Issuu on Google+

NEWS A B R I L

25 NEWSLETTER DE INFORMAÇÃO DA TCP | ANO 3 |

|1|


PortugaldosPequenitos “Façamos felizes as crianças da nossa terra”. Esta a máxima que orientou a vida de Fernando Bissaya Barreto, homem de ciência, Médico Cirurgião, Professor Universitário, Filantropo, Protetor de Artistas e criador de uma Fundação com o seu nome cuja missão é continuar e manter a sua obra social de apoio aos doentes, crianças e mães carenciadas.

Barreto e projetado pelo arquiteto Cassiano Branco.

Partilhar com os nossos filhos o momento inesquecível que é visitar o Portugal dos Pequenitos é poder transmitir-lhes as nossas raízes num misto de cultura e sentimento.

As réplicas dos principais monumentos, das casas regionais de norte a sul do país, das Regiões Autónomas da Madeira e Açores, a representação dos países de língua oficial portuguesa, do Brasil, de Macau, da Índia e de Timor e de todas as características tão próprias de cada uma destas áreas, fazem as delícias das nossas crianças e jovens... mas também dos “crescidos” que sempre recordam o Portugal dos Pequenitos com especial carinho.

O Portugal dos Pequenitos representa, de forma ímpar, as nossas referências históricas e culturais e a sua missão pedagógica serviu já muitas gerações, constituindo-se como um espaço de aproximação de culturas e de cruzamento civilizacional entre povos.

Reúna toda a família. Revisite o nosso país, em Coimbra, e partilhe com os seus filhos a aventura de aprender o património histórico, arquitectónico e sócio-cultural de Portugal e de alguns países de língua oficial portuguesa... a uma escala reduzida!

Situado em Coimbra, o Portugal dos Pequenitos é, desde Outubro de 1940, um parque lúdico e pedagógico destinado essencialmente à criança, concebido pelo Professor Bissaya

Venha (re)visitar o Portugal dos Pequenitos com toda a família e não esqueça da máquina fotográfica... vai certamente querer recordar este dia!

Textos adaptado da brochura “Era uma vez o meu País...”, Portugal do Pequenitos, serviço pedagógico, Fundação Bissaya Barreto.

|2|


Olá pai, olá mãe !

Tenho-me lembrad o ultima um luga mente de r onde f omos há quando ol uns anos ho para , o Sebastiã me que c o . L embroom a ida de dele a pergunta s m s e a m inhas inha cur crescer iosidade am e que então me àquele s levaram ítio onde descobri, primeira pela vez, o m eu país P teiro no ortugal Portugal indos Peque nitos. Aquele pa sseio foi mais do aventura que uma , mais f antástic maior on a do que da que a a panhei co prancha! m a Foi a sen minha sação de de conhec a p render, er e brin car num onde desc e s obri o qu paço e é ser Então, a português gora que . o Sebastiã idade dev o já tem íamos er a lá vol porque eu tar, até já tenho saudades ! Vamos vo ltar à d escobert país! a do noss o Beijinhos

em maio na Casa Museu Bissaya Barreto

6 a 20 de Maio

Pintura de José Fonte “In The Box” «…José Fonte é um pintor de talentosa imaginação, do sonho e da fantasia convertidos numa realidade que nos sacia e encanta. Artista confinado às fronteiras regionais a merecer com inteira justiça o âmbito nacional. » |Telo de Morais| |3|


UM DESTINO, MIL NOTICIAS Berlim acolhe acção promocional da marca CENTRO DE PORTUGAL ITB l BERLIM 09 a 13 Março l 2011 O Centro de Portugal participou na Bolsa Internacional de Turismo de Berlim | ITB. Ponto de encontro para o sector, espaço de contratação e de negociação por excelência, este certame acolhe anualmente os maiores operadores turísticos mundiais. Neste contexto, a promoção da Marca Centro de Portugal em Berlim, permitiu contactar e interagir com os principais stakeholders internacionais. Na ITB foi apresentada a nova brochura 2011 - “4 Senses – natural experiences in centro de Portugal”, elaborada especificamente para o mercado externo, e assente na comunicação de um destino inesquecível, que propicia a vivência de experiências únicas.

XX Festa do Queijo Serra da Estrela animou Oliveira do Hospital Mercado Municipal | OLIVEIRA DO HOSPITAL 19 e 20 de Março | 2011 A Festa do Queijo Serra da Estrela trouxe muita animação ao município de Oliveira de Hospital e toda a região Centro - provas gastronómicas, momentos de show cooking, animação de rua, feira de artesanato, concurso de doçaria com queijo serra da estrela... Reafirmando a acção dos eventos de animação com dimensão regional e nacional na atractividade dos destinos, o presidente da Turismo Centro de Portugal acompanhou o presidente da Câmara Municipal e a Secretária de Estado da Administração Interna, entre outros convidados presentes, na cerimónia de inauguração do certame.

A HORA DO PLANETA provoca apagão no CENTRO DE PORTUGAL! Sede TCP | AVEIRO 26 de Março | 2011 Mais uma vez, a Turismo Centro de Portugal participou na iniciativa “A Hora do Planeta” - movimento internacional que visa alertar consciências e desenvolver comportamentos ambientalmente sustentados. Assim, no Sábado 26 de Março, entre as 20h30 e as 21h30, as luzes do edifício sede da TCP foram desligadas. A Hora do Planeta é um das maiores iniciativas de luta mundial contra as alterações climáticas cuja acção promove a adopção de atitudes ambientais mais equilibradas, assim como a prática responsável de modelos de cidadania. Vale a pena promover um futuro melhor! Em 2012 junte-se ao Centro de Portugal! Uma hora pelo planeta, uma hora por si!

Coimbra recebe Jornadas Técnicas da Associação Industriais Hotelaria e Restauração do Centro Hotel D. Luís | COIMBRA 27 de Março | 2011 A Turismo Centro de Portugal participou nas primeiras jornadas da Associação dos Industriais de Hotelaria e Restauração do Centro – HR Centro. Com o tema “Alicerçar o Futuro na Coragem do Presente”, o encontro procurou debater a situação actual da economia, analisar os mecanismos de recuperação, e dotar as empresas de ferramentas que estimulem o desenvolvimento de novas oportunidades para as empresas do sector. Para além das sessões técnicas dirigidas a empresários foram entregues diversas homenagens - com destaque para a distinção póstuma ao antigo presidente da Região de Turismo do Centro José Manuel Alves, e foi atribuído o prémio “João Bravo” para peças jornalísticas que tratem a Região Centro.

JORNADAS AHRESP® 2011 analisam estratégias de futuro para o sector da restauração Centro de Reuniões da FIL | PARQUE DAS NAÇÕES 28 a 30 de Março | 2011 A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal - AHRESP® - levou a efeito mais umas Jornadas de trabalho, desta vez sob a temática “Gerir Custos para Vencer a Crise”. Com o objectivo de debater os constrangimentos e as oportunidades geradas pela conturbada realidade económica actual verificada no sector do Turismo e da Hotelaria, Restauração e Bebidas, foram apresentados diversos casos de sucesso e estratégias de futuro. O presidente da Turismo Centro de Portugal participou do debate “Gerir com Sucesso – na Hotelaria, na Restauração e Bebidas” realizado no primeiro dia das jornadas.

Festival do Arroz e da Lampreia de Montemor-o-Velho recebe muitos visitantes! Centro de Alto Rendimento | MONTEMOR-O-VELHO 01 a 10 de Abril | 2011 O Arroz do Baixo Mondego e a Lampreia fizeram as delícias dos milhares de visitantes que se deslocaram ao Centro de Alto Rendimento em Montemor-o-Velho. Na 9ª edição, este Festival contemplou diferentes iniciativas muito participadas, com destaque para os constantes momentos de animação, a sessão de Show Cooking “Gastronomia Criativa” a cargo do Chef Hélio Loureiro, as tasquinhas e a mostra gastronómica nos restaurantes. A iniciativa também contou com uma área reservada para a excelente doçaria conventual regional, e para a aquisição do arroz do produtor.

|4|


...Um destino, mil NOTICIAS

Sistemas de Incentivo ao investimento no sector do Turismo em debate no Centro de Portugal Escola de Hotelaria e Turismo | COIMBRA 04 de Abril | 2011 Com organização da Turismo Centro de Portugal e da Associação de Hotelaria do Centro decorreu, no auditório da EHTC, a sessão informativa “Sistemas de Incentivo ao Investimento no Sector do Turismo”. A sessão contou com a presença de muitos empresários do sector turístico regional, assim como diversos autarcas. O encontro visou contribuir para um maior conhecimento dos instrumentos de incentivos às empresas - e em especial dos avisos de concurso do SI Inovação e do SI Qualificação e Internacionalização de PME, no âmbito do programa Mais Centro | QREN - qualificar os equipamentos turísticos, dinamizar projectos de investimento inovadores e aumentar a competitividade do destino Centro de Portugal.

O MELHOR DA GASTRONOMIA NACIONAL É NO CENTRO DE PORTUGAL! Gastronomia Tradicional do Centro de Portugal em destaque no apuramento dos pré-finalistas ao concurso “7 Maravilhas da Gastronomia®” O extraordinário património gastronómico da região Centro de Portugal foi mais uma vez reconhecido e evidenciado pelo júri do concurso “7 Maravilhas da Gastronomia®”. Efectivamente, 70 especialistas escolheram dez receitas/pratos regionais do Centro de Portugal para integrar a lista dos 70 pré-finalistas deste concurso. O próximo momento de selecção está já em curso, pelo que até dia 07 de Maio será nomeada uma short list de 21 finalistas. Nessa data o processo de votação pública terá início através do site oficial, sms, telechamada e facebook. Vamos todos ficar atentos e participar! http://www.7maravilhas.sapo.pt

TURISMO E DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO EM DISCUSSÃO! Auditório Municipal | TONDELA 07 Abril | 2011 A Turismo Centro de Portugal (TCP) participou no seminário “O Turismo de Natureza, o Touring Cultural e Paisagístico como Factor de Desenvolvimento Local e Regional”. Com organização da Câmara Municipal de Tondela, e apoio da TCP, o seminário visou debater a importância do turismo de natureza e do touring cultural no desenvolvimento do território, e na dinamização da economia regional. Dividido em dois grandes painéis – O papel das instituições públicas no desenvolvimento turístico | A importância da oferta de animação turística para o desenvolvimento da actividade turística – este encontro contou com a presença de diversos especialistas na área do conhecimento e investigação em turismo, da animação turística, e responsáveis por organizações públicas de gestão.

FÉRIAS 2011? Só no Centro de Portugal! A TCP esteve na feira de Viagens MUNDO ABREU Feira Internacional de Lisboa | PARQUE DAS NAÇÕES 09 e 10 Abril | 2011 A Turismo Centro de Portugal participou na nona edição da Feira de Viagens Mundo Abreu. Montra de oportunidades, a Mundo Abreu é um excelente certame para conhecer a diferente oferta turística da região Centro, assim como, para planear e comprar as férias de verão, fins-de- semana e outras estadias curtas. Mais do que uma representação promocional institucional, o stand Centro de Portugal | Mundo Abreu 2011 afirmou-se como um espaço operacional e de negócio. Logo, e para além do material promocional regional - com especial destaque para o cartão turístico de descontos CENTRO CARD - os visitantes da feira de viagens puderam comprar atractivos pacotes de férias e ofertas exclusivas.

Centro de Portugal comemora Dia Internacional dos Monumentos e Sítios Auditório do Museu Monográfico de Conímbriga | CONDEIXA-A-NOVA 11 de Abril | 2011 A Turismo Centro de Portugal apresentou o programa de actividades regional comemorativo do DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS |18 de Abril. Data festiva, especialmente vocacionada para a promoção do património edificado e natural, tem como temática no ano 2011 a Água, Cultura e Património. Território onde a água é um elemento constante - construtor de paisagens e de modos de vida - o Centro de Portugal recebe mais de 50 iniciativas de animação, distribuídas por 23 concelhos localizados no litoral e interior. As actividades envolvem 71 entidades públicas e privadas, e afirmam a importância e dimensão do produto Turismo Cultural e Touring nesta região.

TCP assina protocolo de cooperação com Agência para a modernização Administrativa, IP Sede TCP | AVEIRO 12 de Abril | 2011 A Turismo Centro de Portugal (TCP) e a Agência para a Modernização Administrativa, IP assinaram um protocolo de cooperação, visando a instalação de espaços TCP nas Lojas de Empresas e/ou Balcões do Empreendedor e Lojas do Cidadão dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Viseu. Estes novos espaços destinam-se à prestação de serviços informativos, nomeadamente esclarecimentos relacionados com investimento, licenciamento de empreendimentos turísticos, ou registos vários, entre outros serviços técnicos especializados. Também visam apoiar os investidores, estimular o investimento, facilitar o acesso à informação qualificada, agilizar os procedimentos, e dinamizar o negócio turístico no Centro de Portugal.

|5|


CENTRO

umDestino milEmoções

TURISMO CENTRO DE PORTUGAL www.turismodocentro.pt www.facebook.com/turismodocentro twitter.com/CentroPortugal

|6|


Newsletter TCP