Page 1


Sumario

Créditos Tcg Brasil responde Legendary Treasures Games Estudando Decks Dicas do Alecell Memoria TCG Tabela de preços TCG

pg.02 pg.04 pg.06 pg.11 pg.13 pg.20 pg.22 pg.23

01


Creditos

Editorial Staff

Por: Julius Blaze Redator chefe joga TCG há quatro anos. Esse é meu jeito de viver, ninguém nunca foi igual...

Direção Geral Blaze Diretor Editorial Blaze Edição e Arte Blaze e Jolteon Colunistas Blaze, Jolteon, Alecell Revisor Lucas Diran Site pkmntcgbr.blogspot.com.br

É com grande prazer que a equipe da TCG Brasil inaugura o novo meio de comunicação do site, a nossa revista! Mensalmente colocaremos aqui as melhores noticias e publicações relativas a este jogo incrível que é o Trading Card Game de Pokémon. A partir da segunda publicação da revista, prometemos que ela esteja com mais conteúdo e qualidade para você, já que corremos contra o tempo para a chegada desta primeira edição. Como redator chefe, posso dizer que tive a sorte de achar alguém tão talentoso quanto o Diego para nos ajudar no visual da revista que ficou impecável. Espero que você leitor também goste! Nesta publicação traremos a Expansão Legendary Treasures como capa, e também como uma das matérias disponíveis na seção de TCG. Além disso, trouxemos a vocês estudos de decks como Tool Drop e Keldeoise, para que entendam melhor o seu funcionamento e possam desta forma usá-lo/vencê-lo mais facilmente. E para encerrar os destaques da revista, vamos mostrar também uma tabela de preços de produtos relacionados aos games e cards, que será atualizada mensalmente por aqui. Ah, e como exclusividade e surpresa a você leitor, decidimos também trazer informações sobre alguns Pokémon, analisando desta vez o mundo dos jogos da série! Aproveitem. Bom, gostaria de começar contando um pouco mais sobre a minha relação com o TCG de Pokémon, que já vem desde criança e me acompanha até os dias de hoje. Atualmente jogo mais com um deck Fogo/Elétrico no TCGO e não participo de torneios oficiais por falta de dinheiro. Para quem quiser uma batalha estarei disponível sempre que quiserem pela nossa página do Facebook. Hoje inauguramos o que futuramente será uma referência no TCG do Brasil e esperamos reconhecimento de empresas como a Copag. Acima de tudo, desejamos novamente que gostem desta edição e aproveitem as artes gráficas que tivemos um enorme trabalho para realizar. Boa leitura.

02


pkm-mania.blogspot.com.br


TcgB Responde O conteúdo da revista será somente de TCG? - Lucas Dirani Será 90% sobre TCG, Lucas. 10% ficarão para algumas outras coisinhas. Por exemplo, a seção Games que discute sobre o videogame Pokémon, mas em grande parte sim será somente TCG. Qual o melhor inicial para mega evoluir? Bulbasaur, Charmander ou Squirtle? - Fabio Henrique Bem, Fabio, é difícil dizer já que ambos status ficam muito empatados, porém a Habilidade de Venusaur ( Thick Fat ) faz dele um potencial Uber, já que aguentaria um STAB de fogo muito poderoso ou de gelo, mas ainda fica imune ao tão Over Used Talonflame que dá 4x de dano nele! Já mega Charizard X fica com dano normal se for golpeado por um tipo gelo ou fada que eram seus piores inimigos e tem status bastante altos. Porém um tipo água pode detê-lo facilmente. Já Blastoise não ganha subtipo então continua com suas duas fraquezas básicas: grama e elétrico. Uma potencial ameaça seria Galvantula que subiu de Tier nesta geração ou Breloom, ou até mesmo um Ferrothorn bem preparado. Blastoise, Venusaur e Charizard em ambos os casos empatam muito nos status, ainda é muito cedo para dizer o melhor, entretanto com base nestas informações você pode decidir. A revista vai ter algum conteúdo para os novatos? - Caique França Na verdade, tudo aqui na revista pode ser aproveitado por iniciantes principalmente a Tabela de preços e Estudando Decks. Na tabela de preços você se manterá informado sobre os cards que estão sendo usados ultimamente e quanto eles valem. No Estudando Decks, você pode ver os baralhos mais usados, e tentar criar uma estratégia de contenção ou utilizá-lo da melhor forma! Espero que agrademos todos os iniciantes de TCG. Quando sai a nova expansão? - Daniel Ief A próxima Expansão (Legendary Treasures) será lançada no OCIDENTE, a partir do dia oito de novembro (estará disponível no TCGO e em inglês a venda)! Já a expansão XY vai demorar um pouco mais e chegará mundialmente apenas em fevereiro.

04


Legendary treasure

Que tesouros a última expansão da era Black & White tem a oferecer? Por: Julius Blaze Não esqueço quando abri meu primeiro Booster Black White em 2011. Estava animado com a nova geração de Pokémon a qual esperei desde o começo de 2010. E como sempre fui apaixonado pelo Trading Card Game, queria tirar um gostinho do que estaria por vir. Logo que abri meu Booster, um Emboar Holo apareceu para mim! - Tepig sempre foi meu favorito para começar em Unova, mas eu o troquei por Snivy tempos depois. A questão é que em seguida Tepig teria um significado emocional imenso pra mim, pois quando tive meu primeiro encontro com minha noiva, ganhamos no Mc Donalds um bonequinho do inicial de fogo de Unova. Porém, o que tudo isto tem haver com a Legendary Treasures? Bem, ela é a última expansão da quinta geração abrindo espaço para XY. Depois do lançamento de Black White 2, já sabíamos que nos aproximávamos do fim desta era, e a confirmação veio no dia nove de janeiro de 2013, quando foi anunciada a sexta geração. Muito bem, ontem cerca de 120 cards da nova expansão foram vazados pelo site Pokebeach. com e podemos ver incríveis novidades nesta geração! A volta do Zoroark com Dark Rush! Um novo supporter que poderá substituir Cheren! Reprints dos iniciais de Unova! Sim é muita coisa para mostrar e agora a poucos dias do lançamento, nos fazemos àquela básica pergunta: O que vai mudar? Diria que não muita coisa, mas o que mudará será significativo. Á volta de Keldeo e seus novos companheiros EX Se você acompanhou os vazamentos que foram publicados no Blog da TCG Brasil em 26 de Outubro, viu que Keldeo EX volta nessa expansão com tudo. Entretanto, quem também volta é Mewtwo EX! E um novo Pokémon EX (básico, inclusive) é Chandelure! Com 170 de HP, Chandelure é básico e muito forte, possui praticamente os mesmos golpes de um Chandelure comum, mas agora sua habilidade é um ataque. Keldeo e Mewtwo prosseguem os mesmos. Outro filho pródigo que retorna é White Kyurem EX! Todos os cards são reprints, ou seja, mudaram de expansão, porém continuam os mesmos.

06


Outros retornos triunfais Lembra quando a expansão Dark Explorers (a melhor BW em minha opinião) veio à tona? Ela trouxe de volta as Evolutions e um Zoroark MUITO, MUITO PODEROSO! Inspirou decks como Fade to Black de meu amigo que simplesmente massacrava todo mundo! Sim, este Zoroark com Dark Rush está de volta nesta coletânea, renovado para rodar mais uma vez (nada que um Conkeldurr não resolva, mas né...). É pela primeira vez desde a expansão Dragões Enaltecidos, que temos o retorno de um Pokémon dragão utilizando o tipo normal! Druddigon, um reprint do Druddigon da expansão Noble Victories, que funcionava muito bem em meu Deck: Metal Militia. Quer mais retornos triunfais? Gothitelle com Magic Room voltou também! Fora isto Zekrom EX e Kyurem (não o EX) voltaram também. Sem falar em Garbodor com Garbotoxin, e Lugia EX e Toxicroack. Artes impecáveis Nem tem o que reclamar das artes dos cards da Legendary Treasures, não é? Imagens impressionantes, descontraídas e profissionais. Moltres pairando sobre a cidade de Castelia, Emboar crescendo junto a família, Empoleon e seus amigos nadando, uma colônia de Gibles, entre tantos outros... Sem contar que algumas artes de cards têm conexão, como os Natus se aquecendo, Boufflant, Charmeleon, Swablu, Empoleon, Trubbish e Phione! Acho que são as melhores artes da era BW.

07


Novos parceiros Claro que esta expansão não foi feita só de Reprints, também teremos novas cartas com funcionalidades inéditas. Temos entre estes Serperior, tendo a habilidade que tira o custo para recuar Pokémon que tem energia de grama ligada em si. Emboar cuja habilidade é um Deluge do Blastoise com energias de fogo! Samurott, com seu clássico Shell Armor que reduz 20 do dano total a ele. Gyarados, que funcionaria muito bem no deck Keldeoise como muitos já observaram (ele precisa de cinco energias para tirar 120). Sigilyph com Safeguard do Suicune que impede danos por pokémons EX. E encerrando, uma Gardevoir cuja estratégia é ganhar o máximo de danos possíveis, e depois devolvê-los ao oponente. Radiant Collection Junto com esta expansão uma pequena coleção voltada ao público feminino, em grande parte, será lançada e se chamará Radiant Collection. Uma coleção de na maioria pokémons Holo com alguns adornos brilhantes dependendo do card. São pokémons que não servem para lutar, mas ficam excelentes em qualquer coleção. Dentre eles uma belíssima Gardevoir e um Holo Serperior. Sem contar um Supporter da Elesa que é muito eficaz em decks que dependem de Pokemon Tools, pois lhe permite procurar três no deck! E sabe qual é a cereja do bolo? UM EMOLGA Full Art! A maioria dos jogadores está pensando que é falso, porém no TCG as pessoas não têm muito o costume de fazer fakes e divulgá-los desta forma. Portanto, sim é real. Se a geração BW vai deixar saudades? Com certeza vai. A era em que a Copag começou a traduzir os cards e o TCG se tornou mais famoso no Brasil, com o retorno dos EX. Claro que a Legendary Treasures não está sendo tão esperada quanto a XY, mas ela também vai trazer mudanças muito boas, como mais decks com Darkrai EX e Keldeo EX.

08


Perguntas freqüentes sobre a Legendary Treasures - Quais tipos vão ser melhores investir nesta Expansão? Diria que todos os tipos estão em perfeito equilíbrio por serem reprints, mas ainda acho que os tipos Dark, Psíquico e Água terão destaque entre os decks que jogarão nesta expansão. - Quais serão os decks temáticos? Mistério misterioso... - Qual o foco desta Expansão? Ela retrata o fim da jornada em Unova. Conclusão: Legendary Treasures é composta de uma incrível mistura de novos cards e reprints dos melhores BW. Talvez não esteja sendo tão esperada quanto a XY, porém terá importância. Os Metagames não vão mudar tanto assim nesta expansão, entretanto ela fará mudanças significativas. Há boatos de que o tipo fada começará a valer já na Legendary Treasures, porém acredita-se que seja falso. E para vocês leitores? Unova deixará saudades? Fatos Rápidos O Atleta Olímpico: Ashley McKenzie, que participou da modalidade Judô nas olimpíadas do ano passado, revelou que sua carreira no esporte começou após uma briga que perderá contra um valentão, cujo tomou seu card de Charizard. Depois ele pesquisou e aprendeu este esporte, voltou e tomou seu Charizard de volta. Desde então nunca mais parou.

09


cavernamutavel.com.br


Games Por: Julius Blaze Nos últimos dias Carbink tem sido muito usado com os mesmos atributos cujo um Ferrothorn usaria muito melhor. E então? Carbink é realmente melhor? Um dos Pokémon mais amados dá última geração e mais usados foi o poderoso Ferrothorn. Mas por qual motivo? Simples, uma defesa e special defense perfeitas, servindo de líder do time jogando spikes, stealth rock, e seu tipo iron lhe dando resistência demais contra tudo (menos fogo). Agora com o tipo fada, imaginem só...

Carbink pode assumir seu lugar no futuro? Bem, Carbink tem algumas vantagens e desvantagens contra Ferrothorn, mas vamos comparar um pouco mais dos dois. Como podemos ver em HP e Ataque Ferrothorn é superior, porém em defesa, SP defesa, e até em Speed, Carbink vence! Ele ainda tem a vantagem de ser imune a dragões Clear Body (uma de suas habilidades), impedindo uma eventual diminuição de Status, e Sturdy, evitando um Hit KO.

11


A cadeia evolutiva de Honedge Logo que foi divulgado, Honedge já era tido como um possível fucking OU, ou até mesmo um Uber pelo seu tipo Fantasma / Metal. Estas hipóteses a cada dia se comprovam mais! Conforme ele muda de forma (Aegislash), seus status se alteram, e fica muito complicado de definir aonde golpeá-lo e como fazer isso. Seu golpe fortíssimo é o King Shield (Escudo do Rei) que defende o golpe, e depois o faz mudar instantaneamente para a forma ataque (impossibilitando-o de baixar a guarda). Se usar um Swords Dance, nem dou cinco minutos para você dar Rage Quit da batalha. Para finalizar essa combinação perfeita, ele pode ainda aprender um golpe lendário! Sacred Sword! Fale a verdade, esse novo monstrinho tem lugar em qualquer time que se preze na tier Uber, não? Por falar em Uber, uma curiosidade para terminar: - No modo Lâmina é o mais poderoso atacante (em Special ataque e Ataque) dos tipos fantasma, em metal empata apenas com Dialga. - No modo Escudo, é o mais poderoso defensivamente e empata apenas com Propobass e Registeel no tipo aço.

12


Estudo de Decks Construindo um Deck eficiente Por: Jolteon 1 - Pense no tipo de deck que você deseja. Você gostaria de jogar com Pokémons Aquáticos e de Fogo, ou Psíquicos e Lutadores? Você deve ter apenas dois tipos de Pokémons em seu deck, com algumas exceções. Certos decks podem usar mais do que esse valor de maneira eficiente. Tente fazer com que cada tipo complemente o outro – por exemplo, Água e Eletricidade são bons companheiros, assim como Fogo e Grama. Leve em conta as fraquezas de seus tipos. Seus Pokémons psíquicos são fracos contra ataques fantasmas; tipos Lutadores (pois a maioria dos Pokémons Fantasmas possui fraquezas contra Lutadores) podem contra-atacar essa fraqueza. Lembre-se de que você pode usar Pokémons sem cor em qualquer tipo de deck para reforçá-lo e tampar buracos, já que eles possuem muitos efeitos úteis. Eles normalmente podem utilizar qualquer tipo de energia; portanto, utilize-os em quase qualquer deck. 2 - Tenha uma estratégia em mente para ganhar ou fazer seu oponente perder. Em Pokémon TCG, você pode vencer de três modos: Coletar as seis cartas prêmio de seu oponente; eliminar os Pokémons do oponente no campo; ou se seu oponente não puder mais retirar cartas no início de seu turno. Pergunte-se: Qual dessas condições seu Deck pretenderá causar para obter a vitória? Como ele conseguirá fazer isso? Como o oponente pode contra-atacar sua estratégia? Quais cartas você poderia usar para minimizar suas fraquezas e maximizar as forças? 3 - Lembre-se de equilibrar bem suas escolhas. Muitos decks contém cerca de 20 Pokémons, 25 treinadores e cerca de 15 energias para uma boa mistura, apesar de isso depender do tipo de Deck utilizado. Por exemplo, um deck Blastoise/Keldeo-EX, do 2012 City Championships, reunia 14 Pokémons, 32 treinadores e 14 energias. Tudo depende de seus planos.

13


4 - Pense sobre o jogo como uma peça de três papéis. Em primeiro lugar, você precisa ter múltiplas cópias de seu atacante principal, e precisará de mais Pokémons Básicos do que no estágio dois, os evoluídos, para garantir a existência de um Pokémon Ativo e muitos no banco. Os básicos serão nocauteados rapidamente; certifique-se de possuir algumas evoluções para os estágios seguintes, e evolua o mais rápido possível para dar fomento ao seu jogo após a derrota dos primeiros. Finalmente, certifique-se de pensar sobre o final de seu jogo. Tenha um ou dois monstros que possam nocautear com um golpe e utilize-os mais tarde. Alguns decks ‘começam’ com cartas como Cleffa ou Pichu. Elas lhe darão um bom início. 5 - Equilibre suas cartas. É bom usar cards que contribuam entre si. Seu deck precisa ser bom! A estratégia é um elemento importante! Procure sinergias em suas cartas. Por exemplo, Hydreigon e Darkrai-EX são ótimos para se mover ao redor de Pokémons e energias livremente. Procure por outras ótimas combinações e utilize-as em sua vantagem. 6 - Escolha seus treinadores para obter vantagens com seus Pokémons. Você precisará de umas boas cartas para ter energia; se não tiver as cartas necessárias, será impossível vencer. Lembre-se de que você pode colocar quatro cópias de determinada carta em seu deck. Se seu Deck confia muito em um evento em particular, será preciso aumentar suas chances de executar esse evento ao colocar diversas cópias de cartas cruciais em seu deck. Você deve ter cerca de cinco ou mais cards para apoiar e melhorar seus Pokémons. Qualquer espaço remanescente pode ser usado para combater frequentemente as fraquezas de seus monstros ou para atualizar sua mão ou banco. 7 - Teste seu deck ao sacar cartas como se estivesse jogando contra um oponente. Lembre-se, para começar a jogar, você precisa ter em mãos, no mínimo, um Pokémon básico. Certifique-se de possuir vários Básicos para conseguir um bom início de partida. 8 - Não tenha muitos treinadores e apoiadores, pois eles terão de ser descartados após o uso. Ter muitas cartas de energia é um desperdício, a não ser que você possua um Pokémon (como Reshiram) que descarte energia ao usar um ataque ou habilidade. 9 - Não armazene muitas evoluções de Estágio dois. Decks modernos tendem a usar Pokémons de Estágio dois, exceto o deck Reshiphlosion (esse deck, desde a rotação de 2012-2013, é parcialmente ilegal). Algumas exceções a essa regra também incluem ter Eelektrik no Estágio um para usar a habilidade Dynamotor. Quanto mais tempo demorar em evoluir seus Pokémons, mais tempo seu oponente terá para atacar e se preparar.

14


Por: Julius Blaze Conheça este deck que está dando o que falar e desenvolva estratégias para detê-lo! Não importa se já conhece o deck, vale à pena dar uma conferida: Quando a quinta geração foi lançada, ninguém deu a mínima para Trubbish um pequeno Pokémon baseado, em nada mais, nada menos que: um saco de lixo! Lembro-me de estar sentado em um restaurante pouco antes do lançamento de BW com meu primo e ouvir algum cara dizendo na cadeira atrás de nós: “Já viu aquele novo Pokémon? ELE É UM SACO DE LIXO!” Eu nunca tive nada conta ele, apesar de não gostar de usá-lo. E bem, agora quem o odiava pode ou não se apaixonar por ele graças ao Deck que vamos estudar hoje: Tool Drop! Vamos começar estudando sua Decklist? Aqui vai: Como podem ver o principal atacante do Deck é o Trubbish da coleção Plasma Storm, ele tem o golpe chamado Tool Drop que bate 20 danos vezes o número de Pokémon tools em jogo. Um ataque fraco se levar em conta que só se pode ligar um Tool para cada Pokémon, porém existe uma brecha, e é aí que entra o Pokémon Sigilyph da coleção Plasma Blast. Este tem uma habilidade que permite que se ligue até quatro Tools nele, e isso é o motor de Trubbish para que ele consiga bater altíssimos danos. Masquerain da coleção Plasma Blast é apenas uma cobertura no deck, sua habilidade permite mover os Tools do jogo de volta para a mão, ou seja, alterá-lo de lugar quando necessário. Mas cada Tool não está ai aleatoriamente, eles possuem uma função: ExpShare: mantém as energias em campo para o Trubbish, tendo em vista que o deck não possui aceleração de energia. Float Stone: recua o Pokémon de forma livre e evita o chamado stall via Pokémon Catcher, que é quando o usam para tentar travar um Pokémon na posição ativa sem poder fazer nada. Silver Mirror: evita dano de Pokémon Plasma como Kyurem, Absol, Thundurus-EX e outros cards. Silver Bangle: Causa mais dano em Pokémon-EX. Eviolite: Força o oponente a causar mais 20 de dano. Um bom exemplo seria não dar a opção de o oponente te nocautear com Frost Spear do Kyurem Plasma, e forçá-lo a usar Blizzard Burn. Giant Cape: É uma opção contra Darkrai-EX. O dano de 30 no banco do Night Spear

15


consegue matar um Sigilyph ou Masquerain em três turnos se os danos forem focados em um desses. Giant Cape transforma esses três turnos em quatro. Life Dew: É também a Ace Spec desse deck. Ela te favorece, pois força o oponente a comprar sete prêmios para ganhar a partida ao invés dos usuais. Depois de conferirmos todas essas informações do deck, vamos analisá-lo? Com base em todos esses dados, é óbvio que o deck tem múltiplos pontos fracos. Um deles é que Trubbish pode ter estas forças, mas ainda é um Pokémon básico, ou seja, se você conseguir acelerar seu Deck o mais rápido que puder, é possível que consiga tirar os Trubbish de campo, fazendo com que o oponente fique muito impotente. Deve se tomar cuidado com: - O Pokémon Catcher pode fazer de sua vida um inferno! Portanto, certifique-se que todos vão estar prontos para atacar ou recuar quando necessário. - EVITE A TODO CUSTO ligar tools aos seus Pokémon, isso assina a lapide de todos. Orçamento: Dizem que o Tool Drop é acessível economicamente, será verdade? Vamos fazer um pequeno orçamento para conferir essa afirmação: 4x Trubbish (BW Plasma Storm) (R$ 5,56) 3x Sigilyph (BW Plasma Blast) (R$ 33,00) 2x Surskit (BW Plasma Blast) (R$ 0,80) 2x Masquerain (BW Plasma Blast) (R$ 2,00) 4x Professor Juniper (R$ 8,00) 4x N (R$ 10,00) 2x Bianca (R$ 5,00) 4x Level Ball (R$ 7,00) 4x Pokémon Catcher (R$ 20,00) 4x ExpShare (R$ 3,00) 4x Float Stone (R$ 8,00) 3x Silver Mirror (R$ 5,00) 3x Bicycle (R$ 5,00) 3x Silver Bangle (R$ 7,00) 1x Eviolite (R$ 5,00) 1x Giant Cape (R$ 5,00) 1x Super Rod (R$ 5,00) 1x Life Dew (R$ 9,00) Total: R$ 432,84 Conclusão: Um ótimo deck para diversão e provocar fins de amizades (risos). De qualquer forma, ele terá problemas contra Darkrai Ex e Garbodor, e contra decks montados sem ajuda de dicas. Porém, se você é iniciante e não está prestando muita atenção no competitivo, os cards (SEPARADAMENTE ) até que são baratos, mas a demanda do Deck é alta de mais. Claro que você pode fazer algumas substituições, entretanto o preço que pagaria por essa decklist na integra seria aproximadamente 150 reais. Obviamente que é para esses detalhes que existe o TCGO. De qualquer forma, Tool Drop não seria a maior de suas preocupações em jogo, existem decks piores que logo abordaremos, porém agora você já sabe como se defender deste deck.

16


Por: Julius Blaze O Keldeoise, um dos decks mais populares no momento, tem o seu nome derivado da mistura dos nomes de Keldeo e Blastoise, pois são as chaves deste deck poderoso que infelizmente para alguns jogadores, caiu no gosto popular dos treinadores brasileiros em 2013. Basicamente o deck funciona usando o máximo de Blastoise para motorizar o Hidro-Bomba de Keldeo, já que quanto mais energias de água, o mesmo tiver mais forte ficará o golpe, e o Blastoise possui a habilidade Deluge que permite que você ligue energias a mais de sua mão a um Pokémon (consequentemente o Keldeo), tornando-o um tanque de guerra imbatível. Outro ponto positivo do deck é a não fraqueza ao tipo elétrico, e sim ao tipo grama, fazendo com que Blastoise e Keldeo reinem ainda mais nas partidas. Além disso, o baralho possui dois batedores imperdoáveis: Mewtwo EX e Kyurem Vitórias nobres, fazendo com que se torne praticamente impossível de se derrubar. Porém, nada no TCG de Pokémon é impossível de se deter! Este deck é como implodir um prédio: comece implantando explosivos nas pilastras. Para deter o Keldeoise: Não existe alternativa, você precisará de um deck tipo grama, amigo! Claro que decks com eficiência que resistam à água ou mesmo não resistam pode servir, mas NUNCA use um deck fogo ou os danos podem ultrapassar 1000. Como disse, deter este deck é como implodir um prédio, iniciando pelas pilastras: os Blastoises! Temos três Blastoises. Aconselho você ENCHER seu deck de Catchers, caso for lutar com um desses, assim trará os Blastoise para o combate na maioria das vezes indefeso (Escapes Hopes funcionam bem também). Entretanto, seja rápido ao utilizar este método, pois a habilidade de Keldeo o faz voltar e ir pro banco a hora que bem entender, portanto seja esperto e acelere as energias o máximo possível para tirá-lo de jogada. No more, Mr. Keldeo EX A melhor pedida para tirar o Keldeo de jogada é Genesect EX do Plasma Blast. Combinado com o G-Booster, ele simplesmente desintegraria Keldeo e seus amiguinhos, com exceção de Kyurem. Para combater o lendário dragão/gelo, seria ótimo ter uma Espeon Dark Explorers, que bloquearia este tipo de efeito secundário em todo seu Pokémon com energia ligada. Garbodor é outra ótima pedida, já que ele bloqueia a habilidade do Blastoise. Tenham muitos dele em seu deck, pois a possibilidade de dar de cara com um Catcher é altíssima.

17


Porém, só o fato da habilidade da Espeon salvaria o jogo todo, já que é outro Pokémon que você gostaria de ter num jogo como este. Uma maneira mais interessante (e irônica talvez) de derrotar todos os Keldeo de seu oponente seria optar por um Mewtwo Ex que pode muito bem fazer o feitiço se virar contra o feiticeiro. Leafeon Plasma Freeze também é uma ótima pedida! Gothitelle com Magic Room seria mais eficaz ainda neste formato de deck para parar Itens impedindo que suas Espeons fossem puxadas para o campo contra sua vontade, expondo assim, seu time. Tipos do Deck Já disse e repito, não tem outra, o tipo básico do deck tem de ser Grass! Caso quiser, pode misturar com Psíquico assim podendo colocar Garbodor, Espeon e Gothitelle e até mesmo Mewtwo EX. Uma maneira MUITO divertida de irritar seu oponente, porém, devo avisar que é a mais arriscada de todas, é usar aquele bom e velho Conkelldurr e upar seu HP no máximo que conseguir, (repare que isto forçará Keldeo a basicamente se afogar em energias) depois no último minuto baixe seu Mewtwo EX em campo e massacre o cavaleiro da justiça. Vale lembrar que seu oponente não vai cair duas vezes no mesmo truque, é uma tacada de uma bola só, portanto escolha bem caso for fazer isto. Conclusão: O fator principal do deck são as energias no caso do Keldeo EX, cabe a você decidir se vai ou não usar isto a seu favor, ou você pode se afogar em quantos Sacreds Swords quiser. Sem duvidas a melhor maneira de detêlo seria usando deck Grass/Psíquico. O combo das habilidades psíquicas com o poder graminídeo de ataque sobre Keldeo e Blastoise seriam o suficiente para fazer o oponente dar um forfeit lindo. Claro, o Deck não é 100% isso, você pode alterá-lo da forma que quiser, pois essa é a graça do TCG. Copiar decks da internet não tem tanta graça assim, portanto use estas dicas com sabedoria e seu jogo poderá ser 50% diversão e 50% vitória.

18


facebook.com/E.PKMN


Dicas do Alecell Por: Alecell Destructive Energy Como vão caras e carinhas? Tudo suave no vinagre? Cá estou eu de volta trazendo estratégias anti EX para vocês, será que alguém gostou da estratégia Cofaclus? Acho que nunca irei saber afinal ninguém comenta... u.u Enfim, quão legal é causar danos extremamente massivos contra seu oponente sem nem ao menos atacar? Eu pelo menos acho muito legal, e para completar, você limita tanto o seu inimigo que ele ficará travado! O combo: Tendo seu nome originado justamente pela sua eficiência, o combo Destructive Energy (Energia Destrutiva) consiste em ter como peças essenciais Ampharos, Seismitoad com o ataque Splashing Trun e a trainer Frozen City. A estratégia: Uma estratégia fácil de ser utilizada, porém extremamente destrutiva, mas por quê? O que tem de tão legal neste combo? Bem, este causa 50 de dano por cada energia que seu adversário colocar em si, assim torna um dilema para seu oponente colocar ou não energias. Primeiro de tudo, lembre-se, seu Ampharos deve conter a habilidade Electromagnetic Wall. Esta permite que, caso ele seja seu Pokémon ativo, se o seu oponente ligar uma energia vinda da própria mão a um dos Pokemon, automaticamente o monstrinho com energia ligada ganha 3 marcadores de dano, causando sérios problemas para Pokemon que fazem uso de muitas energias. O combo tem poucas variantes permitindo você saber se ganhou ou perdeu logo no começo do jogo, o que pode te ajudar muito na confecção do deck! Mas até agora o combo faz uso apenas de um monstrinho... Precisamos bater também! Para isso que temos o Seismitoad, além de ter um ataque com relativa pouca energia, a grande utilidade dele é a de atacar e poder sair do ativo, permitindo assim, sempre que o adversário for por energia, terá de colocar os marcadores de dano decorrentes a habilidade do Ampharos.

20


E agora colocaremos o Frozen City, em campo, mas não temos com o que nos preocupar, afinal, no Ampharos não será colocado nenhuma energia. Frozen City, quando em campo permite que toda energia ligada a todo Pokémon não plasma em campo, junto a energia seja colocado dois marcadores de dano no card que recebeu a energia! Colocando de forma mais estruturada toda a estratégia do combo, temos o seguinte: Tente descer o mais rápido possível o Ampharos para que o inimigo comece a sentir os efeitos do Electromagnetic Wall, simultaneamente, na mesma velocidade, desça o Seismitoad para que já seja possível o uso de seu ataque, durante isso, provavelmente você conseguirá colocar um de seus Frozen City em campo. Agora você tem um Seismitoad no banco, um Ampharos no ativo e um Frozen City como ginásio, para que o ativo recue varias e varias vezes. Para o do banco atacar é recomendável o uso de Float Stone, e, não se preocupe, colocar energia no Seismitoad não será um problema, embora ele deva possuir 4 energias. Lembre-se ele será o único Pokémon que deverá ter energia, sendo assim não será tão complicado habilitá-lo para atacar. Decorrente deste deck não conter um método fácil de cura, é necessário conter Potion em seu deck, afinal, faremos o possível para manter o Ampharos vivo.

21


memoria tcg Por: Jolteon

Base set 2

É sempre muito bom relembrar coisas do passado, principalmente quando essas coisas marcaram nossas vidas, e neste mesmo pensamento estarei falando sobre uma expansão antiga chamada Base Set 2. Esta foi a 3° expansão lançada pela Copag e tinha as principais características das duas expansões anteriores, fora algumas modificações que ajudaram a diminuir o custo de fabricação. Havia muita expectativa em relação à expansão BS2 e infelizmente ela não foi muito bem aceita pelos fãs, pois praticamente não trouxe grandes mudanças, era apenas a união das duas expansões anteriores. Alem da rejeição por parte dos jogadores, esta nova expansão nunca chegou a ser lançada no Japão fazendo com que sua impopularidade caísse ainda mais. Apesar de tudo, não podemos dizer que foi uma expansão ruim, ela simplesmente era uma cópia das duas anteriores, e sendo assim tinha ótimas cartas como os três principais iniciais da época: Charizard, Blastoise, Venusaur. Alem de ótimos Cards Pokémons, tínhamos também a presença de alguns bons Treinadores como: Prof° Oak e Impostor Prof° Oak. Outra coisa que estava dando problema na época e foi mudado logo em seguida, eram os marcadores de dano. Eles não tinham numeração especificada e sua cor se confundia com outros marcadores de status, sendo assim nessa nova expansão os decks começaram a vir com marcadores numerados em base 10 da forma como conhecemos hoje.

22


Tabela de Preços Pokémons Cards comuns custam em media de R$ 1,00 a R$ 2,50 Cards Incomuns custam em media de R$ 2,50 a R$ 5,00 Cards Raros custam em media de R$ 5,00 a R$ 10,00 Cards Raros/Holográficos custam em media de R$ 10,00 a R$ 20,00 Pokémons EX Obs.: Cards Full Art ganha 100% de valorização sobre o valor de tabela. Exemplo: Articuno EX = R$ 25,00 Articuno EX Full Art = R$ 50,00 Nome Expansão Preço (ebay) preço (M. Livre) Articuno EX Plasma Storm R$ 25,00 R$ 35,00 Black Kyurem EX Plasma Storm R$ 20,00 R$ 30,00 Black Kyurem EX Boundaries Crossed R$ 20,00 R$ 30,00 Cobalion EX Plasma Storm R$ 40,00 R$ 50,00 Darkrai EX Dark Explorers R$ 40,00 R$ 35,00 Deoxys EX Plasma Freeze R$ 40,00 $ 100,00 Dialga EX lasma Blast R$ 25,00 R$ 25,00 Entei EX Dark Explorers R$ 50,00 R$ 45,00 Giratina EX Dragons Exalted R$ 40,00 R$ 20,00 Groudon EX Dark Explorers R$ 40,00 R$ 40,00 Heatran EX Plasma Freeze R$ 20,00 R$ 30,00 Ho-oh EX Dragons Exalted R$ 40,00 R$ 50,00 Jirachi EX Plasma Blast R$ 20,00 R$ 30,00 Keldeo EX Boundaries Crossed R$ 70,00 R$ 70,00 Kyogre EX Dark Explorers R$ 40,00 R$ 30,00 Kyurem EX Plasma Blast R$ 15,00 R$ 20,00 Landorus EX Boundaries Crossed R$ 40,00 R$ 40,00 Latias EX Plasma Freeze R$ 20,00 R$ 30,00 Latios EX Plasma Freeze R$ 20,00 R$ 30,00 Lugia EX Plasma Storm R$ 20,00 R$ 50,00 Mew EX Dragons Exalted R$ 60,00 R$ 30,00 Mewtwo EX Next Destinies R$ 70,00 R$ 70,00 Moltres EX Plasma Storm R$ 20,00 R$ 40,00

23


Palkia EX Raikou EX Zekrom EX

Plasma Blast Dark Explorers Next Destinies

R$ 25,00 R$ 40,00 R$ 25,00

R$ 30,00 R$ 40,00 R$ 20,00

Rayquaza EX Dragons Exalted R$ 20,00 R$ 30,00 Regigigas EX Next Destinies R$ 40,00 R$ 25,00 Registeel EX Dragons Exalted R$ 20,00 R$ 20,00 Reshiram EX Next Destinies R$ 30,00 R$ 30,00 Shaymin EX Next Destinies R$ 25,00 R$ 30,00 Terrakion EX Dragon Exalted R$ 25,00 R$ 30,00 Thundurus EX Plasma Freeze R$ 40,00 R$ 50,00 Tornadus EX Dark Explorers R$ 30,00 R$ 50,00 Victini EX Plasma Storm R$ 35,00 R$ 35,00 Virizion EX Plasma Blast R$ 60,00 R$ 100,00 White Kyurem EX Plasma Storm R$ 20,00 R$ 30,00 White Kyurem EX Boundaries Crossed R$ 20,00 R$ 30,00 Zapdos EX Plasma Storm R$ 20,00 R$ 30,00

Treinadores Obs.: Card Holográfico ganha 50% de valorização sobre o valor de tabela. Card Holografico/Full Art ganha 400% de valorização sobre o valor de tabela. Exemplo: Bianca = R$ 10,00 Bianca Holográfico = R$ 15,00 Bianca Holográfico/Full Art = R$ 40,00 Nome Expansão Preço (ebay) Preço (M. Livre) Amber Aerodactyl Dark Explorers R$ 6,00 R$ 5,00 Aspertia City Gym Boundaries Crossed R$ 3,00 R$ 4,00 Bianca Emerging Power R$ 10,00 R$ 5,00 Bicycle Plasma Storm R$ 3,00 R$ 5,00 Caitlin Plasma Blast R$ 4,00 R$ 4,00 Cheren Dark Explorers R$ 2,00 R$ 5,00 Cilan Next Destinies R$ 3,00 R$ 5,00 Colress Plasma Storm R$ 4,00 R$ 5,00 Colress Machine Plasma Storm R$ 5,00 R$ 6,00 Computer Search Boundaries Crossed R$ 10,00 R$ 35,00 Cover Fossil Noble Victories R$ 3,00 R$ 2,00 Crushing Hammer Emerging Power R$ 6,00 R$ 8,00 Crystal Edge Boundaries Crossed R$ 10,00 R$ 10,00 Crystal Wall Boundaries Crossed R$ 10,00 R$ 7,00 Dark Claw Dark Explorers R$ 6,00 R$ 6,00 Dark Patch Dark Explorers R$ 4,00 R$ 5,00 Devolution Spray Dragon Exalted R$ 3,00 R$ 5,00 Dowsing Machine Plasma Storm R$ 10,00 R$ 15,00

24


Energy Retrieval B&W R$ 2,00 R$ 2,00 Energy Seach Boundaries Crossed R$ 1,00 R$ 2,00 Energy Switch B&W R$ 5,00 R$ 5,00 Enhanced Hammer Dark Explorers R$ 5,00 R$ 7,00 Escape Rope Plasma Storm R$ 3,00 R$ 3,00 Ether Plasma Storm R$ 3,00 R$ 3,00 Eviolite Plasma Storm R$ 4,00 R$ 5,00 Exp Share Dragon Vault R$ 6,00 R$ 3,00 First Ticket Dragon Vault R$ 10,00 R$ 7,00 Float Stone Plasma Freeze R$ 8,00 R$ 8,00 Frozen City Plasma Freeze R$ 3,00 R$ 5,00 Full Heal B&W R$ 2,00 R$ 3,00 Ghetsis Plasma Freeze R$ 5,00 R$ 10,00 Giant Cape Dragon Exalted R$ 3,00 R$ 5,00 Gold Potion Boundaries Crossed R$ 10,00 R$ 15,00 Great Ball Boundaries Crossed R$ 2,00 R$ 4,00 Heavy Ball Next Destinies R$ 4,00 R$ 5,00 Hooligans Jim & Cas Dark Explorers R$ 2,00 R$ 2,00 Hugh Boundaries Crossed R$ 5,00 R$ 5,00 Hypnotoxic Laser Plasma Storm R$ 20,00 R$ 15,00 Iris Plasma Blast R$ 2,00 R$ 5,00 Level Ball Next Destinies R$ 7,00 R$ 7,00 Life Dew Plasma Freeze R$ 7,00 R$ 9,00 Max Potion Emerging Power R$ 15,00 R$ 20,00 N Dark Explorers R$ 15,00 R$ 10,00 Plasma Frigate Plasma Storm R$ 3,00 R$ 3,00 Plume Fossil Noble Victories R$ 4,00 R$ 4,00 Plus Power B&W R$ 2,00 R$ 5,00 Poke Ball Boundaries Crossed R$ 1,00 R$ 4,00 Pokedex B&W R$ 2,00 R$ 4,00 Pokémon Catcher Dark Explorers R$ 4,00 R$ 20,00 Pokémon Center Next Destinies R$ 2,00 R$ 2,00 Pokémon Comunic. B&W R$ 2,00 R$ 3,00 Potion Boundaries Crossed R$ 1,00 R$ 5,00 Professor Juniper Plasma Blast R$ 5,00 R$ 8,00 Random Receiver Dark Explorer R$ 4,00 R$ 4,00 Rare Candy Dark Explorers $ 4,00 R$ 6,00 Recycle Emerging POwer R$ 2,00 R$ 3,00 Rescue Scarf Dragon Exalted R$ 6,00 R$ 6,00 Reversal Trigger Plasma Blast R$ 4,00 R$ 5,00 Revive B&W R$ 2,00 R$ 7,00

25


Rock Guard Plasma Freeze R$ 7,00 R$ 10,00 Rocky Helmet Boundaries Crossed R$ 5,00 R$ 4,00 Root Fossil Lillep Plasma Blast R$ 2,00 R$ 2,00 Scramble Switch Plasma Storm R$ 10,00 R$ 17,00 Shadow Triad Plasma Freeze R$ 3,00 R$ 5,00 Silver Bangle Plasma Blast R$ 3,00 R$ 7,00 Silver Mirror Plasma Blast R$ 4,00 R$ 5,00 Skyarrow Bridge Next Destinies R$ 4,00 R$ 5,00 Skyla Boundaries Crossed R$ 15,00 R$ 30,00 Sup. Energy Retrieval Plasma Freeze R$ 3,00 R$ 5,00 Super Scoop Up B&W R$ 2,00 R$ 5,00 Super Rod Dragon Vault R$ 5,00 R$ 5,00 Switch Boundaries Crossed R$ 1,00 R$ 5,00 Team Plasma Badge Plasma Freeze R$ 2,00 R$ 5,00 Team Plasma Ball P lasma Freeze R$ 5,00 R$ 5,00 Team Plasma Grunt Plasma Storm R$ 4,00 R$ 4,00 Tool Scrapper Dragon Exalted R$ 7,00 R$ 7,00 Towm Map Boundaries Crossed R$ 3,00 R$ 6,00 Twist Mountain Dark Explorers R$ 2,00 R$ 4,00 Ultra Ball Plasma Blast R$ 4,00 R$ 10,00 Virbank City Gym Plasma Storm R$ 6,00 R$ 10,00 Xtransceiver Noble Victories R$ 3,00 R$ 3,00

26


Edicao01  

TCG Brasil

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you