Page 8

scanner

VOZ ON LINE Graças aos recursos oferecidos pela Internet, locuções que antes exigiam a presença do locutor ao vivo agora podem ser centralizadas em um só estúdio e distribuídas para todo o Brasil. Afiliadas da Rede Globo como a TV Fronteira, de Presidente Prudente, e TV Modelo, de Bauru (ambas no interior de São Paulo), têm suas vinhetas narradas pelo mesmo locutor, que não precisa sair de casa para atendê-las. Edson Ardito vive em Americana, na região de Campinas, e tem seu próprio estúdio, equipado com microfones Neumman, mesa de som digital, computador equipado com software de edição e uma conexão direta com um provedor de acesso. Ele grava sua locução no estúdio, transforma o áudio em um arquivo MP3 e envia diretamente para o cliente, sem perda de qualidade. Com isso, o locutor on line pode atender não só emissoras de rádio e TV do interior de São Paulo, mas de todo o Brasil. Um de seus clientes, por exemplo, está em Belém do Pará e outro em Criciúma, em Santa Catarina. No Rio de Janeiro, fala para todas as afiliadas da Rede Globo. Ardito explica que foi o primeiro locutor a colocar na Internet um site oferecendo seus serviços on line. O início foi difícil: “Precisamos criar um suporte para ensinar os clientes a pegarem os arquivos. Mas hoje tudo funciona perfeitamente”.

NORTE MÁXIMO O ponto de contato entre o Brasil e a Guiana Francesa é o Oiapoque, local conhecido por ser um dos extremos do Brasil mas que ninguém, na verdade, sabe exatamente o que é e onde fica. No documentário “Oiapoque - L’Oyapock”, o diretor Lucas Bambozzi explora essa fronteira e revela um pouco dessa região. O vídeo faz parte da série Viagens na Fronteira, do Instituto Cultural Itaú. 

NOUTRO FORMATO A minissérie “O auto da compadecida”, baseada na obra homônima de Ariano Suassuna, que ganhou o Prêmio Walter Clark de melhor seriado de TV no Grande Prêmio Cinema Brasil, vai ganhar uma versão para cinema. Dirigida por Guel Arraes, a minissérie foi exibida em janeiro do ano passado pela Rede Globo. O material bruto foi todo retelecinado e os fundos reaplicados, na remontagem que totalizou 1h45 de duração. A versão cinematográfica terá aproximadamente 20 minutos de efeitos especiais, realizados pela TeleImage. A minissérie foi filmada apenas em função da exibição em TV, mas diante do sucesso foi aproveitada em outro formato.

O processo envolveu o escaneamento de cada fotograma no datacine Spirit, da Casablanca, em resolução de 2k, e incluindo os números de borda para posterior montagem de negativo. As imagens dos negativos foram trabalhadas com o Fire, o Inferno e o Maya. O trabalho de pós-produção está sendo coordenado por Renato Tilhe, da Rede Globo, e Marcelo Siqueira, da TeleImage. Segundo Siqueira, o principal trabalho está sendo o recorte, já que o figurino é superdetalhista. “Dos mais de 21 mil frames que compõem as seqüências de efeitos, pelo menos 15 mil foram pintados.” Depois de tratadas as imagens, todo o material digitalizado será devolvido para a película, em um processo de transferência feito na própria casa.

GLOBO.COM As Organizações Globo estão terminando a implantação do portal Globo.com, que vai agregar na Internet o conteúdo de todas as empresas de mídia do grupo. A empresa já contratou junto à Embratel um link de 200 Mbps para integrar os 44 servidores que estarão ligados às operações da Globo Cabo, através das quais será oferecido o acesso broadband ao conteúdo do portal. Além disso, já tem 18 parceiros de conteúdo, incluindo empresas de turismo, bancos, transporte aéreo e de leilões on line. Uma parceria com a Microsoft, sócia da Globo Cabo, é esperada no portal. Mas, segundo o departamento de relações públicas do Globo.com, até o fechamento desta edição não existia nada de concreto neste sentido. A empresa garante que o portal entra em funcionamento durante este mês.

TELA VIVA março DE 2000

ATRÁS DO TRIO ELÉTRICO O enfoque da cobertura carnavalesca da Rede Bandeirantes este ano foi o Carnaval da Bahia. A emissora colocou o bloco na rua atrás dos trios elétricos e dos artistas que circularam pelos blocos e camarotes. Do Rio de Janeiro, houve apenas a cobertura do desfile das campeãs, no sábado, dia 11 de março.

Revista Tela Viva - 91 Março de 2000  

Revista Tela Viva - 91 Março de 2000

Revista Tela Viva - 91 Março de 2000  

Revista Tela Viva - 91 Março de 2000

Advertisement