Page 1

IMPLEMENTAÇÃO DE VÍDEO-AULAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA AO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA EM UM MODELO PEDAGÓGICO DE METODOLOGIA ATIVA Flávio Silva Tampelini1, Renan de Azevedo Borges2, Ian Ribeiro da Rocha2, André Elias de Azevedo Passos2, Jodonai Barbosa da Silva3. 1Docente de Anatomia Humana da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT (Cuiabá – MT); 2Discente de graduação em Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso –UFMT (Cuiabá – MT); 3 Doutorando do Programa de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (São Paulo – SP)

Nas últimas décadas, descobertas e transformações de diversas áreas do conhecimento abriram caminho para uma reflexão profunda sobre os processos de criação e de transmissão dos saberes e, também, das estratégias de ensino-aprendizagem. Vemos uma constante diminuição na carga horária de Anatomia nos cursos médicos, principalmente por uma adequação das novas diretrizes curriculares nacionais, baseada em metodologia ativa. Dessa forma, temos como objetivo inovar e desenvolver novas ferramentas didáticas ao ensino da Anatomia, através da implantação de vídeo-aulas como modelo facilitador do ensino-aprendizagem em Anatomia Humana. Utilizamos para a realização das vídeo-aulas, o acervo de peças da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sistema de filmagem e microfonia profissionais e um equipamento, desenvolvido na própria faculdade, que nos permitia obter imagens para que possamos transformá-la em 3D. As imagens foram trabalhadas no programa Adobe Photoshop e as filmagens foram editadas e renderizadas no programa Adobe Premiere Pro. Após a conclusão das aulas, elas foram disponibilizadas no Laboratório Morfofuncional da UFMT, em computadores do próprio laboratório, com acesso restrito, como fonte complementar de aprendizado. Observamos que houve um aumento no número de alunos que frequentam o Laboratório Morfofuncional e as aulas teóricas e práticas de Anatomia Humana, aumentando a interatividade e participação dos alunos nas aulas. Essa interação didático-pedagógica, permite uma maior autonomia dos alunos com o estudo, uma vez que ele deixa de ser passivo do ensino e passa a ser ativo do mesmo. As vídeo-aulas complementaram o ensino em sala de aula, tornando-a mais didática e tecnológica, uma vez que o aluno pode rever a aula quantas vezes e quando quiser, facilitando assim, a fixação da matéria. Concluímos que a utilização de tecnologia, aliada ao conhecimento da Anatomia, torna o processo de ensinoaprendizagem diferenciado e produtivo, aumentando a participação e interesse do aluno na matéria. A inovação, associada a estímulos audiovisuais, é uma ferramenta muito importante para a transmissão do conhecimento em Anatomia Humana e uma forma de mantermos acesa a chama dessa essencial disciplina que vem perdendo importância e relevância nos últimos anos.


FlĂĄvio Silva Tampelini = flaviotampelini@gmail.com Renan de Azevedo Borges = rab_ocara@hotmail.com Ian Ribeiro da Rocha = ianribeirorocha@hotmail.com AndrĂŠ Elias de Azevedo Passos = gustes007@hotmail.com Jodonai Barbosa da Silva = jodonai@hotmail.com

A054