de Avaliação: Será feita uma avaliação geral do plano, no final do ano lectivo. 2º - Objectos de Avaliação: - Materiais partilhados e produzidos; - Utilização das TIC como novas metodologias de trabalho; - Actualização do Blogue e da Página da Escola; - Página com material de apoio às NEE; - Logótipo da escola; - Formação da comunidade educativa em competências das TIC; - DCB’s atribuídos.

3º - Critérios de Avaliação: - Quantidade e qualidade dos materiais produzidos; - Taxa de utilização dos recursos TIC; - Taxa de actualizações do Blogue e Página da Escola; - Quantidade de alunos que participaram na criação do Logótipo da escola; - Taxa de frequência em acções de formação; - Grau de satisfação e número de docentes/não docentes que fizeram formação e/ou foram apoiados; - Taxa de aprovação dos DCB’s; [12]

PLANO TIC 2010/2011


DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇAO

4º - Instrumentos de Avaliação: - Reuniões formais e informais (conselho escolar/reuniões com os professores, encarregados de educação, comunidade não docente, etc.); - Aplicação de questionários e entrevistas; - Tratamento e análise das folhas de registo e utilização do material informático; - Grelha de avaliação da qualidade e quantidade de materiais produzidos; - Gráficos relativos à utilização dos equipamentos Informáticos e de participação em formações; - Relatório anual.

6. DIVULGAÇÃO DO PROJECTO O Plano TIC será divulgado recorrendo: - Reunião do Conselho Escolar; - Blogue e sítio Web da Escola; - Suporte papel na sala de professores.

[13]

PLANO TIC 2010/2011


DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇAO

10 de Novembro de 2010

O (A) Coordenador (a) Telma Sofia Fonseca Cardeira Fernandes Cerveira

[14]

PLANO TIC 2010/2011


DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇAO

[15] PLANO TIC 2010/2011

Plano TIC  

Plano de actividades

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you