Issuu on Google+

MANUAL INSTR TECNOFORRO

7/23/10 2:46 PM

Page 1

Manuseio correto FORRO EM PVC Não empilhe nem apoie os pacotes lateralmente.

Não pise nem ande sobre os pacotes.

Não arraste os pacotes uns sobre os outros.

Não coloque os pacotes sobre superfícies irregulares.

Máximo de pacotes no empilhamento: 10 (dez). Não empilhá-los lateralmente.

Não coloque nem apoie objetos sobre os pacotes, pois poderão danificar os forros.

Evite a exposiÁão direta ao sol ou outras fontes de calor.

Não amarre cordas ou outros meios que comprimam as embalagens.

Manual de Instrução

INFORMAÇÕES GERAIS: Como proprietário do Tecnoforro, você adquire muito mais do que o melhor forro em PVC, adquire também o direito de tê-lo em perfeitas condições de uso. Ao adquirir o forro de PVC com a marca TECNOFORRO, você não está apenas usufruindo de uma tecnologia avançada, de um produto de exportação. Você tem, também, além da garantia obrigatória, de nos comunicar qualquer irregularidade constatada no mateiral.

Garantia A Tecnoperfil® , fabricante dos forros em PVC TECNOFORRO®, garante seus produtos contra qualquer defeito de fabricação que venha a ocorrer no prazo de 2 (dois) anos, contados a partir da data de sua compra. A garantia cobre eventuais defeitos de fabricação e de material, devidamente comprovado. Esta garantia será nula se o produto sofrer danos resultantes de acidentes, uso indevido, descuido, desconhecimento ou descumprimento das instruções contidas no Manual de Instruções. A garantia é intransferível e será válida somente mediante a apresentação da nota fiscal de compra.

Tecnoperfil Plásticos Ltda.

JULHO / 2010 - A empresa se reserva o direito de proceder alterações de seus produtos sem aviso prévio.

• O forro não deve ser instalado em locais que haja atmosfera com agentes químicos. • Não exponha o forro diretamente à luz solar. • Para limpeza, utilize somente água e sabão neutro. Não aplique qualquer produto químico, como álcool, hipoclorito de sódio (água sanitária) ou outros. • Recomendamos a instalação de isolantes térmicos sempre que o forro for instalado com distância inferior a 50 cm do telhado. • Sempre que possível, mantenha a circulação de ar sobre o forro, evitando assim a formação de "colchões" de ar quente. • Cada lâmina de forro tem que ser fixada em todas as travessas de sustentação. • Não pendure equipamentos / luminárias ou outros objetos no forro. A fixação deve ser feita na estrutura. • Sempre fixe as lâminas deixando o espaço para a dilatação do material em toda a sua volta. Arremate e emenda possuem frisos indicativos do limite de posicionamento das lâminas. • Exclusivo para uso interno.

Produtos para uso interno.

RECOMENDAÇÕES:

Produto leve, prático, econômico, de fácil instalação e manutenção. Fabricado em PVC anti-chama, atende a NBR-14285 da ABNT e os limites da densidade ótica de fumaça, exigidos pelas corporações de bombeiros. • Ideal para os mais variados tipos de ambientes. • Boas propriedades termoacústicas. • Imune ao cupim. • Resistente à umidade e não mofa. • Fácil limpeza.

• Prática instalação. • Dispensa gastos com pintura. • Autoextinguível (não propaga chamas). • Disponível em diversas cores. • Largura de 20 cm.

3

PVC Reciclável

Imune a cupins

Não requer pintura

Não exponha diretamente à luz solar

Não passe produtos químicos

Não propaga chamas

Fácil de instalar

Resistente à umidade

Não pendure nada no teto

Rua Clodoaldo Gomes, 375 - Costa e Silva - Distrito Industrial - 89219-550 Joinville - SC Fone: 47 3431-1200 / Fax: 47 3473-7100 - vendas@tecnoperfil.com.br - www.tecnoperfil.com.br

0800 47 4774

Limpeza com água e sabão neutro


MANUAL INSTR TECNOFORRO

7/23/10 2:46 PM

Page 2

Instruções de instalação

4

Deve-se cortar primeiramente uma lâmina e conferir o perfeito encaixe da mesma, para posteriormente cortar as demais.

A

5

1,20 m

Afastamentos máximos para a estrutura de sustentação

1 2

DISTÂNCIA

GEMINI / LUMINUS

TECNOS

A

60 cm

70 cm

Obs.: A sustentação da estrutura do forro com tirantes não rígidos, tais como pendurais de arame é contra indicada.

5.3 Instale as demais lâminas, encaixando a parte macho na parte fêmea da anterior, e fixando todas as lâminas na estrutura de sustentação (figura 7).

6

Fig. 7

A instalação da última lâmina é feita com os seguintes cuidados:

interna do encaixe fêmea da última lâmina colocada e o final do arremate. Fig. 2

6.2 Da medida obtida, desconte

Fig. 8

8 mm para a dilatação do material. Marque essa nova medida nas duas extremidades da lâmina, trace a linha de corte, efetue o corte (figura 8).

Antes de iniciar a colocação das lâminas do forro, defina a posição das luminárias e equipamentos que serão fixados junto ao forro (ventiladores de teto e outros), tomando os seguintes cuidados:

• Como esses equipamentos geram calor, faça um recorte no forro, de tal forma que fique encoberto pelo acabamento das luminárias / equipamentos, permitindo a circulação do calor para o ambiente acima do forro, inclusive no local dos reatores das lâmpadas fluorescentes (figura 4).

Fig. 6

6.1 Meça o espaço entre a parte

2.1 Quando as lâminas forem menores

• Monte na estrutura de sustentação um suporte para fixar as luminárias, ventiladores de teto, etc. (figura 3), evitando o risco de queda das mesmas. Nunca fixe nas lâminas do forro.

Inicie a fixação das lâminas do forro, observando-se o seguinte:

lâmina deve ser introduzido no arremate, permitindo que a borda de fixação fique disponível para ser pregada (pregos 12 x 12), grampeada (grampos 106/8), rebitada ou parafusada (figura 6).

Instale os arremates (roda-forro), cortando os cantos em meia esquadria (figura 1).

do que o comprimento a ser forrado, utiliza-se a emenda de acabamento. Nesse caso, ela deve ser fixada na estrutura de sustentação (figura 2).

Fig. 5

5.1 A face do acabamento voltada para baixo. 5.2 O lado macho do encaixe da primeira

Monte a estrutura de sustentação do forro, bem nivelada, nas medidas indicadas na figura.

Fig. 1

3

Recorte as lâminas do forro 8 mm a menos do que o comprimento do espaço entre o fundo dos arremates (figura 5).

6.3 Coloque a lâmina no arremate,

Fig. 9

puxando-a em seguida, para que o encaixe macho se ajuste ao encaixe fêmea da lâmina anterior (figuras 9 e 10). Fig. 3

6.4 Para facilitar a colocação, essa lâmina poderá ser cortada, no seu comprimento, com 1,0 a 1,5 cm mais curta que as lâminas anteriores.

Fig. 4

7

Sempre que o forro for instalado à uma distância inferior a 50 cm do telhado, recomenda-se a instalação de isolantes térmicos.

Fig. 10


Manual de instalação Tecnoforro