Page 1


INTRODUÇÃO

• O que é cuidar? Cuidado significa atenção, precaução, cautela, dedicação, carinho, encargo e responsabilidade.

• Quem é o Cuidador? É a pessoa, da família ou da comunidade, que presta cuidados à outra pessoa de qualquer idade, que esteja necessitando de cuidados por estar acamada, com limitações físicas ou mentais, com ou sem remuneração.

• O que o Cuidador da Pessoa com Deficiência precisa saber? O Cuidador precisa saber a diferença entre deficiência, inca-pacidade e desvantagem, quais as principais causas das grandes inca-pacidades, quais as suas com-plicações, promover a saúde integral, saber o que é reabilitação e como ajudar, o que é acessibilidade, como organizar e facilitar a vida de uma Pessoa com Deficiência sem excluir sua autonomia e por fim, como ajudá-la a fazer suas escolhas seja na vida social, no trabalho ou pessoal.


• Qual a diferença entre Deficiência, Incapacidade e Desvantagem? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS): - Deficiência: Qualquer perda ou anormalidade na estrutura ou função psicoló-gica, fisiológica ou anatômica. - Incapacidade: Qualquer restrição ou perda resultante de uma deficiência de habilidade para realizar uma atividade da forma ou dentro dos parâmetros de normalidade para um ser humano. - Desvantagem: Dificuldade imposta a um indivíduo resultante de uma deficiência ou incapacidade, que limita ou impede a desempenho de um papel que é normal para aquele indivíduo (depende de fatores culturais, sociais, idade e sexo).

• Quais são as Atividades de Vida Diária básicas? - Auto cuidados: vestir-se, comer,banho, uso do sanitário, higiene pessoal. - Outras AVDs: comunicação (compreensão, expressão, memória, interação social), atividade física (transferências, locomoção, escadas), sono, atividades sociais e lazer, função sexual, função sensorial (ouvir, ver), funções manuais (pinça, agarrar,segurar, apertar), utilizar transportes (carro, ônibus).

• Quais os graus de Incapacidade? - Grau 1: Incapacidade Nula. Sintomas, sinais e seqüelas são mínimos e não justificam uma diminuição da capacidade para realização das AVDS. - Grau 2: Incapacidade Leve. Sintomas, sinais e seqüelas existem e justificam alguma dificuldade para realização das AVDs, mas são compatíveis para a prática total das tarefas. - Grau 3: Incapacidade Moderada. Sintomas, sinais e seqüelas causam uma


diminuição importante ou impossibilidade da capacidade realizar algumas das AVDs, sendo independente nas atividades de auto cuidados. - Grau 4: Incapacidade Grave. Sintomas, sinais e seqüelas causam uma diminuição importante ou impossibilidade da capacidade de realizar a maioria das AVDs, estando afetadas algumas atividades de auto cuidados. - Grau 5: Incapacidade muito grave. Os sintomas, sinais e seqüelas impossibilitam a realização das AVDs.

• Quais as principais patologias que podem levar a uma grande incapacidade? - Paralisia Cerebral - TCE -Traumatismo Crânio-Encefálico - Lesão Medular - AVC - Acidente Vascular Cerebral - Doenças Degenerativas do SNC -Sistema Nervoso Central - Amputações

• O que é Reabilitação? A Reabilitação é um processo de consolidação de objetivos terapêuticos, não caracteriza área de exclusividade profissional, e sim, uma proposta de atuação multiprofissional voltada para a recuperação e o bem-estar bio-psicosocial do indivíduo, onde a cada profissional componente da Equipe deve ser garantida a dignidade e autonomia técnica no seu campo específico de atuação, observados os preceitos legais do seu exercício profissional.

• Quais os objetivos da Reabilitação? Basicamente a Reabilitação visa a busca da melhor independência funcional possível, a reinserção psicosocial e melhora da qualidade de vida.

• Qual o médico especializado para tratar a Pessoa com Deficiência? É o médico especializado em Medicina Física e Reabilitação ou médico Fisiatra. Trata e faz prevenção da incapacidade. A incapacidade é a perda da função para algumas atividades. O Médico Fisiatra lidera e coordena a Equipe de Reabilitação visando melhora da função, prevenção de deformidades e melhora da qualidade de vida.

• Como o Cuidador pode ajudar na Reabilitação da Pessoa com Deficiência?


O Cuidador deve acompanhar e auxiliar a Pessoa com Deficiência nas atividades em que ela não consegue realizar sozinha, preservando suas vontades e sua personalidade. Durante a Reabilitação, deve acompanhar o paciente e participar da consulta médica e das terapias quando solicitado. É o principal canal de informações pertinentes à saúde integral, da evolução da patologia e suas complicações. É de extrema importância para auxiliar na prevenção das complicações. Deve estimular as relações pessoais, de trabalho e o lazer. Deve ajudar a Pessoa com Deficiência a conhecer e buscar seus Direitos.

Eixo 1  

Eixo 1 curso de formação para cuidadores de pessoas com deficiencia

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you