Issuu on Google+


APRESENTAÇÃO

2013

Aviso de Propriedade e Confidencialidade Este documento é propriedade do TEDxCoimbra e toda a informação nele incluída é estritamente confidencial. A distribuição ou reprodução deste documento, para além dos fins a que o mesmo se destina, só é permitida com o consentimento escrito do TEDxCoimbra .


19 Outubro 2013 | TAGV O que é o TEDxCoimbra? Promover o diálogo através da partilha das ideias…   Porque acreditamos que as pessoas têm muitas coisas em comum e que, dada a oportunidade, essas pessoas exploram os seus interesses conjuntamente, o TEDxCoimbra surge como um espaço aberto de partilha que procura melhorar o mundo e a vida das pessoas. Este é um espaço onde o intercâmbio de ideias é a base de novas maneiras de pensar e fazer.   O TEDxCoimbra permite que indivíduos e comunidades originem novas maneiras de lidar com algumas das mais desafiadoras questões sociais de hoje. Questões ligadas à ciência, à tecnologia, às artes e cultura, à inovação e à sociedade serão o fio condutor para motivar esses indivíduos e essa comunidade à mudança.   Com os oradores e performers convidados, almejamos o enriquecimento da discussão e do debate sobre o futuro da nossa sociedade, partindo das suas experiências pessoais e profissionais.

E porque o TEDxCoimbra não se esgota na participação dos oradores e performers decorrem paralelamente um conjunto de atividades com vista a tornar o dia verdadeiramente inesquecível... a tornar o dia uma verdadeira experiência TED.   Tal como nas três edições anteriores, teremos um painel extraordinário que é constituído pelos melhores criativos, cientistas, tecnólogos, pensadores e fazedores com o objectivo de inspirar e partilhar conhecimento e experiências com a audiência.   Todas as intervenções do TEDxCoimbra, as TEDxTalks, serão gravadas e posteriormente serão disponibilizadas gratuitamente no site do TEDxCoimbra e por toda a comunidade TED. O TEDxCoimbra é um evento sem fins lucrativos, organizados pela Pensamento Voador – Associação para a Promoção de Ideias, e cuja realização está a cargo de uma equipa de cerca de 15 voluntários. O TED x Coimbra é um evento independentemente organizado, reproduzindo o modelo, normas, características e orientações do TED.

…pelo sonho é que vamos!


19 Outubro 2013 | TAGV O que fizemos até hoje?

2012

2013

35 eventos 124 oradores 30 performances 28 TED Talks 2900 participantes 2010

2011

Dos oradores destacamos:  Abdool Karim Vakil,  Álvaro Costa,  António Pinho Vargas,  Carla Andrino,  Carlos Fiolhais,  Carlos Lopes,  Eduardo Sá,  Fernanda Freitas,  João José Fernandes,  João Ramalho Santos, José Manuel Pureza, JP Simões, Leila Marques Mota,  Luís de Matos,  Manuel Antunes,  Paulo Borges, Rui Sinel de Cordes, Rui Zink, Vasco Trigo, entre outros.

…pelo sonho é que vamos!


19 Outubro 2013 | TAGV A edição de 2013... Pelo sonho é que vamos, comovidos e mudos. Chegamos? Não chegamos? Haja ou não haja frutos, pelo sonho é que vamos. Basta a fé no que temos. Basta a esperança naquilo que talvez não teremos. Basta que a alma demos, com a mesma alegria, ao que desconhecemos e ao que é do dia a dia. Chegamos? Não chegamos? - Partimos. Vamos. Somos.

(Sebastião da Gama, 1924 – 1952)

A quarta edição do TEDxCoimbra vai realizar-se no dia 19 de Outubro de 2013 com o mote: "pelo sonho é que vamos!". Trata-se de um mote extraído do poema do poeta e professor português Sebastião da Gama, que reflete aquilo que o TEDxCoimbra pretende atingir enquanto espaço aberto de discussão e de partilha de ideias. A audiência prevista é diversificada, desde CEOs de empresas, a cientistas, a criativos, a filantropos, a tecnólogos, a pensadores, a empreendedores, a decisores, a estudantes universitários, e é quase tão extraordinária como os oradores e performers. O painel de oradores e performers do TEDxCoimbra 2013 é extraordinário e é constituído pelos melhores criativos, cientistas, tecnólogos, empreendedores, pensadores, inovadores, decisores e fazedores que estão prontos a inspirar e a partilhar tudo isto com os 250 participantes. Seguidamente apresentamos os oradores e performers já confirmados para o TEDxCoimbra 2013...

…pelo sonho é que vamos!


19 Outubro 2013 | TAGV Filipe Melo Artista multi-facetado, foi detido por pirataria informática aos 15 anos. Optou então por se dedicar ao piano, em especial ao jazz e à improvisação. Estudou no Hotclube de Portugal e no Berklee College of Music, em Boston. É também professor, arranjador e orquestrador. Conta com mais de 15 discos gravados. Dedica-se também ao cinema. Na banda desenhada, é o criador dos livros "As Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy”. Em 2013, foi escolhido pelo jornal Expresso como uma das 40 promessas portuguesas.

Ruy de Carvalho É um dos maiores Actores Portugueses de sempre. Iniciou-se no teatro como amador, em 1942, no Grupo da Mocidade Portuguesa, estreado-se profissionalmente em 1947, no Teatro Nacional. Emprestou por diversas vezes a sua voz ao cinema e à publicidade, e participou em inúmeras peças de teatro, filmes, séries e telenovelas. Recebeu ao longo da sua longa carreira inúmeras distinções e prémios, tendo sido escolhido pelo povo português como um dos cem maiores portugueses de todos os tempos, ocupando o 50º lugar.

…pelo sonho é que vamos!


19 Outubro 2013 | TAGV Simone Fragoso Licenciada em Animação e Teatro e em Educação Musical, tendo frequentado o Conservatório de Música. É Professora de 1º ciclo na área de Música e frequenta o Mestrado em Música. É Atleta Olímpica de Natação, sendo recordista nacional, tendo ganho várias medalhas em Campeonatos Mundiais e da Europa. Participou nos Jogos Olímpicos que decorreram em Pequim, em 2008, e em Londres, em 2012. Define-se como sendo “uma pessoa Transparente como a água".

Shahd Wadi Palestiniana, entre outras possibilidades, mas a liberdade é sobretudo palestiniana. Procura as suas resistências através dos feminismos palestinianos dos corpos ocupados, agora através do projecto de doutoramento em Estudos Feministas na Universidade de Coimbra sobre as narrativas artísticas dos corpos das mulheres palestinianas e em que considera as artes um testemunho de vidas. E também da sua.

…pelo sonho é que vamos!


19 Outubro 2013 | TAGV Mário Montenegro É encenador, actor, dramaturgo e investigador. Licenciado em Eng. Electrónica e de Telecomunicações pela Univ. Aveiro, mestre em Texto Dramático pela Univ. Porto e doutorando em Estudos Artísticos na Univ. de Coimbra, investigando as intersecções entre teatro e ciência. É fundador e director artístico da marionet desde 2000, uma companhia de teatro que aborda temas científicos em palco. É membro da direcção da MAFIA.

João Moreira Nasceu em Coimbra, em 1980. Estudou Pintura e Argumento para Audiovisuais. Trabalha como guionista desde 2007, e em 2008, criou, com dois colegas, a personagem Bruno Aleixo, trabalho pelo qual é mais reconhecido. É vocalista da banda performativa The Macaques, desde 2011.

…pelo sonho é que vamos!


19 Outubro 2013 | TAGV Adoa Coelho O que fiz nestes anos: ganhei um prémio de pintura; estudei na faculdade de Belas-Artes do Porto sem terminar o curso; fiz várias exposições colectivas; tive vários trabalhos em várias áreas; trabalhei com cavalos; com crianças; em publicidade; dei aulas; trabalhei nos correios; pintei profissionalmente. Estudei conservação e restauro. Pratiquei tiro com arco durante uns anos e sonhei ir aos Jogos Olímpicos. Mudei duas vezes de país. Casei. Actualmente vivo na Alemanha e escrevo; tenho um livro editado e outros já escritos ou a terminar.

Aida Moreira da Silva Licenciada em Bioquímica pela Universidade de Coimbra, Mestre em Biotecnologia e Doutorada em Química no IST. Docente e Vice-Presidente da Escola Superior Agrária, do IPC. Integra ainda uma equipa que desenvolve projetos de base tecnológica, vencedora de vários prémios de empreendedorismo. É representante da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) na Divisão de Química Alimentar da Associação Europeia de Química e Ciências Moleculares (EuCHEMS).

…pelo sonho é que vamos!


19 Outubro 2013 | TAGV José Luís Pio Abreu Médico psiquiatra no Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra e Professor da Faculdade de Medicina, Durante os longos anos de actividade exerceu e orientou investigação nos campos da Psicopatologia, Psicologia Biológica, Psicoterapias e Filosofia da mente, com várias dezenas de artigos publicados em revistas científicas.Tem nove livros publicados. Desde sempre exerceu actividade cívica, incluindo colunas e artigos de opinião em jornais de âmbito nacional.

Rui Bebiano Professor de história contemporânea na Faculdade de Letras de Coimbra, investigador do Centro de Estudos Sociais e Diretor do Centro de Documentação 25 de Abril. Publica, para além de livros sobre temas de história, artigos académicos e de opinião, crónicas, críticas, ensaios e traduções distribuídos por jornais, revistas, dicionários e outras publicações. Trabalha atualmente em temas de história cultural e política, dedicou-se ainda a temas de cibercultura e de história da leitura.

…pelo sonho é que vamos!


19 Outubro 2013 | TAGV Elsa Lechner Doutorada em Antropologia Social é actualmente cocoordenadora do Núcleo das Humanidades, Migrações, e Estudos para a Paz do CES. Foi Visiting Scholar no Departamento de Antropologia da Universidade de Berkeley. A sua pesquisa incide sobre processos identitários em contextos migratórios, relações interculturais, pesquisa biográfica, sofrimento e resiliência dos migrantes, Migrações Clandestinas e ética de inclusão/participação. É Membro do Conselho de Administração da Associação Internacional sobre Histórias de Vida em Formação. Joana Branco e Nuno André Faustino Joana é licenciada em Bioquímica e André é licenciado em Biologia e mestre em Microbiologia Molecular. Conheceram-se quando Joana terminava a licenciatura, e André começava o doutoramento. Rumaram a Houston nos Estados Unidos para fazerem doutoramento em Ciências Biomédicas. Depois de 5 anos neste país, sentem que é altura de regressar a Portugal, às suas origens e tentar criar algo de novo. Em 2006 regressam a Portugal e criam uma empresa de biotecnologia Um acredita que o sonho comanda a vida, o outro que a vida comanda o sonho. Mas ambos concordam que sem sonho não há vida.

…pelo sonho é que vamos!


19 Outubro 2013 | TAGV Luís Pedro Nunes É comentador do programa Eixo do Mal na SIC Notícias e tem uma crónica semanal no Expresso. Foi fundador do Público, passou pelo Independente e seguiu para o universo das dot.com. Foi consultor de comunicação de crise da EDP, até regressar aos jornais como director do Inimigo Público. Em 2012 foi considerado pelo Diário Económico um dos oito cronistas mais influentes de Portugal. É associado das Produções Fictícias e desdobra-se em múltiplas actividades ligadas a diversos aspectos da comunicação contemporânea.

Teresa Lamas Serra Vive no Porto. É professora no Colégio das Caldinhas em S.Tirso. Licenciada em Ciências Religiosas pela UCP – Porto,$ Investigadora-colaboradora do Inst. Filosofia da Faculdade de Letras da UP no âmbito do Projecto "Filosofia com Crianças e Jovens". Curso Profissional de Fotografia no IPF - Porto.$ Apaixonada pelo ensino, arte, desporto, viagens e por Portugal. Fascinada por árvores, por rostos desalinhados, pela Luz dourada, pelo Azul e pela palavra "Criar”.

…pelo sonho é que vamos!


19 Outubro 2013 | TAGV Henrique Madeira Vice-Reitor da Universidade de Coimbra com responsabilidade nas áreas de Inovação, Recursos Humanos e Novos Públicos. É Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia. A sua actividade científica centra-se nas áreas de computadores tolerantes a falhas, segurança em sistemas informáticos e bases de dados. Tem mantido intensa actividade na coordenação de projectos de interligação entre a Universidade, empresas e outras instituições. Foi sócio fundador da empresa Critical Software. José Valente Compositor e violetista. Estudou viola d’arco no Kaertner Landes Konservatorium na Áustria e jazz na New School for Jazz and Contemporary Music em Nova Iorque. Está neste momento a fazer um Doutoramento em Arte Contemporânea no Colégio das Artes da UC. Trabalhou com, Paquito d’Rivera, Dave Douglas, Don Byron, entre outros, e já tocou no Dizzy’s Club at Lincoln Center, Carnegie Hall (solista convidado) e Union Square Park (concerto a solo), entre outros. Artista residente na Djerassi Residency Artists Program, na Califórnia.

…pelo sonho é que vamos!


19 Outubro 2013 | TAGV diniz + ricardo cruz Projeto experimental, criado e desenvolvido por Frederico Dinis (laptop, effects) e Ricardo Cruz (live visuals), onde o som e a imagem são misturados ao vivo. Performance constituída por paisagens sonoras e excertos de filmagem, onde a narrativa visual é construída e misturada ao vivo conforme o desenrolar da música. Em cada apresentação são utilizados excertos de filmagens de forma a contar uma história em tempo real, tendo como ponto de partida sonoridades atmosféricas e minimalistas.

Nó Cego Um Nó Cego ata Rita Joana e Pedro Vitorino neste projeto musical nascido em Coimbra. Feito de dualidades e vivências, relatadas por uma voz honesta vestida de influências de música tradicional portuguesa, como não podia deixar de ser, mas também de outros cantos do globo. Instrumentos como a guitarra, o bandolim, o violino, o acordeão, o contrabaixo, dão a este Nó Cego um sabor étnico, quase de World Music. Uma construção intimista que sugere uma audição tranquila, de interpretação pessoal, quase ilícita...

…pelo sonho é que vamos!


19 Outubro 2013 | TAGV O que é o TED? Ideias que valem a pena partilhar… TED é um evento anual que junta várias mentes brilhantes de todo o mundo para partilhar ideias interessantes da sua área: tecnologia, entretenimento, design, ciência, negócios, desenvolvimento e humanidades, e que procura melhorar o mundo e a vida das pessoas, em particular dos que pior vivem, partilhando experiências de sucesso. TED significa Tecnologia, Entretenimento e Design, áreas que, em conjunto, modelam o nosso futuro mas, na verdade, este evento é muito mais abrangente, discutindo ideias que são relevantes em qualquer área. Os participantes já lhe chamaram, "o melhor spa para a mente" e "uma viagem ao futuro." A audiência diversificada é quase tão heterogénea como os oradores, que incluiram nomes como Bill Clinton, Bill Gates, Jane Goodall, Frank Gehry, Paul Simon, Sir Richard Branson, Philippe Starck, Bono e Steve Jobs. O primeiro TED foi em Monterey, California, em 1984, e em 2001, a Sapling Foundation de Chris Anderson comprou o TED ao seu fundador, Richard Saul Wurman. 27 anos depois, TED tornou-se um ponto de encontro para uma comunidade global de indivíduos que acreditam no poder das “ideias que valem a pena partilhar”.

Nos últimos anos, o TED cresceu e inclui agora uma conferência internacional, o TED Global, iniciativas multimédia, o TED Prize, o TED Fellow e os TEDx. O TED.com tem atualmente mais de 5.000 TED Talks fascinantes e de elevada qualidade, que fez do seu sítio na internet, o local ideal para a promoção da inovação e do espírito empreendedor. O que é o TEDx? Ideias que valem a pena partilhar localmente…

Pelo espírito TED foi criado o TEDx, um programa local de eventos independentemente organizados que junta pessoas para terem uma experiência TED. O evento TEDx não é organizado pela TED, mas é operado sob uma licença do mesmo. O TEDx faz parte de uma revolução de educação global tornada possível por organizadores locais que pretendem motivar a comunidade em que se inserem. Todas as semanas, em diversas cidades, pessoas reunem-se em busca de ideias que valem a pena partilhar. Desde o início do programa, em 2009, já aconteceram mais de 5.000 eventos TEDx, em 1.500 cidades diferentes e em mais de 140 países. Mais informações em www.ted.com.

…pelo sonho é que vamos!


19 Outubro 2013 | TAGV Os nossos contactos...

Ana Arromba Dinis | Frederico Dinis 91 110 3878 | 96 4048236 info@tedxcoimbra.com www.tedxcoimbra.com facebook.com/TEDxCoimbra #TEDxCoimbra (Twitter)

…pelo sonho é que vamos!


TEDxCoimbra 2013