Issuu on Google+

34. Alteração visual e diabetes


34. Alteração visual e diabetes AGB, 54 anos, costureira.

Há 5 meses a paciente passou a ter poliúria polidipsia e polifagia, que pioraram

muito nos últimos 20 dias, com fraqueza, sonolência e prurido vulvar, além de turvação visual.

Ao exame clínico tinha IMC de 32kg/m2, PA 145/87, aumento da circunferência

abdominal, sendo o restante do exame inespecífico.

Atendimento em ambulatório de urgência mostrou glicemia de 350mg/dL, sem ce-

tonúria. Foi medicada então com insulina NPH ao deitar, na dose inicial de 10 unidades e metformina 500mg/dia, com programação de acerto da dose de ambas as medicações após exames, em 1 semana. Foi orientada a monitoração glicêmica em jejum até o retorno.

A paciente melhorou muito rapidamente com dieta e medicamentos, porém, tem

enorme dificuldade para exercer suas atividades por causa da turvação visual. Isto quer dizer que ela tem retinopatia diabética?

DISCUSSÃO Visão turva, fora de foco ou opaca podem ser sintomas apenas de hiperglicemia. Os sintomas visuais podem ser assustadores para muitos pacientes, pois o conceito de que o diabetes pode ser associado à perda visual é bastante conhecido. No entanto, neste caso é muito possível que a turvação visual seja consequente da modificação osmótica das câmaras oculares e esse processo reverte com a correção da glicemia, o que pode demorar alguns dias.

Quando a glicemia fica elevada, a lentes oculares mudam de forma, o que resulta

na visão borrada. Isto é tão importante que não se orienta trocar as lentes dos óculos em situações nas quais o diabetes esteja descompensado, porque as novas lentes serão inúteis após a correção da hiperglicemia.

Porém, esta paciente tem diabetes tipo 2, com manifestações clinicas há pouco


tempo, e possivelmente tinha algum tempo prévio de hiperglicemia antes dos sintomas. Por esse motivo é formal o exame ocular para o rastreamento de retinopatia diabética. Deve ser lembrado que pessoas com diabetes também têm mais catarata e possivelmente glaucoma. Assim, um exame oftalmológico deve ser realizado (assim como a investigação da função renal) na época do diagnóstico


34. Alteração visual e diabetes