Page 41

COMO DESPERTAR O INTERESSE – E A AUTONOMIA – DAS CRIANÇAS SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS: Falar sobre a matéria-prima usada na produção de um brinquedo ou de uma peça de roupa: “o que da natureza foi necessário para que eu tivesse acesso a isso?”.

Fazer cálculos simples de gastos diários – quanto é possível economizar em energia quando apagamos uma lâmpada ou quando escovamos os dentes com a torneira fechada, por exemplo.

Desenvolver uma autonomia financeira, identificando desejos e necessidades e tratando os temas com equilíbrio.

Ter momentos de proximidade com a natureza. Despertar o respeito pelo meio ambiente aproveitando um dia de sol em um parque arborizado. © Foto: Acervo Marista Champagnat

Quando falamos sobre atitudes mais sustentáveis que crianças podem colocar em prática, tanto na escola quanto em casa, Sheyla aponta caminhos que partem para além de cuidados já consolidadas, como a atenção no abrir e fechar a torneira. “Há atitudes que, a cada ano, devemos retomar com as crianças: ter sua própria garrafa de água, evitando copos descartáveis; conferir se há separação de lixo no local, buscando sempre identificar quando que se trata de lixo orgânico e reciclável; reaproveitar materiais para produções artísticas; ou até mesmo a responsabilização por uma planta, árvore ou horta”, explica. Para a professora, à medida que a criança cuida da natureza e esta cresce e responde aos seus cuidados, a conscientização da criança se torna vívida, tangível e recíproca, pois há uma troca nessa relação.

41

Profile for Tecendo | Atelier de Comunicação

Colégio Marista Champagnat  

Revista Em Família Marista | 16ªEd

Colégio Marista Champagnat  

Revista Em Família Marista | 16ªEd

Profile for tecendo
Advertisement