Tegra IN nº8 - MAIS VIDA NA CIDADE

Page 14

TEGRA IN

ARTE

Cultura

Previsto para ser inaugurado em 2024, o Anexo do MASP é uma expansão do museu em um novo edifício de 14 andares conectado por ligação subterrânea ao prédio histórico desenhado por Lina Bo Bardi.

O

Anexo do MASP irá aumentar a área do museu em 6.945 m2 com galerias, salas de aula, reserva técnica, laboratório de restauro, restaurante, loja e áreas de eventos, ampliando as atividades realizadas atualmente e aumentando a capacidade de visitantes. “O objetivo é fazer do MASP um museu para uma metrópole de 12 milhões de habitantes e para o futuro, reforçando o seu papel como referência internacional e equiparando São Paulo a outras capitais culturais”, afirma o Departamento de Comunicação da instituição. O novo prédio será batizado de Pietro Maria Bardi, primeiro diretor artístico do MASP; enquanto o edifício histórico do MASP passará a ser chamado de Lina Bo Bardi, em homenagem à arquiteta que o projetou. Nomes que, somados ao de Assis Chateaubriand, completam o trio fundador do museu. O projeto será totalmente financiado por doações de pessoas físicas e coroa o engajamento da sociedade privada em projetos do museu, com entrega prevista para janeiro de 2024. Esse passo dá sequência ao crescimento exponencial de suas atividades, ao longo dos últimos seis anos, em todas as áreas nas quais se comprometeu

26

FEVEREIRO 2022

em atuar: na realização de exposições coletivas e individuais, na publicação de catálogos, na promoção de seminários, oficinas e cursos, no restauro das obras que pertencem ao seu acervo e no aumento e na preservação desta coleção. O novo projeto almeja equiparar a estrutura física do museu à sua ambição institucional, transformando-o para as próximas gerações. Trata-se do feito mais significativo na história do museu após a sua transferência da Rua 7 de Abril, na sede dos Diários Associados, para a Avenida Paulista, em 1968. Naquela época, a mudança ocorreu para que o museu tivesse uma sede à altura de sua coleção. O prédio, projetado por Lina Bo Bardi (1914-1992), reconhecida pelo conjunto de sua obra com o Leão de Ouro Especial na Bienal de Veneza de 2021, transformou-se em cartão-postal da cidade e em símbolo da arquitetura moderna mundial do século XX. “O MASP passa, assim, pelo maior processo de expansão física da sua história, feito com recursos próprios. Vamos aumentar em 66% a capacidade expositiva do museu integrando os dois prédios, e esse é um investimento muito relevante para a cultura de São Paulo.

Na página dupla de abertura, a perspectiva ilustrada revela a conexão subterrânea entre o MASP e o Anexo. Acima, à esquerda, as fachadas dos edifícios; à direita, espaço multiúso no térreo do Anexo. Abaixo, o subsolo do novo edifício

FEVEREIRO 2022

27


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.