Issuu on Google+

EB1/PE do Caminho Chão

Ano Lectivo 2007/08

Editorial

Nº III – Março/Junho

DESTAQUES

Uff! Estou mesmo cansado! Este período não foi nada fácil! Muitas foram as actividades que desenvolvemos em conjunto e vários foram os projectos que apresentámos: um relativo ao ambiente, outro sobre os benefícios da actividade física na saúde. A nossa participação foi exemplar! Adorei o teu empenho na elaboração dos trabalhos. Revelaste ser uma criança muito atenta

Pintando a nossa escola p. 12

e preocupada com os problemas da nossa sociedade actual. Não me posso esquecer da organização da feira do livro. Como nos divertimos! Conhecemos a escritora Isabel Fagundes e vivemos mil e uma aventuras percorrendo as páginas de tantos livros.

Dia Mundial da Criança p.13

Lembras-te também do encontro de grupos corais? Que animação! Nunca te tinha visto cantar tão bem, mas os teus coleguinhas das outras escolas convidadas também não te ficaram nada atrás. Mais uma vez demonstraste que és um verdadeiro artista! Fiquei muito orgulhoso de ser teu amigo! E como teu amigo procurei estar sempre presente em todos

Exposição de Expressão Plástica p.14

esses momentos registando-os para que agora possas deliciar-te a recordá-los. Observa com muita atenção as

fotos que ilustram as

minhas páginas e tenta descobrir onde estás, verifica os teus trabalhos, lê os teus textos e relembra tudo o que experimentaste e descobriste ao longo deste último período de aulas. As notas? Não te preocupes que não vou ignorá-las.

Feira da Ciência p.15

Estarei contigo quando as divulgarem, mas tenho a certeza que deste o teu melhor, pois conjugaste na primeira pessoa o verbo “descobrir”. E é na descoberta que está a essência da Escola, logo estás de parabéns! Boas férias amiguinho! A ti que és finalista do 4º ano um beijinho especial. Espero que nunca te esqueças de mim.

Gorete Caldeira

Festa de Final de Ano Lectivo p.17


Onde está? Pequenos escritores p.3 Musicando p.6 No Pré- Escolar p.7 Make it English p.9 Os nossos artistas p.12 Dia Mundial da Criança p.13 Exposição de Expressão Plástica p.14 Feira da Ciência p.15 Visitas de Estudo p.16 Festejando p.17 Cantinho do Recorrente p.21 Galeria das Gargalhadas p.22 Passatempos p.23

Ema – 2.º ano Colorindo p.24 FICHA TÉCNICA Equipa de trabalho: Ana Catarina Rosa, Elsa Cabrita, Marco Silva, Nuno Tedim, Isabel Loureiro, Fátima Vieira Colaborações: Professores e alunos da escola Tiragem:50 exemplares Contacto da escola: eb1pecchao@madeira-edu.pt

2


PEQUENOS ESCRITORES Os benefícios do exercício físico Era uma vez dois meninos, que eram irmãos, a Carolina e o Ricardo. A Carolina não tinha cuidado com a alimentação, comia muitas batatas fritas, chocolates, doces, bolos... Nos seus tempos livres via televisão, jogava no computador e ficava muito tempo sentada a ler. Não gostava das aulas de Educação Física, nem de praticar desporto. A Carolina começou a engordar e o Ricardo disse-lhe: - Deves fazer exercício físico e comer poucas guloseimas. Ela respondeu: - Não me apetece, gosto mais de ficar sentada. O Ricardo insistiu: - Se continuares assim, poderás ficar doente e engordar mais. A Carolina ficou pensativa, triste e disse: - Vou tentar, mas não prometo nada! Passado alguns dias decidiu começar a andar a pé e a gostar de Educação Física. Um dia, depois das aulas, disse ao Ricardo: - Hoje gostei muito da aula de educação Física e achei-a muito divertida. Ricardo disse-lhe: - Estou muito contente porque seguiste o meu conselho. A Carolina começou a emagrecer, ficou muito feliz e aconselhou os seus colegas a fazerem o mesmo.

A turma do 4.º ano

3


A Natureza A natureza é importante. Se sujarmos a Natureza com lixo, pode haver um incêndio e depois as pessoas têm de chamar os bombeiros. Isso não se faz. Não devemos sujar a natureza. Devemos regar as flores, tão bonitas que são no Verão, Outono, Inverno e Primavera. Eu vou passear na Natureza e não a sujo, não sabem porquê? Porque a Natureza não é um brinquedo, temos de tratá-la bem. Eu adoro a Natureza porque ela é linda.

Mariana – 2.º ano

Saúde Oral Os dentes saudáveis Tens de manter Para poderes sorrir E também comer.

Para manteres os teus dentes branquinhos Uma alimentação saudável vais ter que ter

Com os nossos conselhos A cárie não vai aparecer Diz adeus à gengivite Que bom vai ser.

Depois das refeições Deves lavar os dentes Para que eles Não fiquem doentes.

As guloseimas são bem docinhas Não as estejas sempre a comer Quantos aos refrigerantes É melhor esquecer!

Um belo sorriso Hás-de mostrar Bem feliz Irás brincar.

Se lavares os dentes às rodinhas Ficarás com eles a brilhar Dez vezes em cada dente.

Temos de tirar os dentes Quando eles estão a abanar Pois se ficarmos com eles Os outros podem entortar.

A turma do 3.º ano

4


Projecto C.E.M. Esta é uma história Que vos vai encantar As suas personagens Com a matemática vão brincar.

Realizámos novos jogos Que grande diversão O “banqueiro” o “diz porquê” Na escola do Caminho Chão.

Não é uma história imaginada É uma história verdadeira Passa-se numa escola Da Ilha da Madeira.

Fizemos uma visita de estudo Para conhecer a nossa localidade Escolhemos as casinhas de Santana Para fazer uma maqueta sobre a nossa cidade.

No terceiro ano Decidimos participar Em novos projectos Que nos vieram ajudar.

As professoras Cristina e Paixão Vieram-nos visitar Ajudaram-nos a descobrir Experimentar e colaborar.

Conhecemos o C.E.M. A Cristina e a Paixão São tão simpáticas Que ficarão no nosso coração!

Uma aventura em Santana Em conjunto foi elaborada Adorámos esta actividade! Vai ser sempre recordada.

Com esta nossa aventura Explorámos novo material As nossas barras de feijões Dão uma ajuda essencial.

Desde a caça ao tesouro Até os puzzles montar Foi com muita alegria Que vos vimos participar!

A turma do 3.º ano

O ratinho mora no moinho Ele come farinha e põe-se à janela. Vê o passarinho no ninho e o gatinho atrás do gafanhoto. A galinha come uma minhoca e o rebanho toma banho na água do rio. O moleiro tira a aranha da parede com a vassoura e magoa-se na unha. Irritado, agarra no saco da farinha e vai para casa. Segue pelo caminho dos pinheiros na sua carroça castanha. Em casa, ele coloca a farinha na cozinha. Cansado vai para a cama e sonha com o moinho e o ratinho.

A turma do 1º. ano 5


MUSICANDO Temas Musicais do 3º Período Olá, queridos alunos cá estamos novamente para fechar o ano lectivo em grande com algumas actividades realizadas nas aulas que podes executar durante os calores do Verão. Ora experimenta lá a dar uma vista de olhos.

1. Canção : “Bolinhas de Encantar“ Como já vai sendo hábito apresentamos te uma das belas canções interpretada pelos alunos da nossa escola na festa final. Entoa esta canção com a tua família e amigos.

2.

Jogo de Expressão Dramática “ A perseguição”

Eis aqui um excelente Jogo que puxa pela tua imaginação. Junta uma série de amigos na tua casa ou noutro local e experimenta-o. È divertidíssimo!

Boas Férias!

6


NO PRÉ-ESCOLAR Sala Azul

7


NO PRÉ-ESCOLAR Sala Laranja “Cola e Farinha” No mês de Junho fizemos uma actividade na nossa sala muito divertida! Gostámos muito, parecia magia…

Numa folha de cartolina de cor escura, fizemos um desenho utilizando o pincel e cola branca.

Rapidamente, sem deixar secar a cola, cobrimos a folha com farinha.

Adorámos mexer na farinha e quando a sacudimos da folha tivemos uma surpresa, o nosso desenho apareceu…!

Ah!... Que maravilha, nem queríamos acreditar!...

8


MAKE IT ENGLISH Hello, kids! How are you? Let's remember some works and other activities that we've done. . . I hope you enjoy. . .

eTEAM - Children’s Day – 4th Grade

2nd Grade

Don’t forget to take a look at our blog : www.edule www.edule.edule-bragados.blogspot.com

3rd Grade

2nd Grade 9


MAKE IT ENGLISH

HAPPY HOLIDAYS!!!

10


JORNALISTAS POR UM DIA Entrevista a uma artesã que constrói casinhas de Santana

Nome: Conceição Augusta Ornelas de Freitas

Profissão: Artesã

Idade: 62 anos

Há quanto tempo é artesã? Sou artesã há 26 anos. Como aprendeu a fazer casinhas de Santana? Aprendi a fazer casinhas de Santana quando ajudei a minha filha a fazer um trabalho para a escola. Quais os materiais necessários para fazer as casinhas de Santana? Os materiais necessários para fazer as casinhas de Santana são: - madeira de valsa; - restolho; - pincéis; - tintas; - tesoura; - cola grude.

A turma do 3.º ano 11


OS NOSSOS ARTISTAS

Este ano resolvemos renovar o visual do p叩tio da nossa escola...

Ficou t達o GIRO!!! Somos t達o talentosos... Muito melhores que o PICASSO!!! N達o acham???

12


Fantástico!!! Adorámos brincar na espuma!!!

“Concurso Caça Talentos” – Isto é que foi procurar!!!...

13


EXPOSIÇÃO DE EXPRESSÃO PLÁSTICA

Para que os nossos queridos papás pudessem contemplar as obras de arte realizadas por nós ao longo de todo este ano lectivo, transformámos a nossa sala de Expressão Plástica num maravilhoso museu... Esperamos que tenham gostado!

14


FEIRA DA CIÊNCIA No dia 23 de Junho fizemos na nossa escola a “FEIRA DA CIÊNCIA”, onde mostrámos a todos os que nos visitaram, as experiências que aprendemos ao longo deste ano lectivo no “Clube da Ciência”.

15


VISITAS DE ESTUDO Ao longo do 3.º período realizámos algumas visitas de estudo! Aqui ficam alguns exemplos: - Visita ao Aquaparque de Santa Cruz (1.º e 3.º ano)

- Visita à Central Hidroeléctrica da Fajã da Nogueira e Nascente do Pico Ruivo (2.º ano)

- “À Descoberta do Passado Nacional e Regional” (4.º ano)

16


FESTEJANDO A FESTA DE FINAL DE ANO LECTIVO

17


FINALISTAS DO PRÉ-ESCOLAR

18


FINALISTAS DO 1.ยบ CICLO

19


PARA MAIS TARDE RECORDAR...

A todos desejamos boa sorte e muitas felicidades para esta nova etapa que se avizinha!

20


21


GALERIA DAS GARGALHADAS O professor pergunta a um aluno que gosta pouco de estudar: - Ricardo, como se chamam os habitantes da Suécia? - Chamam-se suecos, senhor professor. - Muito bem. E os de Marrocos? - Ah, esses são os marrecos, senhor professor!

Na aula de português, o professor dirige-se aos alunos e pergunta: - Houve um carro que se despistou. Menino Fernando, responda, onde está o sujeito? Responde o menino Fernando: - Deve estar no hospital ou no cemitério!

O professor diz para o aluno: Nem sequer sabias que Cristóvão Colombo encontrou a América? Nem sequer sabia que estava perdida.

No recreio da escola, o Pedrinho vira-se para os amigos e pergunta: - Quem é o mais forte do mundo, o HomemAranha ou o Batman? - Nenhum deles. É o meu pai! - Consegue parar o comboio com uma só mão! continua o Diogo. - A sério? - disseram os amigos que ficaram muito admirados! - Como é que consegue? - Ora, o meu pai é maquinista!

22


PASSATEMPOS Observa com atenção a imagem.

ADIVINHA De quem é o ovo?

Agora experimenta virar o jornal ao contrário!

Um pato vem a voar desde Madrid para Lisboa... ao sobrevoar a fronteira põe um ovo que cai (miraculosamente sem se partir) exactamente em cima da linha de fronteira... A quem pertence o ovo, a Portugal ou a Espanha?

23


COLORINDO

24


Jornal O Bragadinho 3º Período