Issuu on Google+

14. Sintomas de hipoglicemia com medidas de glicemia capilar normal


14. Sintomas de hipoglicemia com medidas de glicemia capilar normal MLG 59 anos, feminino, secretária, portadora de diabetes tipo 2, sobrepeso e hipertensão arterial tem controle glicêmico muito ruim, não se consegue modificar este cenário porque ela reclama de que tem taquicardia, mal estar igual ao de hipoglicemia, mas a medida da glicemia é 120. Como lidar com a afirmação: “para mim o diabetes tem que estar alto porque senão eu passo mal”?

DISCUSSÃO Para entender porque uma pessoa tem sintomas de hipoglicemia com valores normais, é importante entender porque ocorrem os sintomas de hipoglicemia A hipoglicemia deflagra uma série de mecanismos contrarreguladores: suprime a secreção de insulina pelas células-beta, estimula a liberação de glucagon pelas células-alfa, a de adrenalina, de noradrenalina, acetilcolina, além do cortisol e do hormônio de crescimento. Isto resulta na diminuição de captação de glicose nos tecidos e aumento da sua liberação hepática, aumentando a glicemia, além de ajudar na percepção dos sintomas que são: palpitação, tremor, ansiedade, mediados pela adrenalina e sudorese, fome, parestesias, mediados por acetilcolina. Como resultado desses sintomas o paciente pode assumir o mais importante mecanismo para corrigir a hipoglicemia, que é alimentar-se. Os mecanismos contrarreguladores são desencadeados em pessoas normais de maneira bastante reprodutível (tabela 1):


taBela 1: limiareS glicÊmicoS para oS diVerSoS contrarregUladoreS e SintomaS

glicemia (mg/dl)

evento

85-80

diminuição da secreção de insulina.

70-65

aumento na secreção de glucagon, adrenalina hormônio de crescimento e cortisol.

55-50

Sintomas: tremor, palidez, sudorese, fome, ansiedade.

<40

disfunção cognitiva, convulsão, coma.

entretanto, esses limiares são dinâmicos e dependentes, sobretudo, do controle glicêmico prévio. assim, pessoas com diabetes e controle glicêmico ruim, apresentando concentrações de hemoglobina glicada elevadas percebem sintomas de hipoglicemia quando as concentrações de glicose são mais altas do que em períodos de bom controle. discute-se se os transportadores de glicose para o cérebro estão menos eficientes na situação de hiperglicemia crônica, permitindo então que valor mais baixo do que o habitual seja entendido como hipoglicemia. nesses casos é, às vezes, difícil conseguir a adesão do paciente porque os sintomas são bastante desagradáveis. É importante que ele entenda o que esta acontecendo. Sugira a monitoração da glicemia com maior regularidade e estabeleça um programa para a redução lenta e gradual das hiperglicemias, de modo que estes parâmetros se aproximem dos desejados de maneira segura e, ao mesmo tempo, evitando a ocorrência dos sintomas que tenderão a existir apenas com glicemias mais baixas


Sintomas de hipoglicemia com medidas de glicemia capilar