Page 1


A Apple Inc. é comprometida em trazer a melhor experiência do usuário para seus clientes através de seus inovadores hardwares, softwares, periféricos, serviços e aplicativos para a Internet. A estratégia de negócios da Companhia é baseada em sua capacidade única de criar e desenvolver seus próprios sistemas operacionais, hardware, software e serviços para oferecer aos seus clientes novos produtos e soluções com grande facilidade de uso, integração, design industrial e de inovação. A Companhia acredita que o investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento é fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento de produtos e tecnologias inovadoras. A empresa também trabalha para apoiar a comunidade de desenvolvimento de software de terceiros e produtos de hardware e de conteúdos digitais que complementam a oferta da empresa. Além disso, a estratégia da empresa inclui a expansão de sua distribuição para efetivamente alcançar mais clientes e proporcionar uma compra de alta qualidade e uma agradável experiência pós-venda. A Companhia tem, portanto, uma posição única para oferecer um estilo de vida digital superior e bem integrado às soluções de produtividade.


Sumário

Sobre a Apple 9 Breve Histórico 10 Cultura Corporativa 10 Fidelidade à Marca

Estrutura Engenharia de Hardware Aplicativos Marketing Operações Assusntos Jurídicos Recursos Humanos Instalações Finanças Engenharia de Software Engenharia de iPhone Engenharia de iPod Vendas Sistemas de Informação e Tecnologia 15 Apple Care 16 Varejo corporativo 13 13 13 14 14 14 14 14 15 15 15 15 15

Produtos 19 Hardware 22 Software

Recursos Humanos 27 Direitos Humanos 28 Saúde e Segurança 29 Ética

Ganhos e Investimentos 33 34 34 35

Panorama Executivo Marketing e Distribuição Faturamento Avaliação de Títulos

Meio Ambiente 39 39 40 40 41

Foco Ambiental Pegada Total de Carbono Fabricação Responsável Eficiência Energética Reciclagem


“A is for Apple”


Loja Apple 5ÂŞ Avenida Nova Iorque


Sobre a Apple A Apple Inc. é uma empresa multinacional norte-americana que atua no ramo de apare­lhos Macintosh einformática famosa principalmente pela  fabricação  do  computador  de  marca registrada, , com seu próprio sistema operacional, Mac OS, entre outros produtos. Em setembro de 2010, a Apple tornou-se a segunda maior empresa do mundo, atrás da Exxon Mobil.

A Apple foi fundada por Steve Wozniak e Steve Jobs com o nome de Apple Computers, em 1976, na Califórnia. Com vendas anuais (no ano fiscal de 2006) em torno dos US$ 19,3 bilhões, e sediada em Cupertino, na Califórnia, a Apple desenvolve, vende e oferece suporte a uma série de computadores pessoais, reprodutores de mídia portáteis, software e hardware. Entre os produtos mais conhecidos da empresa estão a linha de computadores Mac, seu sistema operacional Mac OS X e a linha iPod de reprodutores de mídia portáteis. Para o iPod e seu programa, o iTunes, a Apple vende audiobooks, filmes, jogos, música, programas televisivos e videoclipes na sua iTunes Store, recentemente entrou no ramo de celulares com a criação do iPhone. A empresa era conhecida por Apple Computer, Inc. pelos seus primeiros 30 anos de existência, mas retirou a palavra “Computer” de sua razão social em 9 de janeiro de 2007. A mudança de nome, que seguiu a introdução do smartphone iPhone e do sistema de vídeo digital Apple TV, é uma representante da contínua expansão da empresa em outros mercados além do seu foco tradicional em computadores. A Apple opera mais de 180 pontos de venda nos Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Canadá e Itália. As lojas vendem a maioria dos produtos da empresa, assim como muitos produtos de terceiros e oferece suporte e consertos no local para seu hardware e software. A empresa emprega mais de 20 000 pessoas mundo afora, entre cargos permanentes e temporários.

Perfil Institucional

Breve Histórico

9


Cultura Corporativa

A Apple foi uma das várias empresas bem-sucedidas fundada na década de 1970, o que contrariou as noções tradicionais do que uma cultura corporativa deveria se assemelhar a uma hierarquia organizacional baseada na formalidade. Inicialmente, a empresa se colocou em oposição a seus concorrentes graças à influência de seus fundadores. Steve Jobs muitas vezes andava pelo escritório com os pés descalços, mesmo depois que a Apple já estava entre as 500 maiores empresas da Fortune. Atualmente, a Apple tem sido exemplo e modelo de gerenciamento muito citado no meio empresarial, tanto brasileiro quanto americano, como um verdadeiro ícone da área de Informática.

Fidelidade à Marca

Sendo a fidelidade à marca um dos objetivos mais cobiçados pelas empresas já estabelecidas no mercado, a Apple é considerada uma das empresas que mais bem ilustra esse conceito, atraindo multidões de pessoas em lançamentos de produtos e aberturas de lojas. A Apple sempre apoiou a existência continuada de uma rede de Grupos de Usuário de Mac, na maioria dos grandes e muitos pequenos centros de população em que os computadores Mac estão disponíveis. Usuários de Mac se reúnem na Apple Expo europeia e na feira San Francisco Macworld Conference & Expo, onde tradicionalmente a Apple introduzia anualmente novos no mercado. Desenvolvedores Mac, por sua vez, se reúnem no encontro anual da Apple Worldwide Developers Conference. As inaugurações de lojas Apple costumam atrair multidões de milhares de pessoas, com fila de espera e clientes viajando de outros países para o evento. Na cidade de Nova York a loja Cubo da Quinta Avenida atraiu meio milhão de pessoas à sua porta em sua inauguração. Na abertura de Ginza, em Tóquio foi estimado um total de duzentas mil pessoas na linha, com uma fila se estendendo por oito quarteirões. Por uma variedade de razões, desde sua filosofia de design às suas raízes indie, assim como suas campanhas publicitárias, a Apple construiu uma reputação distinta na indústria de informática e eletrônicos e cultivou uma base de consumidores que é devotada de modo incomum à empresa e à sua marca.

10

Perfil Institucional


“At your service”


Loja Apple Sydney Australia


Estrutura A Apple subdivide-se em quinze divisões operacionais básicas: Engenharia de Hardware, Aplicativos, Marketing, Operações, Assuntos Jurídicos, Recursos Humanos, Instalações, Finanças, Engenharia de Software, Engenharia de iPhone, Engenharia de iPod, Vendas, Sistemas de Informação e Tecnologia, Apple Care, Varejo corporativo . Há, além disso, uma série de serviços administrativos encarregados de supervisionar o dia-a-dia das atividades corporativas.

A equipe de engenharia de hardware Mac está compõe-se de mentes brilhantes de engenharia que ajudam a projetar e desenvolver a nossa próxima geração de produtos inovadores. Especificamente, nós estamos sempre buscando pessoas criativas com formação em engenharia elétrica, mecânica e especializada, bem como o design industrial e de garantia de qualidade - para construir elegante, poderoso produtos como o MacBook, MacBook Air, Mac Pro e iMac.

Engenharia de Hardware

Softwares inovadores, como o iTunes, iPhoto e Final Cut Pro são obra de nossa equipe técnica e incrivelmente criativa. Não são apenas peritos engenheiros, comerciantes e gerentes de projeto, mas também são talentosos músicos, cineastas, fotógrafos, compositores e artistas digitais.

Aplicativos

A Apple é conhecida não só por seus produtos extraordinários, mas também pela sua publicidade. Nossa equipe de marketing de classe mundial inclui alguns dos mais inteligentes, os mais dedicados do planeta. Desde o projeto gráfico para eventos de relações públicas, que assegurem que todas as mensagens de nossas vidas até o padrão Apple de excelência.

Marketing

Perfil Institucional

13


Operações

Nossa equipe de Operações garante que os projetos de ponta se tornem produtos líderes do setor, entregues no prazo e na especificação. Estamos à procura de pessoas dinâmicas de apoio ao desenvolvimento, manufatura, compras e realização de todas as coisas Apple - para que os produtos como o iPod eo iPhone possam ser reabastecidos tão rapidamente quanto eles voam das prateleiras.

Assuntos Jurídicos

O departamento jurídico da Apple ajuda a cumprir todas as leis aplicáveis, assegurar que cada operação seja estruturada de forma adequada e todos os acordos estão em vigor. Se necessário, nossos advogados também gerenciam qualquer litígio envolvendo a empresa. Como mestres da boa impressão, eles ajudam-nos a proteger a nossa criatividade e manter nossa vantagem no mercado.

Recursos Humanos

Apple não seria nada sem o sus maravilhosa, dedicada, diversificada e talentosa equipe. Recursos Humanos é a área responsável por recrutar e desenvolver as melhores e mais brilhantes colaboradores em cada divisão, e apoiá-los durante suas carreiras. De benefícios à formação de relações com funcionários, o RH mantém nossos membros da equipe valorizado felizes para que eles possam manter a Apple um passo à frente da concorrência.

Instalações

Apple depende de profissionais dedicados em instalações para manter as coisas funcionando sem problemas, dia após dia. Como um dos nossos times crucial por trás das cenas, ele é responsável por tudo, desde a manutenção do edifício para a reciclagem para a segurança e muito mais. Cada mesa ergonômica instalada, cada cópia feita, e cada pacote enviado ou recebido é possibilitado por alguém da divisão de Instalações.

Finanças

O departamento de Finanças controla todas as operações financeiras da Apple, com experiência e integridade. O departamento de Finanças trabalha com todas as partes do nosso negócio e é fundamental para o sucesso continuado. Nosso grupo de Finanças tem a tarefa difícil de execução de uma função orientada para os detalhes dentro de uma organização dinâmica com visão de futuro.

14

Perfil Institucional


Nossos engenheiros de software são os cérebros por trás de algumas das maiores inovações da indústria. Mac OS X, o QuickTime e iChat - para não mencionar o software em nível de sistema para o iPhone e Apple TV - tudo começou aqui. Esta equipe está na linha da frente da carga constante da Apple para a inovação.

Engenharia de Software

A equipe de Engenharia do iPhone tem a tarefa nada fácil de gerenciar e tirar o melhor telefone mais amado do planeta e sempre fazer melhor. Este é o lugar onde as gerações futuras de hardware, software e interface de usuário nascem. O que a torna uma das equipes mais inspiradoras e exigentes.

Engenharia de iPhone

A Engenharia de iPod é responsável por muitos dos nossos dispositivos de ponta, como o iPod classic, iPod nano, iPod shuffle - e, mais recentemente, o iPod touch. Com seu histórico de balançar o mundo, essa divisão é definitivamente um dos lugares mais interessantes para trabalhar na Apple.

Engenharia de iPod

Sendo uma das maiores organizações de vendas no mundo, a equipe de vendas da Apple está comprometida em fornecer as melhores soluções de computação para estudantes, educadores, consumidores, empresas e profissionais de criação em todos os lugares. Nossos representantes de vendas têm o luxo de vender produtos que praticamente se vendem sozinhos.

Vendas

A equipa de Sistemas de Informação e Tecnologia gerencia sistemas corporativos e de varejo da Apple, bem como outras infra-estruturas essenciais. Estes peritos em Mac garantiem que cada computador, telefone e servidores de rede da Apple esteja e funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana. Eles também usam sua criatividade para criar programas personalizados.

Sistemas de Informação e Tecnologia

A equipe da AppleCare fornece premiado serviço de suporte a todos os clientes Apple. Nossa rede global AppleCare inclui ferramentas de auto-atendimento on-line, prestadores de serviços autorizados, centros de reparação, suporte na

Apple Care

Perfil Institucional

15


loja, e call centers dedicados. O objetivo deste sistema de apoio completo é simples: oferecer aos nossos clientes a melhor experiência possível.

Varejo Corporativo

16

As lojas de varejo tornaram-se mundiais reconhecidas por servir não só como embaixadoras locais da marca global Apple, mas também como empresas bem-sucedidas por seus próprios méritos. Compostsa dos melhores recrutamentos da indústria, finanças, marketing, operações e peritos, a equipe Varejo Corporativo é responsável por manter os mais de 250 locais Apple Stores consistentes, competitivas e de vanguarda.

Perfil Institucional


“This changes everything. Again”


Loja Apple Convent Garden Londres


Produtos A Companhia oferece uma gama de produtos de computação, comunicação móvel e dispositivos de mídia, e players portáteis de música digital, bem como uma variedade de software, serviços, periféricos, soluções de rede e hardware. Os principais produtos da empresa são descritos abaixo.

Os produtos de hardware da empresa incluem desktops e computadores portáteis, servidores Xserve, dispositivos relacionados e periféricos. Os computadores da companhia incluem iMac, Mac mini e Mac Pro. O Mac mini é um desktop em um gabinete compacto. Os computadores portáteis da companhia incluem o MacBook, MacBook Pro e MacBook.

O iPhone combina telefone celular, um iPod widescreen com controles sensíveis ao toque, e um dispositivo de comunicações de Internet em um único produto portátil.Com base na Companhia de interface Multi-Touch, o iPhone combina e-mail, navegação na web, sistema de busca e mapas, e é compatível com Macs e computadores baseados em Windows. O iPhone sincroniza automaticamente o conteúdo de bibliotecas de usuários do iTunes, bem como contatos, favoritos e contas de e-mail. iPhone permite ao

Hardware

iPhone

iPhone 4

Perfil Institucional

19


cliente acessar a iTunes Store para baixar os arquivos de áudio e vídeo, bem como uma variedade de conteúdo digital e outras aplicações. Em junho de 2010, a Companhia apresentou o iPhone 4 com um design totalmente novo, videochamada FaceTime, uma nova alta resolução de vídeo Retina, uma câmera de 5 megapixels com flash LED e frontal da câmera, gravação de vídeo de alta definição, processador A4 Apple e um giroscópio de 3 eixos. A empresa assinou acordos com várias operadoras de rede celular que permite a distribuição e prestação de serviços de rede celular para iPhones.

iPad

Em janeiro de 2010, a Companhia apresentou o iPad, um dispositivo móvel para navegar na web, ler e enviar e-mail, ver fotos, assistir vídeos, ouvir música, jogar, ler e-books e muito mais. O iPad é baseado na tecnologia Multi-Touch desenvolvida pela empresa e permite aos clientes se conectarem com seus aplicativos e conteúdos de uma forma mais interativa. O iPad permite aos clientes acessar a iTunes Store para baixar arquivos de áudio e vídeo, bem como uma variedade de conteúdo digital e outras aplicações.

iPod

20

iPad Wi-fi

A linha iPod é composta pelo iPod touch, iPod nano, iPod shuffle e iPod classic. Todos os iPods trabalham com a iTunes. O iPod touch é um iPod de memória flash com uma tela widescreen e uma interface Multi-Touch. O iPod Touch inclui características como a tela de Retina, chamadas de vídeo FaceTime, gravação de vídeo de alta definição e Game Center. O iPod touch permite aos clientes acessar a iTunes Store para baixar arquivos de áudio e vídeo, bem como uma variedade de conteúdo digital

Perfil Institucional


iPod Schuffle

e outras aplicações. O iPod nano possui memória flash e foi redesenhado para exibir o recurso de interface Multi-Touch que permite aos clientes a navegar por sua coleção de música tocando na tela. O novo iPod nano possui estrutura em alumínio polido e vidro com um clip embutido. O iPod shuffle tem memória flash e possui um bloco de controle clicável para controlar a reprodução de música, além de tecnologia Voice Over, que permite aos clientes ouvir os títulos das músicas, artistas e nomes de lista. O iPod classic é um player de música e vídeo estruturado em um HD com grande capacidade de armazenamento.

A empresa fabrica o monitor de alta definição Apple Cinema e comercializa vários produtos periféricos terceirizados compatíveis com Mac, como impressoras, dispositivos de armazenamento, memória de computador, vídeo digital e câmeras fotográficas, além de vários outros produtos de informática e suprimentos.

Displays e Periféricos

Apple Cinema Display

Perfil Institucional

21


Apple TV

22

Apple TV é um dispositivo que permite alugar e assistir conteúdo da internet na televisão. Conteúdo da Netflix, YouTube, Flickr e MobileMe, bem como músicas, fotos e vídeos de um Mac ou computador Windows também podem ser transmitidos sem fio a uma televisão através do Apple TV.

Apple TV

Software

A Companhia oferece uma gama de produtos de software para usuários domésticos, instituições educacionais, empresas, governo e clientes de criação, dentre esses, softwares de aplicação profissional, doméstica e educacional, além de softwares direcionados a empresas.

Mac OS X

Mac OSX Snow Leopard Mac OS X é um sistema operacional baseado em UNIX. O Mac OS X Snow Leopard é a sétima versão do Mac OS X e tornou-se disponível em agosto de 2009. Mac OS X Snow Leopard recursos atualizados de velocidade e performance e inclui uma nova versão do QuickTime ® X, suporte para Microsoft Exchange Server 2007 e a integração VoiceOver com o trackpad Multi-Touch. Mac OS X oferece Stacks, um meio de facilmente acessar os arquivos do Dock que permite aos usuários rapidamente navegar e compartilhar arquivos entre vários Macs, o Quick Look, que é uma maneira de ver arquivos instantaneamente sem abrir um aplicativo e o Time Machine , uma maneira de fazer backup automático de todos os conteúdos de um Mac.

Perfil Institucional


IOS é o sistema operacional da que serve como base para o iPad, iPhone e iPod touch. Em junho de 2010, a Companhia lançou IOS 4, a última versão do sistema operacional da companhia móvel. O IOS 4 dispõe de resursos multitarefa que permite aos clientes alternar entre as aplicações, pastas para organizar e acessar facilmente as aplicações, uma caixa de entrada unificada de e-mail e o leitor iBooks e iBookstore. A plataforma de publicidade móvel fornece anúncios Rich Media, que permite que clientes de dispositivos móveis receberem um anúncio sem serem removidos dos aplicativos que estão usando atualmente.

Apple iLife11

O iLife11 é a última versão da suíte de aplicativos da empresa que inclue iMovie, iPhoto, iDVD, GarageBand e iWeb, softwares direcionados, respesctivamente para a edição de vídeo, fotos, dvds interativos, músicas e publicação de conteúdo online na forma de blogs, podcasts e álbuns. O iLife11 vem instalado de fábrica em todos os computadores Apple.

iWork ‘09 é a última versão da suite de produtividade da Apple, projetada para a criação, apresentação e publicação de documentos, apresentações e planilhas. O iWork inclui ferramentas para processamento de texto no Pages, ferramentas para apresentações no Keynote e ferramentas para planilhas no Numbers.

iOS

iLife

iWork

Softwares da Suíte iWork

Perfil Institucional

23


iTunes

Outros Softwares

Softwares de Internet e Serviços

24

O iTunes é um software de gerenciamento digital de músicas projetado para baixar e organizar arquivos de áudio e vídeo e está disponível para Mac e computadores Windows. iTunes é integrado com o iTunes Store, um serviço que permite aos clientes encontrar, comprar, alugar, e música, vídeos, jogos e outras aplicações. A iTunes Store atende atualmente a clientes em 23 países.

Família iPod

A empresa também vende softwares de aplicação variada, incluindo o Final Cut Studio, o Final Cut Express, o Final Cut Server, Logic Studio, Logic Express 9, Logic Studio Pro, e seu software de banco de dados FileMaker Pro.

Final Cut Studio

As soluções da empresa aderem aos padrões da indústria para fornecer uma experiência de usuário otimizada e total integração com a internet. O Safari 5 é a versão mais recente do navegador da empresa, que é compatível com Mac e Windows. O MobileMe é um pacote que oferece serviços de e-mail, contatos, calendários para sincronização no iPhone, iPad, iPod touch, Macs e computadores Windows.

Mobile Me - Mail

Perfil Institucional


“The Power to be your best”


Loja Apple OpĂŠra Paris


Recursos Humanos Apple está comprometida em assegurar os mais elevados padrões de responsabilidade social onde quer que nossos produtos sejam feitos. Temos o compromisso de fornecer condições seguras de trabalho, tratar os trabalhadores com dignidade e respeito, e usar processos de fabricação ambientalmente responsável.

A empresa busca assegurar que as condições de trabalho na cadeia de fornecimento da Apple sejam seguras, que os trabalhadores sejam tratados com respeito e dignidade, e que os processos de fabricação sejam ambientalmente responsáveis. Os fornecedores da Applese comprometem, em todas as suas atividades, a operar em plena conformidade com as leis, regras e regulamentos dos países em que operam. Este Código de Conduta de Fornecedores vai mais longe, baseando-se em normas reconhecidas internacionalmente, para o avanço da responsabilidade social e ambiental. Os fornecedores devem proteger os direitos humanos dos trabalhadores, e tratá-los com dignidade e respeito como é entendido pela comunidade internacional.

Direitos Humanos

A política de conduta da Apple reprova e reprime a discriminação de qualquer empregado por motivo de raça, cor, idade, sexo, orientação sexual, etnia, deficiência, religião, filiação política, filiação sindical, nacionalidade ou estado civil em práticas de contratação e emprego, tais como pedidos de emprego, promoções, recompensas, o acesso à formação, as atribuições de trabalho, salários, benefícios, disciplina e rescisão.Os fornecedores não devem exigir um teste de gravidez ou discriminar trabalhadoras grávidas, exceto quando exigido por leis ou regulamentos aplicáveis ou prudente em matéria de segurança no trabalho. Além disso, os fornecedores não devem exigir que os trabalhadores façam exames médicos que possam ser utilizados de forma discriminatória, exceto quando exigido por lei ou regulamento aplicável ou prudente para segurança do trabalho.

Antidiscriminação

Perfil Institucional

27


Tratamento Justo

Os fornecedores devem comprometer-se a um ambiente de trabalho livre de assédio. Os fornecedores não devem ameaçar os trabalhadores com ou submeter a tratamentos desumanos ou cruéis, incluindo assédio sexual, abuso sexual, castigo corporal, coerção mental, coerção física, abuso verbal ou restrições excessivas ao entrar ou sair da empresa desde instalações. Os fornecedores devem proibir o assédio e discriminação ilícita no local de trabalho.

Combate ao Trabalho Infantil

O trabalho infantil é estritamente proibido. Os fornecedores não devem empregar crianças. Esta norma não proíbe a participação em programas de trabalho legítimo de aprendizagem que sejam consistentes com o artigo 6 º da Convenção sobre a Idade Mínima da OIT n º 138 ou trabalhos leves coerente com o artigo 7 º da Convenção sobre a Idade Mínima da OIT n º 138.

Carga Horária

Exceto em situações de emergência ou incomum, uma semana de trabalho deve ser limitada a 60 horas, incluindo horas extras, e os trabalhadores devem ter pelo menos um dia de folga a cada sete dias. Todas as horas extras devem ser voluntárias. Sob nenhuma circunstância poderão se exceder o limite máximo permitido pelas leis e regulamentos aplicáveis.

Saúde e Segurança

A Apple reconhece que a integração da saúde e práticas de boa gestão da segurança em todos os aspectos do negócio são essenciais para manter uma alta produtividade e um alto nível de inovação. Os fornecedores devem comprometer-se a criação de condições de trabalho seguras e um ambiente de trabalho saudável para todos os seus trabalhadores.

Prevenção de Exposição Química

Os fornecedores devem identificar, avaliar e controlar a exposição do trabalhador a agentes químicos perigosos, agentes biológicos e agentes físicos. Os fornecedores devem eliminar os riscos químicos, sempre que possível. Sempre que os riscos

28

Perfil Institucional


químicos não puderem ser eliminados, os fornecedores devem fornecer controles de engenharia adequados, tais como sistemas fechados e ventilação. Quando os controles de engenharia adequado não forem possíveis, os fornecedores devem estabelecer controles adequados administrativamente, tais como procedimentos de trabalho seguros. Em todos os casos, os fornecedores devem fornecer aos trabalhadores equipamentos de proteção individual adequado.

Devem ser estabelecidos procedimentos e sistemas de gestão, controle e relatório de acidentes e doenças ocupacionais. Tais procedimentos e sistemas devem incentivar a denúncia dos trabalhadores, classificar e registar os casos de lesões e doença, investigar os casos e implementar ações corretivas para eliminar as suas causas, fornecer o tratamento médico necessário, e facilitar o retorno dos trabalhadores para o trabalho.

Segurança Ocupacional

Os fornecedores devem identificar, avaliar e controlar a exposição do trabalhador a tarefas fisicamente exigentes, incluindo a movimentação manual de materiais, trabalho pesado, períodos prolongados de pé, e as tarefas de montagem altamente repetitivas ou forte.

Ergonomia

Os fornecedores são estimulados a lançar e apoiar a saúde dos trabalhadores e das comissões de segurança para melhorar a saúde em curso e educação para a segurança e incentivar a entrada dos trabalhadores em relação às questões de

Comitês de Saúde e Segurança

saúde e segurança no trabalho.

Os fornecedores devem estar comprometidos com os mais elevados padrões de conduta ética ao lidar com os trabalhadores, fornecedores e clientes.

Perfil Institucional

Ética

29


Integridade

A corrupção, extorsão e peculato, sob qualquer forma, são estritamente proibidos. Os fornecedores não devem violar as convenções internacionais de combate à corrupção, as leis anti-corrupção e os regulamentos dos países em que operam, e não deve se envolver em corrupção, extorsão ou peculato sob qualquer forma. Os fornecedores não devem oferecer ou aceitar subornos ou outros meios de obter uma vantagem indevida ou inadequada. Os fornecedores devem respeitar as normas comerciais justas na publicidade, vendas e concorrência.

Divulgação de Informações

Devem ser registradas com precisão e divulgadas as informações sobre atividades, estrutura, situação financeira e desempenho de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis e as práticas da indústria em vigor

Propriedade Intelectual

Os fornecedores devem respeitar os direitos de propriedade intelectual, proteger as informações dos clientes e transferência de tecnologia devem ser feitas de uma maneira que proteja os direitos de propriedade intelectual.

30

Perfil Institucional


“Life made Easier”


Loja Apple Pudong China


Ganhos e Investimentos A Companhia participa de vários mercados altamente competitivos, incluindo o de computadores pessoais com seus computadores Mac, o de comunicações móveis e dispositivos de mídia com o seu iPhone, iPad, e famílias de produtos iPod e distribuição de conteúdo e aplicações digitais com a sua loja online iTunes. Embora a Companhia seja amplamente reconhecida como líder inovadora nos mercados em que concorre, esses mercados são altamente competitivos e estão sujeitos a preços agressivos. Para se manter competitiva, a Apple acredita que um maior investimento em pesquisa e desenvolvimento, marketing e publicidade é necessária para manter ou expandir a sua posição nos mercados em que concorre.

A Companhia é comprometida em trazer a melhor experiência do usuário para seus clientes através de sua inovadora gama de hardware, software, periféricos, serviços e aplicações para a Internet. A alavanca de negócios da Companhia estrutura-se em sua capacidade única de criar e desenvolver seus próprios sistemas operacionais, hardware, software e serviços para oferecer aos seus clientes novos produtos e soluções com grande facilidade de uso, integração, design industrial e de inovação. A Companhia acredita que o investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento é fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento de produtos e tecnologias inovadoras. Em conjunto com a sua estratégia, a empresa continua a construir e hospedar uma plataforma robusta para a descoberta e fornecimento de conteúdos digitais e aplicações através da iTunes Store. Dentro da iTunes Store, a empresa expandiu suas ofertas através da App Store e iBookstore, que permitem aos clientes navegar, procurar e comprar os aplicativos de terceiros e livros, quer através de um computador Mac ou Windows ou por download sem fio diretamente para um iPad, Phone ou iPod touch. A empresa também trabalha para apoiar a comunidade para o desenvolvimento de software e produtos de hardware e de conteúdos digitais que complementam a oferta da empresa. Além disso, a estratégia da companhia inclui

Perfil Institucional

Panorama Executivo

33


a expansão de sua rede de distribuição para efetivamente alcançar mais clientes e dar-lhes uma venda de alta qualidade e experiência pós-venda.

Marketing e Distribuição

A Companhia utiliza uma variedade de canais de distribuição direta e indireta, inclusive suas lojas de varejo, lojas online, e força de vendas diretas em operadoras de rede celular, atacadistas, varejistas e revendedores de valor agregado. A Companhia acredita que as vendas de seus produtos inovadores e diferenciados são reforçadas por vendedores experientes que podem transmitir o valor do hardware, software e integração de periféricos, demonstrar a soluções únicas e de estilo de vida digital que estão disponíveis em seus produtos, e demonstrar a compatibilidade dos Mac com a plataforma Windows e redes. A empresa considera ainda que proporcionar o contato direto com seus clientes-alvo é uma forma eficaz de demonstrar as vantagens de seus produtos ao longo dos seus concorrentes e proporcionando uma alta qualidade de vendas e pós-venda experiência de suporte é fundamental para atrair e reter novos clientes existentes. Para garantir uma experiência de compra de elevada qualidade para os seus produtos em que o serviço e educação são enfatizadas, a empresa continua a expandir e melhorar sua capacidade de distribuição através da expansão do número de suas próprias lojas de varejo em todo o mundo. Adicionalmente, a Companhia tem investido em programas para aumentar as vendas por meio de revendedores, investindo em merchandising, materiais e outros recursos selecionados para as regiões de revenda. Através da Apple Premium Reseller Program, alguns revendedores focam na plataforma Apple, proporcionando um alto nível de integração e serviços de apoio e experiência do produto.

Faturamento

34

As estimativas para o ano de 2010 foram superadas ainda no terceiro trimestre, quando foi receita recorde de 20,34 bilhões dólares e lucro líquido trimestral de 4,31 bilhões dólares, ou 4,64 dólar por ação diluída. Estes resultados se comparam ao faturamento de 12,21 bilhões dólares e lucro líquido trimestral de 2,53 bilhões dólares, ou 2,77 dólar por ação diluída, no trimestre do ano passado. A margem bruta foi de 36,9 por cento em comparação com 41,8 por cento no mesmo trimestre do ano passado. As vendas internacionais responderam por 57 por cento da receita do trimestre.

Perfil Institucional


Os investimentos da Companhia em títulos disponíveis para venda são registados ao justo valor. Ganhos e perdas relacionados com alterações no valor de investimentos estão incluídos outros resultados abrangentes acumulados, livres de impostos, como relatado na nos Balanços Patrimoniais consolidados pela companhia. Alterações no valor do impacto de investimentos em renda líquida da Companhia são reconhecidos somente quando quando esses investimentos são vendidos ou em uma deterioração não temporária. Os ganhos e perdas na alienação de valores mobiliários são determinados pela identificação específica de cada base de segurança de custo. A Companhia revisa regularmente sua carteira de investimentos para determinar se qualquer investimento é diferente do que o temporariamente prejudicado devido a alterações no risco de crédito ou outras preocupações potencial de valorização, o que exigiria a Companhia a registrar uma taxa de depreciação no período de qualquer deliberação feita. No julgamento efetuado, a Empresa avalia, entre outras coisas, a duração e a extensão do valor de um investimento, a situação financeira do emitente e das suas eventuais alterações, e a intenção da empresa de vender, ou sendo mais provável que não seja realizada a venda, é analisado o investimento antes da recuperação da base do investimento custo amortizado. A avaliação da empresa sobre um investimento sofre alterações constantes devido a novos desenvolvimentos nos pressupostos relacionados com qualquer investimento particular.

Perfil Institucional

Avaliação de Títulos

35


“Think Different”


Loja Apple Upper West Side Nova Iorque


Meio Ambiente Há mais de 20 anos, a Apple tem vindo a trabalhar em formas de minimizar o impacto da nossa empresa e dos nossos produtos no ambiente. Desenvolvemos e formulámos a nossa primeira política ambiental em 1990, e todos os anos desde então temos continuado a criar produtos mais eficientes a nível energético, eliminámos muitas substâncias tóxicas e abraçámos a energia renovável nas nossas instalações.

Sabemos que o mais importante para reduzir o nosso impacto no ambiente é melhorar os nossos produtos. É por isso que os concebemos de forma a utilizarem menos materiais, serem enviados com embalagens mais pequenas, não conterem muitas substâncias tóxicas, e serem tão eficientes a nível energético e recicláveis quanto possível. Em cada novo produto continuamos trabalhar para conseguir minimizar o nosso impacto ambiental. Cerca de 97% da pegada de carbono da Apple está directamente relacionada com os nossos produtos — desde o fabrico à utilização do cliente e reciclagem. Os 3% restantes estão relacionados com as nossas instalações. Assim, enquanto que outras empresas falam em tornar os seus escritórios mais eficientes a nível energético, a Apple preocupa-se em reduzir o impacto dos nossos produtos no ambiente.

Foco Ambiental

Para medir eficazmente a pegada ambiental de uma empresa, é importante avaliar o impacto que os produtos dessa empresa têm no planeta. Durante os últimos dois anos, a Apple utilizou uma análise de ciclo de vida abrangente para determinar de onde provêm as nossas emissões de gases com efeito de estufa. Isso representa a soma das emissões geradas pelo fabrico, transporte, utilização e reciclagem dos nossos produtos, assim como as emissões geradas pelas nossas instalações.

Pegada Total de Carbono

Perfil Institucional

39


Fabricação Responsável

Ao longo da última década, os designers e engenheiros da Apple foram pioneiros no desenvolvimento de produtos mais pequenos, finos e leves. À medida que os nossos produtos se tornam mais avançados, utilizam menos material para produzir e gerar menos emissões de carbono. Por exemplo, embora o actual iMac de 21,5 polegadas seja mais avançado e tenha um ecrã maior do que o iMac de 15 polegadas de primeira geração, foi concebido com 50% menos material e gera 35% menos emissões de carbono. Concepção de produtos mais ecológicos tendo em consideração o impacto ambiental dos materiais utilizados no seu fabrico. Desde o vidro, plástico e metal nos nossos produtos, até ao papel e tinta na embalagem, o nosso objectivo é continuar a liderar a indústria na redução ou eliminação de substâncias nocivas para o ambiente. A Apple empenha-se em garantir que as condições de trabalho na nossa cadeia de fornecimento são seguras, que os trabalhadores são tratados com respeito e dignidade e que os processos de fabrico são ecologicamente responsáveis. Consulte o nosso Código de Conduta dos Fornecedores, assim como os nossos relatórios de auditorias de fornecedores na página Responsabilidade dos fornecedores.

Eficiência Energética

A maioria das emissões de gases com efeito de estufa da Apple é produzida quando liga os nossos produtos e os começa a utilizar. É por isso que concebemos os nossos produtos para serem o mais eficientes a nível energético possível. E como concebemos o hardware e o sistema operativo, podemos certificarmo-nos de que trabalham em conjunto para poupar energia. Vejamos o Mac mini, por exemplo. Através de grandes e pequenas inovações, utiliza tão pouco quanto um sexto da energia consumida por uma lâmpada típica.4 O Mac mini utiliza até menos energia do que uma única lâmpada CFL de 13 watts, tornando-o no computador de secretária mais eficiente em termos energéticos alguma vez concebido pela Apple. O processador A4 da Apple no iPad, iPhone 4, iPod touch e Apple TV são outros exemplos de design eficiente aplicado ao aproveitamento energético. Os engenheiros da Apple desenharam o chip A4 para ser um processador móvel muito potente, mas bastante eficiente a nível energético. Desta forma os dispositivos Apple podem facilmente efectuar tarefas complexas enquanto maximizam a autonomia da bateria.

40

Perfil Institucional


A abordagem da Apple à reciclagem começa na fase de design, em que criamos produtos eficientes e compactos, que requerem menos material para produção. Os materiais que utilizamos — incluindo vidro sem arsénio, alumínio de alta qualidade e policarbonato robusto — são de grande valor para as empresas de reciclagem, dado que os podem recuperar para utilização em novos produtos. Todos os desperdícios electrónicos recolhidos pelos programas regulamentares e de voluntariado controlados pela Apple em todo o mundo é processado na região na qual são recolhidos. Nada é enviado para o exterior para reciclagem ou eliminação. As empresas de reciclagem que trabalham connosco devem agir em conformidade com todas as leis de saúde e segurança aplicáveis, e a Apple não permite a utilização de trabalho prisional em qualquer fase do processo de reciclagem. Nem permitimos a eliminação de desperdícios electrónicos nocivos em aterros para resíduos sólidos ou incineradoras. A Apple instituiu programas de reciclagem em cidades e campus universitários em 95% dos países onde os nossos produtos são vendidos, retirando mais de 59 milhões de quilogramas de equipamento de aterros desde 1994. O nosso objectivo original para 2010 foi alcançar uma taxa de reciclagem mundial de 50%. (Para o cálculo desta taxa utilizámos uma medição proposta pela Dell que assegura um tempo de vida dos produtos de 7 anos. O peso dos materiais que reciclamos a cada ano e comparado com o peso total dos produtos vendidos pela Apple sete anos antes.) Excedemos esse objectivo em 2009, um ano antes do projectado, quando alcançámos uma taxa de 66,4%. Isso supera em muito os últimos dados relatados da Dell e HP, que eram inferiores a 20%. Em 2010 esperamos alcançar 70%, e iremos lutar por atingir ou superar os 70% nos próximos anos.

2005 2006

Peso reciclado por ano 6.1% 9.6%

2007

18.4%

2008 2009 2010-2015

41.9% 66.4% 70% (objetivo)

Reciclagem

*Como percentagem do peso dos produtos vendidos sete anos antes.

Perfil Institucional

41


Apple Computer, Inc. ©2010 Apple Computer, Inc. Todos os direitos reservados. Sob as leis de direitos autorais, esta publicação não pode ser copiada, no todo ou em parte, sem o consentimento por escrito da Apple. Todos os esforços foram feitos para garantir que as informações contidas neste manual estão corretas. A Apple não se responsabiliza por eventuais erros de impressão ou de escrita. www.apple.com

Perfil Institucional Apple _ Trabalho Acadêmico  

Elaboração de projeto gráfico e diagramação de um perfil institucional da Apple.

Advertisement