Page 11

As famílias devem ficar atentas para que, com todas as atribuições da vida moderna, não haja um abandono dos filhos. Luciana Schwan, médica e mãe

ALGUNS SINTOMAS QUE PODEM SIGNIFICAR SOBRECARGA EMOCIONAL: Alteração no padrão de sono. Cansaço desproporcional. Deixar de ver graça no que antes gostava de fazer. Não conseguir mais valorizar momentos que antes eram prazerosos.

e, hoje, vejo que meu maior conflito com os adolescentes são as redes sociais. Acho que a garotada perde um tempo de vida precioso nelas. Precisamos aceitar a evolução da comunicação, mas não podemos ficar escravizados por elas”, afirma Luciana. “A internet tem um lado negativo na medida em que cria modelos e dissemina informações não verdadeiras”, afirma Adriane Arteche, professora adjunta do programa de pós-graduação em Psicologia da PUCRS e doutora em Psicologia do Desenvolvimento. Por outro lado, a profissional afirma que também existem vantagens, à medida que as famílias que compartilham das mesmas angústias podem trocar experiências. Além disso, a tecnologia torna a busca por informação técnica adequada cada vez mais fácil e acessível. “Entendo que as mídias sociais promovem a cultura da ‘família de comercial de margarina’, em que apenas momentos positivos são compartilhados. No entanto, espaços para discussão das dificuldades cotidianas da maternidade e da paternidade também têm sido cada vez mais divulgados”, explica Adriane. Novamente, o uso dessas ferramentas como canal para uma rede de apoio faz dela um instrumento muito mais positivo do que negativo.

Bruxismo.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS PAIS DE HOJE?

Problemas de digestão e intestino.

1.

Maior compartilhamento de tarefas em relação ao cuidado e à educação dos filhos.

2.

Conhecimento teórico sendo transmitido aos pais e, às vezes, entrando em colisão com aprendizados intrafamiliares (como o não uso de práticas de punição física que antes eram recorrentes, por exemplo).

3.

Centralização nos pais como responsáveis pelo cuidado e pela educação e minimização do papel da família extensa.

A GRAMA DO VIZINHO É REALMENTE MAIS VERDE? Casas arrumadas, sorrisos no rosto, roupas combinando, barriga chapada um mês depois do parto. As redes sociais são fonte constante de cobranças e comparações que podem agir de forma prejudicial para quem vive a maternidade/paternidade. No Brasil, o peso é ainda maior: de acordo com dados de um estudo realizado pelo Hootsuite com a We Are Social, somos o segundo país do mundo que passa mais tempo conectado à internet. A média do brasileiro é ficar cerca de nove horas e 29 minutos online por dia. E 62% da população do país está ativa nas redes sociais. “Quando meus filhos nasceram, ficava pensando em qual seria o meu choque de geração com eles

QUAIS SÃO AS DIFICULDADES E ANGÚSTIAS CARACTERÍSTICAS DESTA GERAÇÃO DE PAIS? 1.

Dar conta de conciliar as demandas de trabalho com estimulação apropriada e criação de vínculo com os filhos.

2.

Proteger os filhos dos perigos do mundo atual (violência; mídia inadequada; alimentação não saudável; excesso de demanda eletrônica) e promover autonomia e independência ao mesmo tempo. Fonte: Adriane Arteche, doutora em Psicologia do Desenvolvimento.

11

Profile for Tecendo | Atelier de Comunicação

Colégio Marista Champagnat  

Revista Em Família Marista | 16ªEd

Colégio Marista Champagnat  

Revista Em Família Marista | 16ªEd

Profile for tecendo
Advertisement