Issuu on Google+

Informativo mensal do Campus Universitário de Tucuruí — CAMTUC | Ano 2 Ed. 04 Abr. / 2014

REDES SOCIAIS

Positivo até que ponto?

CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO O CAMTUC apoiando a causa.

SEMANA DO CALOURO 2014

Fique por dentro do que aconteceu.

TROTE SOLIDÁRIO

A entrega dos alimentos arrecadados.


Universidade Federal do Pará Campus Universitário de Tucuruí

Coordenador Geral: Prof. Dr. Marcelo Rassy Teixeira Coordenador Acadêmico: Prof. Me. Raphael Barros Teixeira Coordenador de Planejamento, Gestão e Avaliação: Udson Pacheco A.G.P. / CAMTUC— Assessoria em Gestão de Projetos Rodovia BR 422 Km 13 - Canteiro de Obras - UHE Tucuruí Vila Permanente - Tucuruí (PA) - CEP: 68464-000 Fone: (94)3778 - 3253 www.camtuc.com.br

Facebook.com/camtuc.ufpa


AUGUSTO FERREIRA

Prezados integrantes da comunidade acadêmica do CAMTUC, é com grande satisfação que estamos publicando mais uma edição do nosso informativo “Na beira do lago”. Esse meio de comunicação foi criado para divulgarmos as notícias e acontecimentos do nosso Campus. Nesta edição, serão abordados os temas: redes sociais, o dia mundial de conscientização do autismo, a entrega do trote solidário, a semana do calouro 2014, as cotas quilombolas, o aprendizado de outras línguas, e vamos celebrar mais uma conquista do CAMTUC. Convidamos você a conhecer conosco um pouco mais deste Campus Universitário que faz história no sudeste do estado do Pará.

Editorial

Nosso Campus Universitário de Tucuruí, completará no próximo dia 19 de maio cinco anos de existência, mas isso é assunto para nossa próxima edição.

Colaboradores: Adna Gadelha, Augusto Ferreira, Bethânia Tuma, Maíra Vasconcelos, Mayara Menezes e Raquel Costa .

Prof. Dr. Marcelo Rassy Teixeira Coordenador do Campus

Imagens: Domínio Público— Internet e acervo do CAMTUC.


NA BEIRA DO LAGO...

REDES SOCIAIS Os pontos negativos e positivos em estar virtualmente conectado.

A

s redes sociais chegaram para ficar. O Facebook conta com mais de 800 milhões de usuários ao redor do mundo, enquanto o Twitter atrai mais de 200 milhões de pessoas. Isso sem mencionar as outras redes como: Youtube, Orkut e outros que arrastam mais alguns milhões. Não há dúvidas quanto ao envolvimento dos jovens nestas mídias, principalmente dos alunos, porém, quais os efeitos disso? Pelo enorme contato que possui com as novas tecnologias, o jovem de hoje as domina completamente. Esse domínio é muito útil, já que hoje

o andamento do mundo depende dessas tecnologias. Ter essa habilidade é estar pronto para as exigências que virão pela frente. Porém, parte dos usuários não se permite um uso consciente destas ferramentas online. Estudos apontam que jovem e adolescente gastam grande parte do tempo livre nas redes sociais e muitos deles não sabem lidar com a grande oferta de informações disponíveis na internet. Alguns tomam tudo o que leem na web como verdade absoluta e isso interfere no processo de aprendizagem e no desenvolvimento de olhar perante o que lhes é apresentado. Apesar de alguns pontos

críticos desfavorecedores, não podemos negar que tais mídias abrem um mundo favorável à criatividade e permitem com que as informações sejam propagadas rapidamente, o que permite que os alunos acompanhem acontecimentos importantes, tais como: datas de vestibulares, movimentos estudantis e campanhas do Ministério da Educação (MEC), fazendo com que o estudante não perca oportunidades. O ideal é que o uso destas mídias seja balanceado, de maneira que não interfira nas demais atividades exercidas. Estabeleça horários para suas obrigações e para o lazer, seja ele físico ou online.


NA BEIRA DO LAGO... 

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O dia 02 de Abril é considerado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a Universidade Federal do Pará Campus de Tucuruí apóia ações de Inclusão Social, no respeito às diferenças e na luta para a garantia dos direitos das pessoas com autismo. Neste dia, a maioria dos colaboradores da Universidade aderiram à causa e se vestiram de azul, considerada a cor do autismo, devido a incidência ser maior em indivíduos do sexo masculino.

Os discentes ainda receberam doações de copos de água mineral e distribuíram adesivos, panfletos e laços no trajeto da caminhada e no Campus de Tucuruí. FIQUE POR DENTRO: O QUE É AUTISMO? É uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização e de comportamento e tem se manifestado em quase 2 milhões de brasileiros.

Entrega do trote solidário

No dia 27/03/2014 foram entregues 146 kg de alimentos não perecíveis arrecadados na Semana do Calouro 2014. Procedentes do trote solidário dos novos ingressantes, os alimentos foram doados para a Pastoral da Criança, entidade filiada à Congregação de São José. A Pastoral da Criança, localizada na Rua Santo Antônio, realiza trabalho voluntário e atendimento a 80 crianças de 03 a 04 anos de idade com atividades realizadas na brinquedoteca. Além disso, oferece visitas domiciliares à comunidade para acompanhamento das famílias que possuem crianças e gestantes, com a finalidade de fazer orientações específicas pra as crianças que apresentam baixo peso, oferecendo o farelo multimistura, suplemento alimentar, sem contra- indicação, proveniente de vários grãos e casca de ovo, rico em nutrientes que auxiliam no quadro nutricional destas crianças. A Universidade Federal do Pará- Campus de Tucuruí, comprometida com ações de responsabilidade social, incentiva e encoraja o voluntariado na sua comunidade acadêmica. Faça sua doação e ajude várias famílias em situação de vulnerabilidade sócio- econômica!!!

BETHÂNIA TUMA

Fique por dentro...

Os discentes de Engenharia Sanitária Ambiental, Letras e Pedagogia, participaram da Caminhada- promovida pelo Instituto em Defesa do Desenvolvimento e Apoio à Pessoa com Autismo- IDEASP, a qual contou com a parceria da UFPA- Campus de Tucuruí.

Dentre as ações promovidas, os discentes realizaram visitas ao comércio local conscientizando a todos, o que repercutiu num grande número de adesão. Alguns comerciantes sinalizaram estar sensíveis à causa, simbolizando seu apoio com a mudança de suas vitrines para a cor azul.


ADNA GADELHA

NA BEIRA DO LAGO...

Semana do Calouro 2014 Com o tema “Direitos humanos e tecnologia” a Semana do Calouro 2014 da Universidade Federal do Pará - UFPA - Campus de Tucuruí - CAMTUC recepcionou 280 calouros através de uma programação diversificada para os ingressantes dos seis cursos ofertados no PS 2014. Muitas são as expectativas idealizadas em torno do ingresso em uma universidade e a Semana do Calouro representa um marco na vida dos estudantes, assim como um momento de integração e de conhecimento acerca da estrutura e funcionamento da Universidade. Os calouros foram recepcionados com a apresentação da Banda Marcial da Polícia Militar, que encantou a todos, tocando marchinhas e ritmos paraenses conhecidos da cultura popular, “Este momento de acolhida é muito importante,

pois transmite a alegria da instituição em receber seus futuros engenheiros”, afirmou o Vice Coordenador e Coordenador Acadêmico, Prof. Me Raphael Teixeira. Dentre as várias atividades, ocorreram palestras sobre a “Estrutura e Funcionamento da UFPA”, ”Assistência Estudantil”, “Direito Humanos e Tecnologia”, visitas orientadas pelo Campus, visitas à UHE, apresentação dos cursos realizadas pelas faculdades e uma caminhada ambiental no Parque Municipal de Tucuruí, com o objetivo de despertar a consciência ecológica dos recémchegados acadêmicos. O trote solidário, uma tradição da UFPACampus de Tucuruí, foi realizado através da doação de alimentos não - perecíveis pelos calouros em troca de seus kit´s acadêmicos.


NA BEIRA DO LAGO...

Você Sabia O chocolate é fonte de inúmeros benefícios à saúde. Rico em antioxidantes, pode ajudar a prevenir o envelhecimento causado pelos radicais livres e melhorar o fluxo arterial. Na versão meio amargo, por exemplo, possui flavonóides, que reduzem o colesterol “ruim” (LDL), elevam o “bom” (HDL), são estimulantes cerebrais e têm efeito antioxidante sobre o sistema cardiovascular e circulatório, impedindo a deposição de gordura nas artérias. Tipos de chocolate: 

Ao leite: possui pelo menos 25% de cacau, juntamente com a massa, o pó e a manteiga além de ser rico em leite.

Branco: contém pelo menos 20% de manteiga de cacau, é mais doce e tem textura mais cremosa.

Amargo: pode possuir até 99% de cacau e não contém leite, por isso é conhecido como o “chocolate puro”.

Meio amargo: depois da versão ao leite, é a preferida dos brasileiros; contém mais massa e pó de cacau.

Soja: feito com leite de soja, é indicado para os intolerantes à lactose e preserva alguns nutrientes da soja.

E com a páscoa chegando essa gostosura é cada vez mais procurada. Mas é importante lembrar que o consumo de chocolate leva a uns quilinhos a mais, então se você está de dieta, não exagere!


Cotas Quilombolas Desde 2008, a Universidade Federal do Pará – UFPA destina 50% das vagas ofertadas, em todos os cursos, para alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. No ano de 2012, pela primeira vez a instituição aderiu ao sistema de cotas quilombolas criando 358 vagas nos 179 cursos de graduação distribuídos pelo estado. Atualmente o Campus Universitário de Tucuruí CAMTUC conta com 9 vagas preenchidas por alunos na condição de cotistas quilombolas. O processo seletivo conta com duas etapas, e segundo a Psicóloga Wiviam Góes (CAMTUC/ Assistência e Integração Estudantil) “A primeira consiste em uma prova de conhecimentos gerais e a elaboração de uma redação. A segunda etapa é uma entrevista pessoal com os candidatos”. Após o processo de avaliação, os aprovados precisarão comprovar que pertencem, de fato, a uma comunidade quilombola apresentando a documentação emitida pela associação do quilombo de sua região.


NA BEIRA DO LAGO...

Por que aprender outra língua? O domínio de uma língua estrangeira, em especial o inglês, é uma exigência cada vez mais frequente nas empresas.

F

alar inglês, hoje, é o mesmo que abrir as portas do mundo. Qualquer que seja a língua nativa de um país é de 90% as chances de que alguém fale ou mesmo entenda este idioma. Na internet, é muito mais fácil encontrar informações em inglês do que em qualquer outra língua. Além disso, essa língua habita boa parte de nossa vida cotidiana: as músicas, filmes e séries são grande exemplo disso.

Alexandre Corrêa, Professor de Língua Inglesa na Universidade Federal do Pará.

Hoje em dia, a importância de se apreender uma língua estrangeira, especialmente o Inglês, é muito grande. Com o constante aumento da globalização e o acesso à informação em todos os níveis, o aprendizado de uma língua estrangeira se torna necessário na formação do cidadão. A possibilidade de comunicação com outras culturas e a troca de informação entre elas mostra essa importância. Quando conhecemos outras realidades diferentes da nossa, aumentamos nossa visão de mundo e passamos a olhá-lo de outra forma. Na academia, por exemplo, o aprofundamento nos estudos através do mestrado e doutorado requer o conhecimento de uma língua estrangeira. Esse conhecimento é necessário na leitura de teóricos e na produção de textos e artigos em outras línguas. “

Diz Alexandre Corrêa.

Entretanto, devemos compreender que o mesmo se aplica a qualquer outra língua, pois saber falar uma língua estrangeira nos coloca em contato com novas culturas, novas pessoas, abre um leque de opções simplesmente infinitas em nossas vidas. Ao se comunicar em outra língua, estamos elevando nossas vidas a um nível onde pertencemos a maior parte do mundo. Falar espanhol te permite um melhor nível de comunicação com toda a América Latina, além da Espanha e outros países onde o espanhol é ensinado como segunda língua. Se a sua intenção é expandir seu círculo de amizades para Canadá e países como Marrocos você deve escolher o francês. O idioma italiano é reconhecidamente o idioma das artes (música, teatro, óperas) e também o alemão que tende a ser propício a quem busca a filosofia ou mesmo a engenharia. Não podemos esquecer o mandarim que a cada momento se mostra ainda mais ativo nos negócios efetuados em um mundo globalizado. O importante nisso tudo, é ampliar os nossos horizontes.


FAGNEY GOMES

Mais uma Conquista do CAMTUC para a Comunidade Acadêmica de Tucuruí!

N

o sábado do dia 22 de março, foi entregue à comunidade acadêmica do Campus Universitário de Tucuruí um micro ônibus O Km, Modelo 2014, com 33 (trinta e três) lugares, sistema de áudio e vídeo contendo um aparelho de reprodução de DVD, rádio AM/FM, tela de 15" de LCD, microfone, sistema de controle para todas as mídias instaladas e auto falantes ao longo de todo o veículo, que foi adquirido com recursos próprios da Universidade Federal do Pará. A aquisição deste micro-ônibus possibilitará o deslocamento de discentes com mais facilidade às visitas técnicas, momentos estes de grande relevância ao processo de ensino-aprendizagem, onde os alunos deparam-se com um ambiente diferente do que vivenciam na Universidade e são oportunizados a visualizarem a dinâmica, organização e todos os fatores teóricos implícitos nos processo.


"

Volto a dizer que a universidade não tem de salvar-nos, não se trata de salvar ninguém, digamos mesmo que a universidade tem de assumir a sua responsabilidade na formação do indivíduo, e tem de ir além da pessoa, porque não se trata apenas de formar um bom informático ou um bom médico, ou um bom engenheiro, a universidade, além de bons profissionais, deveria lançar bons cidadãos. Precisamos disso, todos, que se formem turmas de cidadãos e para mais, cidadãos bons, porque ainda que a palavra esteja gasta, há que reivindicá-la, como fez Antônio Machado. Creio que a universidade pode, creio que vós podeis." (José Saramago)


Informativo 04