Page 1

Carmo da Mata, Minas Gerais

6 de Fevereiro de 2013

Ano 2 - Nº 56

Editor: Thiago Góis

Carnaval carmense vai agitar o fim de semana de foliões

arte: josé luis rojas / emerson rabêlo

Ao todo, 11 atrações, incluindo as escolas de samba, vão movimentar a cidade página 03

juliana nogueira

Câmara retoma sessões A Câmara Municipal realizou sua primeira reunião ordinária do ano de 2013 após a posse dos nove vereadores da Legislatura 2013/2016. Com a Casa Legislativa cheia de cidadãos carmenses, a reunião da segunda-feira (04) foi movimentada de discussões e contou ainda com a presença do prefeito Almir Resende (DEM)

página 05

Alfeu Sábato fala sobre antigos carnavais

Ti Léo e Almir recepcionam alunos Nesta edição

Mais de mil alunos iniciaram na segunda-feira, dia 04, o ano letivo de 2013 na rede municipal de ensino. Os alunos das escolas de Carmo da Mata foram recepcionados pelo prefeito Almir Resende e pelo Presidente da Câmara Leonardo Rodrigues (Ti-Léo), que fizeram questão de visitar várias escolas e salas de aula.

KAROLINA HOHANA é nossa Garota Top

página 07

página 05

“Começando pelos carnavais pioneiros dos tempos idos, lembramos que os bailes carnavalescos eram realizados nas salas das residências e nas salas de aula de nosso Grupo Escolar. Todos devidamente fantasiados, não faltando os tradicionais Pierrôs e Colombinas. O lança-perfume era uma bola de cera contendo água de cheiro, que, jogada nos foliões, estourava e perfumava não só os dançarinos, mas também todo o ambiente.”

página 04

Carmo da Mata, 6 de Fevereiro de 2013


Jornal A Notícia

Editorial / Opinião

Editorial

www.portalanoticia.com.br

giucsantos@yahoo.com.br

casosereflexoes.blogspot.com

Giuliano

Júnia

Paixão

Santos

Bate-papo 2 em cada 3 não entenderão

Um Carnaval de cuidados

Thiago Góis

Editor-chefe Jornal A Notícia

Professor

Luto Professora

O Governo federal, com a proximidade de mais um Carnaval, acaba de lançar a campanha nacional de prevenção à Aids. Com o tema A Vida É Melhor sem Aids, o foco da campanha é enfatizar a importância do uso do preservativo na hora da relação sexual. A campanha, aliás, vem em boa hora, tendo em vista que a própria Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, reconhece que pesquisas recentes apontam queda do uso da camisinha em todas as faixas etárias no Brasil. Segundo os dados, houve uma queda considerável de 58% para 49% nas relações com parceiros casuais, ou seja, as pessoas se conhecem e têm relações sem o devido uso do preservativo. Para tentar minimizar o problema, o governo informou que quase 70 milhões de preservativos serão distribuídos em todo o Brasil durante a folia. O fato é que, infelizmente, o perío- Com a consciêndo do Carnaval é propício cia de todos – e à exacerbação dos excescom campanhas e sos, e os jovens são os principais causadores e vítimas cuidados governadesse processo, seja quan- mentais – esperado se excede no álcool e mos que, neste ano, nas drogas, seja quando fique na lembranse expõe à promiscuidade ça coletiva de todos sexual. Ano após ano, as esta- apenas os momentísticas nos revelam que tos felizes, e não os os mortos no trânsito, por trágicos que, imimprudência, são jovens, pressos nas folhas e é para esse grupo, em de jornais, deixam particular, que devem ser dirigidas as atenções go- traumas e dores dificilmente vernamentais no sentido que de conscientizá-los para serão superadas. os riscos que imprimem as suas próprias vidas e, também, às de terceiros. É preciso que o Carnaval seja lembrado apenas como um período de diversão, folias e shows, e que os foliões brinquem com segurança e respeito à vida. Com a consciência de todos – e com campanhas e cuidados governamentais – esperamos que, neste ano, fique na lembrança coletiva de todos apenas os momentos felizes, e não os trágicos que, impressos nas folhas de jornais, deixam traumas e dores que dificilmente serão superadas. Quem tem respeito por si e pelo seu parceiro, entende a necessidade de, se preciso for, precaver-se contra doenças que, a despeito dos avanços da medicina, ainda matam milhões de pessoas pelo mundo todo.

Se não me falha a memória, certa vez, li em alguma obra do Graciliano Ramos que o silêncio deveria ser como água, gratuito. O alagoano, além de excelente romancista foi um cara que se destacou pela sobriedade, por ser contido, discreto. Qual seriam os limites entre o direito ao barulho e o dever de se garantir o silêncio, o sossego alheios? Por um lado, o direito a se ouvir uma música, a se divulgar uma marca, a se organizar festas e eventos. Por outro, o dever de colaboração com o bem-estar e com a tranquilidade do próximo. Atravessamos um ano eleitoral e tive o desprazer de ser vitimado pelos cifrões de um candidato que fez questão de revertê-los em jingles mais variados e retóricos possíveis, embalados por motos e carros de som. Cheguei a curtir um pesar imenso por ter de dormir nas madrugadas, único momento do dia longe das pegajosas, grudentas, pestilentas musiquinhas de políticos. Será que sãs famílias são a elas submetidas? E o pior é que tal candidato se aproximou de mim certa vez, garantindo que, na câmara, lutaria por uma cidade mais digna e atrativa. Não perdi a oportunidade e sugeri que iniciasse pela limpeza sonora. Bateu em retirada com um sorriso amarelo, acompanhado por um puxa-saco me fazendo beicinho. Candidatos, empresas, entes públicos, prestadores de serviços, dentre outros têm o direito e às vezes o dever de se comunicar. Mas seria uma atitude democrática e justa submeter cidadãos a conviver com uma miríade de sons e refrões em nome, muitas das vezes, da ganância e do lucro? Ultrapassaria o direito de uma igreja, de uma loja em liquidação ou mesmo de um adolescente com seu som potente o direito do indivíduo de querer escolher seus próprios sons ou a ausência deles? Creio que seja o bom senso a saída para tal imbróglio. E, sinceramente, entre o egocentrismo de um motorista de possante com seu som turbinado e o direito do cidadão a ler um livro, a assistir a um filme, a descansar, orar, relaxar, coversar, fico com o segundo. É muito mais fácil empresas, igrejas, motoristas e candidatos se ajustarem a volume, horário e frequência do que o cidadão abdicar de seu direito ao sossego. Leis existem em esferas municipais, estaduais e federal que regulamentam a geração de ruído. O que falta no país dos impostos é a eficácia da fiscalização. A certeza da punição certamente inibiria o jovem turbinado, o candidato inconsequente, a igreja incoerente e a empresa infratora. E cada um de nós compartilhemos com nossa dose mínima e diária de cidadania, contribuindo para uma sociedade do bom senso e do pensamento coletivo.

Carmo da Mata, 6 de Fevereiro de 2013

02

Uma sucessão de equívocos e descasos, que acontecem todos os dias em diversos lugares do Brasil, pôs fim à vida de mais de duas centenas de jovens em Santa Maria/RS. Uma tragédia de proporções gigantescas, uma casa dos horrores, um acontecimento funesto para nosso país. Foi lá, mas podia ter sido em qualquer lugar onde existe uma casa de festa ou show que não segue as recomendações previstas na legislação. Sim, porque o que mais vemos nesse país são formas de driblar a lei e aplicar o famoso jeitinho brasileiro. Quem de nós, ao entrar em uma casa noturna para assistir a um espetáculo, vai fiscalizar se há saídas de emergência, se o revestimento acústico é feito com material seguro, se a estrutura do prédio está em boas condições, se existe um sistema eficiente de ventilação? Ninguém. E não é mesmo de nossa alçada fazer isto. Quando entramos em um lugar qualquer para nos divertir, acreditamos que tudo isso foi checado por aqueles que o deveriam fazer. Aliás, em todos os momentos de nossas vidas, estamos sempre acreditando que todos fazem sempre o melhor em suas especialidades. É assim quando precisamos de atendimento médico e confiamos nossa saúde nas mãos de médicos e enfermeiros. É assim quando entramos numa escola e confiamos nosso aprendizado nas mãos de educadores. É assim quando entramos em um avião e confiamos nossa existência nas mãos do comandante. E assim a teia se dá e estamos sempre dependendo da consciência e da competência alheia. Nós, seres humanos, sofremos de uma síndrome incurável. Acreditamos que a pedra só cai no telhado do vizinho e que conosco nada de mal irá acontecer. Somos imprudentes, displicentes e até inescrupulosos, e quando algo dá errado, ficamos procurando um bode expiatório pra assumir a responsabilidade que é nossa. Leis não se cumprem, trabalhos não se realizam, fiscalizações não se concretizam e não raro, o dolo recai sobre as próprias vítimas. O horror que chocou o país numa madrugada de janeiro, não foi uma fatalidade. Se não há culpados por ações, com certeza haverá por omissões. Como uma casa noturna com capacidade para duas mil pessoas funcionava com alvará vencido há seis meses? Como uma banda experiente pode realizar efeitos pirotécnicos dentro de um ambiente fechado e cercado por materiais inflamáveis? Como essa casa teve autorização para funcionar tendo apenas uma saída e sendo tão mal sinalizada? O fato é que mais de duzentas famílias foram feridas de morte e pra essa dor não há remédio. Milhares de jovens tiveram suas vidas marcadas para sempre e o alívio só o tempo poderá trazer. Nesse momento assistimos autoridades nacionais e internacionais se solidarizando com as famílias das vítimas. Mas espero do fundo do coração, que a tragédia de Santa Maria não tenha sido em vão, e que não seja esquecida. Que nunca mais tenhamos que chorar a perda de vidas tão tenras, que sucumbiram à incompetência, ao descaso e à desvalorização da vida!


www.portalanoticia.com.br

Especial Carnaval 2013

Jornal A Notícia

Carnaval carmense vai agitar o fim de semana de foliões arte: josé luis rojas / emerson rabêlo

Ao todo, 11 atrações, incluindo as escolas de samba, vão agitar os foliões nos 5 dias de Carmo Folia 2013 Emerson Rabêlo emersonrabelo05@gmail.com

O Carmo Folia 2013 – “Um Carnaval com responsabilidade” – terá início nesta sexta-feira (08), a partir das 21h, e a comissão organizadora da festa deste ano já fez a divulgação da programação completa das atrações dos cinco dias da Festa de Momo. Como já informado pelo A Notícia, a folia deste ano contará com apresentações de bandas da região e também com o prestígio aos talentos locais. Ao longo dos dias de folia em Carmo da Mata, 11 atrações vão se apresentar aos foliões que vão estar presentes no cir-

cuito carnavalesco, que vai ocupar a Rua 17 de dezembro e a Praça Presidente Vargas. As bandas Brazil 2000, Mr. Pop, Super Hits e o cantor Tiago Morais são os convidados de fora para animar a festa. Os “pratas da casa”: banda GangStar, Pedro Henrique, Alexandre e Hélder e DJ Wesley Oliveira também vão comandar os dias de agito. Dentro do circuito do Carmo Folia, os foliões poderão contar com quase 25 estabelecimentos comerciais, dentre barracas e o comércio já fixado no local. Um esquema de segurança já foi montado pela comissão em parceria com a empresa produtora para o estabeleci-

divulgação

mento da ordem no local da festa, além de uma estrutura sanitária para higiene pessoal. Um posto da Polícia Militar e uma ambulância para eventuais emergências também estarão dentro do circuito. Para as crianças, um

parque de diversão também será montado dentro do circuito e uma matinê será realizada a partir das 16h, no domingo (10), com o show de Pedro Henrique e banda. Esta edição do Carnaval carmense contará ainda com

Segurança no dia a dia

Dicas de segurança para um Carnaval seguro

Sábado, dia 09:

Segunda, dia 11:

Dj Wesley Oliveira – a partir das 21h Desfile da Escola de Samba do Cantareira – a partir das 22h30min Show com Tiago Morais “Elétrico” – a partir de 0h

Terça, dia 12:

Dj Wesley Oliveira – a partir das 21h Show com Alexandre e Hélder – a partir das 22h Show com a Banda Super Hits – a partir de 0h

Sargento Leonardo Leite

No local do evento:

Em aglomerações, manter crianças sob constante vigilância. É importante manter a criança hidratada. Devido ao período quente, o recomendado é utilizar fantasias de carnaval leves e arejadas, inclusive os calçados e evitar lugares lotados. Para as crianças, a melhor opção são as matinês; não deixá-las aos cuidados de estranhos; evite que elas se aproximem do sistema de som, pois pode haver prejuízo para a audição. Caso seu filho se perca, procure um agente público, identificado em uma base de atendimento. Ao observar um tumulto, não se aproxime; se estiver no meio de um, afaste-se com cautela, sem correria. Ao perceber a formação de vândalos, comunique o mais rápido possível a um agente público de segurança (Polícia Militar).

Ao sair de casa:

Verifique se o botijão de gás está fechado. Verifique também se os aparelhos elétricos estão desligados, inclusive com o cabo de força retirado da tomada. Se existir algum que deva permanecer ligado, certifique-se que o mesmo ficará em uma tomada exclusiva, evitando a sobrecarga. Evite deixar crianças menores e/ou pessoas com idade avançada sozinhas em casa.

Em casos de acidentes de trânsito:

Evento elegeu Musa do Carnaval 2013 no último sábado A festa “Aquecimento de Carnaval”, que aconteceu no último sábado (02), no Salão Social do Diamante Clube, elegeu a Musa do Carmo Folia

leoamaralleite@yahoo.com.br

Dj Wesley Oliveira – a partir das 21h Desfile da Escola de Samba Unidos das Camélias – a partir das 23h Show com a banda Gang’Star – a partir de 0h

Show com Pedro Henrique e Banda (Matinê) – a partir das 16h Dj Wesley Oliveira – a partir das 21h Show com Pedro Henrique e Banda – a partir das 22h Show com a banda Mr. POP – a partir de 0h

fotos: phelipe góis

Mantendo a tradição do desfile de escolas de samba no Carnaval carmense, Três Escolas de

Sexta-feira, dia 08:

Dj Wesley Oliveira – a partir das 21h Desfile da Escola de Samba do Cantareira – a partir das 22h Desfile da Escola de Samba do Internacional – a partir das 23h Show com a banda Brazil 2000 – a partir de 0h

Samba da cidade também desfilarão pelo circuito carnavalesco. As agremiações: Unidos das Camélias, Cantareira e Internacional vão arrastar as pessoas e os blocos que forem desfilar pelo Carmo Folia 2013.

Escolas de Samba

A programação completa do evento você confere abaixo:

Domingo, dia 10:

Durante os dias de Carnaval, o trânsito estará impedido na Rua José Afonso e João Machado, ambas na esquina com a Rua José Augusto Palhares; no início da Rua Antônio Notini; nas Ruas Pedro Notini, Cesário Rios e Carlos Chagas onde se encontram com a Rua Ribeiro da Luz, e na esquina da Rua professor Getúlio com Rua Coronel Matos

uma matinê com show, além de um parque de diversão para as crianças.

2013. Cinco candidatas subiram à passarela e esbanjaram simpatia para o corpo de jurados, formado por cidadãos carmenses. A eleita foi Jéssica Silva,

de 18 anos, que recebeu a faixa de Musa das mãos de Istefânia Marcela, eleita a representante do Carnaval de Carmo da Mata no ano passado. Após o concurso, aconteceu o show de Juninho Bill e banda e a apresentação do DJ Augusto Camargo, que, anteriormente, também apresentou as candidatas ao público. Todas as fotos do evento podem ser conferidas no facebook do Jornal A Notícia.

03

Ao se deparar com acidente, mantenha a calma. Sinalize o local (a uma distância de pelo menos 200 metros), isso evita outros acidentes, mantenha a vítima calma e informe-a que o socorro está a caminho. Havendo outros voluntários, trabalhe em equipe; não execute primeiros socorros se você não for treinado, isso pode agravar a situação da vítima.

Em rios, lagos ou piscinas:

Nunca entre na água após as refeições, não deixe crianças pequenas e que não sabem nadar brincarem sozinhas. Procure um local conhecido por você ou por outra pessoa, desde que ela o acompanhe e não entre em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas. Não tome bebida alcoólica se for entrar na água, não salte de locais elevados para dentro da água, evite brincadeiras de mau gosto (“caldos”, “trotes”, “saltos”); não abuse se aventurando perigosamente. Óbvia é a recomendação de não dirigir se tiver bebido. 90% dos acidentes nesta época são causados por distrações e excesso de bebidas. Ocorre nestes casos, diminuição dos reflexos, da capacidade de julgamento e de tomar decisões, além de sono, que pode levar a graves acidentes. Se ingerir bebida alcoólica, não dirija. Se dirigir, não beba.

Carmo da Mata, 6 de Fevereiro de 2013


Jornal A Notícia

Opinião

www.portalanoticia.com.br

Um pouco dos nossos Carnavais Alfeu Sábato Historiador

Assim como o futebol, o Carnaval também faz parte da vida dos brasileiros e Carmo da Mata também tem sua história e sua tradição carnavalesca. Começando pelos carnavais pioneiros dos tempos idos, lembramos que os bailes carnavalescos eram realizados nas salas das residências e nas salas de aula de nosso Grupo Escolar. Todos devidamente fantasiados, não faltando os tradicionais Pierrôs e Colombinas. O lança-perfume era uma bola de cera contendo água de cheiro, que, jogada nos foliões, estourava e perfumava não só os dançarinos, mas também todo o ambiente. Na era dos antigos carros abertos, havia um desfile pelas ruas que era chamado de “Côrso”. Os carros iam à frente e os foliões, cantando e dançando, iam atrás. Tempos depois, foram surgindo mudanças e inovações; os Carnavais passaram a ser realizados em clubes dançantes. Havia, naquela época, o Carmense Clube, que ficava

localizado onde é hoje o Fórum, e o Clube dos Democratas, que ficava localizado onde é hoje o Hotel Boa Vista. Desde os primeiros carnavais, o som e a animação ficava por conta de orquestras também chamadas de Jazz. Tínhamos excelentes conjuntos musicais, como o “Katispéro”, o “Reviravolta”, a orquestra do maestro José Félix e o folclórico conjunto musical do Chiquinho Rabêlo, além de orquestras de cidades vizinhas que eram contratadas para animar os mais variados eventos. Posteriormente, o Carmense Clube cedeu o prédio para o Fórum, em ocasião de instalação de nossa Comarca. Para seu lugar foi construído o Diamante Clube e o Clube do Democratas foi demolido, cedendo lugar para o Hotel Boa Vista e, para o seu lugar, foi construído o Clube 17 de Dezembro. Tanto no “Diamante” quanto no “Dezessete” foram realizados carnavais memoráveis que até hoje são lembrados com saudade. Dentre os vários, lembramos de um promovido pelo “Diamante”, por iniciativa do então presidente do Clu-

be, Lineu de Carvalho. Na ocasião, foi convidado o Rei Momo de Divinópolis, o amigo e simpático Nélson Pellegrino, que veio acompanhado de uma bela rainha. Eles vieram de trem que saía de Divinópolis às 22h e passava por Carmo da Mata à meia noite. Esta composição ferroviária foi apelidada de “Mata Sapo” pelo nosso amigo Bibi Notini. Era meia noite e a estação estava lotada para esperar a “realeza” divinopolitana. Um caminhão foi improvisado em um “Trio Elétrico” que percorreu as ruas da cidade sob aplausos do povão. Ao chegar no “Diamante”, a comitiva real foi saudada pelo nosso amigo Tony, em eloquente discurso, e o Carnaval animado pela fabulosa Orquestra do Totó, de Campo Belo, varou a madrugada com o folião Armando Sábato exibindo sua fantasia de Sheik de Agadir. Enquanto isso no “Dezessete” o folião Nilson Assis, o Bréia, comandava a folia animada pela orquestra do João Rabêlo. O Bréia era o único que, nos Carnavais, quebrava o protocolo do seríssimo Bar do

Aleixo. Haviam também blocos caricatos que percorriam as ruas, sempre debochando dos assuntos do momento. Jogadores do Independente F.C. também tinham o seu bloco, chamado “Enxuga Garrafa”, tendo como líder o saudoso amigo Hélcio Notini. Depois veio a era das escolas de samba, que tinha como líder o saudoso folião Saulo Assunção. O Nonô vinha de Brasília especialmente para bater a frigideira, formando uma ala com o Gutinho, Alex do Casarão e Paulinho Massada. O Fuca vestia o pijama da Lígia e saía com o seu inseparável “Berrante Xonado”. E assim nossa mocidade, composta de outros animados foliões, se divertia para valer. Ao finalizar estas saudosas lembranças, queremos destacar um fato que merece ser relatado. Cenário: Praça Presidente Vargas (Rodovária), o antigo “Largo do Cruzeiro”, totalmente vago, na altura de onde se encontra o atual coreto, havia uma enorme barraca redonda coberta de capim, que se destacava como um monumento. Vejam só como é boni-

Arquivo Alfeu Sábato

O folião Armando Sábato, que empresta seu nome a nossa Casa de Cultura, sempre prestigiou nossos Carnavais com suas fantasias. Na foto, ele posa fantasiado de "El Llanero Solitario" (Cavaleiro Solitário)

to valorizar e solidarizar com as pessoas. O então jovem, Fernando Diniz Olivé, ciente de que havia em nossa comunidade pessoas que não tinham acesso aos clubes, mandou construir a bela barraca para que todos tivessem a oportunidade de ter o seu Carnaval e se divertirem com os demais foliões. A alegria e a felicidade de todos era contagiante. O bloco do “Casinha Branca”, do Heitor do Ramiro, e o bloco da “Bola Preta”, da fiel auxiliar da família Diniz, “Oselina”, comandavam as noitadas

de alegria. “Oselina” e o “Bijú”, irmão do “Leleco”, faziam sucesso como passistas e arrancavam aplausos do público que lotava a Praça. Dissemos no início que o nosso Carnaval tem história, pois muitos fatos interessantes aconteceram. Hoje, temos um Carnaval moderno, copiado dos Carnavais da Bahia. Palanque armado na Praça, conjuntos de cantores e dançarinos, som mecânico arrebentando os ouvidos e o povão pulando e pisando nos pés dos outros. Melhorou ou piorou?

O progresso: seus benefícios e malefícios Alfeu Sábato Historiador

Somos cientes de que o mundo mudou: muitas coisas para melhor e muitas outras para pior. Quando abordamos estes assuntos, costumamos ouvir críticas e censuras, inclusive quando nos lembramos do passado e elogiamos as coisas boas de tempos felizes. Dizem eles que esse cara (sou eu) só pensa em abrir o Baú das Reminiscências: “Ôh coroa! Para com essas ‘merdança’”, disparam os cultos e intelectuais com a boca cheia de chicletes e ruminando como bois após a lauta pastagem. O progresso, pelo lado positivo, trouxe inúmeros benefícios para a humanidade em muitos aspectos de nossas vidas. Na área da saúde, na educação, no transporte, no esporte, no lazer e até mesmo na

segurança, que, na atualidade, trava uma luta sem trégua contra a marginalidade. Lembramos de Carmo da Mata com quatro automóveis. Pertenciam às famílias Diniz, Afonso, Notini, Lobato e, posteriormente, à família Broemmé. Depois, vieram os Carros de Praça (Táxis) e outros automóveis de acordo com o poder aquisitivo de cada um. Digo isso porque, hoje, o número de veículos em nossa cidade é fora do comum, de acordo com as estatísticas. Motos, então, viraram uma verdadeira avalanche. Nossa cidade, como muitas outras, não foi projetada para receber grande número de veículos. Nossas ruas principais são estreitas. Caminhões de transporte e ônibus trafegam diariamente por elas, causando, juntamente com os demais

Carmo da Mata, 6 de Fevereiro de 2013

veículos, um perigo constante para os pedestres. Aí, vem nossa crítica construtiva: precisamos, primeiramente, educar nossos motoristas. Fazê-los cientes de que possuir um veículo não dá o direito de se transformar em “Super Homens” ou “Super Mulheres”. O carro rebaixado (contrariando a engenharia automobilística) e o som exageradamente alto desrespeitam a comunidade e estoura os ouvidos alheios. Vejam a cara de quem está atrás do volante e tirem suas deduções... Por outro lado, o departamento de trânsito poderia estudar uma maneira de minorar esta situação, que já se torna caótica, principalmente na Rua José Lobato (ponte) e na Rua 17 de dezembro. Quando algumas de nossas ruas foram asfaltadas, fizeram delas pistas de corrida. Já temos, com

isso, alguns acidentes ocorridos e a estatística pode aumentar pode aumentar. E as bicicletas no passeio? Já estamos perdendo espaço para as magrelas. Não é chatice ou implicância, mas os erros estão aí, bem perto de nossos olhos. Se um jornal nos cede espaço para manifestar nossas opiniões, devemos aproveitá-lo com fatos que sejam de utilidade pública e que tenham a aprovação e aceitação dos leitores. O silêncio, em muitas ocasiões, nos coloca em condições de covardes e omissos. O próprio Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo nos conclama a “anunciar e denunciar”. Não fechemos os nossos olhos diante de problemas. Do contrário, estaremos repetindo os lamentáveis fatos ocorridos em Santa Maria-RS,

04

divulgação

Lembramos de Carmo da Mata com quatro automóveis. Pertenciam às famílias Diniz, Afonso, Notini, Lobato e, posteriormente, à família Broemmé. Depois, vieram os Carros de Praça (Táxis) e outros automóveis de acordo com o poder aquisitivo de cada um.

que a imprensa nacional e internacional divulgou para todo o mundo. Não sou palmatória do mundo. Quero apenas dar minha pequena parcela de colaboração para que tenhamos um mundo melhor, com menos tragédias, guerras, menos desavenças, mas acima de tudo prudência, solidariedade, fraternidade,

paz, amor, e que o amor seja o verdadeiro amor de Cristo. É este amor verdadeiro que nos une, porque as palavras desgastadas “paz e amor”, faladas da boca para fora, são palavras jogadas ao vento, são bonitas e poéticas, mas precisamos vivê-las intensamente. Então, Shalom para todos!


www.portalanoticia.com.br

Política

Jornal A Notícia

Volta às aulas: Prefeito e Presidente da Câmara recepcionam alunos Thiago Góis jornalismo.thiago@yahoo.com.br

Mais de mil alunos iniciaram na segunda-feira, dia 04, o ano letivo de 2013 na rede municipal de ensino. Os alunos das escolas de Carmo da Mata foram recepcionados pelo prefeito Almir Resende e pelo Presidente da Câmara Leonardo Rodrigues (Ti-Léo), que fizeram questão de visitar várias escolas e salas de aula. Para o prefeito a visita teve como objetivo prin-

cipal acompanhar pessoalmente os alunos neste primeiro dia de volta às aulas, além de verificar as instalações de cada escola. “A educação merece atenção especial em minha gestão e com grande orgulho me coloquei à disposição de cada pai, aluno e professor, pois nossos estudantes são merecedores de um ensino de qualidade”, enfatizou. Na oportunidade, a Secretária Municipal de Educação, Salma Assunção, também acompanhou o

A novidade neste ano, no CEMEI Conceição Guerra, são as primeiras turmas de educação infantil de 3 anos. Os alunos, acompanhados pelos seus pais, foram recepcionados pelos professores no primeiro dia de aula e seus responsáveis foram orientados em relação aos horários das aulas

prefeito e o presidente da Câmara em algumas escolas. De acordo com a secretária, o trabalho pedagógico na rede municipal de ensino será uma das suas diretrizes de seu trabalho. “Como já disse antes, o aumento na nota IDEB é um dos nossos objetivos que, com certeza, será alcançado”, complementou. O Presidente da Câmara, Leonardo Rodrigues, destacou, em sua visita, o apoio da Casa Legislativa a toda comunidade escolar e ainda salientou a parceria dos dois poderes em prol da cidade de Carmo da Mata. “A educação é uma área importante que precisa ter um olhar da administração e o Legislativo está de portas abertas para propor Projetos de Lei que beneficiem a comunidade escolar”, destacou. A rede municipal de ensino atende alunos na área urbana e rural, desde o Cemei Conceição Guerra, que promove a Educação Infantil, e neste ano montou as primeiras

turmas de 3 anos, até o 5º Ano do Ensino Fundamental que funciona nas três escolas municipais da cidade e nas duas da Zona Rural.

fotos: thiago góis

Café com prosa é realizado

A Secretária Municipal de Educação, Salma Assunção, promoveu, na tarde da última quinta (31), no salão da Escola Municipal Silviano Brandão, o 1º Café com Prosa que contou com a presença de cerca de 200 profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino, entre professores, serviçais, motoristas do transporte escolar, diretores das escolas e funcionários da Secretaria de Educação, além da presença do prefeito municipal. “O evento Café com Prosa foi uma apresentação da gestão municipal e da secretaria aos funcionários da educação e teve o objetivo de mostrar os nossos projetos para melhorar ainda mais a nossa Educação”, salientou Salma. O prefeito Almir Re-

Almir Resende e Leonardo Rodrigues, respectivamente prefeito e presidente da Câmara, estiveram visitando as escolas municipais no primeiro dia de aula. Eles encontraram com a secretária de educação e com os diretores das instituições de ensino

sende destacou que, após evento que participou em Brasília, onde mais de 4 mil prefeitos do país participaram, pôde perceber que Carmo da Mata perdeu muitos recursos na área da educação porque não apresentou projetos ao Governo. “Cadastramentos nos Programas Federais não foram feitos e, com isso, o município perdeu muitos benefícios, tais como veículos de

transporte escolar, benefícios para as escolas e tantos outros recursos destinados à Educação. Um funcionário da prefeitura ficará por conta de realizar este tipo de cadastramento nos programas para que a cidade não perca mais recursos”, destacou. Um vídeo motivacional foi apresentado aos profissionais e ao final do encontro foi servido um lanche.

Câmara Municipal retoma sessões ordinárias Thiago Góis jornalismo.thiago@yahoo.com.br

A Câmara Municipal realizou sua primeira reunião ordinária do ano de 2013 após a posse dos nove vereadores da Legislatura 2013/2016. Com a Casa Legislativa cheia de cidadãos carmenses, a reunião da segunda-feira (04) foi movimentada de discussões e contou ainda com a presença do prefeito Almir Resende (DEM), que apresentou um resumo sobre os seus trinta dias de governo, e com a presença

do ex-prefeito Municipal Senílio Piassi. A primeira reunião na sede da Câmara marcou a estreia dos vereadores Ériton Cosme (PSDB), Antônio Claret Pereira (PTC) e Sílvia Barreto (PT). A retomada dos trabalhos contou com um pedido de uso da palavra, que foi proferida por Cleide Hilária e Fábio Teixeira, funcionários do SAAE. Eles pediram uma atenção especial em relação ao ajuste do pagamento do funcionalismo da Autarquia Municipal, que está defasado há alguns anos. “Sabemos das dificuldades

que o município atualmente se encontra, entretanto pedimos que de início seja proposto um programa de auxílio ao trabalhador”, ressaltou Cleide. Como o Prefeito Municipal estava presente na reunião, o Presidente da Câmara, vereador Leonardo Rodrigues (PT), o Ti-Léo, pediu que Almir respondesse o questionamento da funcionária pública. Segundo Almir, não só os salários do Saae estão defasados, mas, sim, em vários outros setores do município. “Sei deste problema em relação ao valor do salário dos funcionários, pois há gente ganhando pouco. Este problema também acontece nos setores da prefeitura, pois há alguns ganhando razoavelmente bem e outras com salários muito baixos. Não quero abaixar salário de ninguém, mas é preciso entrar em um consenso para que todos fiquem satisfeitos, pois salário é sagrado e precisa ser valorizado e pago em dia”, des-

tacou o prefeito, relatando que quer promover um governo transparente, democrático e participativo juntamente com o apoio da Câmara Municipal e da população. O vereador Horvânio Aleixo (DEM) perguntou ao Presidente da Câmara, ainda em relação aos valores dos salários do funcionalismo, se o aumento de funcionários do administrativo da prefeitura, ocorrido há alguns anos atrás, havia passado pela Câmara. Segundo Ti-Léo, ao responder o vereador Vaninho, nos oito anos passados que ele esteve presente na Câmara não houve nenhum Projeto de Lei, enviado pelo prefeito anterior, que propunha tal aumento. O assessor jurídico da Câmara Municipal, Luís Fernando Lara da Silva, explicou que aumento de salário de qualquer servidor público só pode ser feito através de Lei enviada pelo Executivo ao Legislativo.

“Não conheço a fundo qual foi o procedimento feito para aumentar o salário destes servidores, mas, se tratando de fins pecuniários, o mesmo não pode ser alterado por meio de decreto [feito pelo Executivo sem passar pelo Legislativo]”, explicou o advogado, relatando que este aumento de salário concedido pode ser revisto e alterado através da votação de uma Lei.

Vereadora Sílvia Barreto pede transmissão da reunião da Câmara por meio da rádio Radical FM

A vereadora Sílvia Barreto (PT) enviou um ofício, no dia 31 de janeiro, ao diretor da rádio comunitária Radical FM, Euflávio Silva, pedindo ao mesmo que autorize a transmissão das sessões da Câmara na emissora. Segundo a vereadora, esta medida seria para popularizar os trabalhos do Legislativo e informar para a população sobre os trabalhos que estão

fotos:thiago góis

Sílvia Barreto (PT) enviou um ofício para a Rádio Comunitária local, pedindo a transmissão das reuniões da Câmara

sendo realizados por todos os vereadores, sendo que muitos cidadãos não podem comparecer às reuniões. O ofício pedindo a transmissão das reuniões, até o fechamento desta edição, ainda não havia sido respondido pela direção da rádio. O Presidente da Câmara, Leonardo Rodrigues, parabenizou a proposta feita pela vereadora e demonstrou total apoio ao pedido de veiculação das reuniões na rádio local.

ALUGA-SE APARTAMENTO 3 Quartos, 2 banheiros, garagem. Rua Expedicionário José Cruz, 49 - Antigo SAAE

Tratar: Fernando (31) 3293-0821/(31) 9991-2984 Onias (37) 9946-7947

05

Carmo da Mata, 6 de Fevereiro de 2013


Jornal A Notícia

Sociais

www.portalanoticia.com.br

juliananogueira fotos: arquivo pessoal / JULIANA NOGUEIRA / REPRODUÇÃO INTERNET

LÁZARO JOSÉ irá aniversariar no dia 13/02. Ele receberá o abraço carinhoso de sua esposa Madalena, de amigos e familiares. Parabéns!

AFRÂNIO TAVARES festejou no dia 04/2 mais um ano de vida. Desejamos a você, Afrânio, tudo de bom. Parabéns!

SIDÁLIA ROSA NASCIMENTO completou no dia 01/01 mais uma passagem de seu aniversário. Parabéns!

O garotinho MATEUS JÚNIOR ALCEBIADES completou 3 aninhos no dia 31/01. Mateus é xodó da madrinha Agda de Lourdes e de todos os familiares. Parabéns e felicidades, garoto!

A bela garotinha NAIRLANE RODRIGUES soprou velinhas no dia 04/02. Parabéns e felicidades!

A empresária TECA TEODORO também vai comemorar o seu aniversário. Ela receberá os cumprimentos de familiares, amigos, conhecidos e da sua filha, Geovana, neste sábado, dia 09. Felicidades!

Com muita saúde e vigor, MARIA RODRIGUES DA SILVA, a Dona Lia, irá completar 85 anos no dia 13/02. Para marcar a passagem especial, ela vai receber o carinho de sua filha Maria das Graças e de sua neta Juliana Nogueira. Parabéns!

O jovem ROGÉRIO GABRIEL DE OLIVEIRA já completou mais uma etapa de sua vida acadêmica. O carmense, que é filho de Conceição Maria e José Gabriel de Oliveira (in memorian), formou-se em Engenharia Civil pela Fundação Educacional de Divinópolis/Universidade Estadual de Minas Gerais (Funedi/UEMG), no início deste ano. O baile de gala foi realizado no dia 02/02, no Salão Diamante do Yellow Hall, em Divinópolis. Sucesso, Rogério!

DAVI LUIZ aniversariou no dia 02/02 e, pela ocasião especial, ele recebeu os cumprimentos de amigos e parentes. Felicidades!

Encontro de Jovens

Carmo da Mata, 6 de Fevereiro de 2013

O jovem AUGUSTO MÁRCIO completou mais um ano de vida no dia 21/01. Ele recebeu cumprimentos de familiares e amigos. Desejamos tudo de bom pra você. Parabéns e felicidades!

No dia 12/02, quem irá colher mais uma flor no jardim da vida será a professora EDRIANE SALES. Ela vai receber os cumprimentos de amigos e familiares pela ocasião da data especial. Muitos anos de vida, Edriane!

No dia 14/02, a empresária LUCIANARA CRISTINA vai comemorar seu aniversário, e ela vai receber as felicitações de seu marido Ari e de sua filha Lara. Parabéns, Cristina!

O funcionário público ANTÔNIO ODILON irá comemorar, no dia 09/2, mais um aniversário. Parabéns e felicidades!

VANDERLÉIA NASCIMENTO irá festejar no dia 22/02 mais um ano de vida e, pela data especial, vai receber os cumprimentos de seu marido Felisberto Corrêa. Muitas felicidades, Vanderléia!

Aproximadamente 60 jovens da cidade participaram, neste final de semana, dias 1, 2 e 3 de fevereiro, do 22º Encontro de Jovens com Cristo (EJC), que foi realizado na Escola Municipal Silviano Brandão e contou com momentos de espiritualidade e descontração. Parabéns aos jovens encontristas!

06

Formatura

Confraternização

A turma do “Uhuul, calorão!” teve seu momento de descontração no dia 26/01, quando se reuniram no Salão dos Congadeiros para uma animada festa, que, além de muita dança, também foi regada com muita comida e bebida.


www.portalanoticia.com.br

Focalizando

Jornal A Notícia

Sociais / Opinião

Evandro Ribeiro evandro.ribeiro@globomail.com

juliana nogueira

RONDA

GAROTA TOP Ela cresceu admirada com o samba, pois sua mãe sempre teve uma grande paixão pelo ritmo. KAROLINA HOHANA RODRIGUES, vendo a paixão da mãe pelo samba, aprendeu a gostar e hoje o hobbie preferido de nossa GAROTA TOP é sambar. Filha de Ordália Aparecida Rodrigues, Karolina é natural de Carmo da Mata, sagitariana, nascida em 19 de dezembro de 1990, e cursou o segundo ano do ensino médio na E.E. São Tomaz de Aquino, em Divinópolis. Pretende ainda, num futuro próximo, estudar Publicidade e Propaganda. Seu maior desejo é conquistar seu espaço profissionalmente e ser feliz junto das pessoas que ama. Com seus 62kg de peso e 1,68m de altura, tem como prato preferido tomate, mandioca, peixe e um arroz bem soltinho que só sua futura sogra, Dona Geralda, sabe preparar. Tem a limpeza como mania e seu esporte favorito o futsal. O livro que mais gostou até hoje chama-se “Nunca desista de seus sonhos”, do autor Augusto Cury. Sua cantora preferida é Ivete Sangalo e atriz Giovana Antonelli. A parte de seu corpo que mais gosta é a sua boca. KAROLINA HOHANA RODRIGUES, que também agora passa a integrar nossa galeria como GAROTA TOP, é vendedora e acorda bem cedo para trabalhar. Ao chegar em casa do trabalho, auxilia nos afazeres domésticos e ainda arranja tempo para ouvir música, ver TV e cuidar de sua afilhadinha.

EXPORTAÇÃO DE CÃES

Quem frequenta os quiosques da Praça Presidente Vargas tem se assustado com a quantidade de cães que ficam por lá. E a cada dia cresce o número deles. Segundo fontes fidedignas, os cães estão sendo “exportados” para cá dentro de uma Kombi e soltos nos bairros mais afastados, principalmente na COHAB. A informação que obtive é que a placa da Kombi é de Oliveira.

INTERESSANTE

Fatos que anteriormente não eram divulgados sobre a administração municipal passada estão agora vindo a público. É o caso das verbas que a prefeitura tem recebido e ainda estimulam os vereadores a marcar de perto a nova administração. Por que só agora? Pimenta nos olhos dos outros...

MULHER

E Deus fez a mulher... Houve harmonia no paraíso. O diabo vendo isso resolveu complicar... Deus deu a mulher cabelos sedosos e esvoaçantes. O diabo deu pontas duplas e ressecadas. Deus deu a mulher seios firmes e bonitos. O diabo os fez crescer e cair. Deus deu a mulher um corpo esbelto e provocante. O diabo inventou a celulite, as estrias e o culote. Deus deu a mulher músculos perfeitos. E o diabo os cobriu com lipoglicerídios. Deus deu a mulher uma voz suave, doce e melodiosa. O diabo a fez falar demais. Deus deu a mulher um temperamento dócil. E o diabo inventou a TPM. Deus deu a mulher um andar elegante. O diabo investiu no sa-

pato de salto alto. Então Deus deu a mulher infinita beleza interior. E o diabo fez o homem perceber só o lado de fora. Deus fez a mulher ficar maravilhosa aos 30, vibrante aos 40. O diabo deu de presente a menopausa aos 50... Só pode haver uma explicação para isso: O diabo é gay...

juliana nogueira

PREZADA SENHORA

VERDADE

Se caminhar fosse saudável o carteiro seria imortal! Baleia nada o dia inteiro, só come peixe, só bebe água e é gorda!

LEMBRANDO:

Coelho corre, pula e vive 15 anos, tartaruga não corre não faz nada e vive 450 anos! “Se você não encontrar sua metade da laranja não desanime, procure sua metade do limão, adicione açúcar, pinga e gelo e vá ser feliz!”

COCOTA

O Cocota conta que quando ainda era solteiro foi a um circo, daqueles velhos, em que os bancos eram de madeira. Quando as pessoas sentavam, as frestas dos bancos se abriam e o Cocota, sem cuecas, sentou num daqueles bancos. De repente o leão escapou e as pessoas se levantaram, meio que apertando os documentos do infeliz, que foi logo gritando: - Senta gente, senta que o bichinho é manso!

MAHATMA GANDHI

“Mantenha as suas atitudes positivas, pois suas atitudes tornam-se hábitos. Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos tornam-se valores. Mantenha seus valores positivos, porque seus valores tornam-se o seu destino”.

cesso.

Um de seus maiores sonhos é conhecer seus ídolos Amado Batista e Júlio Iglesias. GERALDA JUSTINA DE OLIVEIRA ANDRADE, casada com Fernando Ferreira de Andrade, é nossa PREZADA SENHORA desta edição. Natural de Carmo da Mata, trabalhou um bom tempo em Belo Horizonte como babá, retornando depois para nossa cidade, onde trabalhou com sua comadre Mercês por onze anos como doméstica. Trabalhou também na Zona Rural por uns anos, depois retornou e trabalhou como lavadeira. De seu casamento com Fernando teve cinco filhos: Alexsandra, Daniel, Netinho, Fernanda e Francelina. Hoje ela vive exclusivamente para as atividades do lar e adora cuidar de seus netos. Hoje ela se sente muito bem quando reúne a família toda em sua casa aos domingos. Geralda passou muitas dificuldades para criar seus filhos, pois seu marido trabalhava em Belo Horizonte e em São Paulo e ela tinha que cuidar deles sozinha. Diz que hoje, graças a Deus, seus filhos estão crescidos e seu marido se faz presente, pessoa que ama muito e com quem nunca brigou, sendo muito felizes. Diz ter que agradecer muito a todas as Nossas Senhoras, em especial a Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora do Rosário, por tudo que elas lhe deram e continuam lhe dando. GERALDA JUSTINA DE OLIVEIRA ANDRADE, nossa PREZADA SENHORA, quer deixar aqui um abraço a todos os assinantes do jornal A Notícia e a todos que o lêem, além dos parabéns ao ótimo trabalho de todos do jornal, que está sendo um su-

degraudalinha14.blogspot.com

Te conto meu conto

Anna Cristina

Corrêa Silveira

no Janeiro seca tudo.

Universitária Voltei. Eu tava meio perdido aí numas estradas. Pegando umas caronas estranhas, com pessoas conversando coisas estranhas. Tudo muito estranho. Isso de decidir sobre pseudo férias em pouco tempo, para poucos dias, não é algo que eu goste de fazer, mas a vida é tão pouco vivida de forma incerta. Nós estamos sempre achando que sabemos tudo, que acabamos nos esquecendo que o dia do ponto final é tão incerto quanto a água do café que pode, ou não, já ter começado a ferver para o lado de lá. E agora não tem chuva de verão, de janeiro, num mês inteiro, que molhe as fumaças de uma boate que pegou fogo numa dessas últimas madrugadas. Meu

sentimento não é de revolta por um lugar desses estar funcionando e causar todas essas perdas. Porque metade das coisas que usamos funciona da mesma maneira. O transporte público é cheio de erros, o cinema, o teatro, a boate, os hospitais, as escolas, a rede de esgoto, é uma lista, acreditem. Quer dizer, cada um pode causar a mesma merda a qualquer hora, qualquer dia desses. Parece que é da nossa cultura achar que somos imortais e que só esperando alguma coisa acontecer para ficarmos com medo nos primeiros meses e depois voltar a acender nossos cigarros e beber nossas bebidas e ultrapassar sinais vermelhos, isto é: viver a vida do mesmo jeito. E o pior: sei que tudo que falo não é mentira. Quem sabe se

07

fosse... mas não é. Portanto, meu sentimento passa a ser de consternação. As vidas que foram perdidas, de jovens que possivelmente só estavam querendo aproveitar mais uma noite, equiparam-se às vidas das pessoas que pegaram um avião para uma viagem de negócios, de turismo [o que seja], mas que nunca chegaram a ver um novo dia. E tantas outras que são tiradas e perdidas por falha humana, por destino, porque era a hora, porque acidentes acontecem... chamem como quiser. Eu chamo de desespero para quem fica aqui e precisa, mais uma vez, nascer, nascer em vida. Meu luto, Santa Maria.

Carmo da Mata, 6 de Fevereiro de 2013


ia tíc No A al rn

Anúncios / Publicidade

Jo

Jornal A Notícia

O Café Vó Geni se faz presente na reinauguração do novo espaço do Comercial União, que acontece nos próximos dias, e que agora contará com padaria, açougue e hortifruti, além de uma estrutura mais completa e com uma grande variedade de produtos. Ao nosso parceiro e cliente Comercial União, desejamos sucesso nesta nova etapa.

Carmo da Mata, 6 de Fevereiro de 2013

08

www.portalanoticia.com.br

Jornal A Notícia - Edição 56  

Um Jornal de Verdade!

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you