Revista Tela Viva 109 - setembro 2001

Page 15

qualquer lugar e a qualquer hora. Mas é o conteúdo e a oferta de bons produtos associados que mudarão a cara da TV aberta brasileira. Portanto, mãos ao conteúdo. Os equipamentos já estão na feira (leia próxima matéria).

internet A Internet também recebeu atenção especial no SET 2001 por estar se massificando com extrema rapidez. Seu crescimento, no que diz respeito ao volume do tráfico que transporta é praticamente exponencial, duplicando a cada seis meses. Como então, buscar maneiras para que seja possível transmitir mais informações pelos meios físicos atuais? Toda essa discussão fica em torno da chamada banda larga e que

promete excelentes oportunidades de negócios. Ultrapassados o padrão Internet de 56 kpbs ou 100 kbps começamos a falar em banda larga, com streaming (fluxo de áudio e vídeo) em IP (Internet Protocol). Desde julho de 1994, o IAB (Internet Architecture Board) optou formalmente pelo IP v6, como protocolo da próxima geração. Enquanto o streaming ao vivo depende da conexão, o envio de matérias para locais onde não haja a necessidade de tempo real pode sair muito mais barato do que a utilização dos satélites. O envio de material bruto do campo para as emissoras de TV pode assim levar menos tempo do que o deslocamento do transporte que conduziria a fita com o material, dando mais agilidade aos produtores de conteúdo e às agências de notícia.

tecnologia para consumo Edylita Falgetano e Fernado Lauterjung

A Broadcast & Cable 2001 contou com 110 empresas expositoras e 150 participantes numa área de 12,6 mil metros quadrados. Nos estandes da feira o destaque foi para as últimas novidades tecnológicas na área de câmeras digitais, sistemas de edição não-linear e conexão à Internet. A Star One, a empresa de soluções via satélite da Embratel, apresentou, pela primeira vez na América Latina, a sua tecnologia de conexão à Internet via satélite, o Star One Easyband. Utilizando banda larga bidirecional, o acesso via satélite garante velocidade até dez vezes mais rápido do que o tradicional acesso discado, além de permitir liberação da linha telefônica e acesso permanente. A tecnologia estará disponível no mercado até o final do ano, pelos maiores provedores de conteúdo do País.

No segmento da produção, as câmeras digitais tornaram-se as preferidas da produção do cinema independente em todo o mundo por diminuir os custos de produção. A Sony mostrou a HDW-750, camcorder em HD, e a MSW-900, câmera para externas habilitada para gravações em Betacam IMX — formato que disponibiliza as imagens diretamente no padrão de 50 Mb, indicado para transmissões digitais, sem a necessidade de conversão, como ocorre em outros formatos. A Thomson Multimedia lançou a primeira câmera com cabo Triax digital, a TTV-1707. O cabo permite captar dados de áudio, vídeo com qualidade digital, além de receber a alimentação. No estande da Tecnovídeo, a JVC apresentou a GY-DV700W, da linha


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.