Page 1

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Bi贸logo Desenvolvimento Cognitivo


Estágios do Desenvolvimento Sensório-motor - Do nascimento até 2 anos (aprox.) Pré-operacional – Dos 2 até os 7 anos (aprox.) Operações-concretas - Dos 7 até os 12 anos (aprox.) Operações-formais - Dos 12 até os 15 anos (aprox.)


Sensório-motor - Do nascimento até 2 anos (aprox.) Anterior à linguagem Reflexos (coordenações de fundo hereditário) - INSTINTO Nutrição Baseia-se no movimento (inteligência empírica, exploratória) Acúmulo de experiências pela experimentação. A criança não apresenta pensamento nem afetividade.


Pré-operacional – Dos 2 até os 7 anos (aprox.) Aquisição da linguagem Representação dos objetos e pessoas por meio de palavras Capaz de reconstruir o passado e antecipar o futuro. Pensamento é lento e concreto (não com sinais abstratos) Período da fantasia (criação de imagens mentais). Pensamento egocêntrico (não é capaz de se por no lugar do outro). Atribui vida a todos os seres (o carro do papai foi dormir). Monólogo coletivo.


Operações Concretas - Dos 7 até os 12 anos (aprox.) Operações se baseiam em objetos, não em palavras. Passa a entender a conservação de número, substância, volume e peso. Já pode sequenciar objetos pelo tamanho. Pensamento menos egocêntrico. Já pode discutir pontos de vista e chegar à conclusões comuns. Quando em conflito, recorre ao raciocínio para fazer seus julgamentos (Até então usava sua percepção do mundo) Precisa participar de grupos maiores para seu desenvolvimento (ora liderando, ora sendo liderado). Cooperação = elemento necessário para o desenvolvimento da lógica!


Operações Formais - Dos 12 até os 15 anos (aprox.) O ápice do desenvolvimento da inteligência. É capaz de raciocinar e prever possibilidades e probabilidades. Distingue o real e o possível. Simboliza. Entende o duplo sentido. Já entende metáforas e caricaturas. “Alice no país das maravilhas” Pode pensar em várias alternativas. Isso dificulta a tomada de decisões Quer saber os porquês. Não gosta de aceitar sem discutir. Não aceita que tomem decisões por ele. Acaba procurando os amigos


Operações Formais - Dos 12 até os 15 anos (aprox.) Exigem que os pais tomem uma decisão, mesmo que para rebelar-se contra a mesma. Será que eu sou legal?

Pode ser arrogante (não tolera falhas).

Adota regimes, exercícios físicos... Quer privacidade. Pode se expressar de forma convincente mesmo pensando o contrário, só para discordar e ampliar a discussão. Cria famílias, religiões, sociedades... Tem pena mas não doa! Não se interessa em por em prática o que pensa.

Desenvolvimento Cognitivo  

Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you