Pedagogia da Avaliação e Paulo Freire: Incluir para transformar

Page 122

D ICA Coach significa “treinador”, “tutor”. Em ciências humanas, coach é o profissional capaz de escutar alguém, fazer as perguntas certas e, por meio de observações e sugestões, ajudar a pessoa a se aperfeiçoar, encontrando suas próprias respostas. Enfim, é um “amigo crítico”.

o(a) avaliador(a) ou facilitador(a) se abstém de assumir o controle: ele(a) não enquadra a discussão, nem domina o diálogo ou prescreve os planos de ação. Em vez disso, o grupo assume a liderança e as pessoas trabalham juntas, enquanto equipe. Freire traça um quadro semelhante desse papel, em sua comparação de educadores e educandos:11 Educador e educandos (liderança e massas), cointencionados à realidade, se encontram numa tarefa em que ambos são sujeitos no ato, não só de desvelá-la e, alcançarem, na reflexão e na ação em comum, este saber da realidade, se descobrem como seus refazedores permanentes. (p. 77)

11 De acordo com Freire, em sua Pedagogia da Autonomia (Paz e Terra, 2008), “quem forma se forma e reforma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado”. (...) “Não há docência sem discência (...) “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender” (p. 23).

pessoas de um coletivo. Aplicada incorretamente, esta função transforma-se em empecilho, inibindo o movimento e a mudança; aplicada corretamente, pode ser usada para alavancar e maximizar o potencial de um grupo. Avaliadores(as) para o empoderamento têm um grande conhecimento na área, mas é como amigos(as) críticos(as) ou coaches , que ajudam a manter a avaliação sistemática, rigorosa e no rumo certo. São capazes de atuar recorrendo à sua capacidade de aconselhar, ao invés de tentar dirigir ou controlar a avaliação. Oferecem uma estrutura ou conjunto de etapas para conduzi-la. Em vez de exigir, recomendam instrumentos e atividades específicas. Sabem escutar e confiam no conhecimento e compreensão do grupo a respeito de sua situação local. Avaliadores(as) para o empoderamento diferem de muitos colegas com enfoques tradicionais. Em vez de se apresentarem como “especialistas” e se colocarem como totalmente independentes, separados, afastados das pessoas com as quais trabalham, para não se “contaminarem” ou serem “tendenciosos”, avaliadores(as) para o empoderamento atuam de modo muito próximo, ao lado, como parceiros(as) dos membros da equipe do programa e dos participantes. Em mais este aspecto, a abordagem está em sintonia com a pedagogia de Freire, na qual o líder trabalha junto com a comunidade e não como um especialista externo, distante. Em ambas as abordagens,

120 | Pedagogia da avaliação e Paulo Freire: Incluir para transformar

Tanto o(a) facilitador(a) freiriano quanto o(a) avaliador(a) para o empoderamento servem aos grupos ou às comunidades, na tentativa de ajudá-los a maximizar o seu potencial e liberar sua energia criativa e produtiva para alcançar o bem comum. Atributos importantes de um(a) amigo(a) crítico(a) incluem: criar um ambiente propício ao diálogo e ao debate; fornecer ou solicitar dados que informem a tomada de decisão; facilitar ao invés de conduzir; ser aberto(a) às ideias alheias, inclusivo(a) e disposto(a) aprender (para mais detalhes sobre esta função, ver Fetterman, 2009; Fetterman et al., 2010).

Conclusão A avaliação empoderadora e a pedagogia freiriana estão sintonizadas, na teoria e na prática. Esta sintonia é mais pronunciada em relação à avaliação empoderadora para a transformação, que em relação à avaliação empoderadora prática. No entanto, os dois enfoques da avaliação empoderadora abraçam as mesmas características essenciais, incluindo pensamento crítico, diálogo autêntico, conscientização e ação. A avaliação empoderadora e a pedagogia freiriana são emancipatórias e, se aplicadas adequadamente, ajudam as pessoas a se libertarem das limitações que lhes foram impostas, bem como das limitações que elas mesmas se impõem. Juntas, elas também podem ajudar a transformar a prática da avaliação.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.