Page 1

Manual – Portal do Professor 1. Lançamento de notas Cada professor possui um usuário e senha de acesso ao portal do professor. Ao acessar o portal, deverá clicar no botão “Notas” e realizar o filtro pelo período letivo, unidade (caso a instituição tenha mais de uma), turma, etapa (1º bimestre, 1º trimestre etc.) e a disciplina. Logo em seguida, clicar no botão “buscar”. O sistema irá sugerir apenas as disciplinas e turmas em que o professor está habilitado a ministrar, ou seja, que está configurado no quadro curricular da turma no sistema SophiA.

Após clicar em “buscar”, o sistema apresentará a tela de lançamento de notas com o código, nome e nº de série dos alunos, e logo em seguida as colunas com o nome resumido das avaliações para que as notas sejam digitadas. Código: nº de identificação do aluno. Nome: nome completo do aluno. Nº: nº de chamada do aluno. Situação: situação da matrícula do aluno, que pode ser ativa, transferida etc. Dispensa: essa opção é utilizada quando o aluno é dispensado na etapa daquela disciplina, por exemplo, se ele não vai cursar educação física ou inglês, por algum motivo (atestado, fluência etc.) Colunas para lançamento das avaliações: Se a instituição tiver configurado para lançamento de cada avaliação, serão apresentadas as colunas com o nome resumido de cada avaliação, caso contrário, será apresentada uma coluna nota para lançamento de uma única nota. Média: o sistema realiza o cálculo automático da média do aluno de acordo com a fórmula configurada no sistema SophiA.


Após digitar as notas, o professor deve clicar na aba “conclusão de lançamentos” onde serão listadas as informações de cada coluna das avaliações que foram lançadas. Caso ainda não tenha iniciado o lançamento de notas de uma avaliação, a situação da avaliação será “Gerada” e o sistema apresenta a informação de que “Existe um ou mais alunos sem nota lançada”. Caso o professor já tenha iniciado o lançamento das notas, a situação da avaliação será “Em lançamento” e para concluir o lançamento basta marcar a última coluna (conforme destacado na imagem abaixo) e logo em seguida clicar em “salvar”. Dessa forma as notas serão salvas e enviadas ao sistema SophiA.

2. Lançamento de frequência O sistema SophiA permite lançamento de frequência para cada aula, para o dia letivo, para o mês ou para a etapa. No exemplo utilizado nesse passo a passo será o lançamento de frequência por aula, ou seja, para cada aula ministrada o professor possui uma lista de chamada. Na tela inicial do portal do professor, clique no botão “frequência” e realize o filtro desejado. O sistema irá sugerir o período letivo, unidade, turma e disciplinas em que o professor esteja habilitado e vinculado ao quadro curricular da turma no SophiA. Realize o filtro pela data inicial e final desejada e clique em “Buscar”:

Na tela de lançamento de frequência, deve ser marcado apenas se o aluno faltou, na coluna “F”. Caso tenha uma aula em seguida da outra, o sistema apresentará duas colunas “F1 e F2”. Repare que o sistema apresenta diversas colunas, uma ao lado da outra, de acordo com os dias de aulas para lançamento da frequência. Ao marcar falta na 1ª aula, ou seja, na coluna F1, o sistema automaticamente colocará falta na 2ª aula. Caso o aluno tenha chegado apenas atrasado, o professor pode marcar falta apenas na 1ª aula, ou seja, na coluna F1.


Após realizar o lançamento, o professor deve marcar o botão “processar” (destacado em vermelho) indicando que o lançamento daquela lista de chamada foi concluído e logo em seguida clicar no botão “Salvar”, no canto superior esquerdo.

3. Lançamento de ocorrências O lançamento de ocorrências também acontece para cada aula, na mesma tela de lançamento de frequência. Ao marcar a coluna “O1, O2, O3”, de acordo com o nº da aula, serão listadas as ocorrências cadastradas no sistema. Nessa tela o professor deve selecionar qual a ocorrência será aplicada ao aluno e poderá fazer uma observação caso julgar necessário. Logo em seguida, deve clicar no botão “confirmar”.

4. Lançamento de tarefas Para lançar tarefa, primeiramente deve-se clicar no ícone de um lápis disponível na tela de lançamento de frequência, conforme imagem abaixo, para que possa ser informado que para essa aula possui tarefa. Dessa forma, a coluna “T1“ será exibida.


Ao clicar no ícone “lápis”, será listada a tela abaixo onde deve ser informado o tipo de lançamento se será normal, falta coletiva ou presença coleta. Lançamento normal é para marcar cada aluno faltante da aula, diferentemente da falta coletiva que o sistema coloca falta para todos os alunos ou presença coletiva que o sistema coloca presença para todos os alunos. Além de marcar o ícone da matrícula (para apresentar a coluna de lançamento de tarefa), o professor pode preencher o conteúdo da tarefa da aula.

Voltando na tela de lançamento da tarefa, deve-se marcar o aluno que não entregou a tarefa.


5. Lançamento de matéria lecionada e atividades extraclasse Ainda na tela de detalhes da lista de chamada (ao clicar no ícone de lápis), são apresentadas colunas para lançamento da matéria lecionada da aula e atividades extraclasse, conforme imagem abaixo.

6. Planejamento de aulas O planejamento de aulas é o conteúdo previsto de cada aula que será ministrada pelo professor. Ele deve clicar no botão “Planejamento de aula” na tela inicial do portal do Professor, realizar o filtro da turma, disciplina, setor e grupo (caso a turma e/ou disciplina seja subdividida) e clicar no botão “buscar”.


Na tela de Planejamento de aulas serão listadas colunas com informações das aulas, ou seja, a data, dia da semana, nº da aula do dia e uma coluna para o lançamento do conteúdo previsto da aula e da metodologia utilizada pela instituição.

OBS: o sistema disponibiliza a opção para copiar o conteúdo previsto de uma turma para outra, por exemplo, o professor pode copiar o conteúdo da turma 4º Ano A para a turma 4º Ano B. Assim como disponibiliza a opção para copiar o planejamento de aula do período letivo anterior (essa opção é apresentada no momento da realização do filtro da disciplina).

7. Consultas de relatórios No menu principal do portal do professor, ao clicar em “consultas” pode-se visualizar alguns relatórios como:


• • •

Horário de aulas do professor; Lista de alunos das turmas e disciplinas que o professor ministra aula; Diário de classe preenchido com as informações de faltas de cada dia, total de faltas e a média final da etapa (bimestre, trimestre etc.).

Ainda no final do relatório de diário de classe preenchido são apresentadas informações do conteúdo dado de cada aula preenchido durante o lançamento de frequência:

Matéria lecionada: Esse relatório apresenta um resumo para o professor com a data e nº de cada aula de uma determinada disciplina, qual o percentual de faltas da turma por aula, se houve tarefa ou não, o percentual de tarefas não entregues e o conteúdo da matéria lecionada da aula.


8. Disponibilizar arquivos Uma funcionalidade disponível para que os professores compartilhem com as suas turmas: artigos, links de algum site, livros online, lista de exercícios, etc. Ao clicar no menu “Meus arquivos”, será apresentada a tela abaixo, onde o professor pode visualizar os arquivos incluídos por ele e também os arquivos que foram compartilhados com o professor.

9. Avisos A instituição pode disponibilizar aviso aos professores. Dessa forma, ao clicar em “Meus avisos”, serão visualizados conforme a imagem abaixo. Os avisos são incluídos no sistema SophiA, geralmente pelos colaboradores da secretaria ou coordenação.


10. Parecer descritivo O recurso de parecer descritivo é utilizado para que o professor possa lançar informações referentes ao comportamento do aluno, observações do professor, avaliação de desempenho do aluno, dicas do professor para melhorar o desempenho do aluno, entre outras informações. Ao acessar o portal do aluno, basta clicar no menu “Parecer descritivo” e realizar o filtro desejado:

Será listada a relação de alunos da turma e a situação do parecer descritivo, que pode ser: • Pendente: quando o professor ainda não iniciou o lançamento do parecer; • Iniciado: quando o professor iniciou o lançamento do parecer, mas ainda não concluiu, apenas salvou as informações; • Lançado: quando o professor já finalizou o lançamento do parecer descritivo do aluno.


Segue abaixo um exemplo da tela de lançamento do parecer descritivo:

O gerenciamento do parecer descritivo, por exemplo, o coordenador validar o conteúdo lançado pelos professores, é realizado no sistema SophiA, assim como o acompanhamento se o professor finalizou o lançamento do parecer de todas as turmas. Att, Suporte Sistema SophiA

Profile for tecnologia-colegioeccos.com

Manual do Sophia  

Manual de uso do sistema

Manual do Sophia  

Manual de uso do sistema

Advertisement