Issuu on Google+

2011


Ponto de Cultura Ninho do Sol O Ponto de Cultura Ninho do Sol é uma iniciativa do Teatro Ogan e IPC - Instituto Parecis Cultural, organizações sem fins lucrativos comprometidas com a preservação do patrimônio histórico e cultural, divulgação da cultura indígena, execução de oficinas multimídia, de arte e artesanato, dinamização da Biblioteca Comunitária Mãe Branca e promoção de eventos culturais. O Ninho do Sol vem somar ações que integram comunidade, terceiro setor, iniciativa privada e poder público nas suas três esferas de atuação, auxiliando na formação de crianças e jovens, oferecendo lazer e atividades saudáveis, aumentando a renda da população mais carente, promovendo a inclusão social e a integração de culturas, melhorando a qualidade de vida de todos, enfim, promovendo cidadania.

Teatro Ogan Fundado em 10 de maio de 1995, o Teatro Ogan tem como lema: “Teatro – Expressão viva da alma humana!”. É uma associação com natureza e fins não-lucrativos, cuja principal finalidade é difundir o fazer teatral no estado de Mato Grosso. Ações do grupo: § Projeto EncenArte – oficinas de teatro educação; § Noites Teatrais; § Montagem de espetáculos; § Festival EncenArte de cenas curtas; § FEsTeatro - Festival Estudantil de Teatro, em parceria com APAE; § FEsCanção - Festival Estudantil da Canção; § FEMUTE - Festival Municipal de Teatro de Campo Novo do Parecis.

IPC - Instituto Parecis Cultural O IPC - Instituto Parecis Cultural, fundado em 04 de abril de 2009, é uma entidade sem fins lucrativos de caráter cultural e socioambiental que tem como diretrizes: a arte e a cultura, o turismo e o meio-ambiente e a educação e a cidadania. Ações do Instituto: § Festival do Minuto, em parceria com Planeta Minuto; § Vídeo Índio Brasil, em parceria com Amigos do Cine Cultura; § Circuito Tela Verde, em parceria com Ministérios da Cultura e do Meio Ambiente; § Dia Internacional da Animação, em parceria com ABCA e ASIFA.


Missão “Oportunizar a formação humana através da arte educação, preservando o patrimônio histórico e cultural e promovendo a melhoria de vida das comunidades onde atua.”

Visão “Tornar-se um ponto de referência em ações culturais, sociais e ambientais.”

Valores Integridade Primamos pela ética, justiça e imparcialidade nos pensamentos, palavras e ações. Criatividade Oportunizamos e incentivamos novas experiências e diálogos para a construção de uma imaginação criadora. Respeito à diversidade Respeitamos a diversidade nas suas mais diversas formas, na busca da expressão individual e coletiva e tolerância mútua. Responsabilidade socioambiental Respeitamos o ser humano e o meio ambiente, agindo com ética e transparência na gestão dos recursos, buscando o desenvolvimento sustentável e refletindo nas decisões que causam impacto nas futuras gerações. Comprometimento Temos entusiasmo pelos desafios e pelas realizações, acreditando no sucesso dos nossos ideais.

Objetivos Oferecer oportunidades de uma educação mais ativa; Oportunizar a formação humana através da arte; Amenizar situações de vulnerabilidade social; Promover a geração de emprego e renda; Promover o potencial turístico de nosso município e região; Conscientizar sobre a importância da preservação dos locais históricos, dos abrigos rupestres, das reservas indígenas e do meio ambiente, com ações de ecocidadania; Promover políticas públicas para a área cultural.


Características Socioambientais Campo Novo do Parecis possui uma natureza exuberante, pois está inserido na área de transição Cerrado-Amazônia e seus rios belos e de águas transparentes compõem a Bacia Hidrográfica do Alto Juruena, o que lhe rende a alcunha de “Terra das Águas de Mato Grosso”. Para preservar estas riquezas, o Ninho do Sol tem incitado o tema do desenvolvimento sustentável através de oficinas de artesanato com material reciclado. Promove ainda, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, o Circuito Tela Verde que debate temas essenciais para a retomada de uma consciência ambiental e o desenvolvimento de valores de eco cidadania. Ainda são desenvolvidos trabalhos que visam à preservação dos sítios paisagísticos e históricos, a fim de conscientizar a comunidade campopareciense para a salvaguarda das belezas naturais e do patrimônio histórico-cultural da região.

Características Socioculturais A história do Teatro Ogan está diretamente ligada à formação da cultura local. Desde a sua fundação, o grupo desenvolve e apóia iniciativas, especialmente na área de artes cênicas. Com o Ponto de Cultura o grupo assumiu papel mais amplo e passou a abranger as mais diversas manifestações culturais, como artesanato, música, cultura afro e a preservação do patrimônio, tendo como uma de suas premissas a preservação e a divulgação da cultura indígena Paresí-Haliti. Sendo assim, são realizadas diversas ações junto a esta etnia, com destaque ao espetáculo “Amure” que apresentou os mitos, lendas, valores e histórias deste povo para diversas cidades de Mato Grosso, participando ainda do 13º Fringe que faz parte do 20º Festival de Curitiba, no Paraná. Todas estas ações socioculturais são apresentadas à comunidade na forma de eventos, que ocorrem durante todo o ano. O Teatro Ogan compõe a atual gestão do Conselho Municipal de Política Cultural, participando dos fóruns de discussão para elaboração do Plano Municipal de Cultura 2011/2021.


Características Socioeducativas O Ponto de Cultura Ninho do Sol contribui com o desenvolvimento socioeducativo da comunidade de Campo Novo do Parecis, favorecendo a formação complementar de crianças e jovens. As atividades oferecidas pela Biblioteca Comunitária Mãe Branca estão voltadas à pesquisa escolar e ao desenvolvimento pedagógico. O Teatro Ogan está registrado no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente como reconhecimento de seus trabalhos voltados para este público.

Características Socioeconomicas Utilizando os princípios da economia solidária, do consumo consciente, da valorização da cultura local e do manejo de recursos ambientais, o Ninho do Sol contribui para o desenvolvimento socioeconômico da comunidade de modo sustentável. As oficinas de artesanato visam à capacitação de novos artesãos e ao aprimoramento dos seus processos produtivos, gerando emprego e renda. Atuando na sede do ponto de cultura e na Unidade Prisional local, as aprendizes recebem o conhecimento, aplicam as técnicas, comercializam os produtos nas Feiras de Artesanato e reinvestem na aquisição de novos materiais.


Público Atendido Em 2011, o Ponto de Cultura Ninho do Sol atendeu 647 aprendizes nas Oficinas de Arte e Artesanato. E na Biblioteca Comunitária, um público estimado de

2.800 usuários, principalmente crianças e adolescentes.

Público Participante 100 aprendizes nas Oficinas de Artesanato 15 aprendizes nas Oficinas de Artesanato da Unidade Prisional 13 aprendizes na Oficina de Artesanato com reciclagem, em parceria com o IFMT – Campus Parecis 208 aprendizes nas Oficinas de Artes Cênicas – Teatro e Balé 144 aprendizes nas Oficinas de Cultura Afro – Dança de Rua, Axé, Aero Funk e Jazz Street 87 aprendizes nas Oficinas de Música – Teclado e Violão Avançado

06 oficineiros remunerados 12 voluntários

Público Beneficiado Além disso, as atividades desenvolvidas atingiram uma parcela significativa da população de Campo Novo do Parecis, na forma de eventos culturais, palestras, mostras e festivais, entre outros, realizados ou apoiados pelo Ponto de Cultura. Estima-se que cerca de 12.700 pessoas foram beneficiadas pelas ações do Ninho do Sol.


Premiado no VII Festival Matogrossense de Teatro 1997 Selecionado no PROAC CEC/SEC – Projeto III FEMUTE 2001 Selecionado no PROAC CEC/SEC – Projeto “EncenArte” 2004 Selecionado no PROAC CEC/SEC – Projeto V FEMUTE 2004 Premiado no 11º e 13º FETESG 2008/2010 Premiado no XVI Festival Matogrossense de Teatro 2008 Selecionado como Ponto de Cultura – MinC-SEC Premiado no XVII Festival Matogrossense de Teatro 2009 Selecionado no Intercâmbio Cultural 2010 Selecionado no Festival do Minuto 2010 Selecionado como Ponto de Exibição – Programadora Brasil Registro nº 004 no CMDCA Título de Utilidade Pública – Lei Municipal nº 1.361 de 04/05/10 Premiado no PAIS 2010 – Fundação André Maggi Premiado no 13º FETESG 2010 Selecionado no Vídeo Índio Brasil 2010 Premiado no Microprojetos Amazônia Legal 2010 Selecionado no Circuito Tela Verde 2010 Selecionado no Projeto “História no Ponto” 2010 - RHBN Selecionado no Dia Internacional da Animação 2010 Premiado no 14º FETESG 2011 Premiado no 1º Festival de Danças de Juína 2011 Selecionado no Programa do Livro Popular FBN 2011 Registrado no SAA - Ministério do Desenvolvimento Social 2011


Patrocínio:

PULSANDO O BRASIL

Cul ura

ORE AD OR M

S DO BAIRR ON OS SA

A S S O C IA Ç

E C IDA PA R ªA

ÃO

E

Sr

D

Apoio Institucional:

CÂMARA MUNICIPAL CAMPO NOVO DO PARECIS - MT

CMAA Conselho Municipal de Assistência Social

CMDCA Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

CMPC Conselho Municipal de Política Cultural

Apoio Cultural: EL TEJAR ESCRITÓRIO

CONTÁBIL CAMPO NOVO

Rádio

Cidade

nova

98.9 FM

FÓRUM CAMPO NOVO DO PARECIS


Amure - Cuiabá - MT

Espetáculo Amure - Centro Cultural de Tangará da Serra - MT

Amure - Curitiba - PR

O Ninho do Sol está inserido em uma região de riquíssima cultura indígena. A tradição, os costumes, a musicalidade, as vestimentas e o artesanato dos índios Paresí-Haliti são ímpares. Ao longo dos últimos três séculos este povo passou por uma transformação cultural e o tradicional tem dado espaço ao moderno. Dentro deste contexto, em 2011, o Ponto de Cultura desenvolveu vários estudos que culminaram com a montagem do espetáculo "Amure". Baseado em lendas, mitos, registros históricos e depoimentos dos índios Paresí-Haliti, o espetáculo conta a história de um jovem indígena, acostumado ao mundo moderno, que de repente se depara com uma missão que pode mudar sua vida drasticamente. Desistir das prerrogativas da vida moderna e se embrenhar num mundo mágico e encantador, onde sua meta é resgatar a sua própria identidade e, automaticamente, a do seu povo. Isso cumpre com a proposta do Ponto de Cultura Ninho do Sol, de registrar, preservar e divulgar a cultura e a história de Campo Novo do Parecis.

Amure - Nova Olímpia - MT

Amure - Campo N. do Parecis - MT

Técnica e Elenco


Oficinas - Artesanato

Almofadas de hist贸rias - Patchwork

Pintura em tecido

Pintura em tecido

Pintura em tecido

Patchwork

Pain茅is com reciclagem

Feiras de Artesanato


As estrelas do céu - Teatro Ninho do Sol

Iluminada - Cia. Flor de Menina

As estrelas do céu - Teatro Ninho do Sol

Contos de Fadas - Estrelas do Amanhã

A bonequinha - Grupo Delicatta

Upendi - Grupo Delicatta

Lembranças - Grupo Anjos de Ouro

Quinto Céu - Cia. Flor de Menina

Noite Mágica - Cia. Flor de Menina

Sétimo Céu - Cia. Flor de Menina

Oficinas - Artes Cênicas

As estrelas do céu - Teatro Ninho do Sol


Oficinas - Cultura Afro

Apresentação Funk Cia

Apresentação Swing Mania

Oficina de Danças Afro

Oficina Itamarati Norte

Oficina Itamarati Norte

Urbanus Black Crew

Apresentação Funk Cia

Premiação - Funk Cia

Apresentação Swing Mania


Oficina de teclado

Teclado - 15ª Expocampo

Violão avançado - 15ª Expocampo

Apresentação - 15ª Expocampo

Of. Técnica de Sonorização

Apresentação - 15ª Expocampo

Oficinas - Música

Oficina de teclado


Roda de Leitura

Fazendo Arte

Cine Criança

A Biblioteca Comunitária Mãe Branca, inaugurada em 19 de maio de 2010, é parte integrante das ações do Ponto de Cultura Ninho do Sol. Com ela a comunidade pode usufruir de mais um espaço cultural para fortalecer o hábito da leitura indagadora, reflexiva e crítica como forma de construção da cidadania. Seu acervo conta com mais de 3.000 livros direcionados especialmente à criança e ao adolescente. Dentre os muitos doadores destacamos Marília Pereira (in memorian), carinhosamente chamada de “Mãe Branca” dos Paresí-Haliti, homenageada deste espaço cultural. Registrada no Sistema Estadual e no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, a Biblioteca Comunitária Mãe Branca desenvolve inúmeras atividades semanais e participa de eventos culturais buscando sempre a valorização do ser humano.

Contação de Histórias com Fantoches

Atividades: Ÿ Hora do Conto; Ÿ Fazendo Arte; Ÿ Roda de Leitura; Ÿ Momento de Brincar; Ÿ Cine Criança.


A arte de contar histórias é uma prática milenar que teve seu início desde os primórdios da humanidade por meio da tradição oral, sendo intensificadas na Grécia Antiga e no Império Árabe. Essa arte amplia o universo literário, desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação através da construção de imagens interiores. Narrar uma historia será sempre um exercício de renovação da vida, um encontro com a possibilidade, com o imaginário e o desafio de construir outro final. Ducelina - contadora de histórias

Desfile cívico de 04 de Julho

A arte de contar histórias é uma atividade que abre espaço para a alegria e o prazer de ler, além de desenvolver a escrita e o despertar da criatividade.

Rickfillie - contador de histórias

Contação de histórias

Uma das atividades desenvolvidas pela Biblioteca Comunitária Mãe Branca é a contação de histórias pelas personagens “Ducelina” e “Rickfillie”, que encantaram crianças e adultos por onde passaram, mostrando o potencial desta arte.

Contação de histórias


A bailarina - II Festival EncenArte

Sete pecados - II Festival EncenArte

Life House - II Festival EncenArte

A hist贸ria de Beto - VI FEsTeatro

Guia do cirurgi茫o - II Festival EncenArte

Acredite se quiser - VI FEsTeatro

Bastidores

Oficina Corpo & Circo

APAE - VI FEsTeatro


Rei e Fabiano - I FEsCanção

Desfile cívico de 04 de Julho

Feira Artesanal - Noite de Paz e Luz

Fórum Setorial de Artes Cênicas

Cia. Flor de Menina - VIII Fest. Parecis de Danças

As Estrelas do Céu - Recital de Balé

Almas da Noite - Noite Cultural das Mães

Delicatta - 15ª ExpoCampo

Estrelas do Amanhã - 15ª ExpoCampo

Público nos eventos culturais

Anjos de Ouro - Noite Cultural das Mães

Tango - VIII Festival Parecis de Danças


I FEsCanção

Seletiva - CEIP

Seletiva - Padre Arlindo

Seletiva - Antonio Pereira

Seletiva - N. Sra. Aparecida

I FEsCanção - Grande Final

Seletiva - Jardim das Palmeiras

Seletiva - Madre Tarcila

Seletiva - ILEP

Seletiva - 04 de Julho


www.teatrogan.blogspot.com

www.baleflordemenina.blogspot.com O “Tá no Ponto!” e o “Balé Flor de Menina” são blogs que têm como objetivo manter o público informado sobre as ações do Ponto de Cultura Ninho do Sol e seus parceiros, assim como ações e eventos de entidades culturais de Campo Novo do Parecis, do Mato Grosso e do Brasil. O blog “Tá no Ponto!” foi criado em 2007 com o intuito de divulgar as ações do Teatro Ogan e a partir de 2010 assumiu a função de divulgar especialmente as ações do ponto de cultura, contando com uma média de 300 acessos diários.


Tendo em vista que todos os cursos e oficinas oferecidos pelo Ponto de Cultura Ninho do Sol são gratuitos, o Teatro Ogan busca novos parceiros para a sustentabilidade do ponto de cultura e para viabilizar a ampliação de seu trabalho.

Adote essa idéia! Registrado no CMDCA, o Teatro Ogan pode receber doações através do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, que tem por objetivo financiar os custos de Instituições registradas, cujas ações são voltadas à criança e ao adolescente. As doações poderão ser deduzidas do Imposto de Renda até o limite de 6% para pessoas físicas e 1% para pessoas jurídicas.

Doe Materiais! Considerando que a maioria dos aprendizes não dispõe de recursos para comprar seu próprio material, o Teatro Ogan busca doações de materiais utilizados em seus cursos e oficinas e para a Biblioteca Comunitária Mãe Branca.

Seja Voluntário! Pessoas interessadas em atuar diretamente nas atividades do Ponto de Cultura Ninho do Sol podem se tornar um oficineiro de arte/artesanato ou auxiliar na organização de eventos.

Patrocine! Organizações e empresas interessadas em associar sua marca ao trabalho desenvolvido pelo Ponto de Cultura Ninho do Sol podem patrocinar turmas de aprendizes, cursos, oficinas e eventos, solicitando uma visita para conhecer em detalhes nossos projetos e ações.

Fundo Municipal da Criança e do Adolescente Contato: (65) 3904 2111 Banco do Brasil Agência: 3036-8 Conta Corrente: 10.425-4 19

Fundo Municipal de Incentivo à Cultura Contato: (65) 3904 2095 Banco do Brasil Agência: 3036-8 Conta Corrente: 24.442-1


TEATRO

Contato: Rua Severino Euflasino de Lima, 1063 NE Bairro Nossa Senhora Aparecida - CEP 78.360-000 Campo Novo do Parecis - Mato Grosso - Brasil Fone: (65) 3904 2095 / 9987 9326 Blog: www.teatrogan.blogspot.com Email: teatrogan@hotmail.com Redes Sociais: Facebook (Teatro Ogan)


Portfólio do Ponto de Cultura Ninho do Sol 2011