Relatório 2017

Page 1

RELATÓRIO ANUAL

Avaliando o que foi realizado e Planejando o futuro

www.fundacaobetostudart.org.br


4

6

8 10

CONCESSÃO DE BOLSAS APOIO TÉCNICO E FINANCEIRO A PROJETOS

12 Área Cultural 14 Área Desportiva 16 Área Educacional 18 Geração de Trabalho e Renda 20 Área Social 22 Área da Saúde 24 Área Religiosa

26

ALIANÇAS ESTRATÉGICAS E FORMAÇÃO DE REDES


30

32

REC EI TAS | 2 017

33

DESPE SAS E INVEST IMENT OS | 2017

34


Avaliando o que foi realizado e Planejando o futuro

Em busca de uma maior efetividade no exercício de nossas atividades e no uso dos

recursos, iniciamos o ano de 2017 realizando uma reflexão sobre a trajetória da Fundação, sua forma de atuação, aptidões, experiências e possibilidades, cujas atividades foram conduzidas pela consultora Georgia Patrício Pessoa.

Durante o processo de Planejamento Estratégico, foram realizadas oficinas de trabalho com o envolvimento dos Conselheiros, da Diretoria, da equipe técnica e parceiros, o que nos levou a uma reflexão e diagnóstico para o estabelecimento dos caminhos a seguir, com propósitos claros e com estratégias alinhadas às novas demandas. 4


Como resultado das escutas e da análise das atividades institucionais, conclui-se pela necessidade de:

1

Criar 04 (quatro) Comitês, sendo: a. Comitê Programático – cujo foco será rever o portfólio da Fundação com base nos critérios redefinidos para estabelecer novas estratégias de atuação; b. Comitê de Gestão – Administrativa, Financeira e de Recursos Humanos, com acompanhamento e avaliação dos resultados; c. Comitê de Comunicação – definir uma estratégia clara, articulada sobre comunicação das áreas e forma de atuação da FBS; d. Comitê de Alianças Estratégicas – estabelecer articulação com outras instituições, agregando novos parceiros para otimizar os resultados.

2

Reduzir de 07 (sete) para 04 (quatro) o número de áreas de atuação da Fundação de modo a concentrar o uso dos recursos nas atividades de Incentivo a Talentos, fortalecendo as parcerias e mantendo a sistemática de apoio a outras instituições.

FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

5


Linhas de Trabalho 6


CONCESSÃO DE BOLSAS

APOIO TÉCNICO E FINANCEIRO A PROJETOS ALIANÇAS ESTRATÉGICAS E FORMAÇÃO DE REDES

FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

7


CONCESSÃO DE BOLSAS

Letícia Nayara Moura Monteiro Tênis

8


No ano de 2017 a Fundação Beto Studart contemplou um total de 66 (sessenta e seis) bolsistas, cujas conquistas são motivo de orgulho para a Instituição, por poder contribuir com o desenvolvimento de seus talentos.

C

R

T U R A

D E S P O

U

L

T

O

19 21 26

E D U C A Ç Ã O

Além da concessão direta de bolsas talento e bolsas de estudos, foram firmadas parcerias com outras instituições, dentre elas o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno (2009), a Associação Primeira Chance (2013) e a Casa Vovó Dedé (2016), perfazendo um total de 101 bolsas adicionais.

CONSERVATÓRIO DE MÚSICA

ALBERTO NEPOMECENO

FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

9


APOIO TÉCNICO E FINANCEIRO A PROJETOS O apoio concedido pela Fundação Beto Studart se deu através do estímulo a diversos segmentos culturais, desportivos, educacionais e outros, financiando projetos e instituições constituídas sob a forma de Associação ou Fundação. O diferencial é que além do aporte de recursos financeiros, a Fundação oferece capacitação e orientação na busca de melhores resultados no desempenho da gestão institucional e na avaliação das atividades.

Áreas de Atuação No ano de 2017 a Fundação contemplou 07 (sete) áreas de atuação: Cultural, Educacional, Desportiva, Geração de Trabalho e Renda, Social, Religiosa e Saúde. Como resultado do Planejamento Estratégico, sentiu-se a necessidade de no ano de 2018 concentrar os esforços da Fundação em apenas 04 (quatro) áreas: CULTURAL, DESPORTIVA, EDUCACIONAL e SOCIAL.

10


INSTITUIÇÕES APOIADAS/FINANCIADAS - total 40

15

14

01 03 03

01 03

CULTURAL DESPORTIVA EDUCACIONAL GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA SOCIAL SAÚDE RELIGIOSA

EDISCA Espetáculo Religare

FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

11


Associação Elos da Vida

12


Área Cultural As atividades culturais se dão através do apoio a 15 instituições no desenvolvimento de atividades de música, canto, circo, dança (sapateado, ballet clássico) natação, capoeira, tênis, futsal e atletismo, beneficiando um público de 1.411 crianças, jovens e adultos cujos resultados proporcionaram impacto nas famílias e comunidades. A cultura também contempla a concessão de 65 bolsas talento, sendo 21 diretamente e 44 através de parceria com o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno. Com o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, a parceria se dá através do desenvolvimento de dois projetos na área de música - “Cultivando Talentos” e “Canteiros”, cujos resultados levaram a profissionalização e a graduação universitária de 23 bolsistas, sendo 13 em música e 10 em outras áreas do conhecimento. Com a Casa de Vovó Dedé a parceria se deu através da identificação e seleção de 2(duas) bolsistas que se encontram cursando piano no Conservatoire International de Musique de Paris com o renomado professor e pianista concertista internacional Pascal Gallet. FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

13


Pedro Rian Paulino Lima Surf

Bolsistas do Pรณlo Aquรกtico

14


Área Desportiva No esporte, foram beneficiadas 231 crianças e jovens através da parceria firmada com 03 instituições e de 19 bolsas talento. Neste campo, muitos jovens têm revelado seu potencial e alcançado destaque em suas aptidões com grandes revelações.

Jackson Pereira Tênis FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

15


Área Educacional Na educação, foram beneficiados 348 jovens provenientes de Fortaleza e de outras cidades do Estado do Ceará. A Fundação Beto Studart, através do apoio a 03 instituições e da concessão de 26 bolsas de estudo, ajudou a custear mensalidades escolares, além de deslocamentos e moradias para aqueles que precisaram mudar de cidade para seguir a carreira profissional almejada. Dentre os apoios concedidos, destacamos a Associação Primeira Chance que tem oportunizado a jovens talentosos premiados em

olimpíadas e oriundos de escolas públicas a cursarem o nível médio em escolas particulares, garantindo todos os custos educacionais e a monitoria dos alunos, juntamente com outros financiadores. Como resultado desse trabalho no ano de 2017, destacam-se: • 02 bolsistas aprovados em Medicina na UFC – Universidade Federal do Ceará; • 01 bolsista aprovado no 1º lugar em Matemática na UFC; • 02 bolsistas aprovados no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica; • 03 bolsistas aprovados no IME - Instituto Militar de Engenharia • 01 bolsista aprovado no Curso da Marinha Mercante (EFOMM) • 03 bolsistas participaram do MLab, programa de monitoria da Universidade de Havard.

16


FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

17


Geração de Trabalho Renda Estimular o artesanato cearense e garantir a sustentabilidade das famílias foi uma das ações desenvolvidas através do apoio à Associação Canoa Mulher, que beneficiou 123 mulheres residentes em Aracati, propiciando o resgate do artesanato local e incrementando a comercialização de seus produtos.

18


Associação Canoa Mulher

FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

19


20


Área da Saúde Na área da saúde, a Fundacão apoia financeiramente o custeio de atividades de prevenção e assistência a vítimas de queimaduras, através do IAQ - Instituto de Apoio aos Queimados, vítimas de câncer, através do GEEON – Grupo de Educação e Estudos Oconlógicos e assistência à mulher, através da Clinica Ginecológica da Santa Casa de Misericórdia. Nesta área, foram realizados, em média, 1.061 atendimentos por trimestre.

Clínica ginecológica da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza

FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

21


Área Social De acordo com dados do IBGE, a situação de pobreza afeta 61% das crianças e adolescentes do Ceará. O IBGE considera a família em situação de pobreza aquela em que os membros têm renda per capta de meio salário mínimo*, diante deste quadro, a Fundação tem investido recursos através de trabalhos realizados por 14 instituições parceiras, contribuindo com a redução das desigualdades e melhoria na condição de vida da população.

22


O apoio dado pela Fundação beneficia 1.869 pessoas em diferentes faixas etárias, com ações de abrigamento de crianças, idosos e moradores de rua, recuperação de dependentes químicos, resgate da auto estima, ressocialização de egressos do sistema penitenciário, acolhimento de moradores de rua e outros. (*) Fonte: https://g1.globo.com/ceara/noticia/cearatem-28-das-criancas-em-situacao-de-extrema-pobrezadiz-estudo.ghtml

Associação Recanto do Sagrado Coração projeto Moradores de Rua

FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

23


24


Área Religiosa O apoio dado nesta área se direciona a eventos e ações que buscam despertar o amor ao próximo, como forma de reduzir a violência através dos ensinamentos cristãos, visto que Fortaleza é considerada a segunda cidade mais violenta do Brasil e a sétima do mundo, segundo estudo divulgado pela ONG do México “Seguridad, Justicia y Paz”*. (*) Fonte: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/ fortaleza-e-a-setima-cidade-mais-violenta-do-mundo-

FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

25


ALIANÇAS ESTRATÉGICAS E FORMAÇÃO DE REDES Firmar novas parcerias e estreitar os laços com as já firmadas, foi uma experiência que obteve êxito na busca de fortalecer as OSC’s – Organizações da Sociedade Civil. Durante o ano de 2017 foram desenvolvidos trabalhos conjuntos com a FIEC- Federação das Indústrias do Estado do Ceará, com o Grupo Mulheres do Brasil e com a COOPERBEM, todos em busca da melhoria das causas sociais e coletivas e das políticas públicas.

26


Parceria com a FIEC

A parceria com a FIEC resultou na criação e editoração de um “Manual de Uso dos Incentivos Fiscais”, cujo lançamento transcorreu num evento público envolvendo Governo do Estado, Receita Federal, Empresários e representantes de OSC’s tendo como objetivo sensibilizar as partes sobre a importância da cultura de doação, fazendo uso das leis de Incentivos Fiscais.

FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

27


Mulheres do Brasil

Parceria com o Grupo Mulheres do Brasil

O Grupo Mulheres do Brasil foi criado em outubro de 2013 com o objetivo de discutir temas ligados ao Brasil. Ele é composto por mais de 8.000 mulheres de diversas cidades do Brasil e de vários segmentos que têm em comum o propósito de serem protagonistas na construção de um país melhor. Em Fortaleza, o grupo foi criado em 2016, sendo liderado pela executiva Annete de Castro e pela Vice-Presidente da Fundação Beto Studart, Ana Maria Nogueira Studart Gomes. O Núcleo de Fortaleza atua em diversas frentes, dentre as quais a Fundação está participando da Cultura da Paz com a implementação da APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, além de vários trabalhos no apoio a detentos e egressos do sistema penitenciário, ações estas que a Fundação Beto Studart já vinha trabalhando há algum tempo.

28


Parceria na criação da COOPERBEM

A COOPERBEM - Cooperativa do Bem está sendo criada para dar suporte técnico, administrativo e organizacional das entidades do Terceiro Setor do Estado do Ceará e a parceria com a Fundação Beto Studart nasceu do interesse em contribuir com as OSC’s – Organizações da Sociedade Civil, na busca do aprimoramento da gestão, redução dos custos e melhoria da sustentabilidade.

FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

29


30


nossos números

FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

31


R E C E I TA S | 2 0 1 7

Os recursos captados pela Fundação são oriundos de doações de seu instituidor - Jorge Alberto Vieira Studart Gomes e filhos, como Pessoa Física; e de doações da BSPAR (grupo de empresas pertencente ao instituidor) na condição de Pessoa Jurídica. 32


D ESP E S A S E I N V E S T I M E N TO S | 2 0 17 por área de atuacão 42%

23% 12%

10%

2%

6%

5%

Cultural

Desportiva

Educacional

Social

Geração de Trabalho e Renda

Religiosa

Saúde

por natureza de despesa R$ 656.070,97

R$ 429.054,37

R$ 384.499,17

Projetos apoiados - 45%

Concessão de bolsa - 29%

Despesas administrativas e financeiras 26%

Investimentos + Despesas R$ 1.469.624,51 Analisando o uso dos recursos, observa-se que o maior volume é aplicado nas áreas da Cultura, Esporte e Educação, que juntos somam 74% do total investido nos diversos projetos, por serem as áreas onde se concentram os potenciais talentos. É importante destacar que 74% dos recursos foram investidos na área fim, através de doações e patrocínios para as 40 instituições apoiadas (45% dos recursos) e para o Programa de Concessão de Bolsas, ( 29% dos recursos), enquanto que apenas 26% foram utilizados no custeio e despesas operacionais para manutenção das atividades administrativas. FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

33


gestão Para facilitar o processo de GESTÃO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS E BOLSISTAS, foram criadas duas ferramentas de gestão:

I. SIAP – Sistema de Avaliação de Programas e Projetos (implantado em 2017) cujo desenvolvimento e implantação vieram favorecer o monitoramento das atividades e a avaliação dos resultados alcançados. O sistema é acessado através de link na web site da Fundação, onde as instituições apoiadas e os bolsistas preenchem trimestralmente os resultados do período e enviam eletronicamente, facilitando a análise dos resultados e dispensando a locomoção às instalações da FBS para entrega dos relatórios. II. BSBOARD – é uma ferramenta de suporte à Gestão que faz, no dia a dia, o acompanhamento e o controle, facilitando o processo de Tomada de Decisão, com relatórios precisos para o alcance dos objetivos estratégicos. O sistema foi adaptado para Fundação Beto Studart no ano de 2017 com implantação prevista para 2018. Será alimentado por várias fontes de dados, incluindo-se o TOP-MANAGER (sistema de gerenciamento financeiro) e o SIAP (sistema de gerenciamento de Bolsistas e Projetos), ambos já implantados e em uso na Fundação.

34


FUNDAÇÃO BETO STUDART | Relatório Anual | 2 0 1 7

35


RELATÓRIO ANUAL 2017 expediente Presidente do Conselho Jorge Alberto Vieira Studart Gomes (Beto Studart) Vice-Presidente Ana Maria Studart Textos e Edição Valnísia Paiva (voluntária) Revisão Regina Fiúza Projeto Gráfico Alx Santos

contato Rua Marcos Macêdo, 1333, Sl 1810 - Aldeota Pátio Dom Luís - Torre II CEP 60.150-190 85 3459-9292

www.fundacaobetostudart.org.br


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.