S E R O V R Á S A NÃO TÊM PERNAS PARA ANDAR JOANA GAMA
Sessão Descontraída: 26 setembro, domingo, 15h
SESSÕES SESSÕES DESCONTRAÍDAS DESCONTRAÍDAS NO SÃOLUIZ LUIZ NO SÃO
Sessões de teatro, dança, cinema que podem decorrer numa atmosfera Sessões de teatro,edança, cinema mais descontraída acolhedora podem decorrer no numa eque com mais tolerância queatmosfera diz mais descontraída e acolhedora respeito ao movimento e ao barulho e com mais tolerância que diz na plateia; podem aindano implicar respeito ao movimento e ao barulho pequenos ajustes no espetáculo na plateia; podem implicar (iluminação, som) eainda no acolhimento pequenos no espetáculo do público,ajustes para melhor se (iluminação, som) e no acolhimento adaptarem às suas necessidades. do público, para melhor se adaptarem às suas necessidades. As sessões descontraídas procuram reduzir os níveis de ansiedade e As sessões descontraídas procuram tornar a experiência mais agradável. reduzir os níveis de os ansiedade e Destinam-se a todos indivíduos a experiência agradável. etornar famílias, pessoas commais condições Destinam-se a todos os indivíduos do espetro autista (ASD), incluindo e famílias, pessoas com condições síndrome de Asperger; pessoas com do espetro intelectual; autista (ASD), incluindo deficiência crianças síndrome pessoas com com déficede de Asperger; atenção; pessoas deficiência intelectual; com síndroma de Down; crianças pessoas com défice de atenção; pessoas com síndroma de Tourette; séniores com síndroma de Down; pessoas em estados iniciais de demência; com síndroma de Tourette; séniores pessoas com deficiências sensoriais, em estados de demência; sociais ou deiniciais comunicação. Não pessoas com deficiências sensoriais, são, no entanto, uma forma de sociais ou ade comunicação. Não contrariar classificação etária dos são, no entanto, uma forma de espetáculos (por exemplo, permitir contrariar a classificação etária dos que crianças muito pequenas possam espetáculos (por exemplo, permitir assistir a espetáculos que não que crianças muito pequenas possam sejam adequados para a sua idade). assistir a espetáculos que não Da mesma forma, não procuram sejam adequados para a sua idade). criar um espaço para outro tipo Da mesma forma, não procuram de atividade durante o espetáculo criar um espaço para outro tipo que não o usufruto do mesmo. de atividade durante o espetáculo Esta é uma colaboração entre salas que não o usufruto do mesmo. de espetáculo e pais, cuidadores e Esta é uma colaboração entre salas acompanhantes para que todas as de espetáculo e pais, cuidadores e pessoas possam assistir ao mesmo acompanhantes para que todas as espetáculo. pessoas possam assistir ao mesmo espetáculo.
2
SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL
SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL
Entrada principal Entrada principal Rua António Maria Cardoso, nº 54 Rua António Maria Cardoso, nº 54
Estamos no Teatro São Luiz Estamos no aTeatro São Luiz para assistir um espetáculo para assistir a um espetáculo chamado As árvores não têm pernas chamado Os Sapatos do Sr. Luiz – para andar. nova versão.
Depois de passar a porta principal, Depois passar alugar porta principal, temos a de bilheteira, onde se temos a bilheteira, lugar onde se compram os bilhetes. compram os bilhetes.
À entrada, temos de passar uma À entrada, temosno defoyer. passar porta para entrar Aí uma está porta para entrar no foyer. Aíe está um assistente que nos recebe nos um assistente quepara nosa recebe indica o caminho sala do e nos indica o caminho para a sala do espetáculo. espetáculo.
33
Os assistentes de sala estão no Teatro Os salaesclarecer estão no Teatro paraassistentes nos ajudarde e para as para nos ajudar e para esclarecer as nossas dúvidas. nossas dúvidas.
Se precisarmos de ir à casa de banho, Se precisarmos deoirsímbolo à casa WC de banho, devemos procurar devemos procurar símbolo WC ou um assistente deosala para ajudar ou um assistente de sala paradeajudar a encontrar o caminho. A casa abanho encontrar o caminho. casa-1,de dos homens fica noApiso banho dos homens fica a das mulheres no piso -2.no piso -1, a das mulheres no piso -2.
Este é o foyer da entrada principal Este é o foyer da entrada principal do Teatro, a partir daqui indicamnos do Teatro, para a partir daqui o caminho a sala ondeindicamnos o caminho para a sala onde vai começar o espetáculo. vai começar o espetáculo.
Esta é uma outra entrada do Teatro, Esta é uma entrada do Teatro, pelo largo dooutra Picadeiro, é a entrada pelo do Picadeiro, é aacesso entrada pelaslargo traseiras e também de pelas traseiras e também de acesso mais fácil e direto à sala Mário mais fácil e direto à sala Viegas. Qualquer uma das Mário entradas Viegas. Qualquer umachegar das entradas do Teatro nos permite à sala do Teatro nos permite chegar à sala onde vai decorrer o espetáculo. onde vai decorrer o espetáculo.
44
Durante o espetáculo, a ideia é ficarmos àovontade e atentos, para Durante espetáculo, a ideia é que possamos assistir a tudo o ficarmos à vontade e atentos, para que acontece. vamos tirar o que possamosNão assistir a tudo fotografias, nemNão fazer vídeos. que acontece. vamos tirar fotografias, nem fazer vídeos.
Se o barulho incomodar, podemos Se o barulho incomodar, podemos tapar os ouvidos ou dar a mão a tapar os ouvidos ou dar a mão a quem nos acompanha. Em qualquer quem nos acompanha. Em qualquer momento, podemos sair para um momento, podemos sair para um lugar mais sossegado e voltar a entrar lugar mais sossegado e voltar a entrar na sala. na sala.
Se houver alguma emergência, Se houver alguma emergência, devemos seguir as indicações dadas devemos seguir as indicações dadas pelos assistentes de sala e pela pelos assistentes de sala e pela sinalética. sinalética.
No final da peça podemos aplaudir No final de podemos sair pelo mesmo em sinal agradecimento e os caminho por ondeSeentrámos e atores agradecem. não quisermos podemos dizer que já fomos ao não batemos palmas. Teatro São Luiz. Podemos usar a porta da frente ou das traseiras que fica muito perto da sala onde decorre o espetáculo.
55
No final podemos sair pelo mesmo No final por podemos sair pelo emesmo caminho onde entrámos caminho por onde podemos dizer que jáentrámos fomos aoe podemos já fomos Teatro Sãodizer Luiz.que Podemos usarao Teatro Sãofrente Luiz.ou Podemos usar a porta da das traseiras aque porta da frente ouda das traseiras fica muito perto sala onde que fica muito perto da sala onde decorre o espetáculo. decorre o espetáculo.
5
Uma parceria Acesso Cultura e São Luiz Teatro Municipal Mais informações: info@teatrosaoluiz.pt Esperamos que tenha gostado da visita. Duração (aprox.): 40 min. Fotos de Estelle Valente e José Frade teatrosaoluiz.pt / acessocultura.org
6
As árvores não têm pernas para andar Joana Gama Fotografias de Estelle Valente
Quando os meninos e meninas entrarem na sala, a Joana Gama, que é pianista, vai estar sentada num banco pequenino a brincar com umas rolhas. Atrás dela estão uns cubos de cartão que têm uns desenhos que não se percebe bem o que são. A Joana é simpática e vai-nos falar sobre três árvores muito especiais. E até nos vai colocar algumas perguntas! Se a Joana é pianista, devia haver um piano no palco, mas onde é que está o piano? Enquanto nos fala sobre o mundo maravilhoso das árvores, a Joana vai estar a montar os cubos. Estes cubos são um puzzle gigante!
7
E o piano, que neste caso é um piano pequenino chamado toy piano, até vai aparecer! Pouco a pouco, a Joana irá construir diferentes árvores. Por exemplo, aqui vemos o sobreiro, que dá cortiça, um material usado na construção de naves espaciais e foguetões que chegam à lua! Antes de tocar a música do sobreiro, a Joana vai perguntar se a queremos acompanhar com palmas. A música do sobreiro é alegre! Primeiro vamos ver a cerejeira sem folhas, frutos ou flores.
8
Mas depois iremos ver a cerejeira coberta de flores! Sabiam que as flores da cerejeira mudam de cor? A Joana até vai mudar o piano de sítio para tocar a música da cerejeira, que é mais calminha. A terceira, e última, árvore chama-se embondeiro. O superpoder do embondeiro é que pode servir para guardar água! Ah, e a Joana até vai perguntar se queremos dançar ao som da música do embondeiro, que é bem animada! No final vamos poder conversar com a Joana, que irá responder às perguntas e comentários que tivermos.
9
teatrosaoluiz.pt